AM: militares da Marinha denunciam abusos do comando, que não acata licenças médicas

batalhao de operacoes ribeirinhas manaus

Militares da Marinha denunciam que o comando, em Manaus, atua com abuso e não acata as licenças médicas

A BandNews Difusora FM conversou com exclusividade, com um grupo de militares, que denuncia os abusos do comandante do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, na zona Sul da capital. Ouça o boletim na íntegra:

Reportagem: Álex Ferreira
Foto: Reprodução/Força Aérea Brasileira
BANDNews/montedo.com

36 respostas

  1. Isso é muito comum, aqui no Rio de Janeiro a maioria das OM do Exército principalmente no GUEs 9ª Bda Inf Mtz não respeitam (acatam) o parecer médico, às vezes o militar está dispensado de esforços físicos, formaturas e até de serviço e os Cmt obrigam o militar a participar dessas atividades e se o indivíduo não acatar pode ser (certamente será) até punido e, se for temporário poderá ter o seu reengajamento comprometido.

  2. Infelizmente isso é muito comum no Exército, todo militar com problema de saúde é discriminado por superiores e o que é mais horripilante pelos próprios pares. Onde sirvo, militares dispensados com problemas sérios de coluna e joelhos, são escalados para fazerem balizamentos, ficando horas em pé, contrariando totalmente as recomendações médicas.

  3. Vi fatos semelhantes no EB em várias OMs…comandante que não aceitava a licença do subtenente que acabara de infartar…que acreditava que o capitão de infantaria, jovem, estava “acochambrando” mesmo com o diagnóstico de câncer…que o major do QCO recém operado tinha que voltar à trabalhar antes do término da licença…e teve até comandante que questionou uma servidora da necessidade da licença maternidade! Muitos comandantes se julgam acima da lei e profundos conhecedores da medicina…e saem generais…

  4. Cada caso é um caso. Sabemos que há muito militar golpista amparado por advogados inescrupulosos que querem tirar proveito das Forças Armadas.

    1. Não existe golpe. Nenhum médico é louco de dar um falso diagnóstico. Se foi dado o parecer médico não há questionamento, ninguém pode questionar !!!

      1. Tem golpe Sim!
        Uma pessoa pode induzir um médico ao erro…
        “estou com fortes dores no joelho!”, “não tenho vontade de viver!”, “Minha coluna dói quando fico muito tempo em pé!”

        Lógico! A maior parte dos militares dizem a verdade nessas situações…
        Mas que tem golpista, tem!

        No quartel em que servi, tinha um “camarada” com um problema de joelho…
        Não participava de nada (escala de serviço, missões, representações).
        Até chegar um documento pedindo voluntários para MINUSTAH…. ficou curado na hora…
        Quando voltou da missão, apresentou um laudo médico novamente…
        Até pedirem voluntários para uma Auditoria Militar….
        adivinhem….

  5. Tem muitas ilações descritas aqui. Não é bem assim não. Eu presenciei sempre o contrário. Médico da o atestado e aí do militar se não cumprir a convalescença.

    1. Em qual exército você serve? Servi em várias OMs e vi, várias vezes, o fato descrito! Você deve ter comandado ou ser da turma que acredita, sempre, que o militar doente está dando o golpe…fugindo da escala…e outras baixarias!

    2. discordo veementemente! sai formado em ciências militares, esse curso equivale a medicina com especialidade em todas as áreas, direito, engenharia, informática, ciências da computação, administração, contabilidade, recursos humanos… etecétera.

  6. Era milagre se não tivesse uma criatura ruim para comentar, seja EMPÁTICO, ser do mal, é tu que paga, e se fosse tu que estivesse com problema, se ponha no lugar dos outros.

  7. Formatura do Btl, Cel cmt dá ordem para o grupamento de militares com dispensa medica subir no palanque e diz que os mesmos seriam “corvos” do exército, por estarem dispensados pelo medico da unidade de esforços físicos e formaturas. No final do ano esse Cmt se machuca pilotando moto dentro do quartel. Daí o mesmo ficou mais de tres meses dispensado das atividades. Os corvos são só os praças 🙁

  8. Felizmente, em mais de 25 anos de serviço, nunca vi um Cmt contrariar alguma recomendação médica. Não podemos julgar se não conhecemos os envolvidos. Porém temos que concordar que muitos bons pagam pelos maus, afinal é inegável que todos nós conhecemos pelo menos uns 3 militares com dispensas médicas e que conseguem fazer suas atividades no meio civil normalmente.

  9. Vi um cmt colocar os que estão com dispensa médica em forma em local de destaque nos aprontos operacionais, nas formaturas e no TFM Antes de começar a atividade ele ia um por um e perguntava “descaradamente” o que o militar tinha enquanto a tropa observava e ficava imaginando coisas como esse companheiro aí em cima. Numa ocasião eu peguei uma “pereba” do pé até o meio da canela depois de entrar num brejo, o médico me dispensou do uso do coturno, mas assumi o risco de continuar usando o calçado porque não aguentei o constrangimento, tanto de meus cmts, como de gente sem empatia que se acha o dono da moral e dos bons costumes. Enfim, vida que segue, rumo á reserva…

  10. O camarada está incapaz para formatura e escala de serviço, porém nos finais de semana frequenta festas, passa a noite em claro e enche a cara de cerveja. Em 30 anos de caserna vi espertalhões doentes para o trabalho e saudáveis para farra. Nem todo comandante é idiota, existem doentes e espertos se passando por doentes, é preciso separar o trigo do joio.

  11. Quem afirma que a maioria é de.golpistas,também afirma que os médicos estão prestando falso testemunho, prevaricando e que os exames são fraudados!
    Cuidado para não falar besteiras caso sejam acionados.para provar que os baixados são golpistas!
    Vão perder dinheiro e travar a carreira, fora a vergonha

  12. Solução, militar não está apto para as funções, licenciamento do serviço ativo, se estabilizado, reserva proporcional ao tempo de serviço.
    Dispensado por saúde, acompanha a divisão de serviço, pernoite durante segunda à sexta e, sábado, domingo e feriados.
    Para promoção tem que estar 100%.
    Acaba com essa história de militar doente no quartel, fazer a limpa.
    Se for realmente doente vai pra casa licenciado ou, vai para a reserva remunerada proprcional ao tempo trabalhado caso estabiluzado.

    1. Típico pensamento de militar cujas forças armadas NUNCA ENTRAM EM GUERRA! Exército de parada e formaturas, burocracia e papel! Deveriam incluir disciplinas nos currículos de formação dos militares das forças armadas que os habilitassem a exercer função policial! E colocar todos em combate ao crime organizado! Com poder de polícia! Seu pensamento mudaria na hora quando tivesse razões para temer ser baleado e transferido para a reserva proporcional! Imagine tenente e inválido…com proventos proporcionais…

  13. Tive um Cmt no 12 R C Mec em Jaguarão, 2013/14, Ten Cel de Cavalaria, e eu assim como outros militares dispensados, eu por hérnia cervical e 2 herniações, eramos proibidos de fazer caminhada durante TFM em local público, em formatura todos em forma com destaque, em evidência na frente da tropa, sem cumprir toques…todo o possível era feito para denegrir a imagem. Conceito péssimo, escalas para bocas podres…O Exército ou alguns Cmt primam pelo homem do pescoço pra baixo…inteligência, raciocínio é para o oficialato. Triste pensamento da grande maioria dos Cmt

  14. bom senso sempre… aos golpistas, o rigor dos regulamentos, aos realmente necessitados, o amparo dos mesmos… O problema é que querem colocar todos no mesmo balaio… Existe o baixado eventual e o baixado eterno… temos que saber separar… Existe o militar chinês, que está sempre quebrado, não tem conserto… e o militar baixado por real necessidade… seguindo o regulamento, tudo se resolve… ao eterno baixado, a reforma proporcional… ao eventual baixado, o correto tratamento.

  15. Muitos abusos de autoridade, que geralmente é contra graduados, e muitas armações para escapar do cotidiano. Já ouvi falar até em manter o militar “detido” no hospital durante a validade da dispensa; a dispensa só ter validade depois que o chefe avaliar; não dispensar o militar com febre de 39 graus a trabalhar em setor sensível à aviação, etc, etc, etc. Tudo isso vai continuar… até que aconteça uma morte em decorrência da não dispensa autorizada e, aí… entra o “capa-preta” para enquadra os responsáveis. Acho que os comandantes devam ter a capacidade para resolverem essa desconfiança dos Atestados Médicos e dispensas. Será tão difícil assim?

  16. Aos que defendem essa atitude do Cmt, uma pergunta: Vocês já viram algum tenente de carreira, capitão ou oficial superior serem expostos a esse tipo de constrangimento (ficar em local de destaque na frente da tropa e ser questionado sobre a veracidade da doença)? Ah, sei, oficial não dá golpe de falso testemunho para o médico.

  17. É muito “mimimi”. Se o cara tá com dispensa médica é só se recusar a entrar em forma e/ou a assumir serviço. Simples!
    Punição? Duvido que ocorra. Se houver, chute o balde e procure a Defensoria Pública.

  18. Primeiramente Acionem Judicialmente o Comando, e pede garantias de proteção contra perseguições!

    Depois denunciem ao MPF, a toda Imprensa, Redes Sociais, citando o descaso ou abuso de autoridades, e de preferência os Postos e os nomes de guerra ou os nomes completos desses Oficiais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo