Saída de general expõe crise entre militares de alta patente e Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro e o agora ex-secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, general Maynard Santa Rosa (Alan Santos/Presidência da República/Divulgação)

O presidente e os militares vivem um momento difícil na sua relação

Tales Faria
Colunista do UOL

“Quando os interesses maiores da pátria ficam pequenos e é preciso manter a capacidade de dizer não.” Com este título, circula na caserna uma mensagem atribuída ao coronel Walter Felix Cardoso Junior, assessor especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos. O texto explica como teria ocorrido a demissão de seu chefe, o general Maynard Marques de Santa Rosa, nesta segunda-feira, 4.
O próprio Walter Felix está demissionário. O blog procuro-o para saber maiores detalhes. Ele leu, mas não respondeu à mensagem. Também não negou, nem confirmou a autoria do texto que circula entre seus colegas, que diz o seguinte:
“Neste 04 Nov, o Ministro da Secretaria Geral/PR, Jorge de Oliveira, recebeu em gabinete o Secretário Especial da SAE, o Gen Ex Maynard Marques de Santa Rosa, para reclamar do desempenho da Secretaria Especial. As alegações estavam baseadas em dossiê montado, conforme mostrou, mas não correspondiam minimamente com a realidade dos fatos. O Gen esclareceu o Ministro sobre a verdadeira situação. Valendo-se do ensejo, comunicou-lhe estar desligando-se da função. Meia hora depois, o Ministro convocou os assessores de nível mais elevado da SAE, objetivando enquadrá-los segundo a mesma ótica. As colocações foram todas refutadas firmemente, e eles se demitiram também. Uma hora mais tarde, o Chefe já demissionário reuniu os subordinados e se despediu. Os assessores principais ficaram para tomar as medidas administrativas cabíveis, referentes à transmissão de funções e processos. O motivo mais provável para mais este desenlace importante no atual governo: desalinhamento cultural e conceitual. WF”
De fato, está instaurada uma crise na Secretaria Geral da Presidência, comandada por Jorge Antônio de Oliveira Francisco, major aposentado da Polícia Militar do Distrito Federal. Além dos assessores especiais, também está demissionário o secretário especial adjunto, general Lauro Luís Pires da Silva.
O general Ilídio Gaspar Filho, que chefia a Secretaria de Ações Estratégicas, outro órgão subordinado ao Ministério, também ameaçou deixar o cargo. Com isso, o ministro Jorge Oliveira estancou as cobranças que havia iniciado entre seus subordinados à espera de uma determinação do presidente Jair Bolsonaro sobre como lidar com a crise.
A chave está na própria mensagem atribuída a Walter Felix para seus pares, quando fala: “desalinhamento cultural e conceitual.” O “desalinhamento cultural” se dá pela insatisfação entre os militares de alta patente do exército em estar subordinados a um major da PM.
É um problema praticamente insolúvel, que perpassa a própria relação do capitão reformado do Exército e presidente da República, Jair Bolsonaro, com todos os membros do generalato sob sua subordinação desde que assumiu no Palácio do Planalto.
A forma autoritária com que o capitão dá ordens aos generais sempre causa algum constrangimento. O Palácio do Planalto, onde estão sediados quatro ministérios, chegou a ter três generais como titulares, além do vice-presidente, Hamilton Mourão.
Desde o início do ano, dois generais foram demitidos: Carlos Alberto dos Santos Cruz, que deixou a Secretaria de Governo após longo desgaste com o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente, e o general Floriano Peixoto, que foi retirado da Secretaria-Geral para presidir os Correios.
Floriano Peixoto assumiu o lugar do general Juarez Cunha, afastado por se rebelar contra a privatização dos Correios. Mesmo depois de Bolsonaro anunciar a jornalistas a sua demissão, Juarez Cunha desafiou: “Só vou sair daqui a hora que chegar oficialmente. Aí eu saio, senão, não saio, não.”
Quanto à questão “conceitual” apontada no texto atribuído a Walter Felix, deve-se ao recuo do governo na política de ocupação da Amazônia. O general Santa Rosa é defensor da aceleração do processo de ocupação e exploração da área, inclusive em terras indígenas. Ele assumiu o cargo pela total concordância do presidente com seus projetos. Mas os protestos internacionais e de ecologistas levaram ao engavetamento de suas propostas pelo ministro.
Entre essas propostas estão a construção de hidrelétricas na região, uma ponte sobre o rio Amazonas e ampliação da BR163 até a fronteira com o Suriname. Na verdade, são propostas que contam com a quase unanimidade do generalato.
UOL/montedo.com

53 respostas

  1. “O “desalinhamento cultural” se dá pela insatisfação entre os militares de alta patente do exército em estar subordinados a um major da PM.” E qual o problema nisso? Realmente quando afirmam que milico tem que ficar dentro de quartel pintando meio-fio e servindo coquetel para general, o pessoal não gosta. É difícil entender a hierarquia funcional dentro do ministério ou secretaria? Se acha ruim, volta pro quartel como PTTC que vai ter sua continência diária para ego pessoal. Simples assim…

    1. Foi desenterrar múmias dará isso!!!
      Esses caras não se adaptam a outra vida a não ser do quartel, onde são acostumados a ser bajulados. Nem em casa, junto a família esses caras ficam de paz; não tem convivência.
      Portanto, não contribuem em desenvolver algo que seja útil pra sociedade.
      Xô!!!… De volta para o sarcófago e não volte mais!

    2. Muita calma nessa hora. General de Exército, ser comandado por Major PM, mostra apenas uma quebra na hierarquia. Isso, é inadmissível.Deviam ter pensado ANTES de cometer um êrro, que em algum momento iria explodir.

      1. O presidente é cap da reserva, mas não sei se conseguiste perceber isso até agora. Não vi quebra de hierarquia com outros gen em funções subordinadas, e, inclusive o major pm chefe do gen em questão está na reserva assim como o próprio gen e ambos em funções civis, algo que ele deveria ter visto antes de assumir uma função naquela estrutura de subordinação.
        O problema desses gen e que ainda estão acostumados não apenas a bajulação mas a ter quem faça tudo por eles. Aí de repente, quando assumem uma função em que são cobrados resultados nela, não se adaptam ou acham ruim, sei lá !

    3. Muito bem exposto👏👏👏
      Infelizmente eles cheguem usando o método de militar a qual não funciona para os casos em questão. E se o major está acima que seja respeitado sem constrangimento…Se não gosta pede pra sair kct😠

    4. Excelente análise, o Gen Santa Rosa chegou para a função de SECRETÁRIO, o posto de GENERAL é restrito às FFAA, dentro do ministério funciona a hierarquia específica dos cargos, quem fica de melindre que recuse o convite ao ser convidado. Só vi um velhote achando que teria um quartilheiro para chamar de seu. Mesmo assim ainda acredito que pedir demissão ainda é uma saída mais honrosa que ser demitido, a mágoa é muito maior, basta ver a cara de choro até hoje do Gen Santos Cruz. PS: com relação à crise, esta é uma criação fantasiosa do colunista do UOL.

    5. Paisano não entende a mentalidade militar: Não se trata apenas de “major PM comandando general do Exército”.

      Paisano, como regra, também tem dificuldade com leitura: Desalinhamento cultural não se relaciona com hierarquia; tem a ver com a forma de ver o mundo, de interpretar fenômenos sociais.

      Por um mundo sem pessoas com mentalidade paisana.

  2. Bom, vamos por partes, o governo é civil e não é militar, generais não podem e não devem se me melindrar com as ordens de Bolsonaro que é o Presidente da República e chefe das forças armadas, como predidente Bolsonaro pode demitir e admitir quem ele quiser nos cargos de confiança no governo. Agora é muito interessante ver generais se pronunciando sobre o governo de Bolsonaro pois durante o longo período que a esquerda, ladra e corrupta, esteve no poder, saqueando descaradamente o país, não deram um único pio! Porque será hein?

  3. 3) Cabo 1,13% ….ONDE ESTA O MÉRITO DO ARMEIRO, OPERADORES DE EQUIPAMENTO PESADOS, MECANICOS, MOTORISTAS CATEGORIA “D e E”…..

    4) 3º Sgt TEMPORÁRIO E OFICIAL TEMPORÁRIO 0,99% …….ONDE ESTÁ O MÉRITO DOS TEMPORÁRIOS QUE SÃO TÉCNICO, MÉDICOS, DENTISTAS, FARMACEUTICOS, ENGENHEIROS, ÁREA DE INFORMATICA ETC………..

    QUERO VER OS ALTOS FFAA FAZEREM OS QUE ESSES SEM MÉRITOS FAZEM …….DISCRIMINAÇÃO DENTRO DAS FFAA INACEITAVEL….VÃO FICAR 5 ANOS SEM AUMENTO….

    1. #Simples, se acham que estão ganhando pouco, vão para a iniciativa privada.
      Sd, Cb, Sgt Tmpr e Of Tmpr ganham muito bem para o pouco que fazem, e para as parcas qualificações que possuem.

        1. Qualquer um que tenha lido o PL sabe que com todos os reajustes, nenhum general vai receber o teto. Além disso, mesmo que fosse, o teto não vai ser o mesmo para sempre. Ele é reajustado regulamento.

      1. Existem outras duas forças além do exército. Na marinha a carreira dos praças começa como marinheiro ou soldado fuzileiro, ambos concursados.

    2. Altos Estudos para ficar subordinado a um majorzinho da polícia militar e sendo mandado por um capitão aperfeiçoado? Ah Generais, o que falta é uma guerra de verdade, para vermos quem é brasileiro de verdade!

      1. Tem medo, até de lutarem com a Venezuela, vão querer guerra com quem, foram pro Haiti, passar férias, na Colônia Francesa, República Dominicana, Caribe, e etc.

        1. Vc deve ter sido preterido na seleção pro Haiti. Agora fica criticando os que deram o suor por aquele País. Essa tal de mediocridade humana é algo complicado.

    1. Deveriam confeccionar uma PEC no sentido que todos os militares, delegados, juízes, etc, quando em cargo político, presidente, vice presidente, disputando cargo político ou nomeados para cargos de ministros, etc, perdem temporariamente o status de militar, juiz, delegado, etc, até o final da nomeação ou mandado.

      Afinal eles não estarão representando um segmento a parte, a partir da pose ou nomeação estarão servindo a nação e responde pelo seu cargo e obtendo todos os direitos relativo a nova profissão.

      Quando perderem o status anterior não poderão utilizar ou serem tratados como juiz, militar, delegado, em qualquer situação.

  4. De militar PMs só têem o nome, e agora com o Bolsonaro no poder chega a ser impressionante a força deles, entrando até com a exigência de se alinhar via ” PL ” a regras
    e leiS de militares das FFAA. Acredito que na ânsia de terem alinhamento com as FFAA, esqueceram que em ” GREVES ” futuras serão tratados como são os MILITARES das FFAA, ou seja , GREVE É PROIBIDO, CRIME MILITAR.

    1. O mesmo código penal militar que vc está sujeito, os Pms Tb estão. Fazem greve pq tem peito, não ficam reclamando a vida inteira e choramingando.

  5. O que ocorre nesses casos a falta de humildade dos “supremos senhores generais”, dentro dos quartéis eles são verdadeiros senhores feudais. Agora no mundo real, quando são contrariados pedem demissão. A covardia não tem limites!!!

  6. por que o senhor nao me respondeu, sabia que vai dar um monte de processos jurídicos, e quais garantias os militares temporarios teram se eles vinherem se machucar, vai chover processo no judiciário contra a União, me responda isso me esclareça para que eu possa divulgar suas informações juntos aos grupos de militares inativos e temporários, ou o senhor não tem resposta?
    Saiba que é aduvida de vários militares alguns já se orquestrando para entrar na justiça.

    PL 1645 for aprovado, os militares que estão na reserva e reformados que foram julgados incapaz para o serviço militar não é inválido por ter sofrido acidente em serviço, incapaz C, trão seu direito adquirido? Ou terão seu direito adiquirido violado, aja vista a nova PL sitar novos parecer o qual só nos da direito se formos invalidos, que no olhar de muitos la na junta médica temos que estar em estado vegetativo para que possa ser contemplado com benefício, é uma duvida de vários Militares, o que acarretará uma chuva de processos contra a União, detalhe como os PMs e bombeiros, faram juz a nova reforma da PL 1645 eles certamente teram o mesmo tratamento o se juntado aos demais militates será um caus no setor jurídico, Por gentileza nos esclareça.

    Afinal fui reformado com a mesma patente em 2013, foi acidente de serviço cujo o parecer foi incapaz para o serviço militar acabando com meu sonho de fazer carreira militar, de entra em uma escola preparatória e seguir nessa linda profissão até mesmo como PM do meu estado, hoje sou soldado reformado ganho pouco mas nao me importo com restruturação de carreira e nem aumento de proventos de oficiais generais, so quero o que é de direito, sou chef de família tenho 3 filhos os quais dois deles foram gerados depois de minha reforma, pensando eu que tenho tais direitos, pois estava em minhas funções cumprindo ordens e infelismente o acidente acabou com meu sonhos,
    Espero ser correspondido por alguém que saiba informa tais duvidas.

    sou grato pela compreensão.

    Att: Jefferson Brito
    [email protected]

    1. Amigo uma dica ,verbos (palavras) no futuro no final se usa ão,já no passado am.Ex:terminaram seus dias =passado .
      Terminarão seus dias .=Futuro .Só uma dica valiosa para que possa ser mais incisivo nas suas colocaçõe,abraços.

  7. Engraçado! Os oficiais generais quando convidados a fazerem parte do governo já sabia q seriam chefiados por um oficial intermediário (capitão) q agora é o chefe atual das FA, mesmo assim aceitaram os convites! Agora reclamam! Horas, vcs acharam q seria como no quartel, onde os senhores dão as ordens e os subalternos obedecem sem ponderar! Horas excelentíssimo senhores oficiais generais, vcs estão fazendo parte da adm publica, agora, não da adm militar. Vcs foram convidados devido a capacidade intelectual e experiencia militar e de vida!

    Ele assumiu o cargo pela total concordância do presidente com seus projetos. Mas os protestos internacionais e de ecologistas levaram ao engavetamento de suas propostas pelo ministro.
    Entre essas propostas estão a construção de hidrelétricas na região, uma ponte sobre o rio Amazonas e ampliação da BR-163 até a fronteira com o Suriname. Na verdade, são propostas que contam com a quase unanimidade do generalato.

    Não é momento para se falar isso devido a pressão internacional, a não ser q os senhores queiram q os acordos comerciais sejam desfeitos, tantos os q estão em andamento como os q viram futuramente! Concordo com o General Santa Rosa em relação aos projetos dele para com a região norte! É fundamental desenvolver a região norte, levar o progresso, pois acredito q ele pensa q com o desenvolvimento da região a população local deixara de praticar o desmatamento e a invasão de terras indígenas, e sobrevivera da economia do progresso, assim como a região Sudeste e Sul! Infelizmente acredito q o General se precipitou em pedir para deixar o governo.

  8. QE é sgt de carreira conforme o DGP só não fez o concurso mas é carreira sim, é um militar de carreira pois não é temporário e só existe duas situações no EB de carreira e temporário,logo o QE é de carreira.
    infelizmente tem meia duzia que não aceita,mas aceitando ou não ,nada muda.

  9. O pai do Ministro, major PM e advogado, morreu ano passado, era capitão PM, advogado, amigo e assessor do deputado Bolsonaro. Acho que ele é de muita confiança e amigo também do Presidente Bolsonaro.

  10. “Virton mal no 5 de novembro de 2019 a partir do 13:21”,
    Bolsonaro errou em não prever que aconteceria isso. Uma vez ouvi um coronel falar que civis dentro do quartel são um problema, mas vejo que militares em órgãos civis também são problemas. Quem foi eleito pelo povo para ser Presidente do Brasil foi Bolsonaro, este está isento da situação hierárquica e mesmo assim eu afirmo que há um mal estar em certas horas. Mas os demais foram apenas “escolhidos” pelo presidente para ocupar algum cargo. Bolsonaro, por conhecer quartel, deveria ter notado que iria dar problema. Não adianta, pois é estranho a qualquer militar esse tipo de situação. FICA IRÔNICO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo