Comandante do Exército diz que coronavírus é ‘a missão mais importante de sua geração’

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

General Pujol diz em vídeo que Força está preparada para garantir a ordem durante a crise; tropa foi para a rua em Vitória pedir que população fique em casa

Marcelo Godoy e Tânia Monteiro, O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO E BRASÍLIA – O comandante do Exército brasileiro, general Edson Pujol, afirmou nesta terça-feira, 24, em vídeo distribuído pela corporação, que a crise do coronavírus “talvez seja a missão mais importante de nossa geração”. “Vivemos o enfrentamento de uma pandemia que exige a união de todos nós brasileiros. O momento é de cuidado e de prevenção, mas também de muita ação por parte do Exército brasileiro”, afirmou o general. O pronunciamento, que durou 4 minutos e teve mais de 40 mil visualizações em duas horas, mostra a gravidade com que o tema está sendo tratado pela Força e contrasta com as declarações e pronunciamentos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro, que insiste em chamar a covid-19 de “gripezinha”.
O Exército participará da operação conjunta concebida pelo Ministério da Defesa por meio do Estado Maior das Forças Armadas. Foram estabelecidos dez comandos conjuntos, que dividem o País. Oito deles estarão a cargo de generais do Exército e dois de almirantes – Natal e Salvador. Hoje, tropas do Exército saíram às ruas em Vitória (ES) a pedido da prefeitura da cidade para auxiliar as forças de segurança locais a conscientizar a população a permanecer em casa. O motivo da atuação é que o caráter coercitivo do Exército é muito maior do que o de uma guarda municipal para mandar as pessoas saírem das ruas.
“Após rápido e minucioso exame da situação, que se mostra extremamente dinâmica, diretrizes foram expedidas pelo Comando do Exército e, em nível setorial, pelo Comando de Operações Terrestres, pelo Departamento de Pessoal e pelo Departamento de Educação e Cultura”, afirmou Pujol. No caso das escolas militares, só as que funcionam em regime de internato continuam com aulas, as demais estão com ensino a distância.
A mensagem do comandante foi gravada antes do pronunciamento presidencial e sem que Pujol soubesse o que Bolsonaro ia falar na TV à noite, quando voltou a desprezar a pandemia e seus efeitos. Até a noite desta terça, a covid-19 já havia deixado 46 mortos no Brasil e infectado ao menos 2.201 pessoas. “Uma de nossas responsabilidades com a Nação nesse momento de crise é que nossa tropa deve manter a capacidade operacional para enfrentar o desafio e fazer a diferença. Talvez seja a missão mais importante de nossa geração.”
De acordo com Pujol, estão ainda sendo tomadas medidas para proteger a saúde dos militares. “Os integrantes do sistema de saúde são os nossos combatentes da linha de frente. Esses profissionais estão dando exemplo de coragem e comprometimento contra a doença”. O comandante também se dirigiu à reserva e aos familiares de militares. “Contamos com a ajuda de todos. O momento exige união e organização, cuidado especial com a nossa saúde e com a dos que nos cercam para que possamos superar mais este desafio.”
Por fim, o general deixou claro que o Exército estará preparado para garantir a ordem caso seja necessário. “O braço forte atuará se for necessário. E a mão amiga estará mais estendida do que nunca aos nossos irmãos brasileiros. Se a nossa Pátria amada está sendo ameaçada, lutaremos sem temor”, concluiu o comandante.
Dos militares que vão comandar as ações contra a doença, sete serão os comandantes de área. Assim, em São Paulo, esse posto caberá ao comandante militar do Sudeste. A exceção será no Nordeste, pois a região foi dividida em três. Ali haverá três comandos, dois da Marinha e um do Exército. Outras estruturas do Exército serão mobilizadas.
Os cenários com os quais a Força e o Ministério da Defesa estão trabalhando contemplam a pertubação da ordem durante a pandemia. Eles foram traçados pela área de inteligência das Forças Armadas. O Exército espera atuar apenas como “mão amiga” de Estados e municípios, mas estará preparado para ser o braço forte, uma alusão ao seu lema, para impor a ordem. O plano de mobilização para a crise está a cargo do Ministério da Defesa. Dentro desse esforço, o Exército está se preparando para cuidar de doentes e atuar no transporte de materiais, suprimentos e equipamentos, em apoio logístico às autoridades civis.


ESTADÃO/montedo.com

13 respostas

  1. Quem em sã consciência apoia o Sr Bolsonaro agora?

    Se Vc apoia, diz que é a globo, imprensa, PT, etc…então pegue onibus e trem lotado, se reúna com seus amigos, seus parentes, peça pra eles virem visitá-lo, se aglomere, deixe seus pais e avós terem contato com outras pessoas…pegue esta “gripinha”! Faça isso amigo, dê o seu apoio incondicionalmente, mostre que Vc também é miliciano.

    Quanto ao respeitado General, comandado por um ex-mau militar, não poderá contribuir muito, infelizmente.

  2. Prezado General Pujol, quer RESOLVER ISSO HOJE?

    Então feche os portos e embarques de qualquer tipo de alimento para a Exportação sob a garantia de que irá faltar alimento para nosso povo e que por isso a prioridade é o Brasil e os brasileiros.

  3. É vergonhoso ver militares aqui e em outros veículos criticando, o Exército não pode parar, a instrução não pode parar, o Exército tem que continuar a preparação, que Exército é esse que se retrai com um vírus que atinge sim as pessoas acima de 60 anos, esses que estão com esse discurso de fecha tudo são militares que querem se aproveitar da situação para ficar em casa como se férias fosse, tenham um mínimo de hombridade, de ética e profissionalismo, quem fez juramento de defender a pátria com a própria vida, não pode parar, tomem vergonha na cara, todo mês o salário de vocês está na conta com vírus ou sem vírus, não concorda pede as contas e vai para a iniciativa privada. Médico não pode parar, policia não pode parar. Sindicato de professores questionando a manutenção da instrução militar, não conseguem manter um mínimo de ensino e educação em suas escolas, e vem dar pitaco na instituição militar, recorrem ao Ministério Público, já passou da hora do Alto Comando parar de se justificar com o Ministério Público e colocar esses Procuradores no seu devido lugar, ou vai chegar um tempo que tudo terão que pedir permissão para Promotores e Procuradores. RESPEITEM AS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL.

  4. O Brasil hoje é um país à deriva, sem um lider a altura para conduzir o país na maior crise que o mundo enfrenta. E vemos claramente os governadores tomarem atitudes que caberiam ao governo federal pena ausência e inépcia do presidente. A mensagem do comandante do Exército e diferente de tudo que o comandante supremo das FA diz e aconselha. E agora?!

  5. Não entendo o Exercito.

    Quando o p/t estava construindo estádios d e futebol para o mundial -copa do mundo, ano 2011….2018__ o p/t fechou 34 MIL LEITOS do SUS, para construir elefantes brancos. Ficaram em silêncio….Roubalheira geral, usaram o esportes para fazer do Brasil o país de mendigos.
    Eu penso que os brasileiros, pensam em adquirir bolsões d e esmolas, se ficarem parados, parecendo bicho-preguiça no mato.
    Acostumaram com o p/t governando 12,5 anos pregando ociosidade, chamaram várias vezes os brasileiros trabalhando com adjetivos torpes: os mais pobres, os mais miseráveis.
    Não desceram das costas dos pobres, porque, fizeram a Nação brasileira dos coitadinhos.
    Proliferando: tráficos, pederastas, vícios d e toda espécie, inercia, preguiça, sujeira , desmazelo…falar em trabalhar gerou PÂNICO!

    Traição é ser enganado altera a capacidade de interpretar os sentimentos.
    A dor da traição é extremamente complexa , porque quebra os alicerces sobre os quais foi construída a relação.
    O BRASIL, traído, traição a mais covarde das escolhas.

    Brasil não merece isto.

    APOIO EXM° PRESIDENTE JAIR BOLSONARO.

  6. Em 2018, cerca de 10 milhões de pessoas contraíram tuberculose no mundo e 1,5 milhão morreram da doença, que mata mais gente do que o HIV e a Malária juntos.

  7. a rede globolixo agora esta toda boazinha cuidando do vírus chines, mas durante o carnaval apoiou amplamente ao ajuntamento de milhares de pessoas em varias capitais do Brasil. Já se sabia que o vírus chines chegaria ao mundo todo, porque globololixo não pediu o cancelamento do carnaval carioca por exemplo ou fecha,mento total das fronteiras brasileiras. vá se catar rede bobo

  8. Para quem sabe ler um pingo é letra. A partir dos 3:15 minutos do vídeo, o Gen. Pujol dá um duro e mais do que direto recado para todos os apátridas, fomentadores do caos e oportunistas de plantão que, por terem seus espúrios e inconfe$$$$$$$aveis interesses contrariados, insistem em querer desestabilizar o governo de um Presidente legítima e democraticamente eleito pelo povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo