Defesa ativa centro de operações para combate à COVID-19

Infográfico: Sara Cirilo (MD) Imagens ilustrativas

Centro de Operações Conjuntas do MD é ativado para ações de combate à COVID-19

Fabrício Costa*
Brasília – O Ministério da Defesa ativou, na última sexta-feira (20), o Centro de Operações Conjuntas para atuar na coordenação e planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Foram ativados também dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente.
As Forças Armadas permanecerão em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessários para apoiar as ações. Os militares poderão ser empregados no apoio às ações federais, no controle de passageiros e tripulantes nos aeroportos, portos e terminais marítimos, e no controle de acesso das fronteiras. Unidades militares especializadas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) poderão ser empregadas para descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.
Além disso, Marinha, Exército e Aeronáutica poderão apoiar as triagens de pessoas com suspeita de infecção para encaminhamento a hospitais. Poderão ser instalados hospitais de campanha. Devido à possibilidade de elevada demanda e da limitada disponibilidade e capacidade desses meios, o apoio dos hospitais de campanha será avaliado com especial cuidado. Relembra-se que os hospitais foram concebidos para emprego em operações militares e operações humanitárias, possuindo, portanto, baixa capacidade de leitos, devendo ser adaptados às condições da presente pandemia.
O MD tem recebido diversas demandas de apoio de órgãos estaduais, municipais e outros. Tais demandas estão sendo direcionadas aos Comandos Conjuntos responsáveis pelos locais demandados, para avaliar a possibilidade de atendimento.
*Capitão-Tenente
Defesa/montedo.com
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

5 respostas

  1. Quem está efetivamente combatendo o vírus são os Governadores e Prefeitos, o governo federal é incompetente e mostra uma inépcia sem precedentes. A justiça também é outra que neste momento atrapalha mais do que ajuda, impedindo os prefeitos de fecharem a entrada de suas cidades, não podia se esperar mais incompetência.

    O verdadeiro corona vírus é o Boso e seus filhos. (mais aqueles que se elegeram usando a imagem do EB ) Devem ser estirpados da sociedade política.

  2. Será que deixando regimentos e batalhões de prontidão, com centenas de militares aglomerados em alojamentos e refeitórios vamos ajudar a não disseminação do coronavirus?
    Pior de tudo, ainda não temos previsão nem sabemos se seremos acionados.
    Que Deus nos proteja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo