“Cavalão”: Bolsonaro foi pentatleta das Forças Armadas

Imagem  da internet

Pentatleta, Bolsonaro era reserva e ganhava laranja como incentivo

Demétrio Vecchioli
Do UOL, em São Paulo

Nos seus tempos de juventude, o presidente Jair Bolsonaro não era só atleta. O “Cavalão”, como seria seu apelido, era um pentatleta militar, que por quatro anos foi convocado para a seleção das Forças Armadas, mas sempre para ser “reserva”.
Segundo seu próprio relato, não ganhava medalhas. O que o incentivava a continuar treinando era receber uma laranja e uma mariola (um doce de banana ou goiaba) ao fim do dia.
A vida atlética do presidente da República virou assunto nacional na terça-feira (24), quando Bolsonaro fez um pronunciamento pela televisão e disse que, por já ter sido atleta, não correria riscos com o novo coronavírus.
No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar. Eu nada sentiria, ou seria cometido por uma gripezinha, ou resfriadinho.”
A fala logo virou meme, com internautas ironizando a carreira esportiva de Bolsonaro. Nas redes sociais, viralizou uma imagem do presidente, então garoto, em 1977, completando o que parece ser uma prova de atletismo. E também um vídeo em que Bolsonaro mostra dificuldades em fazer embaixadinhas.
Em uma fala na Câmara dos Deputados em setembro de 2015, durante cerimônia que homenageou os medalhistas dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Toronto, Bolsonaro falou sobre sua carreira de atleta.
“A minha vida pregressa de atleta começou lá na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) como fundista, depois na Academia Militar das Agulhas Negras, no pentatlo militar, e depois convocado por quatro anos para a equipe de pentatlo militar das Forças Armadas”, contou, em meio a elogios a atletas e ao então deputado João Derly, que estava no PCdoB, medalha de ouro no Mundial de Judô e no Panamericano de 2007, no Rio. “Meu apelido lá era Cavalão, dado à minha condição física”, revelou.
Em seu relato, Bolsonaro contou que não era “titular” na equipe das Forças Armadas. “Estava na reserva”, disse, e não em referência à sua situação como militar —naquele momento, estava na ativa.
Formado por provas de tiro, corrida de obstáculos, natação com obstáculos, lançamento de granada e atletismo cross-country, o pentatlo militar é um esporte individual, uma adaptação do pentatlo moderno, disputado na Olimpíada. Ainda que fizesse parte da elite da modalidade no país, não consta que ele tenha participado de eventos internacionais como o Campeonato Mundial, realizado anualmente desde 1950.
Ao discursar para os atletas e contar sua situação de reserva, Bolsonaro aproveitou para contar qual era sua motivação.
No meu tempo de militar, da ativa, o prêmio para o atleta durante o treinamento era uma laranja e uma mariola. Nada mais além disso. Mas era gratificante porque a gente fazia aquilo com o coração.”
Naquela cerimônia, Bolsonaro contou um trecho pouco conhecido de sua biografia: um grave acidente pulando de paraquedas, que deixou sequelas.
“Eu lembro de um salto na brigada paraquedista em que eu quebrei os quatro membros. Quando eu dei um salto e quebrei os dois braços, tudo bem. Agora as duas pernas… Foi quando eu fui apresentado ao astrágalo, um osso da região do calcanhar. Eu deixei de ser atleta. Eu sofri muito com aquilo. Situação semelhante aos paralímpicos. Se bem que não perdi nada, mas perdi o movimento da perna direita, ou da pata traseira direita como alguns dizem, dado ao meu apelido naquele momento”, contou, em referência ao apelido de “Cavalão”. O astrágalo, ou tálus, é um dos sete ossos do tarso, na região posterior do pé.
O episódio foi contado no livro “Bolsonaro: o homem que peitou o Exército e desafia a democracia”, do escritor Clóvis Saint-Clair. O hoje presidente teria perdido o controle de seu paraquedas e despencado de uma altura de oito metros na avenida das Américas, na Barra da Tijuca, durante uma aula prática.
De acordo com o livro, Bolsonaro bateu contra a parede de um prédio e despencou oito metros até o chão, quebrando os dois braços e as duas pernas.
Para terminar o discurso de homenagem aos atletas em 2015, o Jair Bolsonaro deputado federal deixou o seguinte recado: “O Brasil é muito maior que questões políticas que nós atravessamos. O Brasil é maior do que tudo que acontece no Planalto Central.”
UOL/montedo.com

22 respostas

  1. Obviamente tem muito político se aproveitando da epidemia para se projetar diante da sociedade. Muitos estão aproveitando a crise social e econômica, gerada pela epidemia, para tentarem tirar o presidente, eleito democraticamente, do poder. É uma situação muito difícil a que vivemos! Não vejo NENHUM político capaz de guiar o país em meio ao caos! Nossa política é a mesma desde os tempos do Império! Políticos profissionais, com muitas mordomias (verbas de gabinete, assessores aos montes, salários altíssimos, auxílios disto e daquilo, cartões corporativos, carros blindados com motoristas e seguranças, planos de saúde fantásticos que pagam tudo, viagens internacionais e hospedagem em hotéis de luxo, dezenas de passagens aéreas e ainda usam jatos da FAB, etc…) e que só pensam em continuarem no poder. Uma reforma política que limitasse o número de mandatos ao longo da vida do político e que reduzisse as mordomias obscenas NUNCA sequer foi cogitada! Nem pela “esquerda” e nem pela “direita” que não abrem mão de seu estilo de vida de sultão! Talvez, no caos, surjam líderes de onde menos se espera…ou talvez não…e continuaremos sendo um país, eternamente, subdesenvolvido. Uma tristeza imensa não ter visto, em toda a minha vida, alguém que pudesse ser chamado de líder neste país! Oremos ao psi celestial! É o que nos resta…

  2. Infelizmente V. Excia esta c/ dificuldade para administrar este país, por isso e por causa disto esta batendo para tudo que é lado. A arte de Administra não é fácil. Na aviação existe um termo que quando se dá o acidente aéreo o piloto entrou em desorientação espacial ou seja perde o controle da ANV . Dito isto Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

    1. Esse capitu do exército parace mais uma gazela fujona correndo nas pontas dos pés.
      Que porra e essa no EB, por isso foi expulso, nunca será um general, a não que daqui pra frente ele se alto intitular general, igual a tantos ditadores mundo a fora.
      O Brasil está perdido ladrões na câmara dos deputados federais, onde o presidente Maia responde por roubo junto com o Pai e o padrasto, o filho dessa vez é tal pai César Maia e tal padrasto Moreira Franco que estao quetinhos, escondido espera do o povo esquecer deles e assim o s juizes arquivarem os processos.
      No senado um boy coitado colocado sentado por 11 horas até se firmar presidente, nem sabe o que esta fazendo ali. Os dois são paus mandados da velha política.
      Os juizes da suplema corte são os piores, vendem sentenças e cada um lê as leis ao interesses de seus patrões políticos e estrangeiros.
      Se não acontecer um coronavirus nesses poderes logo, nós teremos que ir a rua acabar com essa corja.

  3. Os militares que fazem parte das tropas de elite, bda pqdt e bda operações especiais , conseguem manter um ciclo da 10/12 anos em alto nível.

  4. O incompetente manda todo mundo sair, mas todos os ministros, inclusive o comandante do eb, mandam ficar em casa. Afinal de contas, quem está mandando no governo?

  5. O “Cavalão” reuniu os ministros neste sábado para tratar de estratégias contra o vírus. Eu pergunto: mas não é so um “viruziho”? para que tudo isso então? Bolsonaro opa… o “Cavalão” está saindo pior do que eu esperava. Kkkkkkk tomara que ele fique no poder até 2022. O brasileiro merece esse senhor como presidente.

    1. Pelo que entendi você está aqui de passagem e não é brasileiro, certo? Então não tem que esperar nada aqui. Mas vou de ajudar a entender para quando você partir, não esquecer.. Pesquise um vídeo, se quiser, não é obrigado, do Dr. Drauzio Varela onde ele diz que é só um “viruzinho” uma “gripezinha”. É desta forma que o “cavalão” está “relinchando”. Relinchando porque é a linguajem que cavalos entendem rápido. Eu só consegui entender depois de pesquisar muito e colocar no tradutor.

  6. Estão perdendo as tetas e a vertigem acelerada…
    A maldade organizada no coração humano é muito mais perigosa.

    A imprensa brasileira está mergulhada num lamaçal, devido certos pseudos jornalistas sem noção, partiram agora , sem literatura, para escrever ironias, outros momentos imitando grilos gritantes.
    Perderam valores morais, e os materiais vem acumulando débitos e créditos no suprimento divino.

    O Brasil, no meio destes aventureiros pigmeus esqueceram mesmo, devido a mente imersa em doutrinação chulas, esqueceram que a oração, em templo de aflições, é uma ciência, uma verdade.
    Quaresma, durante este tempo, toda multidão do povo permanece na parte d e fora, orando. Templos e Igrejas fechados!
    Porque o palavreado sem orientação divina, com bases no interesse transitório e egoístico, não pode ser chamado de prece.
    A Natureza perante o mundo, trabalha num expurgo.
    Ajustemos nossos raciocínios. A época não comporta mais ilusões com tamanho desprezo ao valor dos esforços, individuais ou coletivos, pois estamos numa Marcha Ascensional.

    Aleijados do espírito. Vão ter que recorrer ao grande Médico Divino, pois Ele tem, no Seu Plano Divino, dentro dos hospitais, responsáveis, no anonimato, silenciosos, para que se cumpra a lei do amor de Deus por todas as criaturas. Dentro dos hospitais se encontram responsáveis espirituais que velam por todos os enfermos.
    Não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda a cortesia para com todos os homens.Muita interrogação para servir desalicerça o castelo do amor a que nos propomos a adquirir. Em muitos casos ficamos embaraçados pelas Leis de Deus e pela Misericórdia de Jesus Cristo. Por que?
    O modo pelo qual devemos nos manter em cuidados acerca da caridade é a vigilância conosco.
    Saúde e paz.

    1. Boa tarde, lembrando que nós QE temos somente o 4º ano do primário, após o oficial vem o sargento de carreira, que tem o altos estudos I e II, igualmente ao oficial de carreira. Após a baixa dos dois, aí sim o QE assumi com todo o respeite a toda a população, sem distinção como fizeram na previdência nossa, onde tiraram o aumento do adicional de habilitação de toda a tropa. Show.

  7. A groubo não mostrou os paulistas e mais brasileiros pedindo dória deixar o governo.
    A groubo não mostrou o povo contra a emissora: pois ela não é dona da concessão que adquiriu.
    Dória não está mais em condições de governar o Estado Paulista, depois que exigiu Médicos do SAMU adulterar dados.
    SAMU denunciou o governador.
    Parabenizamos a atitude dos nobres Médicos.

    FORA picareta social. Psdb ainda é uma quadrilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo