PL 1645: Comissão aprova relatório, que não vai ao plenário da Câmara. Acordo prevê retirada de representação dos generais da reserva, que vai para instrutores de Tiros de Guerra

PL 1645 19

Com 35 votos favoráveis e 6 contrários, o relatório do deputado Vinícius Carvalho (Republicanos/SP) foi aprovado nesta tarde pela Comissão Especial e não passará pelo plenário da Câmara, como pretendiam os representantes de associações de militares da reserva e do Quadro Especial.
A principal alteração veio através de um acordo que possibilitou que o PT retirasse as assinaturas do requerimento para que o projeto fosse examinado pelo plenário: a retirada do texto da gratificação de representação de 10% aos oficiais generais na inatividade. Pela proposta do PT, o valor que deixará de ser pago aos generais deve ser revertido em gratificação de representação para os graduados da ativa em função de comando, caso específico dos Diretores de Instrução dos Tiros de Guerra.
Restam três destaques a serem votados. O principal deles é a emenda do DEM, avalizada pelo PSOL, que propõe a mudança da tabela de gratificação de habilitação, fixando um percentual único de 65%, ao final de três anos. A votação dos destaques deverá ser feita na semana que vem. Após, o projeto deve ser encaminhado ao Senado.

321 respostas

  1. Excelente notícia para nós pracas de carreira do EB e com certeza nasceu da reunião do ACE com o PT, costuraram um acordo de forma que nossos Gen abriram mão da GR para valorizar ainda mais a carreira dos Sgt. Grande prêmio para nós, militares disciplinados que esperamos e confiamos em nossos chefes.

    1. Quem é praça da ativa concursado não pode reclamar, teremos adicionais equivalentes aos oficiais. Sub igual de Cel, 1S igual de MJ etc…
      Agora, os praças do quadro especial… Não são concursados, não tem cabimento querer um adicional de 65% igual pra todas as graduações e patentes…

        1. Tb fui cabo concursado, tenho 25 anoa de svç, mas estudei e fiz escola para Sgt.

          Ser Cabo a essa altura do campeonato acho que demonstra sua desídia e acomidaçào.

          1. Sim. Se é novinho, tem tempo de fazer um concurso e melhores de vida. Se é antigão e não progrediu, não se esforçou, se acomodou e tem que receber por isso.

          2. Sou cabo reformado por acidente de trabalho, fui reformado por ordem, não tive escolha, acha justo para minha situação, eu não me acomodei, depois da minha especialização sofri um acidente, não sou inválido, e recebo salário integral de cabo…

      1. O problema todo deste PL é sempre mal explicado.Agora é descabido alguém que não vez concurso ter o mesmo direito de quem o fez.Agora também convenhamos,Generais já tem mordomias demais,por exemplo,taifeiros como domésticos pagos pelo povo.

        1. Justamente as últimas turmas que fizeram concurso e estabilizaram como cabos. Logo após, acabaram com a prova interna para sargento e tinham passado da idade de ingressar no curso de sargento. Ficando esses estagnados na carreira, por falta de oportunidade.

          1. Teve concurso público para o ingresso como soldado na aeronáutica?

            O direito a estabilidade, conforme a constituição de 1988 é somente para quem passou em concurso público, não pode ser por concurso interno.

            https://servidorpblicofederal.blogspot.com/2019/10/reforma-da-previdencia-dos-militares-e.html

            Os militares do quadro especial são os que entraram durante o serviço militar obrigatório antes de 1988 e permaneceram na carreira por suas habilidades, como pintor, pedreiro, mecânico, datilógrafo, técnico em contabilidade ou eletrônica, motoristas. Eles tiveram direito a uma ou duas promoções em décadas de serviço, diferentemente dos que entraram pelas escolas de carreira e que podem fazer cursos de altos estudos.

      2. Os QE são tão burros que caíram no papo dos sindicalistas olho grande, em querer alterar o Grat Hab pois assim os da reserva também ganhariam. Deveriam ter lutado pelo Adic Dispn, pois acho que a luta seria mais justa, afinal também têm o Tp Sv de um Cel/ST, mas aí os velhinhos, que já garantiram a Grat Tp Sv, não levariam nada.

      3. Não sei quanto as outras Forças, mas os cabos estabilizados da FAB são concursados sim. Tenho guardado até hoje o edital e a prova elaborada pela EEAR.

    2. Em menor número, pessoas simples, sem poder de dar medalhas e viagens para deputados, como têm feito o Ministério da Defesa, que tem até uma assessoria instalada dentro da câmara, os graduados tentam o que é quase impossível, fazer com que parlamentares, nem um pouco familiarizados com termos militares, entendam que o PL-1645 é um projeto elitizado, que contempla primeiro os generais e suas famílias, jogando a conta da reestruturação para os mais humildes, deixando a base da estrutura desassistida e milhares de pensionistas e militares na reserva com salários menores que seus pares ainda na ativa.

  2. Vejam cambada !!!! A luta política é o CAMINHO !!! A tetinha que o General ganancioso ia mamar sozinho ( agora vai para o comandante do TG ) E ainda tem ruminantes que atacam as associações !!! 2022 só voto em PRAÇA !!! Para General só dou a minha continência regulamentar e NÁDEGAS a mais !!!!!!!

      1. Quando o PT souber que foi enganado e o ACORDO não vai beneficiar nem 200 praças Chefes de Tiro de Guerra com adicional de representação , vai querer levar o PL para o plenário .Pode esperar.

      1. Associações não tiveram nada a ver com essa manobra. Foram os nossos Assessores Parlamentares que fizeram ela acontecer. Aliás, onde anda a nossa “lider” que grita mais do que fala? Sumiu para não queimar o filme nas eleições municipais do ano que vem.

        1. Se vencermos a luta contra o PL 1645/2019, foi sem a ajuda do Bolsonaro. Se perdermos, foi por culpa dele.
          O Presidente não está alheio às angústias que os graduados e seus familiares vêm enfrentando. Por isso, o seu silêncio é mais nefasto. Ele também sabe que os generais já nos chamaram de incautos, desinformados, incompetentes e estamentos inferiores. Não, não somos seus irmãos de arma e nem somos valorizados no seu governo presidentee Bolsonaro. Lembre-se que duas vezes o senhor interferiu em favor das polícias. Por que não faz em prol dos graduados das Forças Armadas, diante das armadilhas que estão nesse PL para a sua base de apoio? Que mal lhe fizemos senhor presidente para que o senhor nos trate com tanta indiferença? Quem lhe elegeu não foram os sindicalistas, as feministas, os universitários e, muito menos os generais. Fomos nós – graduados, familiares e amigos. Nós fomos e somos heróis. Em 2022 todas estas questões virão à tona. Não jogue milhões de votos duramente captados para outro candidato, ainda que bem intencionado. Orides Miorando

    1. Mentira, vc vai votar no Bolsonaro de novo!!
      Quando ele der um aumento daqui a 2 anos e vc ver que ele será o unico que continuará dando reajustes, ficará com medo de votar no PT e PSOL que deixaram vcs na mão…

      QE ganancioso, que se vende fácil, vai espalhar pra todo mundo que não vota mais no Bolsonaro, mas quando estiver na intimidade da urna eletrônica, vai votar nele sim.
      Mercenários!!!

      1. Tiro de Guerra sendo elevado a categoria de Cia de Guerra e sendo comandado por Cap Recém Egresso da EsAO em 3…..2….1…. Quem viver verá!

        1. Frustrados = Desagregadores. Ainda bem que essa turma está perdendo é verá o nosso PL vencer a guerra contra os ímpios, que de forma profana trazem o nome do Senhor da Guerra para esta contenda.
          Parabéns às praças que comandam os nossos TG por mais este reconhecimento. Parabéns aos dedicados e aos comprometidos com a nossa carreira. Falta pouco!

        2. Aja Capitão Com EsAO (que faltam aos montes nas OMs), para serem Auxiliares de Instrução de Prefeitos (Diretor de Instrução) em TG, vão ter que dobrar quantidade de Oficiais de Academia em formação para cumprir sua profecia sem noção.

          Outra coisa energúmeno, em TG só existem no máximo dois Sargentos de Carreira, assim para transformar um TG em Cia seriam necessários, além do Cap, quatro Ten Cmt de Pel, um STen Encarregado de material, um 1ºSgt (Sargenteante), quatro 2º/3ºSgt Adjuntos de Pelotão. Sem falar de Cabos que teriam que ser formados em TG, que tem como único objetivo, formar Atiradores (recrutas não remunerados).

          Então pare de imbecilidades.

    2. Associações não tiveram nada a ver com essa manobra. Foram os nossos Assessores Parlamentares que fizeram ela acontecer. Aliás, onde anda a nossa “lider” que grita mais do que fala? Sumiu para não queimar o filme nas eleições municipais do ano que vem.

    1. Ele quis dizer: Se a emenda 06 for acatada, o relatório não irá a plenário mas, caso a emenda seja rejeitada,o relatório irá a plenário!( conforme o entendimento do autor da mensagem “criptografada”pois o mesmo,segundo afirma, encontrava-se no local da votação!

    2. É sério que tem praça comemorando essa traição…..
      Os praças ainda vão ter salário menor que acessor de vereador…..
      PL da traição e covardia !!!

      1. A PL aumenta nossos adicionais!!!
        E quem tá na reserva o adicional De aperfeiçoamento vai de 20 p 43, mais 32 de adicional militar. O salário vai subir. Tá ruim?

  3. Gente o que seria destaque? É votação da emenda 6? Se a maioria aprovar o destaque da emenda o parecer do relator é modificado obrigatoriamente? Alguém pode explicar?

    1. Todo o texto do PL já está aprovado. Vai valer da forma como está atualmente, com as emendas do relator.

      O destaque é uma porção do PL que vai ser votado em separado. Se o destaque for aprovado, ele altera o trecho do PL e mantém o restante, que já aprovado. Se for rejeitado, nada muda, o PL segue como está.

      No caso do PL, os destaques são exclusivamente para alterar a tabela do adicional de habilitação e do adicional de representação. O mais importante, que é o de disponibilidade, já está garantido.

        1. Se ler a emenda 6 verá que existem duas situações do adicional de habilitação que são:

          O Art. 8º passa a vigorar com a seguinte alteração:
          “Art. 8º Os percentuais do adicional de habilitação, inerente à
          formação dos militares, são definidos no Anexo III a esta Lei e produzirão
          efeitos financeiros a partir das datas nele especificadas.”

          1) Militares estabilizados,
          militares da reserva
          remunerada e reformados.

          2) Militares temporários e não
          estabilizados

          Pode verificar que o adicional de habilitação diz respeito ao curso de formação e não há revogação dos outros cursos da MP 2001.

          Essa emenda não ajuda o pessoal na base da pirâmide da forma que se propaga por aí aumenta a distância ainda mais, além de piorar a situação dos sargentos e oficiais temporários que poderiam receber um valor de percentual por especialização que tenham ou venha a ter.

          Outro fator interessante que os oficiais de carreira não possuem estabilidade, possuem vitaliciedade assegurada ou presumida, portanto ficarão os oficiais de carreira na ativa juntamente com os mesmos percentuais que os militares temporários durante toda a carreira (12%) até ir para a reserva remunerada quando aumenta o percentual.

          Essa emenda 6, trouxe foi mais confusão ainda, portanto ao meu ver não deveria ser aprovada.

          Como a PL 1645 traz uma reestruturação na carreira das forças armadas, pode verificar quem possue carreira é somente o pessoal da ativa.

    2. Amigo,com todo o respeito,a emenda 06 tem tudo para ser rejeitada. Agora a “jogada” é arranjar uma salinha,um computador ligado ao sistema (ERP) como o Siloms da FAB por exemplo, uma cafeteira funcionando direto, armários de aço infestado de documentos e relatórios, um som ambiente,um quadro branco de controle com dados do século passado,desativado logicamente e colar a cara na tela do computador ou notebook ,de olho nas aulas on line ou nas apostilas em PDF,infestadas de conceitos ,decorebas relativos aos altos estudos I e II . Se você é operacional…azar o teu! O negócio agora é MERITOCRACIA!!!

      1. Quem reclama é quadro especial sem concurso. Graduado de carreira terá os adicionais proporcionais aos de oficiais. Não tem cabimento quadro especial querer igualar o adicional de habilitação (65% para todos)

          1. Não, somente para militares de carreira e estabilizados.

            Para militares temporário e não estabilizados será 12%

  4. Resumindo: Tiraram os 10% de Gen na Reserva e só…..Quem quer ganhar Gratif de Altos Estudos tivesse estudDo e nao feito o EB de Bico…QUEREM Q EU DESENHE…Falo mais…Bem feito pra quem se acasalou com a raça Petista Oportunistas a usaram esses caras como massa de manobra…Bemmmmmm Feitooooo

  5. Quem diria que o Instrutor de Tiro de Guerra teria esse reconhecimento….agradeçam aos generais que sem nenhuma pressão abdicaram de forma espontânea desta gratificação. Na verdade eu não sei se é má fé ou incauto aquele que escreveu a matéria.

    1. Dá para entender??? Os Generais fizeram acordo com o PT!!! Como tem gente que não sabe de nada. Lá em cima todos comem no mesmo prato! Enquanto os de baixo com suas paixões se matam!

  6. Ao Sargento de carreira:
    limpa a boca porque a baba ta caindo aí…..
    Esse PL é uma vergonha. Tantos oficias dizendo: as associações nao prestam, sao de esquerda, bla bla….
    E no final o que aconteceu?? O governo, os assessores parlamentares do MD se renderam ao PT. É pra uns se aliar a esquerda é feio, mas quando é pra safar a minha onça: foi necessario. HIPÓCRITAS.

    De qualquer forma, acabaram com essa pouca vergonha dos 10% na reserva. Agora é trabalhar para aprovacao da emenda 6.

        1. Afff! Tem que militar que ainda não conseguiu ler o PL e está pegando bizu nas baias.

          § 5º O adicional de disponibilidade comporá os proventos na inatividade.

        2. Não sou formado em direito, mas entendi que os militares da reserva também possuem o direito ao adicional de disponibilidade, mas somente incidirá no percentual que estava na ativa, não incidindo no posto ou graduação fictício para fins de melhora na remuneração em casos de reforma, transferência para a reserva remunerada.

          Como por exemplo, o militar foi para a reserva remunerada com o direito ao posto acima, então o percentual incidirá sobre a graduação em que se encontra na ativa.

          Subtenente na reserva recebendo o posto acima, remuneração de 2° tenente, o adicional de disponibilidade será corresponde a graduação de Subtenente e não de 2° Tenente.

          Art. 7º Fica criado o
          adicional de disponibilidade militar, que consiste na parcela
          remuneratória mensal devida ao militar, inerente à disponibilidade permanente e à dedicação exclusiva,
          nos termos estabelecidos em regulamento.

          § 3º O percentual do adicional de disponibilidade militar é irredutível e corresponde
          sempre ao maior percentual inerente aos postos ou às graduações alcançados pelo militar durante sua
          carreira no serviço ativo, independentemente de mudança de círculos hierárquicos, postos ou
          graduações.
          § 4º O percentual do adicional de disponibilidade militar a que o militar faz jus incidirá
          sobre o soldo do posto ou da graduação atual e não serão considerados:
          I – postos ou graduações alcançadas pelo militar, como benefício na forma prevista em lei,
          em decorrência de reforma, morte ou transferência para a reserva;
          II – percepção de soldo ou de remuneração correspondente a grau hierárquico superior ao
          alcançado na ativa, decorrente de reforma, morte ou transferência para a reserva; e
          III – percepção de pensão militar correspondente a grau hierárquico superior ao alcançado
          pelo militar em atividade, decorrente de benefícios concedidos pela Lei nº 3.765, de 1960.
          § 5º O adicional de disponibilidade comporá os proventos na inatividade.

          Art. 11. Os proventos na inatividade remunerada são constituídos das seguintes parcelas:
          I -soldo ou quotas de soldo;
          II – adicional militar;
          III – adicional de habilitação;
          IV -adicional de disponibilidade militar, observado o disposto no art. 7º;

          V – adicional de tempo de serviço, observado o disposto no art. 30 da Medida Provisória
          nº 2.215-10, de 2001;
          VI – adicional de compensação orgânica; e
          VII – adicional de permanência

          1. Para fins de entendimento do:

            § 3º O percentual do adicional de disponibilidade militar é irredutível e corresponde sempre ao maior percentual inerente aos postos ou às graduações alcançados pelo militar durante sua carreira no serviço ativo, independentemente de mudança de círculos hierárquicos, postos ou graduações.

            Me paira uma dúvida: O QAO da reserva que recebe 15% de Adic Tp Sv, por exemplo, vai receber qual adicional? De Tp Sv ou Disp? Qual seria a comparação para fins de determinar o mais vantajoso?

            32% de Disp do Sub ou 15% do Tp de Sv congelado

            15% do Tp de Sv congelado ou 5% de Disp do Tenente

            Já li varias vezes o PL, mas continuo na dúvida, qual será a interpretação correta?

            Algum militar de SPP ou OPIP tem a resposta para essa questão, como os órgãos de pagamento estão interpretando o PL?

          1. § 1º É vedada a concessão cumulativa do adicional de disponibilidade militar com o
            adicional de tempo de serviço de que trata o inciso IV do caput do art. 3º da Medida Provisória nº 2.215-
            10, de 31 de agosto de 2001, hipótese em que será assegurado o recebimento do adicional mais
            vantajoso para o militar.

            Tp Sv x Adc Dspn => Adc mais vantajoso (32%)

            § 3º O percentual do adicional de disponibilidade militar é irredutível e corresponde
            sempre ao maior percentual inerente aos postos ou às graduações alcançados pelo militar durante sua
            carreira no serviço ativo, independentemente de mudança de círculos hierárquicos, postos ou
            graduações.

            Adc Dspn ST x Adc Dspn Ten => 32% > 5%

            No final restará o Adc Dspn de maior percentual alcançado na carreira e mais vantajoso, em comparação ao Adc Tp Sv. Fica tranquilo QAO RR. No final vai morder 32%. Espero ter ajudado. Grande abraço.

            Cap AMAN S1

        3. Acho que foi você que não leu a PL:
          Art. 7º Fica criado o adicional de disponibilidade militar, que consiste na parcela
          remuneratória mensal devida ao militar, inerente à disponibilidade permanente e à dedicação exclusiva,
          nos termos estabelecidos em regulamento.
          § 5º, O adicional de disponibilidade comporá os proventos na inatividade

    1. Parabéns pela observação. É isso mesmo que vc falou. É como tenho dito aqui, os da ativa vociferam contra os inativos e os QE, achando que a alta cúpula das Forças Armadas está preocupada com os Praças, sejam da ativa, sejam da reserva.
      Ainda vou um monte de gente reclamando aqui. Tanto quanto quando criaram o SOLDÃO.

  7. Bem….boa noite para os desinformados e para àqueles que tentam induzir os leitores a erro vou ser bem sucinto e objetivo…..Senão vejamos…..Os Excelentíssimos Senhores Deputados Glauber Braga e Marcelo Freixo, informaram na votação do PL 1645, no corrente dia, que caso as bases do governo não queiram que o PL seja levado a Câmara, o destaque nr 05 da Emenda 06, terá que ser votado e aprovado, senão conforme o já narrado irá ser discutido por todos os Deputados o PL que destroi grande parte do militares……E aí nobres leitores, diante da Pec 06 que arrebentou com a população, com os policiais civis, com os policiais federais e etc…., vcs não acham que a chapa vai esquentar se o PL for a Plenário? ENTÃO FICA A DICA!!!!!!!

  8. Não sei se a emenda 6 prospera, tem que ver se a projeção da economia foi calculada com base na média de militares que passam na eceme/chaqao para fins de pagamento dos adicionais, se não foi, tem chance.

  9. Redação dada pelo PL 1645/19:

    § 2º Os militares de carreira são aqueles da ativa que, no desempenho voluntário e permanente do serviço militar, tenham vitaliciedade, assegurada ou presumida, ou estabilidade adquirida nos termos do disposto no art. 50, caput, inciso IV, alíne “a”.

    “Art. 50. São direitos dos militares:
    IV – nas condições ou nas limitações impostas na legislação e regulamentação específicas:
    a) a estabilidade, quando praça com 10 (dez) ou mais anos de tempo de efetivo serviço;”

    Vão continuar pagando “mico” falando que o QE não é militar de carreira?

    1. Papo chato todo mundo já sabe que QE não é carreira…Não adianta apelar para sua interpretação genérica do Estatuto dos Militares.

      Carreira de Oficiais:

      Asp a Cel, com possibilidade de progressão a Gen Ex (em algum casos limitados a Gen Div)

      Carreira de Graduados:

      3ºSgt (QMS Cmb/Log) a S Ten, com possibilidade de progressão a Cap QAO

    2. Conforme a lei nós temos 32 situações para o militar da ativa:

      1. Os militares de carreira que são:

      a. os com vitaliciedade, assegurada ou presumida (oficiais de carreira, concursados);
      e

      b. estabilidade, os praças, concursados.

      2. Os temporários
      a. Oficiais temporários
      b. Sargentos temporários
      c. Serviço militar inicial e suas prorrogações, não podem estabilizar sem concurso público.

      PL 1645 trata da reestruturação da carreira dos militares, portanto quem possui carreira são os militares que realizaram o concurso público, concurso interno não tem amparo, conforme a constituição federal de 1988.

      A emenda 6, trata dos adicionais de habilitação para os militares da ativa referente aos militares temporários e estabilizados, mas não contemplam os militares com vitaliciedade assegurada ou presumida que são os oficiais de carreira.

      A estabilidade conforme o estatuto dos militares é somente para os praças.

      Portanto os oficiais da ativa de carreira que possuem a vitaliciedade assegurada ou presumida não são contemplados pelo adicional de habilitação conforme a emenda 6.

      Resumindo os generais da ativa não terão direito ao adicional de habilitação pela emenda 6, por não terem direito a estabilidade e não serem temporários.

      Essas emenda deve ser alterada ou rejeitada.

  10. O PL vai passar do jeito que está. A emenda 06 não passará pois não tem lógica nenhuma todos os militares da ativa, reserva e reformados ganharem o mesmo percentual, isso destoaria do merecimento pois quem não fez especialização, CAS e altos estudos vai receber o mesmo.

    Duvido passar.

    1. CHQAO e ECEME que fiquem para pré-requisitos de promoção a QAO e a Gen. Sem gratificar. Com isso, mesmo que diminuam as vagas de promoção ou verbas essas gratificações ficarão garantidas para os integrantes da reserva, da ativa e para quem ainda entrará nas forças.

      1. Não sei no EB e FAB mas altos estudos na MARINHA o cara tem que ser PIKA DAS GALÁXIAS, tanto requisitos e o número de vagas é baixo, não contempla 50%, um mais moderno poderá ganhar que um mais antigo devido a pontuação e indicação.

    2. “Autos Estudos” é aquele curso à distância ridículo, q 1/3 dos Subão faz sem nem precisar estudar pra depois exercer a mesma função q os demais?

      Ele é sua “meritocracia”, q resume 30 anos de serviço?

      Aquele q os capitães QAO do EB estão fazendo um ano antes de ir pra reserva só pra ganhar dinheiro?????

    3. Bom dia companheiro! Está é a minha dúvida se passar essa emenda, como seria aplicado esses percentuais, pois são vários Cursos com propósitos diferentes, como você citou, alguém saberia explicar como seria aplicado estes percentuais?

  11. Conforme já previsto, foi uma lavada a votação. Foi bacana ver a cara do tal “Freixo”! Judiado e surrado, o tal “deputado” das assinaturas. E ainda querem levar a plenário. Pra que, cara pálida?! Pra outra lavada?! Aceitem! Projeto aprovado e segue para o Senado. Viva a meritocracia. Sem mais.

      1. Irei amigo! Depois de promulgada a Lei, estará definido e elencados os cursos. E não poderão ser excluído por portarias e nem retirado dos praças como acontece hoje. Pois portaria não sobrepõe a lei.

        O grande ganho de tudo é justamente esta regulamentado na lei a progressão da meritocracia!

        O praça está se livrando das agarras de ter que sair QAO para ter uma boa remuneração.

        O QAO tbm jamais deixará de existir, pois é a moeda de troca que o EB tem para manter os Subão na linha.

        É isso não mudará.

        1. Será, meu caro contemporâneo? Daqui a pouco o gargalo pra QAO vai estar tão apertado que qualquer um que vislumbrar que não sairá promovido pela tal “meritocracia”, imposta por alguma portaria que todo pode mudar, vai largar de mão bem antes do fim da corrida – ficará só pelo M1A1 da missão!
          Defendo os critérios de seleção, mas a ascensão ao QAO não pode ficar apenas propensa a boa vontade de seu comandante junto com a famosa “comissão”. Traduzindo: mérito intelectual via prova de seleção, podendo incluir até TAF e TAT, tal qual é feito em inúmeros concursos civis! Conceitos, notas de comissão, e afins, deveriam compor uma porcentagem menor da nota total. Aí eu vou acreditar em meritocracia nesse caso, pois assim a grande massa teria uma chance parecida. Abraço!

          1. Concordo com o companheiro, mas o concurso pra CHQAO já é uma evolução, acho que temos que lutar para que aqueles que sejam aprovados no referido curso, tenham mais clareza na merecida promoção, pois do jeito que está hoje, é muita incerteza pro subão em final de carreira.

    1. Mas isso iria acontecer mesmo. Mas no início não era assim. a previsão inicial era o reajuste de 1% a cada ano até o valor chegar a 10,5%.

      Infelizmente porque alguns não entenderam que não se tratava de aumento e sim reestruturação, o relator incluiu por emenda 2% já em 2020.

      Quem muito quer nada tem. Recado para alguns QEs do EB.

  12. Com certeza nos bastidores o PT vai levar uma vantagem bem generosa. Eu disse nos bastidores. Esta claro que o PT fez esta barganha por um troco bem maior que as assinaturas.
    Por outro lado por tabela esta transferência de adicional para os instrutores de TG também Vai custar bem mais suave financeiramente e menos imoral para os vovôs.

  13. Essa Informação esta equivocada, existem 513 Deputados Federais, e nao depende Exclusivamente do PT, e preciso de apenas 51 assinaturas, se nao aprovarem as emendas na Terça feira vai ao Plenario sim.

    1. É por isso que não merece nem 1% de aumento. Não consegue nem interpretar texto. É impressionante o tanto de “analfabeto funcional” por aqui. Chega a ser bizarro.
      E não adianta mimimi não, veja como uma pessoa de fora, chegando e lendo esses comentários. Uma passada de olho já denuncia que male má sabem escrever.
      Vergonhosa essa “aliança” com a esquerda, que sempre ferrou com os militares.
      Sério que alguém acredita na boa vontade da esquerda com militares de baixa patente? É a prova cabal do analfabetismo.

    2. Não vai à Plenário porque depende também do Rodrigo Maia aceitar.
      Já adianto que não será aceito.
      Então, a sequência é Senado, sanção e publicação.

  14. Infeliizmente não tem mais como ir a plenário. Poucas chances. O governo foi co strui do alianças e o q sobrou de contrário foi o PSOL e o Novo. Que formam um total na camara de menos de 30 paralamsntares. A chance de o PL ir a plenario foi por agua abaixo, pois o PT fe hou acordo com o governo essa semana. Esperemos 2022. E não caiam mais nessa: PRAÇA VOTA EM PRAÇA!!!

    1. NOVO?? Você assistiu as audiências? Pelo novo só haveria aumento de descontos. São completamente contra a reestruturação. Pelo menos por hora, afirmou o deputado do novo por inúmeras vezes. O dia que esse partido estiver no poder, estaremos lascados.

  15. Exatamente. Em 2022, não vamos esquecer quem teve a coragem de num momento de “aperto de cintos” colocou a cara a tapa e fez a nossa reestruturação, aguardada a anos, diminuindo a defasagem salarial das FFAA. BOLSONARO, estamos com vc em 2022!!!

  16. Após essa aprovação só quero mais uma coisa: torcer para um reajuste de uns 25% ou 35% daqui uns 2 anos…
    Aí vai ficar perfeito
    Soldo SO + 32%+73%+16%
    Ufa…

      1. Tbm observo desta forma.
        Ele vai querer reaver sua base eleitoral. E tbm será o momento de atender aos temporários que não tem carreira

        1. Qualquer pedaço de PÃO dado um mendigo morto de fome será um banquete.

          Fica a dica pessoal de carreira.

          Seria interessante solicitar nessa reestruturação a volta do Auxilio Moradia, em virtude da falta de PNR, melhor que ficar discutindo sobre qualidades individuais de cada Posto/Grad.

    1. O provável reajuste será o mesmo para as carreiras “topo” dos outros poderes! A reestruturação fundamenta-se ,a princípio,na equiparação salarial do topo de carreira das forças armadas com as demais carreiras do legislativo e judiciário. Na minha humilde opinião,nem mais,nem menos!

  17. Alô alô QE na escuta?
    Alô alô QE na escuta? Kkkk
    Alô alô velhinho chato da FAB e da marinha que só fica em casa enchendo o saco da patroa, na escuta?
    Aqui subtenente Marcos Pinto ,vou trocar de carro hein kkkk

    1. Cara eu nao sou QE , Mas pra que isso? . É sério . Temos de torcer pra todos . Tenho amigos QEs pai de família , responsáveis e ótimos militares , muitos melhores do que diversos sgs de carreira que conheço.

      Eu queria muito que saíssem ST pois merecem , dedicaram suas vidas a carreira, sem contar diversos QEs que tem curso superior em diversas especialidades .

      Aos meus amigos QEs nada esta perdido a inveja e a falta de humanidade de muitos aqui mas cedo ou mais tarde pagarão o peço justo por seus sarcanios .

      1. Acredito que ninguém aqui deseja o pior para QE e muito menos para suas famílias, mas assim como eles, nós também temos as nossas. Reconheça que nos esforçamos, que estudamos, que nos dedicamos, e que ficamos submetidos as regras da carreira. Não aceitamos ser desmerecidos quando não se reconhece o mérito de quem correu atrás. Promover o QE a Subtenente é atestar que esforço não tem valor.

      2. Os QEs que estudaram vão ter a merecida valorização por meio dos adicionais de habilitação. Quem fez doutorado vai receber 73%. Já o QE que parou de estudar depois que estabilizou, nada pode ser feito. A promoção pra possui requisitos e os QEs não os cumprem. Seria injusto com o sargento de carreira.

  18. Conforme o Art abaixo,o AT será devido a todo militar, independente do meio de transporte utilizado. Alguem sabe como será calculado? Art. 10. O auxílio-transporte de que trata a alínea “a” do inciso II do caput do art. 2º da
    Medida Provisória nº 2.215-10, de 2001, será devido a todos os militares, independentemente do meio
    de transporte utilizado, nos termos estabelecidos em regulamento.

    1. Provavelmente o cálculo continuará o mesmo – baseado no transporte público menos oneroso – esse texto “independentemente do transporte utilizado” é apenas a transcrição de uma jurisprudência antiga para evitar a ocorrência de um mal costume de alguns comandantes que determinavam o corte do benefício daqueles que sabidamente se deslocavam por outros meios

  19. A primeira derrota dos Generais é os
    10% para os ch de Tiro de Guerra
    A segunda derrota é dos Sgt de Escola
    Será aprovada a Emenda 6
    O melhor para todos nós é a Emenda 6
    Tabela de nº 6
    1º Jan/2020 – 35+10%Rep=45 – 12%hb =33 x 7.490,00=2.471,70+3.520,30=5.992,00
    1º Jan/2021 – 45 +10%Rep=55 – 12%hb=43 x 7.490,00=3.220,70+3.520,30=6.741,00
    1º Jan/2022 – 55 +10%Rep=65 – 12%hb=53 x 7.490,00=3.969,70+3.520,30=7.490,00
    1º Jan/2023 – 65 +10%Rep=75 – 12%hb=63 x 7.490,00=4.718,70+3.520,30=8.239,00

    Jan/2020 – 7.490,00+5.992,00=13.482,00
    Jan/2021 – 7.490,00+6.741,00=14.231,00
    Jan/2022 – 7.490,00+7.490,00=14.980,00
    Jan/2023 – 7.490,00+8.239,00=15.729,00

    1. Isso não é derrota meu caro!
      Sou de carreira e quero que a E6 seja aprovada! Só temos a ganhar.

      Pois para eu ter meu mérito reconhecimento não faço questão que o outro não seja!

      Que aprovem a emenda 6!!!

      1. Também penso da mesma maneira. Se for aprovada a emenda 6
        para mim não me interfere em nada, muito pelo contrário, vou
        ficar feliz em ver todos sendo valorizados igualmente.
        Qualquer carreira quando vai fazer uma reestruturação beneficia
        a todos igualmente.

      2. Emenda 6 é ilusão não passa, possui um astronômico impacto orçamentário, não fiquem se iludindo com jogadas de políticos desonestos de olho somente no seu voto, acordem militares deveriam ser mais inteligentes, como podem derrotar seus inimigos, se qualquer político malicioso enganam vocês com facilidade, somente oferecendo ilusões políticas?

  20. Tabela de 2º Sargento do Exército
    Emenda 6 (DESTAQUE) Caso não for aprovado
    Vai para o Plenário
    TABELA DE Nº 6
    1º Jan/20 – 35%+10%Rep=45 – 12%Hb=33 x 4.770,00=1.574,10+2.098,80Ad TSV/Ad Mil= 3.672,90
    1ºJan/21 – 45%+10%Rep=55 – 12%Hb=43 x 4.770,00=2.051,10+2.098,80” “ “ = 4.149,90
    1ºJan/22 – 55%+10%Rep=65 – 12%Hb=53 x 4.770,00=2.528,10+2.098,80” “ “ = 4.626,90
    1ºJan/23 – 65%+10%Rep=75 – 12%Hb=63 x 4.770,00=3.005,10+2.098,80” “ “ = 5.103,90

    1º Jan/20 – 4.770,00+3.672,90=8.442,90
    1º Jan/21 – 4.770,00+4.149,90=8.919,90
    1º Jan/22 – 4.770,00+4.626,90=9.396,90
    1º Jan/23 – 4.770,00+5.103,90=9.873,90

  21. Emenda 6 é uma aberração. Deixa no mesmo patamar CFC, CAS, CHQAO, ECEME.
    Camarada que acha isso justo, é de uma desonestidade intelectual atroz.
    E ainda: propõe que a Habilitação de todos os temporários e não estabilizados seja igual. Ou seja, Ten Temp= Sgt Tempo=Sd. É justo isso também?
    Não vai passar. Está tudo já azeitado.

  22. Senhores, aumento no soldo podem esquecer. Só pode ser piada vcs falarem isso. O governo arrebentando com todo mundo, o militar tendo uma restruturação, e vem gente falar de aumento de soldo. Tsc..tsc.. Temos que agradecer e ficar caladinhos

  23. Alô Ministro da Defesa, Generais, Almirantes e Brigadeiros !!!!

    A aprovação do Projeto de Lei nº 1645/2019, não cobre de forma linear toda a tropa, incluso V.Exas.

    * ATUALIZADO ATÉ 30 SET 19.

    Nossas perdas até a data acima são:

    ==> Cálculo da variação da INFLAÇÃO de um período IPCA (IBGE)

    A variação do índice IPCA (IBGE) para o período de 01/03/2012 a 30/09/2019 é 52,0528% (incluso as conversões de moeda)

    ==> 52,0528% – 25% (reajuste medio concedido de Set 16 a Jan 19)

    * Fonte da pesquisa:

    https://www.debit.com.br/indice_acumul.php?indexador=17&imes=03&iano=2012&fmes=10&fano=2019

  24. Putz! Vendo uns comentarios de Sgt de carreira falando asneira! Vejo meu EB muito a quem
    de militar realmente preparado pra seguir enfrente na missão q abraçou, o EB da qual mi orgulho muito em ter sido QE e nos meus trinta e dois anos bem servidos nunca mi achei melhor q nenhum colega sendo ele cabo ou soldado sgt mais moderno, afinal vestimos a mesma farda e devemos ser fieis a Força, agora menosprezar quem quer q seja mi faz sentir pena deste individuo, sabe nada um despreparado, muito cuidado, da caserna vc num sabe nada, vc nem sabe se amanha vai acordar, a gente precisa um do outro veii, do contrário o deserto é o seu norte! Pense o militar é um militar em tudo até em abrir a boca, eu QE tenho filhos q são Sgt e Oficial e desejo q todos sejam felizes na missão castrense! va ser feliz GUERREIRO e se precisar consulte sempre um Q E, faz parte!!!

    1. Sim quando eu resolver me amotinar, vou consultar um QE para saber qual o melhor sindicato para me sindicalizar. Obrigado pela dica, QE sem noção.

  25. O PT se vendeu por migalhas, não entendem nada de FFAA. Quase nenhum praça exerce função de comando. O PT prejudicou as praças e caiu no papo furado de generais., agora sem as assinaturas dos Petistas fica mais dificil levar ao plenario da camara. Não esqueceremos mais esta do PT. Já dos generais não falo mais nada, criticam praças que buscam a esquerda, mais eles podem buscar para verem seus interesses.

  26. No dia do Soldado de General a Soldado, em festa, mas na hora de dividir o bolo esquecem o nome de Soldado. Pura demagogia para com os Soldados do Núcleo Base(Sd Estabilizados, profissionais do EB. …e com bondade o subordinado….

  27. Se a QEzada tivesse tido um pouquinho de humildade, coisa que nunca tiveram, teriam tentado uma fatia do bolo, porém sem humildade nenhuma quiseram o bolo todo e um pouco mais. Agora foram colocados nos seus devidos lugares. Já foram beneficiados várias vezes, como a estabilidade no serviço público sem concurso, além de três promoções, para Cb, 3º e 2º Sgt QE, isso tudo sem concurso. Queriam prejudicar toda a instituição dizendo que as praças estavam sendo prejudicadas. Negativo! todos os militares de carreira terão sua oportunidade de fazer cursos, se aperfeiçoar e chegar ao topo dos adicionais previstos no PL 1645/19, conforme seus méritos pessoais, isso se chama MERITOCRACIA. Outra coisa importante, estão confundindo restruturação de carreira com aumento salarial, coisas totalmente diferentes. O que está acontecendo é apenas mudanças na carreira para ela se tornar atrativa.

    1. Vai dormir sub, fica ai cantando vitoria, amanha ou depois, estará na reserva chorando as mágoas e lambendo as feridas, se liga, todos esses anos e não aprendeu uma coisa simples? O EXERCITO É DOS OFICIAIS, dao um melzinho pras praças se iludirem, e depois vem o fumo.

  28. Fui Instrutor de Tiro-de-Guerra por 7 anos e são poucos nomeados em diversos Comandos de Área do EB. Essa estratégia deu um drible no PT e sabemos que essa gratificação de representação para praças devia constar na MP 2215 que causou muitos prejuízos aos militares principalmente os nossos valorosos Instrutores de TG por esse Brasil a fora, que foram discriminados não recebendo a referida gratificação que os oficiais recebem. O grande problema desse PL cria uma divisão nas FFAA e isso não é bom. A reestruturação deve ser no escalonamento vertical.

    1. São 230 Tiro-de-Guerra no Brasil e a maior parte se encontra em Sao Paulo e Minas Gerais. Os sargentos chefes de Instruçao nao recebem a Grat de Representação de comando como os oficiais que sempre receberam. Isso é uma vergonha.

    1. José me diga uma coisa: Você é só Zé mesmo ou também é mané, acreditando em emenda de político de minoria parlamentar (perderam de 26 x 6) que sabem que a emenda possui impacto orçamentário astronômico e é inviável?

      Já foi explicado aqui muitas vezes, mas vou explicar novamente:

      Novo quer cancelar toda a reestruturação dos militares, por isso é contra o PL1645. Ponto

      PSOL quer atingir o Governo Bolsonaro, de olho nas eleições do Rio de Janeiro, por isso “apoiou” os interesses de militares inativos (os sem carreira e sem chacal) no PL1645.

      Quando apoiam a emenda 6, sabem que ela é inviável para o Governo e não será aprovada, mas posam de “políticos amigos de milico” e ainda expõem nominalmente os aliados do governo que votarão contra, consegue acompanhar o conceito e a estratégia?

      Então o que vai acontecer daqui para frente:

      1-Rejeição do destaque de todas emendas que impactam o orçamento Federal.

      2-Se conseguirem 51 assinaturas (lembrando que perderam o PT) e entrarem com o tal requerimento de ida ao plenário da Câmara, se aceito pelo nhonho, será derrotado em votação e não será analisado por todos os deputados.

      3- Encaminhamento ao Senado.

  29. Montedo! O efeito colateral do acordo dos Generais com o PT está tão grande, que o tiro pode sair pela culatra!

    Pois as praças estão agora nos corredores da câmara alertando a todos os deputados do PT que eles foram enganados e enrolados pelos generais. E isso está os revoltando totalmente com ameaça de reavivar o requerimento que levaria o PL para plenário.

    E isso está aumentando as chances do destaque 6 ser aprovado na terça.

    Os generais venderam que com a retirada da Grat Rep de 10% da reserva eles estariam abrindo mão de um direito, o que É MENTIRA, pois isso não existe e estaria sendo criado agora.

    A outra mentira é que estariam abrindo mão deste direito em detrimento das Praças, OUTRA MENTIRA, pois nós que estamos em TG (inclusive eu) não somos nem 200 sgts.

    Vamos aguardar as cenas dos próximos Capítulos

    1. “…nós que estamos em TG (inclusive eu) não somos nem 200 sgts.”

      Até parece que um instrutor de TG estaria aqui falando isso, como sempre ou é QE ou SO sem chacal propagando fake news, lamentável

    2. Ué, e generais são quantos meu amigo? Não são mais do que 200…

      Além disso, basta que as forças criem mais cargos de comando para os praças…

  30. A cada semana uma “estória” nova. Antes era as assinaturas do Freixo, agora é praças nos corredores da Câmara e a tal emenda “6”. Entendam, indo ou não a plenário, nada vai mudar, será aprovado com goleada histórica. Se você estudou e fez cursos, fez, caso contrário, faça uma faculdade, mestrado e doutorado em áreas de interesse das FA e terá o seu percentual na reestruturação. Se não fez e não quer fazer nada, é melhor ir comentar lá na “Sociedade Militar”, pois lá que estão os sem noção.

  31. Meu nome é Genival, sou Sgt QE e com o meu amigo o SO Lacerda, estamos montando uma dupla sertaneja para lutar contra as injustiças do PL1645.

    Como Já existe um cantor de nome Genival Lacerda, resolvemos chamar a dupla de Sem carreira e Sem chacal, em homenagem aos nossos companheiros sofridos da reserva das Força Armadas e pedimos ao Administrador que publique nossa canção, que é uma paródia de uma famosa dupla sertaneja do passado. Desde já agradecemos o apoio do Montedo.

    Desculpe, Mas Eu Vou Chorar

    As luzes do Plenário acesa
    Votando PL sobre a mesa
    E eu comigo aqui lascado
    Nesse Alojamento

    Olhando pros divisa e estrela
    Me neguei fazer escola da EsSA
    Voando dentro do quartel
    Com descontentamento

    E saio a sindicalizar
    Nas esquinas, em qualquer lugar
    Às vezes chego protestar
    Na porta do Quartel

    E quando vem a Comissão
    Estou ferrado outra vez
    Então volto a procurar
    Político de esquerda

    Vou chorar
    Desculpe, mas eu vou chorar
    Sem carreira, se o PL passar
    Vão ferrar QE sem promoção

    Vou chorar
    Desculpe, mas eu vou chorar
    Sem chacal, se o PL passar
    Ferraram também com subão

    E saio a me indisciplinar
    Nos blogues, em qualquer lugar
    E às vezes chego a sindicalizar
    Depois do porre de cerveja

    E quando vem a lucidez
    Estou ferrado outra vez
    E então volto a desesperar
    Com minha pobreza

    Vou chorar
    Desculpe, mas eu vou chorar
    Sem carreira, se o PL passar
    Vão ferrar QE sem promoção

    Vou chorar
    Desculpe, mas eu vou chorar
    Sem chacal, se o PL passar
    Ferraram também com subão

  32. Cara, eu não sou QE mas nós, militares de carreira, temos que assumir que eles deram seu gás e contribuição para as forças armadas, e intelectualmente não se diferenciam muito dos Sub Ten de hj. Vejo Sub se gabando que estudou mais que um QE Só pq passou em um concurso de nível fundamental rolha, mas chegando na tropa quem fazia os cálculos de tiro, por exemplo, era o cabo safo desenrolado, hj Sgt QE.
    Vejo Subs Enc Mat que pedem pelo amor de Deus pra terem um QE em sua reserva de material, pois eles não conseguem dar conta do do controle.
    Por outro lado os QE também tem q aceitar que a carreira já foi benevolente para eles. Entraram no exército para prestarem serviço militar obrigatório e conseguiram chegar a graduação de 2° Sgt estabilizados com aposentadoria garantida com 30 anos de SV. Digo que tem que aceitar pois qual foi o esforço que tiveram que fazer? O CFC.
    Isso não desmerece o trabalho dos QE na força, mas não fizeram curso pra sargento, não fizeram aperfeiçoamento, não brigaram pelo direito de ter a oportunidade para fazê-los no passado e agora querem usufruir dos benefícios.
    O que precisamos é de mais humildade aos militares de carreira e de mais realismo dos QE.

    1. Garoto, o mérito laboral dos QE não está sendo discutido, embora trabalhar não estabilize ninguém em emprego algum, e não garanta aposentadoria vitalícia acima do teto do INSS commo o EB proporcionou aos QE…pois bem, o que é discutível e questionável, inclusive na esfera diciplinar,são as atitudes dos sgts e cbs do quadro especial, tais como sindicalização (proibida aos militares da ativa e reserva), realização de assembléias para discutir assuntos da força, alianças com advogados e políticos de quinta (socialistas e comunistas) para estes, atuarem como representantes da causa dos QE, fora o fato de espalharem discórdia e desinformação em benefício próprio para arruinarem o PL, supostamente falando em nome de “todos” os graduados. Nunca me consultaram, nem tampouco me representam essas associações de QE. Estas buscam o que seus mentores, os QEs sindicalizados taxarem de “direitos”…daqui a pouco vão acionar suas associações, porque algum deles vai formular o mirabolante “direito” de sair Marechal. Pois é, caro e inexperiente 3° Sgt infantaria /11, eles deram o gás sim….kkkkkkk. Inocente.

  33. QE é muito engraçado, antes tavam chorando pq os generais iam receber 10% na reserva .. e choravam pq os graduados nao recebiam 10% em TG , agora que os generais NAO irao receber os 10% e os graduados irao receber em TG , reclamam que sao poucos graduados em TG, na verdade o que os QE querem é tentar jogar a os graduados contra os oficiais pra ver se aprovam a EMENDA socialista 6 onde um CFC mixuruca equivale a CAS, ESAO , CHQAO ,ECEME , só digo uma coisa ,QE deveria ter estudado lá atrás, agora não adianta chorar e dizer que tem familia e blabla ..

  34. QE cade voce?
    Qe Responde estou em casa chorando.
    Qe vem para o quartel ?
    Qe responde vou não Senhor.
    Por que QE?
    Qe responde não conseguimos aprovação da emenda 6?
    Qe porque você não estudou?
    Qe responde eu so queria moleza, entrei na justiça e ,meu mandato de injunção foi por água abaixo o relator reprovou .
    Qe entra em desespero e começa a chorar , senhor tenho familia tenho filhos e estou velhinho
    Ai o Sub fala agora e tarde porque não estudou QE, porque, em vez de ficar enchendo os foruns , então QE tenho um presente para você

    O que Senhor

    toma esta PL 1645 que voce ira se alegra.

    QE nunca mais volta ao Quartel e se rebela no chorooo.

    1. QUE PORRA É ESSA DE UM BANDO DE MILITARES DA ATIVA USANDO O HORÁRIO DE EXPEDIENTE E EQUIPAMENTO DA FORÇA PARA FICAR ESCREVENDO SEUS COMENTÁRIOS NA INTERNET. SERÁ QUE NIGUÉM TRABALHA! CRIEM VERGONHA NA CARA E VÃO TRABALHAR. EU POSSO PORQUE ESTOU NA RESERVA E SOU MEU PATRÃO! DEPOIS QUEREM FALAR MAL DE A OU B. É SO O QUE FALTAVA!!!

    1. Tudo errado viu Torres. Mas vamos corrigir para você:

      1- Montedo não é Capitão…é Tenente.
      2- Não existe discriminação no Blog, por isso permite a diversidade de opiniões manifestadas.
      3- Não gosta de ver pessoas denegrindo a imagem de outros seres.

      Quanto ao texto-base da PL 1645:
      O texto-base da PL foi aprovado.
      Falta apenas votar quatro destaques (que serão votados na próxima terça-feira).

      “Como o PL 1645/19 tramita em caráter conclusivo, o texto final aprovado pela comissão especial poderá seguir diretamente para o Senado Federal, a menos que haja recurso, com pelo menos 51 assinaturas, para análise do Plenário da Câmara dos Deputados. PSB e Psol já anunciaram essa intenção, E O PT DESISTIU.”

      1. vc tem coragem identifique-se não se esconda no anonimato

        1. existe sim discriminação no Blog
        2. se vc gosta de ver pessoas denegrindo a imagem de outros seres humanos vc e digno de pena

        1. O que eu vejo são uma minoria (QE), que deveria ser grato por estar onde se encontra hoje (2º Sgt, sem concurso), querendo apenas se dar bem em troca de que a maioria de mal.

  35. Ganhos com o PL:
    2 Sgt QE : 26% Adic Disp + 8 Brutos de ST na passagem pra reserva.
    ST/SO Reserva : 32% Adic Disp + 20 para 45% CAS = 32+25 = 57% de aumento
    ST ATIVA : 32% Adic Disp + 30 para 73% AE = 75% de aumento
    1Sgt : 20% Adic Disp + 20 para 45% CAS = 45% de aumento
    ST em TG : 32% Adic Disp + 30 para 73% AE + 10% cargo de comando = 85% de aumento

    o discurso que o PL só contempla oficiais é uma jogada dos QE pra tentar ganhar alguma coisa na mao grande, graduados a favor do PL

    1. Vc maliciosamente cita sempre os Sgts QEs na sua abordagem agressiva e cheia de preconceito, no entanto omite que dezenas de STs estão em pé de guerra lá em Brasília.Reveja os vídeos, conte os números de STs discutindo com políticos, generais e ET CATERVA !!!

    2. Adic Disp – Adic Tempo de serviçio, pois os dois não acumulam então são:

      26% Adic Disp – 10% do Adic Tempo de serviço: a 16%

      16% – 3% de aumento na pensão militar da 13%

      1. Ta ótimo ainda, os QE estavam espalhando aos quatro cantos que teriam seu salario diminuido, quando na verdade ainda terão um reajuste de 13% já, mesmo sem ter carreira, conseguiram um aumento na reestruturaçao das CARREIRAS, excelente !! Parabéns nobres QE

          1. Isso nos leva a conclusão que os mais beneficiados desse PL foram os Sgt QE, pois mesmo sem ter carreira e sem esforço nenhum, irão ser agraciados com 13% de aumento e 8 brutos de ST ao passarem para RR ,Sgt QE reclama de barriga cheia..

    3. Cada um vai ter uma porcentagem de ganho diferente. Depende de quando o sujeito entrou na carreira e sua situação (se ativa ou reserva)

      Mas o fato é, todos serão contemplados!

    4. Um ST ou 1 Sgt não irão somar 32 ou 20, respectivamente, de adic disp, pois terão que diminuir o adic tempo de sv proporcional que já recebem.

  36. Tudo se resolve com disponibilidade 32% para QE e manter a diferrnca dos 5% no adicional disponibilidade passando o aperfeicoamento de 45 para 63%.

    1. Negativo, CHQAO , Proporcionalmente, deve ser 50% maior que CAS para se manter a diferença de 10 pontos percentuais atuais. Então se o CAS é 45% + 50% de diferença, fica acima de 68% ou 73% como foi fixada.

  37. Eu não consigo entender por que os Qe, fazem esta jogada de querer prejudicar quem e de carreira, se o Qe esta insatisfeito pede para sair estudem e passem em concurso público,

    Mais pelo contrario eles almejam promoção de quem ficou anos na escola.

    Ai ja e demais aqui não se ve QESA da FAB que tem mais estudos que os Qe, e que fizeram concurso brigando no parlamento.

    Qe vão pegar uma enxada e capinar o quartel

  38. Admito que não tenho experiência na área militar e talvez eu não saiba das entranhas da caserna. Mas fiquei com uma dúvida. Qual o problema da emenda que proporciona aumento polpudo (sessenta e tantos %) pra todos da ativa e da reserva? Eu tô vendo os militares brigando, uns falando que os outros devem se dar mal por isso ou aquilo. Mas a categoria não deveria estar unida pra melhoria geral? Se o acesso aos cursos, pelo que li são deliberados pelos comandantes, que meritocracia é essa? Do meu ponto de vista, os cursos deveriam ter critérios totalmente objetivos e servirem para as promoções, que também aconteceriam por antiguidade. O presidente é militar, a cúpula do governo é militar e os militares estão brigando. Estranho, parece muita ganância e nenhuma empatia e falta de estratégia política do presidente que está dividindo a sua base eleitoral. Essa é só a opinião de quem está de fora vendo a briga de vcs. Se alguém puder esclarecer minhas dúvidas, eu agradeço

    1. O grande problema é o egoismo de alguns e principalmente o espaço ser a maioria do EB ,mesmo sendo praças eles se acham já ser oficiais e com isso se julgam os donos da verdade entre eles e até mesmo em relação a outras forças ,deve ser o curso de chacal ministrado a distância e em pouco tempo e quanto ao soldo penso ser da essência humana ,tem que ganhar mais para ter a sensação de superioridade.,agora ganharam espadins ,isso é uma tática para influenciar mentalmente ,fico até com medo de eles se matarem com isso.

    2. A idéia da meritocracia é incentivar o aperfeiçoamento constante do militar. Assim como no magistério e outras carreiras, onde o profissional é incentivado com melhorias salariais a cada novo diploma, que acarretam num crescimento qualitativo dos RH.

      1. Mas no magistério público, pelo menos no ensino superior, ninguém determina se vc vai ou não fazer determinado curso. Vc se matrícula no curso que “quiser”, dentro do rol pré determinado” , e depois leva o diploma. Todo mundo pode fazer, pelo que li a diferença eh que nas forças armadas não tem essa liberdade, então há preterição

    3. Se você não for um Qe fingindo ser paisano , seguem às respostas , no meu ponto de vista : essa emenda é inviável em termos orçamentários . As FAA tem um efetivo gigantesco ( na reserva e na ativa) . Se já está ruim aprovar uma reforma com 10 bi de economia , imagina uma com uns 40 bi no negativo. O objeto da reestruturação são os militares de carreira ( hoje nas forças armadas existe um contingente enorme se militares temporários ), e pare esses militares de carreira , a amplitude salarial é muito pequena entre início de carreira e final ( dependendo da carreira , a diferença em valores atuais daria uns 2 mil a 3 mil líquidos , com 30 anos de serviço a depender da carreira . Essa reestruturação deixou os militares no primeiro terço da carreira sem muitas mudanças ( tanto para praças e oficiais ) , e após isso ( lá pros 15 anos de serviço ) , a coisa começa melhorar um pouco . Esse raciocino se aplica tanto no adicional disponibilidade quando no adicional habilitação ( tão criticado ).

    4. Entenda uma coisa Sr. R, militares de verdade se caracterizam por valores militares, éticos e morais. Nosso sistema de recompensas em tempo de paz ou mesmo guerra se caracteriza por meritocracia, justiça se caracteriza por premiar os que merecem e punir quem tambem merece.

      Aqui não existe corporativismo, militares não sào coniventes com coisas erradas, principalmente quando são cometidas por outros militares. Um erro nunca justificará outro.

      Nossos adicionais são feitos de forma avalorizar a carreira e a dedicação ao aprimoramento militar, sempre existiu percentuais diferentes para cursos de habilitação de niveis diferentes, o destaque 5 da emenda 6 quebra essa espinha dorsal do aprimoramento militar.

      Esse destaque do capeta coloca em mesmo patamar remuneratorio:

      Curso de nivel básico (formação) 12%

      Curso de nivel médio ou técnico (Aperfeiçoamento) 20%. (45%)

      Curso de nivel superior tecnólogo. (Altos estudos) 30%. (73%)

      Nivela ao Bel. Prazer da reserva remunerada todos os cursos de todos os níveis em 65%, só uma mente aproveitadora e desonesta da reserva para propor um absurdo desses.

      Logo não pode ser aceito por militares honestos intelectualmente.

      Além disso nào será aprovada por causa do custo orçamentário que exigiria, pois não cabe no custo total de 86 bilhões do Ministero da economia, já exaustivamente publicado pela midia.

      1. O mais abalizado e lúcido comentário sobre esse tema, que por sinal, é bem básico e simples, mas que muitos aproveitadores, fingem não entender e ficam de mimimi com essa aberração da tal emenda “6”…

        1. Não se esqueça,caro ” desenhista” que o senhor está respondendo a um suposto civil,logo deve se referir aos cursos de forma generalizada e não específica! Entenda que a emenda 06 ,que também acho absurda procura atingir a todos os militares ,independente de posto ou graduação! Ao respondê-lo da forma como fez, o senhor tratou um assunto genérico com dados peculiares de uma classe específica! No seu comentário,o senhor não especificou que os seus dados são em relação aos graduados ou praças. Volto a frisar a minha recomendação!

          1. É exatamente o que fiz, não citei qualquer curso especificamente, apenas níveis e percentuais de curso.

            E você está enganado a emenda 06 atinge todo mundo, mas foi sugerida por graduados inativos e por isso me refiro apenas a graduados.

            A sua reconendação é dispensável, se não tem nada a acrescentar, fique quieto e deixe os adultos e veteranos tratar desse assunto, como com certeza é mais moderno que eu, peça permissão para se retirar, e suma da minha frente!

      2. Eu não sabia que os oficiais da AMAN saíam da instituição com curso de “nível básico” (12%). Também não sabia que um médico militar com especialização receberá 45% (nível médio ou técnico)! Recomendo a você não se referir a estes percentuais como nível “básico” e “médio”! Quando se fala em nível de formação, é apenas o nível exigido que atenda aos pré-requisitos da carreira. O grau de aperfeiçoamento é o grau atingido específico da carreira que pode ter grau médio como pode ser de altíssimo grau de conhecimento ,como uma especialização na área médica ( aliás, conhecimento bem mais elevado e complexo do que os seus altos estudos!).

        1. Senhor Oficial ou seja lá o que for, o que estamos tratando aqui é o que foi proposto por GRADUADOS INATIVOS DA FAB, então a abordagem feita no comentário acima se refere tào somente a carreira de praças, por isso coloquei apenas os níveis afetos a esses militares.

          Com exceção de QCO não vi nenhum oficial de carreira da ativa ou da reserva se manifestar contrário ao PL1645.

          Quem reclama insistentemente sobre a reestruturação das carreiras, é exatamente que não tem carreira ou não tem CHQAO.

          Então espero que mais esse “desenho” tenha explicado que não estamos citando carreira de oficial da AMAN, ou qualquer outra similar.

    5. Respondendo a sua dúvida, amigo QE fingindo-se de paisano, o problema se chama ORÇAMENTO DA UNIÃO. Ja imaginou o tamanho do impacto financeiro de dar um aumento linear de 65% das forças armadas? Ainda mais em tempos de teto de gastos? Não ia ter dinheiro nem para pagar a luz das OM, imagine para continuar tocando os projetos estratégicos!

    1. Quando a carreira militar tinha apenas 30 anos, o militar com 18 anos de idade que tivesse feito concurso para graduado do EB, ja com com 19 anos estaria iniciando seu CFS de carreira e antes de completar 30 anos de tempo de serviço, no mes de dezembro, estaria sendo promovido a Cap QAO.

      Resumindo a carreira de graduado do EB, nas melhores condições de idade e de comprometimento, leva exatos 30 anos entre formação e promoção a Cap QAO, então se aumentou 5 anos é só diluir esse tempo pelas 4 graduações e mais 3 postos.

      Hoje está mais ou menos assim:

      Formação 2 anos
      3º Sargento 7 anos
      2º Sargento 8 anos
      1º Sargento 6 anos
      Subtenente 5 anos
      2º Tenente QAO 2 anos
      1º Tenente QAO 3 Anos

      O posto de Cap QAO será alcançado dentro de 33 anos de serviço, ou seja deverá cumprir apenas 2 anos como Cap QAO para poder solicitar reserva, então não se preocupe se for da Força Terrestre, se não for, coloca aí mais 1 ano e 8 meses de espera para cada promocào.

  39. Essa situação de habilitação linear seria ótimo pra base do governo e pra evitar o racha. E os cursos habilitariam para as promoções, por exemplo pra ser capitão teria que ter tal curso, e o salário de capitão deve se maior q o de seu subordinado. Acho q todos ficariam satisfeitos , ativos e inativos e o governo fortaleceria sua base

    1. Na realidade, o mais lógico e que agradaria a todos era dar um aumento percentual linear pra todo mundo e deixar a estrutura de gratificações como está. Por exemplo, aumento no salário base de toda a categoria de 15% por 4 anos. Todo mundo ficaria “satisfeito” e nem teria essa situação de briga pq todo mundo ganharia. Quem tem os cursos já ganha um percentual por eles, pelo que entendi, então continuaria ganhando mas sobre um valor maior. Não aumentaria o percentual dos cursos e sim o valor base, q no final daria no mesmo pra uns e pra outros TB haveria ganho. Mas paciência, o governo não adotou essa estratégia então a discórdia parece que está posta e sem necessidade. Aumentou o desgaste e abriu os olhos de outras categorias por causa das intrigas de dentro das próprias forças armadas.
      Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

      1. Pra finalizar. Nas experiências que tive, algumas na iniciativa pública diga-se de passagem, não existia habilitação que justificasse um profissional ganhar 70% a mais que seu colega que ocupa o mesmo cargo. Isso pq o trabalho de um não vale 70% a mais que o trabalho do outro no mesmo cargo. Existiam incentivos pra Formação e profissionalização mas chega a um patamar que a especialização te leva aos cargos superiores. Por exemplo , um vendedor com MBA ou mestrado profissional não ganharia 70% a mais que um vendedor sem a formação. Se ele quer se especializar, ótimo! A partir do momento que ele tem essa qualificação, isso viabiliza que ele seja promovido a gerente ou diretor mas como vendedor há um percentual de 15 ou 20% no máximo pra diferenciar ele de um sem especialização, afinal todos são vendedores e deve haver uma razoabilidade entre o salário e o que ele efetivamente consegue entregar pra empresa .
        Só mais uma dúvida: tem algum general que não tenha o curso que dá o maior percentual ( ou pelo menos o segundo curso de maior percentual), ou esses cursos são pre requisitos?

        1. Caro camarada “R”,

          Nenhum militar irá ganhar 70% a mais do que outro no mesmo cargo. Os percentuais de habilitação serão escalonados em 12%, 27%, 45% e 68/73%. Perceba que a diferença será de 15% a 28% entre os adicionais adjacentes. Dentro da variação citada por você.

          Também cabe ressaltar que nenhum militar irá ganhar 70% a mais em relação ao outro ocupando o mesmo cargo, tendo em vista que QE não ocupa o mesmo cargo de sgt. Coloque na sua cabeça, de uma vez por todas, que QE ocupa cargo de CABO e não ocupa cargo de sgt. Apesar de algumas vezes desempenhar as mesmas tarefas, são carreiras totalmente distintas. É a mesma situação que pode ser observada na iniciativa pública nas carreiras de técnico e analista. Apesar de ambos desempenharem praticamente as mesmas tarefas, este recebe quase o dobro daquele.

          Outro ponto interessante é que vendedor exerce atividade na INICIATIVA PRIVADA. Nada tem a ver com iniciativa pública. Mas acredito que você saiba disto, em virtude de sua “experiência” na iniciativa pública.

          Por fim, por favor, não venha perder o seu tempo querendo promover contrainformação e corporativismo esquerdista aqui neste blog. Deixe de ser leviano, pois dificilmente paisano possui tanto conhecimento da carreira militar, bem como do teor da PL1645/19. Os civis estão acompanhando a reforma da previdência de perto e estão se lixando para a reforma da proteção social dos militares. Muito menos querem perder tempo enviando comentário num blog militar. Tenha o mínimo de amor próprio e deixe de lado esta autovitimização. Pare e perceba o papel rídiculo que esta desempenhando.

          1. Prezado “anônimo”,

            Não entendi a sua indignação. Apesar de aparentemente esclarecer algumas dúvida vc foi extremamente agressivo.
            Está acontecendo uma reforma na previdência ‘civil’ e estão retirando direitos e endurecendo as regras. E a “mídia” está divulgando que os militares estão se engalfinhando na reforma da previdência militar, apesar da economia proporcionada ser muito menor. Qualquer cidadão deveria se interessar pra saber o q está acontecendo nas duas reformas e o melhor lugar é onde cada categoria pode falar. Os militares também deveriam tentar entender a reforma da previdência civil, pq vcs também pagam por ela.
            Agora, de fato, o problema de apenas ler e não ter a experiência do dia a dia é não compreender algumas questões sobre a exata atribuição de cada ator na prática . Por isso, eu não defendi ninguém.
            Como no anexo do projeto não informa quem pode fazer cada curso, o leitor/cidadão civil tem a impressão que num mesmo cargo pode existir oscilação de 0 a 70%. Ainda mais quando parece haver uma briga interna.
            Mas, enfim, obrigado por seus esclarecimentos

        2. Caro camaradada “R”,

          Será que realmente foram suprimidos ou alterados os direitos na reforma da previdência?

          Foi retirado o direito de exercer qualquer outra atividade fora do horário de trabalho? Todo militar deve dedicação exclusiva à Nação. As praças são punidas disciplinarmente pelos regulamentos e os oficias respondem penalmente por exercer outra atividade, conforme o Código Penal Militar.

          Foi retirado o direito ao voto ou a participação política? Todo recruta das forças armadas é proibido, por lei, de votar. Quando ele incorpora é recolhido o seu título de eleitor. Cabe instar que, em todas as eleições, milhares de militares são obrigados a justificar o seu voto por estarem participando de operações da Garantia de Votação e Apuração, conforme determina o Código Eleitoral. O militar da ativa também é proibido de filiar-se a partidos e de participar de atividades políticas, especialmente as de cunho político-partidário.

          Foi retirado o direito à liberdade? Qualquer militar fica sujeito ao cumprimento de prisão disciplinar a qualquer instante, chamada “pronta intervenção”, podendo vir a cumprir até 30 dias de xadrez por algo que não se caracterize como crime (por somente um ato de indisciplina).

          Foi aumentado o tempo de três anos do estágio probatório para os servidores públicos civis? Todo sargento das forças armadas só adquire a estabilidade após 10 (DEZ!) anos de serviço.

          Foi suprimido o direito ao FGTS, à sindicalização, ao adicional noturno, ao adicional insalubridade, a hora-extra? Nenhum militar possui isto.

          Foi retirado o direito de estabelecer residência fixa? Os servidores públicos somente são removidos para outro local quando solicitam, por espontânea vontade, aos seus superiores. Em contrapartida, todos os militares são obrigados a serem transferidos para os mais diversos rincões do país, mesmo quando não solicitado.

          Outro ponto importante que gostaria de ressaltar é a propagação sobre a economia da reforma da previdência/reforma da proteção social. Por favor, não seja mais um elemento de manobra da mídia e saiba analisar corretamente os dados apresentados conforme os preceitos estatísticos. Se for analisar a economia de cada grupo, como um leigo faria, logicamente que os militares iriam contribuir pouco, por ser um efetivo infimamente menor dentro do todo. A análise mais tecnicamente correta e mais justa seria a per capita. Após as reformas, OS MILITARES SERÃO A PARCELA DA SOCIEDADE QUE MAIS TERÁ PROPORCIONADO ECONOMIA PARA O BRASIL. Ao término do processo, cada militar terá contribuído, em média, com R$181 mil, enquanto que cada servidor público terá contribuído com R$140 mil e os trabalhadores da iniciativa privada terão contribuído com aproximadamente R$ 10 mil, per capita.

          Por fim, não temos brigas internas. Não existe luta de classe dentro das Forças Armadas. Temos HIERARQUIA E DISCIPLINA dentro do nosso efetivo.

      2. Deixa de ser burro, esse Pl é para atrair e manter militares na CARREIRA, não é aumento de soldo, e serve para voltar a pAridade perdidavem 2001

      3. Não se trata de dar aumento linear, se trata de reestruturação das carreiras dos militares da ativa.
        Como nao se trata de aumento, não houve qualquer reajuste de soldo ou do adicional militar.

        A reestruturação criou novo adicional de compensação por disponibilidade militar e reorganização do adicional de habilitação militar, que se trata de cursos efetivamente concluídos.

  40. Ao comentário das 20:26……Não dará acesso ao oficialato…..Eles (os cursos, no caso CHQAO) são apenas requisitos para poder ser promovido. Niguém tem essa promoção garantida na sua carreira. Infelizmente.

  41. Qualquer pedaço de PÃO dado um mendigo morto de fome será um banquete.

    Fica a dica pessoal de carreira.

    Seria interessante solicitar nessa reestruturação a volta do Auxilio Moradia, em virtude da falta de PNR, melhor que ficar discutindo sobre qualidades individuais de cada Posto/Grad.

  42. O Sr Ten QAO o Montedo deve ter sadismo ao QE por não ser oficial da AMAN
    só pode ser isso para gostar tanto de malhar os QE
    não tem outra explicação ou tem?

    1. Amigo, não é ele quem malha! É o único que dá oportunidade de militares ou não,na condição de ter sua identidade preservada ,de exporem suas opiniões! Obviamente há excessos por partes de alguns,mas na medida do possível ,permite que você possa expôr a sua crítica,inclusive a que você está expondo neste momento!

    2. Penso que não amigo ,ele parece ser Capitão e esta tranquilo ,creio que como administrador ele respeite a opinião de cada um .mesmo que não concorde , cabe a nós receber o contraditório e ter um entendimento das idéias ,quantas vezes recebi escritos não favoráveis e tive que respeitar a opinião do colega mesmo não sendo a minha

    1. Fui Ch Instr de TG por 3 anos e posso afirmar que o ST/Sgt não recebe GR nessa função. Apesar de ser condecorado com distintivo de Comando, não havia esse reconhecimento da Forca, que vêm em boa hora, cessando o discurso de PL dos Generais, talvez possa ser chamado de PL dos militares de carreira ou PL DO EB.

      1. Concordo parcialmente. Existem Of QAO e Praças que merecem nosso apoio e voto. O único Praça que NÃO votarei será o Sr Deputado federal Hélio Negão (ST da Turma 1992 e preterido na promoção ao oficialato). O referido Deputado NÃO fez, nem faz NADA para ajudar os militares. A única vez que se pronunciou sobre o assunto, foi naquele lamentável episódio do Sgt-Mor. É mesmo assim, numa reunião com alguns Of Gen. Ele só sabe acompanhar o Presidente Bolsonaro em todos os deslocamentos…….

  43. Eu estava certo que a emenda do quadro especial de praças (QEP) ia ser aceita na comissão do PL 1645/19. Tinha quase certeza que o relator ia incluir a merecida emenda do nobre deputado Paulo Pimenta, contemplando os sofridos QE, acabando com o Quadro Especial e criando o QEP para que nós Sgt QE merecedores pudéssemos chegar até Subtenente e com as promoções imediatas sem realizar CAS e nem cumprir interstício, é muito demorado, vejo o sofrimento do pessoal de carreira. Já estava me preparando para o TFM, inclusive já tinha comprado meu uniforme de TFM, apesar que estou encostado faz quase 5 anos por problemas na coluna e também faz quase 5 anos que não tiro um único serviço, fico só cumprindo o expediente no ramerrame. Agora se tivesse saído o Quadro Especial de Praça eu virava o Superman e voltava até tirar serviço, e claro, realizar umas corridinhas me preparando para o TAF e tirar meu Excelente.

  44. Só para esclarecer o que é obvio, porém, esquecido por alguns coleguinhas da reserva. Não existe essa de militar da reserva tendo mesma graduação que o da ativa ser mais antigo. Militares da reserva não ocupam vaga nas fileiras, então logo são mais modernos que os da ativa, respeitando posto e graduação é claro. Então o 1º SG que for promovido a Suboficial daqui a dez anos, será mais antigo que todos os Suboficiais da reserva. Diga se entendido?

  45. A TÍTULO DE INFORMAÇÃO, JÁ TEMOS PERTO DE 100 ASSINATURAS PARA LEVAR O PL 1645/19 PARA O PLENÁRIO DA CÂMARA FEDERAL, CASO JUSTIÇA NÃO SEJA FEITA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA A TODOS MILITARES, ATIVA E RESERVA DAS FFAA.

    1. Vai passar vergonha novamente !! Quem avalia se leva para plenário é a própria comissão, acha mesmo que vão permitir que tudo volte a estaca zero somente pq alguns estão insatisfeitos e desejam porcentagens absurdas ?? kkkkkkkkkk Me poupe.

    2. Caramba! Até quando esse mimimi militar?! Indo ou não para o plenário, que no caso, não irá, pois a comissão já deu o recado que a votação a favor é quase unanimidade, será de novo um perda de tempo e retrocesso, pois o PL já tá aprovado e segue o baile. Sugiro que imprima as assinaturas e faça uma moldura e coloque na tua sala, como recordação do PSOL.

    3. Okay se quiser, eu que tenho CHQAO, assino também, não tem problema, apenas mais procrastinação, vai a plenário em novembro, PL1645 será aprovado de qualquer maneira, mas não dará tempo de ir ao senado este ano, mas no ano que vem será aprovado no Senado de qualquer maneira também e entra em vigor só em 2021, já cobrando os 10,5% de cara, tá bom para você?

      Para mim não faz qualquer diferença, já ganho 11 mil liquido hoje, posso esperar para receber mais 2 mil em 2021, sem stress…

  46. Me espanta o nível de inteligência do pessoal por aqui ,só especialistas das mais diversas áreas ,entendem de tudo ,até conselhos familiares ,especialistas em oleo, ,limpeza de praias etc , conhecedores do que há de mais complexo na vida , me deixa até mais tranquilo caso haja alguma guerra ,são os verdadeiros picas das galaxias ,se graduados tem essa capacidade ,imagina seus generais ,devem ser deuses alados das galaxias ,existem os que concorrem a escala das postagens ,que maravilha

  47. Respeito seu trabalho de informante ou qualquer nome ,apesar de não gostar pois chamais aceitaria faze-lo ,pessoas como você são pessoas limitadas , creio até com problemas familiares que buscam nos outros a sua realização .Realmente não faço parte disso que você vive,não me sentiria util e muito menos feliz tendo que servir como bobo da corte para os outros ,uma especie de idiota utíl , Não irei dar conselhos ,você não saberia usa-los ,mas procure estar mais presente na sua casa, dê atenção a sua família,sua esposa , seus filhos ,isso vai ajuda-lo muito .suas frustrações pouco ou nada interessam aos outros,muitas pessoas até gostaria de responder suas postagens, mas não fazem,por achar que não vale a pena ,mas ouso a tecer algumas palavras para tentar ajuda-lo a refletir ,claro ,não irá aceita-lo pois é um fuzileiro ,machão ,prepotente ,não dando espaço para conselhos ,mas pelo menos você leu até aqui .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo