Emendas ao PL dos militares: extinção do PTTC, promoção de QE a subtenente e equiparação entre CFC e ECEME

ANEXO III

O PL 1645/2019, que trata da reestruturação da carreira dos militares, está recebendo propostas de emendas, apresentadas por parlamentares que integram a Comissão Especial criada para analisá-la na Câmara dos Deputados.

 Dim-dim para os pracinhas

Pompeo de Mattos (PDT/RS), quer instituir uma indenização de R$ 300 mil para cada um dos 317 ex-cabos e soldados do Exército que integraram o 20º contingente do Batalhão Suez, que estiveram presentes na chamada Guerra dos Seis Dias, em Missão de Paz.

Segundo Pompeo, o governo brasileiro não providenciou a retirada imediata da tropa, após o Egito ter decretado a saída de seu território da Força de Emergência da ONU,  “expondo-os ao sacrifício inútil de suas vidas”.  O parlamentar gaúcho propõe que os ex-militares sejam equiparados a ex-combatentes.

 Xô, vampiros!

A extinção da Prestação de Tarefa por Tempo Certo (PTTC) é objeto da proposta de Mário Heringer (PDT/MG). “Não identifico justificativas para manutenção as despesas deste instituto ao oferecer-se adicional de 30% sobre os proventos de um quantitativo não estimado de reservistas, e sem comprovações da efetividade da medida”, afirma Heringer em sua justificativa.

 O QE vai virar sub

Já  Felício Laterça (PSL/RJ), propõe a promoção a subtenente dos sargentos do Quadro Especial, de forma a assegurar um tratamento isonômico com os seus equivalentes da Marinha e da Aeronáutica, segundo o parlamentar.

 CFC = ECEME

Paulo Ramos (PDT/RJ) e David Soares (DEM/SP) querem modificar os adicionais de habilitação, constantes da tabela do Anexo III ao PL. Altos Estudos, Aperfeiçoamento, Especialização e Formação dão lugar a um percentual único para militares estabilizados e inativos e outro para militares temporários.

Tabela de adicional de habilitação constante do PL 1645/19
Nova tabela, proposta pelos deputados Paulo Ramos e David Soares

 Subão = Major

O carioca Paulo Ramos vai além: propõe uma nova tabela de vencimentos, que extingue o escalonamento vertical, equiparando o soldo de subtenente ao de major.

402 respostas

  1. O dia que um subtenente tiver o mesmo nível de responsabilidade que um Major passo a achar justo receber o mesmo.
    Salário nas forças armadas tem haver com o nível de responsabilidade e o desempenho de cargos de chefia, direção e assessoramento.
    Sobre um QE com um CFC ganhar igual a alguém com altos estudos, eu questiono qual o estímulo pra alguém querer ter progressão de habilitação funcional na carreira?
    Em que empresa um cara que é técnico ganha o mesmo que alguém que desempenha um cargo com mestrado ou doutorado?
    É somente um parlamentar sindicalista que pode propor algo tão imoral

    1. O major tem tanta responsabilidade que é assessorado por diversos praças para cumprir sua missão.
      Fora os praças formados em direito que são “assessores” de diversos Btl sem remuneração para tal.

        1. Muitos QES são peça chave de vários quartéis e muitos de sgt de carreira não querem fazer nada e só reclamar e olha que eu conheci muitos assim e estas topeiras são invejosos e só querem o mau dos QES que na sua maioria são trabalhadores dedicados a seu batalhão.

          1. Se dizem dedicados, mas nunca vi um QE ministrar uma única instrução, conduzir uma sessão de TFM ou de ordem unida. Não fazem diligências, sindicância ou participam de IPM. Fazem aquilo que aprenderam. Algum Sgt de carreira lhes ensinou. E fazem isso a vida toda. Estacionam numa missão e da zona de conforto não saem. Assim fica fácil se dizer Sgt.

          2. QE já deveria se dar como satisfeitos, são os únicos servidores do executivo, estabilizados e sem concurso público.

          3. Chega a ser ASQUEIROSO uns comentários ralei 30 anos fiz missão e função de 1 Sgt e Sargenteante e em Fronteira devemos sair ST sim igualmente. Cada Of que só pensa nele . vergonha.. Selva

          4. QE não tem formação par tal. Portanto não tem competência funcional, até mesmo pelo grau de escolaridade exigido para o cargo (Cabo).
            E querem receber como Subtenente?
            Infelizmente não dá.

          5. Lembre-se que pra um praça chegar a sub-tenente, ele ja tem muito mais tempo de serviço que eu m oficial que chegou a major. Acho merecido a equiparação do seu salário, lembrando que o major ainda conseguirá ir além, e o sub ja estará findando sua carreira.

          6. sou do quesm e trabalho como assessor jurídico do meu batalhao e ao contrário dos SG de escola que saem do curso mau sabendo fazer uma CI.

          7. É difícil amigo, ter um QE que vista a camisa. Só diz que é sargento, quando é pra morar em PNR, comer no cassino, contracheque. Pra ir tirar CMT GDA, adjunto de seção, diz que é cabo e por aí vai. Não faz faxina pq diz que não é soldado. Logo, os que tem doutorado, mestrado, etc… Pq não fizeram CFS e AMAN? Outra, nunca passaram por severas avaliações.

          8. Sidney
            O problema dos Militares, São os próprios Militares, os QEs não fizeram curso de Sargentos. Os sargentos nâo fizeram curso de Oficias,Pq os Sargentos de Escola brigão tanto para ser Oficial QAO e os QEs que deram sua vida toda de dedicação não pode Sair Sub . Parem com essa besteira cada qual se preocupe com o seu e deixe de se preocupar com os dos outros, temos que se unir. Os praças tem que ser unidos.

        2. Sr Luiz vejo que provavelmente você foi contaminado por ideias erradas. O Sr precisa rever seus conceitos um tanto quanto discriminatorios. Por acaso tem noção do que é ser um Encarregado de material. Ter sub sua carga alguns milhões em material? Quando o Sr chega na área de acampamento e vê tudo pronto, não sabe o trabalho e empenho do ST. Por favor, saia um pouco mais de sua sala refrigerada.

          1. Não viaja na maionese! A Nossa reforma esta dentro do planejamento do ministro, o País esta travado economicamente, essa reforma foi condicionante para a reforma do civis, acham mesmo que se travaria tudo somente pq alguns QEs estão descontentes?? PELO AMOR DE DEUS.

          2. Camarada, qualquer um sabe o que é ser encarregado de material, não precisa ser muito inteligente pra montar um campo, onde sirvo vi soldado antigo comandando recrutas e montar um e o site de ESA só recebendo elogios, e várias vezes fiquei no lugar do encarregado de material, nada de mais.

          3. Só assim para poder contestar com afirmação de que:

            Sim, já vi as melhores instruções serem ministradas por Sargento Especial QE. Com dedicação, conhecimento e domínio dos assuntos.

            Sim, já vi SGT QE conduzindo as missões de Encarregado de Material com sucesso.

            Sim, já vi SGT QE como guia de TFM Centralizado e com uma precisão melhor.

            Sim, já vi SGT QE sair do SV de Guarda, vibrando na condução e Motivação dos Soldados e do Cabo.

            Sim, já vi SGT QE, em várias OM, conduzir com sucesso a super responsabilidade de SGT ARMEIRO, responsável pela Reserva d’ Armas ou SALA D’ARMAS.

            Sim, já vi SGT QE conduzir com maestria o P O.

            Sim, quem critica SGT QE, critica os subordinados, superiores e os pares.

            Fui muito acertada a decisão de Segurar os SGT QE, por intermédio da Promoção a 2 SGT, o Custo de substituir um profissional de ALTO GABARITO, confiança e conhecimento.

            Sim, pode ser realizado nos moldes do EAD chqao um CURSO EAD chasten (curso de habilitação de auxiliar de subtenente) disponibilizado aos segundo sargentos que assim desejarem prosseguir dando sua contribuição ao EB.

            Ou, se for o caso, seguindo os moldes da Legislação para a Promoção a Segundo Sargento, dentro da legalidade, como são poucos os que ainda estão na ativa, disponibilizar aos interessados a Possibilidade de irem até as Escolas, EASA ou ESIE, assim fazendo juz aos mesmos conhecimentos dos demais.

            Aos que distorcem a visão dessas possibilidades, nas vertentes do conhecimento teórico dos Alunos das Escolas de Formação e dos SGT QE que no decorrer dos anos de vivencia e de serviços aprenderam na prática.

            Agradeço a oportunidade, desejando Sempre Sucesso à Todos, em especial aos SGT QE.

            CAP QAO.

          4. Eu fui ST durante 5 anos e meio , aprendi e sei todas as artimanhas dessa função muitas vezes mal reconhecidas . Tomei conhecimento que , num passado recente , o Material Carga de uma de uma sub-unidade era de responsabilidade do seu Cmt e não do ST !

        3. as associações tem é que travar essa PL, estão colocando muitas coisas que não vão nem considerar. Os Praças ativos e inativos não podem aceitar que sejam traídos e prejudicados. Caso isso aconteça o prejuízo tem que ser para todos. Travar a PL agora é mais coerente. Tem que colocar o Bolsonaro na jogada ele traiu os praças e tomou partido para atender os generais. Os praças ativos e inativos e todos os prejudicados tem que se unirem para não pagar a conta e não aceitar tratamento diferenciado e discriminatória nas FFAA.

          1. Quais os praças da ativa vc se refere ? de onde vem essas conclusões em nome de 327 mil militares da ativa ? Já adianto que na Marinha a maioria é pró-reforma. Não fale pelo outros, a classe de QE é ínfima dentro dos FFAA. Achismo não adianta em nada.

          2. Após duas mensagens lidas se tem a clara noção de pq os oficiais merecem e os praças não. Ele são UNIDOS. Aqui só vi inveja e um querendo ser + que o outro. A união dos oficiais é o que faz a diferença, um major engenheiro, infante, quadro complementar, fanha o mesmo.
            Enquanto não nos unirmos, nada vai mudar. Não vejo em que um QE ir a ST vai afetar a vida dos demais… Pura inveja. Ou seja, estamos exatamente onde merecemos

          3. Vc é um recalcado, ST, só serve muito mal p ser encarregado de Mat. o restante de todo o Av. dele, quem faz são os QE , inclusive o função deles .

          4. O Enc Mat é o responsável por toda a logística das operações atinentes a SU, ainda mais quando esta for isolada. É o responsável por todo material da SU, zela para manter as dependências, equipamentos e viaturas nos mais elevados índices de conservação, além de exercer a liderança dentre as praças da SU, mantendo a disciplina e o moral elevados.
            Isso é pouco?

          5. Aí depois de toda essa lorota, você acordou! Certamente estava sonhando…Você deve ter visto um indivíduo iluminado e motivado entre tantos QE’s que arrastam corrente nos quartéis desde a época de sua estabilização. Entendo que sem perspectivas a motivação fica prejudicada. Emblemática foi a época da promoção a 2º Sgt que obtiveram no canetaço (2013). Muitos que se escondiam do TFM e TAF; de muleta; dispensas médicas e de escalas de serviço; licenças e afins, subitamente melhoraram suas condições sanitárias para poderem ser promovidos. Passada a promoção, muitos voltaram à situação anterior: fazer nada (ou quase nada) para não se cansar!

        4. Esses caras tem que entender que o EB tem que agradecer em ter no seu quarto a classe de QE’s. Para alguns “militares de carreiras” somos cabos de gravata, mas não se esqueçam que ralamos muito pra chegarmos aqui. Outro fato são os Sgt de carreira que saem Oficiais QAO. O que vcs acham que são para os oficiais de carreira? Sgt de gravata!!! E assim vida se segue….

          1. Sou Of QAO, de fato e de direito, e nunca conheci um Oficial de carreira mais profissional que eu, coloco todos no chinelo, quando o assunto é conhecimento técnico e profissionalismo.

            Quanto aos QEs nem deveriam existir, como já foi citado pelo presidente da comissão do PL1645, é um Quadro inconstitucional.

          2. Coitado do QE que pensa ser Sgt (=Cb de gravata). Coitado do QAO que pensa ser Of (=Sgt com estrela)

          1. Infelizmente, estamos nessa situação por incompetência dos nossos superiores.Porque eles só olharam para os seus umbigos, com seu egoísmo acima de tudo.

          2. Sinceramente, acredito que todos deveriam ser tratados com isonomia, os percentuais tanto de habilitação, como adicional militar e como esse adicional de disponibilidade deveriam ser iguais para todos militares…daí me perguntam onde estaria a meritocracia, lhes respondo, o percentual está encima do soldo, quanto maior o soldo, maior os proventos…injusto é dar menor percentual para quem já ganha menos…ainda vemos outras diferenças gritantes entre postos e graduações diferentes(auxílio natalidade, auxílio fardamento, sem falar cursos e transferências)…oficiais tiram serviço máximo 5 anos, praça 25(quem é mais disponível), fora outras questões como PNR…muitos direitos para quem ganha bem, e poucos para quem ganha pouco….

          3. Tenho 32 anos de coturno e a minha opinião é a seguinte : optei em ser militar do Exército e nunca reclamei nesses anos de serviço, foi minha escolha, não concordo com várias coisas q aconteceram, nas sou soldado e sei o q é ser militar, e cumpro com minhas missões e estou satisfeito com minha profissão. Brasil acima de tudo e Deus no Controle

          4. Boa tarde a todos, posso dizer que tbm sou militar (SD Ep) com 15 anos de casa 13 ativa hj estou adido devido acidente. Vejo muitos criticarem que fulano é isso é aquilo mas cada um não olha sua própria sombra, pode ser que amanhã eu esteja na reserva ou licenciado mas não crítico ninguém e só agradeço pelo apoio de todos que tive tanto QE como Sgt carrereira e os Of. Tenham orgulho do que vcs conquistaram pq eu como sd conquistei minha casa meu carro que não é Fusca apesar de ter um tbm e tenho Subaru Forrester isso com salário $250 que ganhava em 2005 até hj ganhando $1750. Foram 15 anos de luta mas hj estou feliz com essas conquistas casado e com 1 filho. Com essa mudança alguns ganham e perdem mas no futuro todos ganham, quem sabe em 2023 tenha um reajuste no soldo para todos. Desculpe se falei besteira mas é somente oq penso. Grande abraço a todos

        5. Tá mais que na hora das forças armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) valorizaram o quadro QE, conforme a FAB fez com as CB femininas que foram promovidas Suboficial e com a criação de uma portaria os Taifeiros RR já foram promovidos e os da ativa também serão promovidoa Suboficial.

          1. Boa noite a todos, li alguns comentários e só vi e entendi que estamos divididos cada qual olha o próprio umbigo, uma vergonha. Se o chef presidente achar que devem ser aumentado o soldo do praça qual o problema. Vai reclamar com o chef. Ou estuda mais e vai fazer missão na Antártida. Um grande abraço a todos. Ex Cabo do Exército Brasileiro. AD/1.

          2. Lendo todos os comentários pude ver por que os praças em geral são vistos cm inferiores não ha união entre a propria classe talvez um dia os praças serão valorizados mas isso so acontecera quando todos enxergarem que estão no mesmo barco

          1. Temporário ja foi dito temporário antes de entrar na força j sabia sou sub nao sou a favor de Q E e nem de carreiravagora o que ja foi mandado vai ser aquilo chorando ou gemendo

        6. Caro Luiz, vc tira suas conclusões tendo como base apenas suas experiências. Se vc for no Qgex verá subtenente exercendo funções importantíssimas na área administrativa. Já vi subtenente ensinando Major do QCO como montar um processo licitatório, subtenente assessorando Cmd de Om em diversas áreas e etc. Depois você vem falar de estímulo, qual estímulo um subtenente com mais de 20 anos de serviço, com nível superior e pós graduado, tem ao ver um tenente OTT entrando na força ganhando mais que ele e ainda mandando nele? É complicado!!!

        7. E com essa proposta de equiparar o soldo de Sub ao de Major, como ficaria a situação dos Suboficiais/Subtenentes que fossem promovidos a Oficial? Voltaria ao soldo de Tenente? O pessoal da Reserva? Acho difícil essa implacar…

          1. Cada um no seu quadrado….esse é o melhor resumo para todas as questões. Cada um fica puxando a sardinha pro seu lado. O que vier é lucro!

        8. Sou QE e formado em nível superior.
          Trabalhamos igualmente aos demais e de uma forma até mais penosa por não termos opções de avançar na carreira.
          Não pense que existem tantos QE assim no exército e c certeza somos merecedores de uma valorização.
          Nossos vencimentos foram diminuídos, achatados vergonhosamente.
          Fiquei mais de 20 anos na fronteira, local onde poucos são voluntários para servir e ao ir para a reserva nos tiraram até o adicional de primeira categoria.
          Não vemos oficiais lutarem por direitos que não os pra eles mesmos.

          1. Os representantes das associações tem que conseguir as assinaturas dos 51 deputados, para o PL ser votado no plenário da câmara dos Deputados.

        9. Eu nao sei como funciona o QE do Exército, Mas na Marinha do Brasil eles desempenham as mesmas funções dos SG e SO de formação. Inclusive alguns Almirantes preferem os QE ´por terem mais experiencia na profissao. Exemplo: um operador de Radar ou Sonar, Diretor de Tiro, Eletronico etc.. todos guarnecem os mesmos equipamentos a bordo e rendem um ao outro na escala de serviço. outra coisa, todos os QE da Marinha são concursados. Ingressaram nas Escolas de Aprendizes de Marinheiro (curso com duração de 1,5 ano)

      1. Falou tudo meu camarada. Já viu quando um Capitão é promovido a Major? Se acha o máximo, muda as cadeiras de lugar, coloca nome na impressora, na mesa, a mesa está sempre arrumada, pois o mesmo, não FARA MAIS NADA, porque existirá alguém pra fazer, documentos não assina mais, tem sempre alguém que faz por ele. Só que ele descobre que ele não é porra nenhuma.

      2. Hahaha, tá certo, camarada, como já dizia minha sábia avó, doido não é quem pede, doido é quem dá. Na dúvida peça, porque o não você já tem.

        E o bom é que o mesmo QE que berra “farinha pouca, meu pirão primeiro” é o mesmo QE que quer ganhar 65% e dar 12 para o Cb EP que tem o mesmo CFC que ele.

        Falando sério, meu amigo, você está se perdendo nas Forças Armadas! Faça um concurso para técnico judiciário, com o seu doutorado você passa com o pé nas costas, leva seu tempo de serviço e ainda vai ganhar o mesmo que o juiz, não é mesmo? Porque o mundo é assim mesmo, o técnico judiciário que monta o processo ganha igual ao juiz que só faz assinar, o mestre de obras que levanta o prédio ganha igual ao engenheiro que projeta e fiscaliza a execução, o estoquista ganha igual ao gerente do supermercado!

        Vai lá QEzão, larga essa vida de escravo do EB e se joga na vida civil, e viva a revolução do proletariado! Se a classe trabalhadora é a que produz, a ela tudo pertence!

          1. Esses aducionais sao tao desprovidos de logica que antes mesmo de ser aprivada a PL Marinha e FAb criaram cursos so para adequar

        1. A questão dessas divergências nos remete ao passado.
          Na missão de paz no Haiti, a ONU pagava por fuzil ,mas o governo Brasileiro destilava e repassava por patente. Ou seja
          Coronel e soldados ganhariam o mesmo .
          Sacanagem é o npor, rapaz de 20 anos dando ordem em sub-tenente que tem 30 anos de serviço.

        2. Excelente comentário condensou e detonou todos os argumentos imorais defendidos pela horda QE e pelos Graduados simpatizantes do “coitadismo desmeritocrático”

        3. CONCORDO CONTIGO TEMOS MUITOS PRAÇAS FORMADOS A NÍVEL SUPERIOR ADVOGADOS FISIOTERAPEUTAS ENFERMEIROS E MUITOS OUTROS PARTINDO PARA A VIDACIVIL SENTIRÃO A DIFERENÇA FINANCEIRA E SOCIAL E AINDA PODERÃO OS IRMÃOS DA CASERNA

        4. Sobre o QE não existir, respondo ao companheiro acima, então em 1981 quando foi criado o quadro especial por Generais do Alto Comando, foi o reconhecimento de um militar que trabalha honestamente e dedicado com seus afazeres, com amor ao país. Não um bando de carniceiro que só pensam no status e no dinheiro, usam a carreira das Forças Armadas para conquistar seus interesses pessoais.

          1. o ser humano e um eterno inconformado ta sempre reclamando e achando ser melhor que o outro e come no mesmo prato, e chama de irmão de companheiro chega de se enganar sejam verdadeiro consigo mesmo esses discursos não vai mudar o salario e sim criar essas diferenças,

        1. Ninguém nas forças armadas brasileiras tem tanta responsabilidade jurídica quanto o controlador de voo, entretanto é extremamente mal remunerado, nem folga tem direito.

        2. O tamanho da cadeira varia de acordo com a gordura corporal do incompetente que nela está sentado, e a quantidade de vezes que ele pede ajuda aos auxiliares… porque o mesmo não tem competência pra fazer!!!

          1. primeiramente vc deverá fazer o curso do ensino fundamental, pq para escrever paz com “s”, tá de sacanagem e ainda quer se comparar com militares que passaram em concurso público.tnc

      3. Exercito agora resolve fazer concurso para cabo especialista. Estas funcões sempre foram desempenhadas por Cabos e Sargentos QE mesmo sem concurso para evitar gastos com concursos e aproveitando os militares que já tinham se aperfeiçoado por conta própria. Nunca foi considerado no contracheque estes cursos. A hora é agora numa reestruturaçao. Datilógrafos nos anos 80 digitador e operador quando surgiu a internet nos anos 90 nos quarteis. Justo sim dar o mesmo percentual ao CFC e ECEME porque é sobre o soldo de cada um. Alra patente ganha mais proporcional ao cargo. QE é ate hoje o militar que mais deu serviço de 24. Qualquer militar sabe disto. Solicitam ao Líder que mantenha integralidade salarial entre Ativa e Reformados.

        1. General Reformado e 3 Sargento Reformado serviram juntos nos mesmos quarteis. Justo todos levarem para inatividade os adicionais ou começam a quebrar a Lei do Estatuto quando abandonam a integralidade com penduricalhos para Ativa que nao alcança a Reforma. Só contempla justamente os Generais que assinaram este projeto.

        2. Engraçado nas OM que servi Cb e Sgt QE assumiu não no papel (Boletim) e sim de fato as funções de Enc Mat e Sargentente e muito bem exercida essas funções e os que eram habilitados para tal função publicado em BI não sabiam o que fazer e ainda até hj vejo isso. Aí eu pergunto será q esses profissionais não merecem ser reconhecido com um salário melhor.

          1. Baixo padrão dos ST e Sgt dessa OM hein!
            Não tenha isso como regra. Vc já serviu em outras OM? Parece que não.

      4. Jangal, bem se vê que você não sabe as diferenças na estrutura de uma organização. Gerenciamento é diferente de assessoramento. Enquanto vc não souber o que é isso, não tem como discutir. Por isso uns ganham mais que outros: Capacitação e conhecimento da atividade! Ser formado em direito ou administração não dá a capacitação para comandar nem GC.

        1. Esta polêmica toda e porquê os concursados não aceitam,mais eles tem que aceitar porquê até mesmo o quadro dos Qes já acabou e só restam poucos militares que carregavam o brasil nas costas enguanto eles comia Danone e miojo,corram atras dos seus direitos também gente deixem quem já foi a querra.

      5. Geralmente as SIJ (Secões de Investigacão e Justiça) têm vários Graduados trabalhando como Assessores Jurídicos, sem horário definido e sem nenhuma contrapartida.

      6. Pelo que entendi a emenda a pl, estão querendo promover o QE a subtenente, equiparando os QEs da Marinha e Aeronáutica. Sou QE, da Marinha e não fui promovido a suboficial. Tem alguma coisa errada nessa emenda.

      7. Assessoram porque querem! Se o militar é Subtenente ou sargento e presta assessoria jurídica como bacharel em direito é por vontade própria,jamais por imposição de alguém! Tem sempre um “agrado” ,uma “vantagem” nesta estória! “Naaaaada é de graça!”

      8. Concordo com você Luiz. Deve haver progressão do salário e de gratificações a medida em que se avança na profissão, mas descordo no tocante a ideia de que um Major tem “sempre” mais responsabilidades que um subtenente. Poderíamos levar para o campo prático e constatar que na prática não é bem isso que vemos.

      9. A verdade é a seguinte: no EB o sargento carrega o oficial, desde um comando de uma fração, no inicio da carreira, depois é perseguido pelos capitães e majores, por fazer uma faculdade. E depois de formado, continua trabalhando para esses que o perseguiu, usando dos conhecimentos que todos fizeram de tudo para o sargento não ter.

      10. Militar do exército tem q ser Estudado! Sgt de Escola, em todos os comentários falam q ralaram muito pra passar no Concurso pra terceiro sgt e defendem suas promoções até capitão. Mas se Estudavam tanto pq não fizeram o concurso pra amam pra serem oficial de verdade. A colocação é a seguinte a forma como foi escolhida pra os militares terem ficado nas f armadas foi escrito em 1988, já faz tempo e tá funcionando até hoje. Depois disso todo mundo sabe q ja foi feito vários planos de promoção pra Todos. É feio e rancorosa essa ideia de q Sd, cb, sgt QE é burro pq não fizeram concurso pra ficar nas f armadas. Os temporário fazem um serviço Excelente igual os concursados acho q se o cara foi inteligente pra passar no concurso haja como tal. Deixas essas coisas de promoção pras pessoas q realmente entende da necessidade das graduações dentro das f armadas. Quanto aos QEs é justa a promoção ou as Gratificações, pq todos de carreira ganharam com a nova restruturação da carreira militar. Ou demite todo os sgt QE e indeniza 30 anos pelo erro da administração. Eu como trabalho em outro emprego não vou ficar bravo de Receber uma indenização de 30 Anos, vezes 7 Mil reais. Dai o exército sem o quadro especial Os sgt de escola q Ralaram e Estudaram tanto pra ser um simples Sgt, Podem barganhar a promoção até major kkkkkkk.

    2. Kkkkk…Tá de saca né??? Só pode!!! Vc quiz dizer, no dia em que um Maj tiver o nível de responsabilidade que tem um Subtenente né… deve ter sido isso….ridículaum….aqui vc não engana ninguém!!!

    3. Boa noite desculpa mas tem QE com faculdade vc está mal informado vão tirar do seu salário está diferença na guerra só vai altos estudos

    4. Luiz, sua cabeça é de ameba, sou Subtenente e coloco muito major no Bolso, deixe de ser preconceituoso e vá procurar informar-me melhor. Você acha que major é melhor no quê ? A única coisa que major faz é puxar o saco de comandante. Seu raciocínio escalona o conhecimento.

      1. Menos STen. Nível de responsabilidade não tem nada com nível de competência. Eu trabalho com um S4 que não serviria no mundo civil nem pra entregar cafezinho, assim como tem muito STen/Sgt que não merece nem comentários. Ao passo que tem excelentes Cb na Força.
        Toda regra tem exceção.

        Mas nível de responsabilidade, isso é institucional e regulamentar.

        Cada um no seu quadrado!

        1. Sinceramente o exercito Brasileiro deveria se espelhar na competência e aptidão para tal cargos e patentes.
          Assim como é feito na Legião estrangeira.
          Infelizmente existem muitos Oficiais e Sargentos com baixo QI.
          E sem vocação e competência nenhuma.
          Muitos passaram em concursos públicos por pura sorte se é que me entendem aquela sorte que só o Brasileiro tem .
          Né.
          Existem muitos Cabos e Soldados que seriam ótimos sargentos ou Oficiais.
          Infelizmente se dão baixas em muitos militares capazes.
          Enquanto muitos concurso de sorte .
          Não tem vocação nenhuma.
          E nem mérito pronto falei

        2. Na prática a responsabilidade do subtenente na tropa é imensa. Ele é o exemplo para os mais novos, o condutor da subunidade, o responsável pelo bom andamento do serviço. O seu trabalho não se compara ao trabalho de major de gabinete

        3. um monte de militar e ex militares vaidosos, que vivem como sangue sugas, inventado Missões para ganhar diária, em vez de haver União para uma força armada, mais digna querem um ter mais benefícios que o outro, tem que promover sim! QE’s que são militares e trabalhadores que tbm necessitam de uma oportunidade, na sua longa jornada!

    5. Você não conhece a estrutura doExercito. St e QaO ja executam funcoes demajor a muito tempo…hoje sao chefes dos S1, s2, S3 e s4, Coal, Salc…

    6. Vou te dizer qual o estímulo q precisa.

      Um Cap só pode se tornar Maj se fizer a ESAO (especialização).

      A partir de agora, um Maj só poderá se tornar TC se fizer a ECEME, e no caso do QEM, mestre e doutorado.

      Esse será o estímulo. Ou tu faz o curso, ou não será promovido.

      Simples assim.

    7. Queria saber onde um cargo de major tem equivalencia a doutorado….sao carreiras distintas…e o que se propõe é esta distinção….quando se fala em suboficial que é o fim de varreira de um graduado se fala em pelo menos 24 anos de servicos prestados e não em dez ou doze anos de major….não é meritocracia que se quer discutir ?? Então o tempo de servico não é mérito???…..

      1. Você.ai que está criticando o Sgt QE deveria se preocupar com sua carreira alguns de seus colegas nem se quer foram promovidos á segundo tenente e o Sgt QE sempre foram o braço direito da maioria temos que solicitar melhorias sim foi um quadro que ficou esquecido uns saíram 2 Sgt outros não tremenda covardia e você que faz crítica não.faz críticas ao QCO oficiais temporários etc

        deveria sim apoiar nós praças do QE você talvez nem se quer foi ou ser a promovido á Oficial.

      2. Tempo de serviço apenas não é mérito.
        Aprimoramento Profissional por meio de realização de cursos e estágios, vivência nacional, Cumprir bem as missões com relevância Nacional, desempenho de diversos cargos, isso é meritório.

    8. Cansei de fazer estudos, relatórios, inventários, sindicancia, só para major e coronel assinar. Já tiveram alguns que quando a gente levasse algum problema, já levasse três soluções para ele escolher. Então deixa de piada.

    9. Major não executa nada, simplesmente paga missão.
      Praças é que fazem a engrenagem rodar e você vem me dizer de responsabilidade.
      Não generalizo, mas a maioria dos oficiais só estão ali pra mandar e responsabilizar os praças pela sua falta de planejamento!

    10. Esse “nível de responsabilidade” do qual vc se refere não quer dizer necessariamente competência técnica para o cargo, quer dizer apenas, que é o militar que junta os documentos para despachar com o Cmt. Como vc, eu também discordo desta equiparação absurda, o militar, assim como qualquer outra carreira, deve sim ser estimulado a manter-se atualizado. Mas vc se esquece que hoje, mais de 60% dos ST são possuidores de cursos no EB e mais de 70% são formados em diversas áreas de nível superior e dão o assessoramento e suporte que os comandantes de unidades necessitam. Cito como exemplo, a unidade em que sirvo, onde todo núcleo jurídico é formado por 1 Cap QAO, 2 Ten QAO e 2 ST e conseguiram de forma brilhante, blindar a unidade deixando o Comandante completamente tranquilo nesta área.

    11. Bom dia!
      Quanto tempo leva um militar pra chegar ao posto de major?O oficial tem 6 promoções e antes mesmo de fazer o curso de Cel já recebe como Cel. Os graduados tem 04 promoções. Um SO ganhar igual um major depois de 30 anos não é uma questão de mais responsabilidades,mas sim de valorização do tempo de serviço, só isto, coisa que acontece nas Forças Armadas dos USA. Aqui é tudo preconceito, coisa de país sub desenvolvido, mente fechada.

    12. Meu caro Luiz, vc fala, “O dia que um subtenente tiver o mesmo nível de responsabilidade que um Major”, não seria o inverso, me diga que responsabilidade tem um major em função de chefia, por exemplo na S3, seria a responsabilidade de coordenar uma formatura, ou de despachar uma ordem de serviço, falo despachar porque quem faz a ordem são seus auxiliares. E agora me responda, quem tem mais responsabilidade o major ou o Subtenente que tem sob sua responsabilidade uma carga, cujo valor é de milhões.

    13. Muitos já assumiram funções de atenção mais responsabilidades e valorização nenhuma . Se as forças nos qualificarem termos condições iguais aos senhores . Deixemos os orgulhos de lado pois todos temos famílias e vivemos um mundo globalizado diferente e o nosso querido Brasil não está diferente . Deus abençoe a todos nós !

    14. Antes de querer falar que os praças devem ter os mesmos salários que os oficiais, deviam todos passarem na AMAN, ficar 5 anos lá, irem comandar, assinarem todos os documentos, ficarem sentindo o peso da responsabilidade por outras pessoas, etc e tal. Todos devem ser respeitados em seus postos e graduações, mas o mínimo de meritocracia que pode haver, é receber de acordo com o grau de formação NA FORÇA. Cada um conquistou na vida, o que buscou, o que pagou o preço para ter.

    15. Tá de brincadeira só pode, Maj só sabe assinar papel, se não é o assessoramento dos pracinhas, não sabe nem onde fica a porta de saída. É um brincante..

      1. Pessoal tanta discussão pra nada , cada um no seu posto ou graduação com suas responsabilidades e missões , sou QE servi por 30 anos e sai de cabeça erguida , dei meu sangue sendo motorista de autoridade , hoje em casa com a esposa filhos e netos . Só queremos ser respeitados e valorizados e sempre respeitamos os superiores e cumprimos nossas missões então senhores por
        gentileza respeito .

    16. No exército americano é assim, carreira em Y, não há nada de mais um subtenente com quase 30 anos de serviço ganhar o mesmo que e um major, nas empresas civis é assim, um técnico com muito tempo de empresa ganha mais que um engenheiro novato. A hierarquia é somente disciplinar, não tem nada a ver com a remuneração, só na cabeça de oficiais com mentalidade atrasa pode passar essa ideia.

    17. O problema é que tem que emplacar na comissão essas emendas, pq não vai passar pelo plenário da Câmara,muito difícil. Os generais querem passar como tá, ou seja, uma facada nos praças da reserva, são ser um sub classe. Lamentável esse projeto, os oficiais Aman não estão nem aí pq a esao dos antigos da reserva se equivale a altos estudos, e os praças…. Pensei que o exército fosse justo

    18. O CFC é um curso tão importante quanto os altos “estudos” em uma ação o “CABO” ao comandsr una esquadra tem que ser perito dentro da sua competência para conduzir sua fração a qual poderá ganhar inclusive a guerra. Só precisamos de um cabo para ganhar a guerra. QUEM FOI NAPOLEAO, HITLER…?

      1. Sugestão para acertarmos a PL 1645/2019

        A muito tempo a carreira dos praças vem necessitando de uma reforma, as forças vem tendo valorizar seus quadros das mais diversas formas possíveis, pois sabem da importância dos praças no gerenciamento, na tomada de decisão e na execução.
        Muitas propostas foram criadas, mas a que iria realmente valoriza-los nunca ia para frente devido a necessidade de concordância das outras forças.
        Hoje mais do que nunca precisamos levar essa proposta a frente, pois com mais 5 anos de tempo de serviço tendo que ser diluído entre as graduações tornará essa carreira ainda mais dolorosa, pois 8 anos para uma promoção já é muito ruim e desmotivante e como sabemos isso pode piorar ainda mais.

        Diante desta breve ilustração, colocarei aqui sugestões que irão realmente valorizar os praças.

        Com o aumento do tempo de serviço é necessário o aumento do número de graduações para os praças, assim conseguiriamos diluir melhor as promoções com o novo tempo de serviço e amarrar o tempo de promoção entre as graduações.

        O novo modelo seria:
        3° Sargento mantendo o soldo;
        2° Sargento mantendo o soldo;
        1° Sargento mantendo o soldo;
        3° Sub Tenente com soldo de Sub Ten;
        2° Sub Tenente com soldo de 2° Tenente;
        1° Sub Tenente com soldo de 1° Tenente; e
        Sub Mor com soldo de Cap.

        Os interstício poderia ser:
        De 3° Sgt para 2° Sgt: 7
        De 2° Sgt para 1° Sgt: 7
        De 1° Sgt para 3° ST: 6
        De 3° ST para 2° ST: 5
        De 2° ST para 1° ST: 4
        De 1° ST PARA ST MOR: 3

        OU
        De 3° Sgt para 2° Sgt: 8
        De 2° Sgt para 1° Sgt: 7
        De 1° Sgt para 3° ST: 6
        De 3° ST para 2° ST: 5
        De 2° ST para 1° ST: 4
        De 1° ST PARA ST MOR: 3

        E assim fecharia os 35 anos de serviço com a mesma quantidade de promoções dos oficiais e teríamos a valorização remuneratória que merecemos.

        Outra situação, que seria interessante dar a devida justiça, seria em relação aos nossos valorosos Sargentos do Quadro Especial que no passado carregaram de forma ardua as mais diversas funções sem a possibilidade de uma progressão, suas promoções vieram com muita luta. Temos que levar em consideração que a força não deu a oportunidade de avanço em estudos para melhoria das suas habilitações, muitos foram para a reserva de injusta e sem o devido reconhecimento.

        Suas famílias sofriam pois, muitos tinham que complementar renda para não passarem necessidades, com isso tinham menos tempo presente. Muitas famílias foram desfeitas devido a este problema, muitos deram a vida pela nação, fazendo a engrenagem rodar, e não foram devidamente reconhecidos.

        Hoje temos a oportunidade de dar a devida justiça a esses valorosos miltares, corrigindo os erros do passado, tanto para o pessoal da ativa quanto para o pessoal da reserva, com as seguintes sugestões:

        Sugestão 1:

        Na tabela de Adicional de Habilitação colocaria mais três condições de tipos de curso, tanto para o pessoal da ativa quanto o pessoal da reserva:

        Mais de 8 anos com Aperfeiçoamento subiria o tipo de curso para Autos Estudos Categoria II;

        Mais de 15 anos com Especialização subiria o tipo de curso para Autos Estudos Categoria II; e

        Mais de 25 anos com Formação subiria o tipo de curso para Autos Estudos Categoria II.

        Sugestão 2:

        Incluir o adicional de disponibilidade para o passoal que está na inatividade na porcentagem de 30%, bem como os militares do quadro especial.

        Sugestão 3:

        Para corrigir a falta de perspectiva de progração na carreira, os militares do Quadro Especial das respectivas forças deveriam ser promovidos a Graduação de 3º Sub Ten, no ato de ir para a reserva remunerada, bem como o acerto dos que já se encontram na reserva.

        Sugestão 4:

        Na aprovação desta lei, os graduados seriam realocados para as suas faixas de promoção conforme o tempo aqui aprovado. Para ilustração um Sub Ten com 27 anos de serviço seria teria sua graduação corrigida para 2º Sub Ten.

        Peço aos senhores que olhem com carinho nosso problema, pois se essa proposta não for resolvida pelos senhores, não será resolvido nunca mais e ficaremos na escravidão.
        Certamente aceitaremos qualquer coisa que vir, não vamos nos rebelar, mas seremos injustiçados para sempre.

        Nosso futuro está nas mãos dos senhores.

    19. Imoral e achar que formação teórica e mais relevante que a técnica aperfeiçoa da por anos de atividade. O correto seria aprimorar o militar e dá-lhe acesso a aperfeiçoar sua carreira de soldado a general. Se a sociedade souber dos absurdo ocorridos dentro da carreira dos Praças tanto pela falta de oportunidades quanto pelo abuso de autoridade. Sem contar a discriminação.

    20. Um SO (FAB e MB) ou ST (EB) muitas das vezes tem uma responsabilidade igual ou até maior, eu era o Encarregado da Manutenção Elétrica e se eu não revisasse e assinasse as fichas mensais de Manutenção, meu Comandante não as assinava nem dava andamento, e várias vezes eu tive que comparecer ao Quartel só para fazê-lo, para que a documentação seguisse no prazo.

    21. Para o conhecimento do senhor, quem, na maioria das vezes elabora toda documentação é um Sgt, e na maioria das vezes Sgt QE. CANSEI DE “LIVRAR” um Oficial QUANDO o mesmo fazia um documento que colocava em risco o andamento das funções. E convenhamos, se AMAN e EsAO SÃO nível superior e pós graduação, eu que sou Pós graduado, estou equivalendo a um Major.

    22. Boa tarde sou Sgt QE tenho 29 anos de Sv, formado em Educação física, Mnt de Celular, Mnt em Arma de fogo, Defesa pessoal, Instrutor de tiro, todos esses cursos pagos com meus esforços e que o Exército aproveitou todos eles para que eu assumisse funções que eram de Of, St e Sgt que em época eu era CB estabilizado e hoje sou Sgt e não me troco por muitos Oficiais

      1. Me desculpe mas Sgt EB possui concurso publico, curso de formação, Especialização e Aperfeiçoamento.

        QE EB não tem nada disso, só tem um CFC nivel 4ª série, então não é Sgt de verdade, se trata de Cabo estabilizado inconstitucionalmente, conforme já foi citado pelo presidente da comissão PL1645.

    23. Já vi muitas seções funcionarem sem a chefia de um major, mas nunca vi uma seção funcionar sem o trabalho de um praça.

      Oficiais Superiores realizam lá seus “altos estudos militares” mas é o QE que tem que ensinar pra ele o que é Nota de Empenho, ou Depreciação, ou ainda pra que serve um Relatório de Bens Móveis.

      Quando o Cel Cmt pergunta pro Major Fiscal algo sobre algo do Boletim Administrativo ele manda buscar o QE lá no campo de instruçao porque ele não dá conta de desenrolar sozinho.

      A questão é que somos um só Exército. E funciona bem sendo assim.

      Mas ai na “era Bolsonaro” veio o Gen Mourão dizer que ele “advoga” que, pra corrigir a injustiças e a defasagem salarial das FFAA, teria que separar os oficiais dos praças, como se só os salarios dos oficiais estivessem defasados…

      Sendo isso pouco, logo o Ministro-Chefe do GSI expõe que a preocupação dele na reestruturação é que o mesmo possa “ter acesso aos pratos mais caros no menu do restaurante”.

      Os Graduado reagiram e reagiram bem! Os QEs lutam sim, mas lutam por mais dignidade e reconhecimento que nunca tiveram.

      Tapinhas nas costas e sorrizinhos falsos de generais ja não convencem mais.

      Os Graduados querem mais dignidade sim e a garantia de comida na mesa de sua familia. (Graduado algum está querendo a comida mais cara do menu).

      1. As loucuras escritas aqui são tão grandes que nem vale a pena rebater….
        bons devaneios pra todos aqueles que acham que um curso de CFC se equivale a formação da EsSA ou Academia. Estão sabendo legal!

    24. Sou sub oficial da reserva e já desempenhei função muito mais dura e com mais responsabilidade que major ( capitão de corveta) que só ficava atrás de uma mesa no ar condicionafo assinando papel

    25. Sr Luiz, durante meus 30 anos de serviço, trabalhando sempre na área de recursos humanos, tudo que aprendi, foi com graduados, nao me lembro de nenhum aprendizado com oficiais, mas ao contrário sim, muitos que passaram pela área de recursos humanos, aprenderam alguma coisa comigo, portanto, a demanda de conhecimento para execução dos trabalhos, não tinha como origem os oficiais, daí, a responsabilidade dos oficiais eram minimizada pelos conhecimento dos graduados.

      1. 30 anos de serviço e tratando, em meio ao público militar, setor de pessoal como área de recursos humanos…só pode estar de sacanagem…saí pra lá paisano travestido de militar.

    26. Me lembro muito bem dos Sargentos QE trabalhando no mínimo o dobro dos outros militares na OM.
      O que faltou foi competência do alto comando em qualificar mais esses profissionais!!!

    27. Boa tarde, qual a diferença de um ST auxiliar de tesouraria com um QE com a mesma função e responsabilidade, além do contracheque. Digo mais vc já vi um auxiliar de tesouraria ficar mais de 3 meses sozinho, fazendo as duas funções. Eu sou um caso destes, pra levar uma tesouraria nas costas e sozinho o QE pode, o que vc me diz agora. Tem situações e situações, independente da sua graduação o que difere é a competência.

    28. Vc fala isso porque não sabe que o tempo ensina experiência. Fiquei no Exército13 anos como soldado e 13 como cabo corneteiro. Trabalhei vários anos na reserva de material por muitas vezes substituir o ST nos campos do Ev. Trabalhei vários anos na reserva de armamento, fazendo manutenção do 1° ao 10° escalão, manutenção essa que só cabe ao sargento armeiro. No serviço de guarda do quartel por várias vezes substituir o sargento. Em missão real já vi oficias se borrar de medo, ficando parado, sem saber o que fazer e pra onde ir cabendo, a este cabo velho tomar decisões. Portanto, esse seu entendimento não procede.

    29. SrLUIZ….

      O QE receber gratificação igual a de Oficial (Altos Estudos) não quer dizer que vai receber proventos igual ao oficial…

      A diferença já está no soldo…

      O QE ganharia igual ao oficial se os soldos fossem iguais…

      Merecemos sim, ter o mesmo percentual de Altos Estudos…

      Sou QE com muito orgulho…

      1. Tem que acabar com essa PL, não ir pra frente, se querem valorizar a carreira que proporcionem um aumento linear no soldo de todos os militares que acaba com essa discussão besta. Todos seriam favorecidos.

    30. Tudo bem, é fácil os OF Gen legislar causa própria tendo tos os curso de carreira e os graduados quantos tem formados e não foram aproveitados na carreira, como um graduado hoje na reserva fazer?
      O Sr acha justo ficar sem as gratificação que quem está hoje na ativa irá receber?
      Nós não temos culpa que as cabeças pensantes só tem olhos para parte de cima.
      O justo é pagar igual para todos dentro de sua graduação ou patente.

    31. Um sub Tenente tem responsabilidade igual se não maior que um major ! Responsável por todo material e armamento de um Cia! Isto não e responsabilidade !? Sim ,deve sim ,existir equiparação no salário ,uma vez que, exército é feito para guerra e na guerra não existe projéteis para praças e oficiais !

    32. Qual é a responsabilidade do Major ?
      Apenas assina, quem faz tudo é um praça e ainda culpa o praça por algum erro que ele não sabia, mostrando toda sua incompetência.

    33. Então me explica como pode um aspirante e um guarda-marinha, que acabaram de sair do colegial, nem são oficiais ainda, TEREM UM SOLDO MAIOR QUE O DE UM SUBTENENTE OU SUBOFICIAL COM 30 ANOS DE SERVIÇO. Pau que dá em Chico dá em Francisco.

    34. Um técnico do STF ao final de carreira, recebe menos que um analista do STF no início de carreira? Um cargo é mais importante ou torna o outro menos importante? São cargos distintos, a hierarquia já existe, a percepção salarial não precisa ser hierarquizada também. São funções distintas, prerrogativas distintas, responsabilidades distintas.

    35. Não entendi o comentário do colega. Ele diz q somente com as atribuições de Oficial um Suboficial poderia ter equivalência!
      Eu discordo totalmente e literalmente, pois são cargos e carreiras distintas.
      O posto a Major é obtido em muito menos tempo que a graduação de Suboficial q é a última do Praça!
      E ainda fica faltando a adequação das Carreiras a Constituição Federal de 1988! Todas as horas trabalhadas, de serviço extra, para onde vão?! Onde são computadas?!
      Contam para a aposentadoria ou são pagas em contracheques?!
      Ou vira apropriação indébita pela União?!
      Alguém poderia me explicar isso?!

    36. Luiz você foi muito infeliz em seu comentário, pois os Sub-Oficiais da Madrinha já assumem função de oficiais a muito tempo, e muitos tem nível superior e isso pouco importa para quem está no comando o importante é cumprir a missão para eles, a recompensa é tapinha nas costas e se errar toma chicote ainda.

    37. No mínimo deve ser oficial pra fazer um comentário ridículo, aí eu pergunto quando que um oficial já colocou a mão na massa pra fazer algo ? Quando que um oficial deu exemplo ? Quando que um oficial produziu pra nação ? Responsabilidade com um chicote na mão batendo em praça pra produzir enquanto não fazem nada é mole. E vem me falar de responsabilidade kkkk é uma piada.

    38. Você ganha pelo que você é, e não pelo que você faz, porque se for pelo que faz as praças estão bem desfasadas principalmente um QE que é o faz tudo.

    39. É verdade, o dia que um major tiver metade do conhecimento técnico de um subtenente, o primeiro deve receber o mesmo que o segundo. E não tenho conhecimento de nenhuma empresa o técnico faz o trabalho pro “doutor” apenas assinar.

    40. Você não vê que é apenas um adicional, no vencimento total vai continuar ganhando muito. Os QEs não vão ganhar nenhum aumento, e vocês criticando como sempre, não veem que todos têm família e querem dar uma vida mais digna a seus dependentes. O que muda pra vocês? A VAIDADE é demais!!!!

    41. Parceiro!! Sou militar e oficial nas forças não faz nada!! A princípio major nem tira serviço. Totalmente justo, pois a força da nação não está em oficial, mas sim nos graduados, pois eles que fazem acontecer.

    42. Provavelmente você não é militar. Falar do nível de responsabilidade que um major tem? Pelo amor de Deus né. Nenhum oficial faz nada sem ter um sgt conhecedor das legislações que os oficiais msm fazem.

    43. Desculpa meu amigo mais vc esta enganado ,eu sou QE da banda de música onde em 2001 eu fiz concurso público pra banda de música e sou formado , porém o concurso foi trancando e abriu só pra escola em 2006 ,onde eu fui prejudicado ,junto a outros músicos no Brasil todo.

    44. Os militares estão na merda pq não existe união, só rancor e ódio entre as partes !!! Por isto são o pior salário do executivo! Desde 2014 em andamento e este projeto de reestruturação não chegou a um consenso! Há militares de valor e outros sem valor sem todos os círculos! A única unanimidade entre vocês é a desunião! Ficarão a mercê das decisões de políticos: Deus tenha piedade de todos!

    45. Tá falando besteira. Realmente não dá pra comparar o nível de conhecimento e experiência de um subtenente e um major, o subtenente está anos-luz na frente. Em relação a mestrado e doutorado militares, questionável, mero corporativismo. Recomendo que pesquise sobre salários na maior potência militar do mundo, onde se privilegia o tempo de dedicação à pátria em detrimento de patentes.

    46. Algo imoral é o oficial que fala de família militar e quando chega no quartel se acha melhor que o companheiro, major só toma café e assina papelada…qualquer um faz isso

    47. Sou 1°SG de carreira, trabalhei e ainda trabalho com militares QE, de altíssimo compromisso, responsabilidade e capacitação.
      Em alguns serviços técnicos, já trabalhei como auxiliar de um QE, devido à experiência do mesmo, adquirida por anos de dedicação.
      Tenho minha carreira e meu justo salário. A ascensão financeira dessa categoria, não me desmerece ou desabona, de forma alguma. Ninguém vai tirar do meu salário, para dar pro QE!…
      Não entendo o porquê dessa “puxação pra trás”, quando se fala em melhoria para alguma categoria, que não seja a minha!
      Por isso que o Praça só se ferra. Pois, mais importante do que correr atrás das próprias melhorias, é impedir que os outros melhorem!
      Pode ir!!!👋👋👋

      1. BZ. Falou tudo! Parece.que o mais importante é que o QE, que na Marinha por exemplo pode ser um concursado, injustiçado por falta de vaga, não tenha direitos remuneratórios dignos na PL. Os QEs estão brigando pela dignidade deles e não por tirarar a sua dignidade SGT de escola. Se liga a desunião das praças é assistida de camarote pelos oficiais

    48. Que mestrado, que doutorado Ohh cara pálida? Apresenta a monografia e a tese não pra mim mas para a bancada da USP, Unicamp ou outra com renome.

    49. Vc tem o direito de dá a sua opinião, mas, tá se vendo que: vc não entende nada de militarismo. Eu sou Sgt QE e já assumi funções que Cap QAO, não,vc não sabe o que significa QAO e não vou lhe explicar.

    50. Amigo, conheço muitos e muitos e muitos casos em que subtenente exerce várias funções na prática, com grande responsabilidade, mas ele é um “auxiliar” da seção, e o major só assina.

      1. Devem os sargentos de concurso se somarem aos QAO AMAN E QE. Se derem este direito de todos militares, paridade ativa reserva só para o General que será o unico contemplado quando se Reformar, vão ter só os Generais corrigida diferença das demais carreiras de estado. Nunca mais vão solicitar reajustes para Tropa de Coronel para baixo ao passarem para reforma perdem adicionais numa forma de Fator Previdenciario Militar. Puta sacanagem. O militar se submete as especifidades da carreira plantões de 24h sem hora extra primeiro pelo Nacionalismo segundo pela Paridade ativa reserva quando se Reforma. Agora no final da carreira querem mudar a Regra. Um rasteira de Coronel para baixo quando se Reformarem. Tropa unida ate nos vencimento. Fica bom p todos ou abandona este Projeto de Lei. De Coronel para baixo é tão soldado quanto o General. Como vão reestruturar nos Reformados só os Generais?

    51. Pois é, mas muitas vezes é o técnico que acumula responsabilidades diretas de manter a engrenagem girando, tanques em funcionamento, caças voando, armamento em operação, viaturas para rodagem. Quem assina é o oficial mas na maioria das vezes quem coordena e domina o conhecimento específico é o praça. Muitos ofs com diploma na mão não sabem como gerenciar e o que fazer na hora h.

      A verdade seja dita.

    52. Atualmente meu caro amigo os QE, são mais competentes, e organizados, e conviav que esses cíveis que entram para serem militares, e patriotismo nem fale eles não são, na realidade os QE, poderiam na minha opinião chegar até Cap..pois as experiências, e mais que estudo e os dois juntos melhor pois tem QE, se Vcs, não sabem que tem nível superior, mais continuam na farda com amor ao Brasil, não essa que só falam de patriotismo da boca pra fora e que só pensam em dinheiro e não amo ao próximo, que na força armada tem muitos, principalmente o que Vc fala de estudo e concurso, mais caráter na minha opinião fale e sempre galera e será a moeda do futuro..que DEUS abençoe todas as pessoas que pensam como Vc, e que encherquem a realidade de de sua opinião e do Brasil atualmente..pois pessoas como Vc sofre por falta de conhecimentos tanto deste mundo como espiritualmente.. SHALOM..

    53. Fico triste de ouvir comentário preconceituoso igual esse sou 2 sgt do quadro especial cumpri todas as missões dada para eu inerente a meu cargo muitos sgts de carreira tiveram inveja de mim pois entrei e sai do exercito sem nenhuma punição inclusive no exterior e tive a oportunidade de nao tirar serviço 25 anos de minha carreira só tirei serviço 5 anos sem puxar saco de ninguém por isso o pessoal de escola reclamavam tanto não fiquei devendo obrigação para ninguém selva!!!!

    54. Já vi Sub sair, constantemente, após às 20h pois tinha formação em Direito e tinha que dar “assessorar” à seção de pessoal (um major), que não sabia nada sobre Direito. Levava a pasta de justiça e disciplina nas costas. Até o 01 da OM solicitava ajuda a esse Sub.

    55. Luiz, dá pra ver que você não sabe nada da vida dos militares. Existem inúmeros graduados com muito mais experiência, conhecimento, do que vários oficiais. E a maioria dos Subtenentes e Suboficiais, exercem a função de encarregados. É simples, retire todos os graduados de qualquer quartel e vamos ver se haverá produção!

    56. Responsabilidade? Só vejo Major trancado em sua sala, sem tirar serviço, mandando outros fazerem e, se a missão não sair, a culpa é do praça!
      Hipocrisia e demagogia este comentário!

    57. Põe 10 oficais em uma missão e nada sairá…Põe 2 praças graduados e só espere o pronto da missão, somos nós q na verdade tocamos todo barco.

    58. O concurso é público. Escolhemos a porta de entrada. Simples.
      Também quero melhorias mas desta forma está exagerada e segregando os temporários.

    59. Robos do servico secreto postando supostas trocas de acusaçoes entre sargentos QE Raçudos que estabilizaram depois de inumeram avaliaçoes dos comandantes e os que tiveram melhor oportunidade escolar na juventude e passaram no concurso. Objetivo disto é minar que os QE busquem o direito de todos militares. Paridade ativa Reformados. Para reestruturarem verdadeiramente só alta patente. Veja General Reformado leva p inatividade os adicionais os outros militares também Reformados nao levam. Coroneis Majores Capitaes Tenentes e Sargentos de Carreira ou QE Sofrem uma esoécie de fator previdenciario militar

    60. Não sei em que mundo certos militares vivem. Sou SO, fui encarregado de diversos setores ao mesmo tempo, assessorando e melhorando em muito as atividades da minha unidade. Meus chefes, apenas pagavam a missão, eu as cumpria, realizava os relatórios técnicos, recebia os estrangeiros, tirava as panes de diversas aeronaves diferentes, instalação de câmeras, consertos de computadores que já estavam no lixo e distribuição para os setores precários e ……perdi a conta. Mas meus chefes estavam lá, sempre me apoiaram, nada a dizer contra eles, só a favor. Eu e vários outros SO, aceitamos a missão e estamos cumprindo. Não é equiparar a responsabilidade de um Major ao de um SO, mas sim entender que o SO tem na sua carreira, as mesmas atribuições equiparadas a de um Coronel. Infelizmente, outros SO, desestimulados e cansados ficaram pelo caminho, pois justamente é esse pensamento que faz com que o Subão não queira assumir mais, pois PRA QUE???
      Sou formado em Matemática, Gestão Pública, Técnico em Eletrônica, Cursos diversos (Inclusive VANT, pago por mim), atua em comunicação, radar, informática, aeronaves de asas fixa, e móveis, transporte, área administrativa, eletrodomésticos, redes de computadores, mecânica de automóveis, visão noturna e sem deixar de ser marido, cozinho, lavo e passo……só para deixar claro………como eu e melhores ainda, centenas de SO´s.

    61. Nunca pensei que ia viver pra ver isso! Um presidente sem nenhuma responsabilidade de chefe de estado, levando à imagem do seu país ao chão. Não consegue sequer ficar calado, aí remeto a máxima do Pelé. Ademais, altos estudos com base em quê?

    62. Sr Luiz, tenho uma estorinha que ilustra bem o seu pensamento rasinho com relação aos ST. Um belo dia um homem entrou em uma loja de pássaros para comprar um papagaio. De cara se deparou com três gaiolas, em cada uma gaiola havia um papagaio, uma placa com suas “habilidades” (responsabilidades) e seu “preço” (salario). O homem lê a primeira placa de um dos papagaios: “Bacharel em Gestão Ambiental, Português fluente, sei cantar, conheço um pouco de defesa pessoal, atiro apenas de pistola, não voo muito alto, só sei cozinhar. PREÇO: R$ 2.350,00 reais. O homem ficou impressionado com aquilo e passou para a segunda gaiola onde estava escrito: “Sou Técnico em informática, bacharel em Gestão Ambiental, falo fluentemente alemão, hebraico e aramaico, canto, danço, sou 4º DAN em karate, conheço diversos tipos de armas, sou perito em explosivos, sou snipper, meus voos são mais velozes que os de qualquer falcão, varro sua casa, lavo sua louça, sua roupa, sei cozinhar e ainda posso tomar conta de seus filhos. PREÇO: R$ 4.350,00 reais “. Ainda impressionado com as habilidades dos papagaios 1 e 2, se dirigi ao 3º, e, em uma plaquinha bem pequena ele lê: “Só sei assinar documentos que o 1º e o 2º subordinados redigem” PREÇO: 8.000,00 reais. O homem, boquiaberto com tamanha discrepância de PREÇO (salário), vai ao vendedor e pergunta pq um papagaio que não faz praticamente nada, só sabendo assinar documentos, pode custar mais caro que os demais que possuem muito mais habilidades. O vendedor se vira pra ele e diz bem baixinho: – Eu também não sei explicar, mas resolvi colocar esses valores porque peguei o 1º e o 2º papagaios das primeiras duas gaiolas que vc viu chamando o da terceira gaiola de SENHOR!

    63. Nível de responsabilidade é figura de linguagem, é falácia, já vi oficial afundar navio e ser promovido e transferido para comissão no exterior, e já vi praça cumprir determinação e ser preso por isso, não vivemos no País das Maravilhas da Alice.

    64. O QE NÃO TEVE OPORTUNIDADES PARA FAZER. ESTES CURSOS E O SENHOR SABE QUE HÁ QEs QUE ASSUMEM E ASSUMIRAM FUNÇÕES DE OFICIAIS. PARE DE HIPOCRISIAS.

    65. Aqui no GAPRJ, um carpinteiro ganha mais que um civil assemelhado com nível superior, isso ocorreu depois de mudanças de salários por quadro técnico, logo, foram esquadrados por nível técnico e se beneficiaram, ou seja, o subordinado passou a receber mais que o chefe. No Governo do Lula.

    66. Pelo seu comentário você nunca foi Militar. É muito mole administrar uma órgão que não pode falir. Se tivesse passado pela caserna veria que tudo é só uma ilusão para os que estão de fora.

    67. A diferença salarial já existe….e essa é a motivação……os adicionais iguais para todos seriam justos, pois o mesmo percentual irá gerar valores diferentes em cada posto e graduação.

    68. Os representantes das associações tem que conseguir as assinaturas dos 51 deputados, para o PL ser votado no plenário da câmara dos Deputados.

    69. O nível de responsabilidade que o militar ocupa nem sempre depende da graduação ou posto em que se encontra! Há casos em que o subtenente possui imensurável nível de responsabilidade enquanto o major se privilegia no ar condicionado de sua sala. Contudo, a ideia de percepção salarial semelhante não está ligado ao subjetivo nível de responsabilidade dos militares, mas visa ajustar as necessidades temporais e familiares dos militares! o subtenente possui família, filhos entre outras necessidades que devem ser analisadas. Ainda assim, não julgo pertinente essa ideia! seria mais justo a promoção de praças até o posto de oficial intermediário, o que por justiça nivelaria o âmbito de desigualdade entre a falsa ideia de duas carreiras! Só existe uma carreira que é a militar.

      Sobre o nível educativo dos militares, há hoje uma disparidade em vários âmbitos, na Marinha por exemplo o praça pode ter doutorado que isso não irá mudar nada na sua carreira! isso acontece porque ainda há nas Forças Armadas a ideia de que a praça tem que ser burra e não pode pensar, então seria mais que justo criar mecanismos de promoção e premiação para os militares com títulos universitários.

      Para finalizar, hoje assistimos a decadência das Forças Armadas Brasileiras com a exagerada inclusão de “Oficiais temporários”, paisanos fardados que na grande maioria são apadrinhados e só servem como cabide de emprego! A formação dessas pessoas beira o ridículo! Tanto a formação civil quanto a militar! Há milhares de casos em que os praças possuem muitos mais títulos e incontável experiência militar, mas são postos em detrimento de tais aberrações. É fundamental que as Forças Armadas tenham atenção aos novos desafios da sociedade. Os tempos são outros! As praças merecem ter seus títulos universitários reconhecidos pelas FFAA, bem como deve ser ampliado, sem o viés ideológico e praticamente racista, a possibilidade de o militar ascender a postos superiores.

    70. primeiro que a diferença já está no soldo Sr Luiz…
      Logo o Sgt QE nunca vai receber proventos iguais a um oficial…
      Iguais devem ser os percentuais que incide sobre o soldo…
      Ex: soldo de Maj 10.000,00 a gratificação seria de 7.300,00…
      soldo do 3 Sgt QE 3.500,00 a gratificação seria de 2.555,00…
      Onde está a igualdade aí Sr Luiz?
      O estímulo para os Srs fazerem cursos que os credencia ao Aperfeiçoamento e Altos Estudos, é que são cursos exigidos para a promoção…
      Ou fazem os cursos ou não serão promovidos…
      Chega de balela…
      Quer dizer que o Cb, Sgt Taif QE não tem direito a uma remuneração justa…?!?
      Têm de mendigar?

    71. Bom sou sub e sou ch de seção do EM de uma GU e ai??? Tenho a MESMAS responsabilidades dos outros Maj e TC Ch Sec e ganho como Sub….Esse seu comentário é totalmente descabido. Se as carreiras fossem PARALELAS e não verticais muitos maj não seriam Ch e nem teriam as ” responsabilidades” citadas pelo Sr, pois seriam ocupadas por Subtenentes e Suboficiais!!!

    72. Rapaz acho que vc é um elemento bem recalcado, quando se falou que um sub-tenente ser igual ao major, preste atenção entenda as parábolas. O que se foi dito é: que o major tem responsabilidade e se não confiar no sub-tenente que é uma espécie de almoxarife detentor de cargas etc o mesmo major não fica muito tempo nas unidades ele só assina os docunentos ba cobfianla de seu subordinado que são os subão ou seja um depende do outro é uma engrenagem se não entende bãi dé palpites.

    73. Apesar de achar ridículo um maj escrever haver ao invés da a ver, concordo que tudo tem relação com a porta de entrada. Um QE querer promoção a STen, CFC ser considerado ECEME é o mesmo que alguém concorrer a prefeito e querer se equiparar a deputado ou ao presidente da República.

    74. QE foge da escala de serviço como diabo corre da cruz e a gora que ser S Ten kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    75. Verdade… um Subão deveria ganhar mais, pq muito das vezes, ele faz o trabalho dele e até mesmo o do Major… ahhh…lembrando que o adicional e disponibilidade… e o Sub tem muito mais tempo de serviço que um Major.

    76. Então temos que colocar muito major na rua. Cinhecii major que tinha um soldado só para lhe servir água, atender telefone com 20 cim distância dele, etc.
      Enquanto sub se matava.

    77. Bastava ter sido justo ao editar a reestruturação, que não haveria espaço pra esses canalhas de plantão, que usam-se desses expedientes, com profissionais desiludidos com os chefes, pra tentar arranhar votos. Com certeza nenhuma das propostas vai progredir. Vejam o nível dos deputados envolvidos!

  2. Excelentes propostas, amanhã esse post estará cheio de comentários contrários vindo da galera do caldeirão do inferno, a galera do quanto pior melhor, infelizmente. Tomara que passe esses projetos, resolverá os problemas de todos os militares.

      1. Hahah,

        Grande responsabilidade tem um tenente.
        Kkkkk
        Formado em 10 meses, em meio expediente e com apenas o Ensino Médio…

        Grande responsabilidade!!??

        1. QE sair Sub? Tá de brincadeira! Os caras entraram pela porta dos fundos! Entraram pra ser soldado, ficar um ano e ir embora! Saíram cabo, 3 sgt, 2 sgt e ainda querem ser sub? Vai fazer exame intelectual! 90% será reprovado! Onde cortador de grama e datilógrafo ganha 7000 por mês? Tem que levantar a mão que ganharam essa bocada das FFAA e ir pra casa quietinho!

          1. Sou licenciado e Mestre em matemática e QE O QUE ME DIZ DISTO?
            VI MUITOS OFICIAIS QUE ENTRARAM POR INDICAÇÕES. E SÓ ENSINO MÉDIO

    1. Vamos parar de mesquinharia! Fui graduado e Oficial. Tem muito SO e SGT que tem nível superior e pós graduação e usa isso no quartel de graça! A diferença foi a porta errada, o que dá mordomia para poucos e muito trabalho para muitos. Na minha opinião tem que ter um escalonamento da carreira e adicionais iguais para todos. O salário está muito defasado pra todos devido a essa desunião da caserna.

      1. Pois é concordo, qual curso de sargentos os QE fizeram?
        Há tem cursos superiores, sim mas 70% desses são péssimos militares, claro existem os foras de serie, mas querer sai ST é demais. Por isso fica difícil de revindicar melhorias muitos querem ganhar um absurdo e obter direitos inatingíveis.

        1. Meu caro…a sua desinformação abala minha inteligência…nunca e jamais os QEs pleitearam a patente de ST…procura-se apenas ISONOMIA…as argumentações estão no campo dos proventos …um QE sempre será um Cb…com inúmeras atribuições…jamais escondendo-se das mais variadas atividades imputadas…

          Se levarmos em consideração sua falácia…chegaremos à conclusão q, um Sgt formado na Essa, JAMAIS deverá alçar o oficialato…

          Partindo desse princípio…sugiro-lhe um pouco mais de leitura, treine muito sua intuição cognitiva e pare de falar asneiras.

      2. Vc sabe quantas vezes já livrei o traseiro de um cara de ESA, simplesmente porque o mesmo era incompetente ou covarde para tomar as decisões?? Não fala besteira camarada!!!

      3. Nao se trata de valorizaçao só do QE. o pedido justo é que o Projeto de Lei leve nao so para o General que assinou o Projeto, os adicionais quando se Reformarem, mas para todos milutares de Coronel para baixo tambem. Outra coisa: imagine que tivesse que fazer concurso publico para passar de ten cel para cel ou 1 sargento para sub enc mat. Isto é um concurso interno. Como vao ficar cobrando concurso dos QE se na época a UNIAO preferiu utilizár internamente. Quer saber oque seria bom mesmo. Que todo general começasse no serviço militar fizesse CFC CFS ETC. os melhores iam se classificando internamente. Quem inventou isso de concurso para academia no passado foi a burguesia para seus filhos nao passar trabalho e pular direto. General não tem larga experiência na funçao de Praça. Agora vai lá e assina Projeto para os Reformados incorporarem os adicionais na sua passagem p Reforma. Baita Líder

    1. Escalonar soldo é plausível, um posto hierárquico maior merece um soldo maior, agora, querer hierarquisar adicional é um absurdo, na mov de oficial é quase certo ter pnr, o praça paga aluguéis absurdos, o preço das passagens sâo as mesmas, aux. fardamento idem, representações etc, a família do oficial não é melhor do que a de ninguém, o soldo maior é justíssimo, agora escalonar adicional é covardia. E também QAO tem que acabar, isso é uma forma de manipular os praças, pode me chamar de cachorro não tem problema, mas me dê um salário justo e o respeito devido.

  3. Eu já havia cantado a pedra… O QE fez beicinho para sair 2º Sgt… Logo que conseguiu na mamata, queria se equiparar a Subtenente… Se for permitido, logo vai querer se equiparar a QAO… em seguida, vai querer equiparação a General… São um poço sem fundo…

    1. São os únicos que até agora vi terem algum benefício. Aos praças temos nossas reformas a bel prazer, sustentamos a força há tempos.

      1. O mundo mudou, porém certas cabeças continuam as mesmas. Não aceitam que existem praças melhor preparado que certos oficiais que só São chefes porque o regulamento os proteja. Conheço alguns que não servem nem para ser chefe de faxina.

    2. O problema que vcs do Exército fazem apenas um concurso e viram sargento sem experiência, nós da marinha para subir na hierarquia temos que fazer sempre novo concurso, quando a careira não muda.

        1. Promove os QE a Sub, ou despromover os taifeiros promovidos em 2009, jurisprudência já. Mesmo quadro de acesso, então justiça seja feita.

        2. Grupos com interesses políticos influenciando militares, causando discórdia… dividir pra conquistar. E o pior e ver quem conhece a estratégia cair nessa. O olho disse, sou.mais importante que as pernas… sou STen R1 por opção, tropeiro, feliz por ter cumprido minha tarefa, respeitando meus superiores hierárquicos, tratei com bondade o subordinado, etc, como jurei num 25 de agosto. Honro meu juramento. Servi com bons e maus militares e meu farol foi e será a Pátria. Tem interesses escusos disvirtuando e tentando destruir os pilares hierarquia e disciplina. Interesses individuais desses grupos que já tentaram nos destruir pela guerrilha. Antes de tudo, sugiro que leiam a íntegra da PL, analisem o que nós perdemos nos governos desde os governos civis e acalmem-se! Um grande e caloroso abraço a todos, Oficiais, praças, aos meus amigos QE com quem cerrei fileiras no Alemão e na Penha.. que Deus nos abençoe e dê sabedoria!

    3. Porque não propõem reserva proporcional para praças, valor de transferência único para OF e praças, estímulo a carreira acadêmica de praças também permitindo estes a ficar a disposição para realização de mestrados e doutorados!
      Isso é totalmente viável, o momento de pleitear o básico renegado é agora!!

  4. O adicional de habilitação e perfeito , quem não fizer os cursos não concorre à escala de comando , não pode trabalhar em estado maior , não pode muitas coisas , existe sim jeito de motivar a fazer os cursos , quem tem eceme e EGN pode ser adido em outro país , quem não tiver não pode nada , concordo em acabar com os valores diferenciados para cursos , a motivação para fazê-los é claro ao longo da carreira , quem não quer ser adido por dois anos … então para mim pode ser um valor só para adicional de habilitação … concordo com o deputado , tanto a marinha como o exército sabe que tá quase impossível hoje em dia de passar na EGN e na eceme, quem passa concorre a tudo , quem não passa não concorre mas deixa o mesmo valor de adicional de habilitação para toda carreira .

    1. E porque alguém iria querer Comandar, colocando o dele na reta pra ganhar a mesma coisa que o outro oficial chefe da seção rolha de um quartel qualquer ?

  5. Todas essas propostas absurdas sem noção não prosperarão, mas os votos para os deputados (oportunistas /ideudos / sindicalistas), estão garantidos: QEs, Graduados preteridos e sem CHQAO, vão votar em manada.

    É uma pena que políticos comunistas e oportunistas aproveitem a reestruturação das carreiras concursadas, como palanque eleitoreiro para trazer propostas vazias, sem mérito, sem futuro e sem qualquer estudo de viabilidade orçamentária.

    Os iludidos mais um vez sendo usados como massa de manobra eleitoral.

    1. CHQAO. …É aquele curso que só o Exército tem, né? E que o Ministério da defesa Se omitiu de estender às três forças, como fizeram para os oficiais generais, não é ? Não tem que pagar adicional para isso não.
      Só o Exército recebe? A recompensa já é a promoção.

  6. Propostas totalmente inexequíveis.
    Qual a avaliação dos custos!? Qual o impacto orçamentário?!

    Se com o CFC eu ganharia o mesmo que com qualquer outro curso, qual o estímulo teria para me especializar??!!!!

    Me digam qual empresa ou FA do mundo isso acontece?!

    Gente! A utopia do socialismos onde todos ganham igual independe do que façam não passou de utopia!
    Parem de ilusão.

    Só tem asneira, nas propostas,
    Ao invés dos Dep aproveitares a oportunidade e apresentarem propostas exequíveis, ficam perdendo, talvez a única oportunidade de tornar o PL mais justo.
    Triste com o baixo nível de alguns deputados!

  7. Os QEs juram que essas emendam irão passar kkkkkkkkkkk jajá o QE quer sair CAP Qao haha a proposta vai passar do jeito que está, lembrem que é um REESTRURAÇAO DA CARREIRA MILITAR , QE não tem carreira .

  8. Gente orientem seus filhos a não fazerem mais curso pra ESPCEx, façam : ECABEx melhor escola de formação de cabos e sgt QE, Voce entra como cabo, já ganhando como General de Brigada, quando for promovido a 2º SGT QE (Quadro Extinto, você receberá como General de Exército, isso tudo sem estudar, sem tirar serviço , poderá passar maior parte do tempo na garagem ou no rancho conversando e contando mentiras, ah sim ! Pode dar o golpe no expediente e sair antes.

    ESCABEx – Escola de Cabos do Exército. Nosso lema: porque estudar se vou ganhar melhor que todo mundo.

    1. Deve ser Robo. Ja foi resolvido. É justo percentuais iguais a todas patentes e graduacoes porque incide sobre o soldo. Patentes maiores tem soldo maior e ja vao ganhar mais. Uniao. Agora que temos apouo legislativo. O foco é todos da Ativa apoiarem os Reformados que querem levar para Reforma os adicionais como os Generais estão levando. Todos somis milico e nao adianda depois que vc for Reformado se dar conta que perdeu a paridade entre ativos e inativos. Tipo depois que vc concluiu a carreira tirando escala de 24 horas sem hora extra, agora m7dam a regra e reestruturam 7m fator previdenciario militar, contrariabdo a lei sobre paridade. Uniao. QE e Coronel são tão militares como General. Justo levarem p Reforma os mesmos adicionais

  9. Só emendas sem noção, a única que vi valer a pena é a dos vampiros… Realmente tem que extinguir isso!. Muitos QEs usam disso pra ficar nas forças armadas!! Além de pleitearem sair sub ainda vão continuar sendo vampiros! Eu imagino o ministro da defesa mais os comandantes analisando tais emendas kkkk. Mas uma coisa concordo, todas as emendas apresentadas agraciam TODOS os graduados fazendo justiça. Porém a classe de sangue azul não vai deixar de forma alguma que deputados interfiram nisso. Mas emendas excelentes para os praças, pela primeira vez tô vendo um barulho bom para os praças. Estamos tendo VOZ SIM! Parlamentares e associações fechados com a causa!

    1. Sério cara? Você acha que o deputado fecha com a sua causa? Os deputados que compraram esses projetos estão lá nos gabinetes deles rolando de rir, vendo circo pegar fogo e contabilizando os votos dos que acreditam quem lutam por eles. Na verdade, tem plena consciência de que o projeto já está aprovado, que todas essas emendas individuais vão de rodo para a cesta do lixo na primeira votação, da mesma forma que fizeram com as emendas individuais na reforma dos civis.
      Propostas sem pé nem cabeça, sem estudo de impacto orçamentário, demagogia da mais rastaquera disfarçada de apoio. E daqui a 3 anos vai vir te dizer: olha, eu te apoiei, viu? Vota em mim porque eu luto pelos praças”. Ah, faça-me o favor…

  10. se essas aberrações que chamam de emenda forem aceitas, a cova das Forças Armadas estará cavada.
    porque alguém iria se dispor a fazer cursos e mais cursos, mestrado, doutorado, etc, se vai ganhar a mesma coisa que o companheiro que passou a carreira coçando o saco?
    típico pensamento comunista dos sindicato QE
    publica, montedo, para de censurar

    1. Bem pensado amigo!! Realmente faz sentido, não tem por que me aperfeiçoar se no final eu vou ganhar conforme o vagabundo que não moveu uma palha pra se dedicar. Senhores todos os adicionais estão bons, o complicado é igual um amigo falou… Vai chegar daqui 3 anos um general vai criar uma portaria onde só alguns praças em milhares conseguirão chegar aos 73%. A luta é tornar esses adicionais com menos diferenças de 45% pra 73 é um abismo imenso. Eu concordo que temos que valorizar quem faz cursos na força, muito justo, porém tem que dar a oportunidade para TODOS poderem alcançar o valor máximo do adc hab. Esse POST vai bater recorde de comentários pro amigo montedo.

    2. Justamente é essa a questão!

      ESAO, por ex, é OBRIGATÓRIO para Capitães. Se não fizer, não será promovido a Maj.

      Mt antes do PL, a proposta o EB agora para o QEM é: ou vc escolhe a carreira administrativa ou escolhe a técnica… e com isso vc será OBRIGADO a fazer ECEME, ou mestrado e doutorado. Caso contrário, vc NÃO será promovido a TC.

      Para os oficiais de arma, a mesma coisa. Ou faz ECEME, ou não será promovido a TC.

      É isso. Essa será a razão de vc fazer os cursos. Simples.

      Pense nisso. Essa idéia q será um estímulo não é a real proposta, no caso do EB, já q esses cursos serão uma condição para PROMOÇÃO, o q não tem a ver com HABILITAÇÃO.

      Pensem nisso.

    3. Cursos e estudos inuteis, altos estudos uma piada, pois na iniciativa privada tais qualificacoes militares nao servem para nada, a nao ser aumentar salarios de funcionarios publicos.

  11. É bastante JUSTO um percentual ÚNICO de habilitação.

    Então se perguntam: “Onde estará o estímulo para realização dos cursos”.

    Agora veja, por ex. O Curso da ESAO para Capitães é OBRIGATÓRIO. Ou o camarada faz o curso, ou jamais será promovido a Maj.

    Eis aí o estímulo.

    No caso dos Oficiais de arma, ou faz o ECEME, ou jamais serão promovidos a TC. No caso do QEM, ou fazem mestrado e doutorado, ou tb não saem TC.

    Eis aí o estímulo.

    Então, esse história q o percentual para altos estudos será um estímulo é pura balela, pois a proposta do EB, mt antes da PL, é tornar esses cursos obrigatórios, pois os oficiais superiores estão fugindo da ECEME igual o diabo foge da cruz.

    1. Então, pelo seu raciocínio, quem é QE nunca deveria ter sido promovido a 3º Sgt, pois nunca fez EsSA, muito menos a 2º porque não fez CAS. E o pessoal da reserva que foi ganhando posto acima e 30% de AH continuam todos bonitões, enquanto os que estão na ativa vão ter que trabalhar mais 5 anos, sem saber que se vão ser promovidos ou não caso não façam a ECEME, ou seja, só se lascam?
      Aposto que você é oficial mangão, que passou a vida rindo da cara dos QEMA e agora está ai que nem o urso do pica-pau, sem saber o que fazer para ganhar mais e preferindo ver todo mundo se dar mal se você não puder se dar bem!

      1. Péssimo S2 kkkkkk

        Bem… sobre a visão do EB a respeito do link entre cursos e promoções, de fato o QE não poderia existir HOJE, o q de fato aconteceu. Não existe mais. Creio q deveriam ter sido promovidos sim, mas para o EB q planejam pra HOJE, não há como.

        Sobre os “bonitões” q vc resolveu ofender, está incluso o meu pai q ingressou no EB em 64. Pense! Não é o EB molezinha, q vc, Sr. Anônimo, vive não. Tem o posto acima de Maj e 30% mt merecidamente. Militar exemplar. Mas faz parte de um tempo q não existe altos estudos para Praça.

        Então continuo achando q para o EB q, repito, planejam pra HOJE, um adicional único de habilitação é o q faz sentido, já q os cursos serão obrigatórios, sendo este o verdadeiro “estímulo”. Ou faz o curso, ou não é promovido.

        E isso nao eh um raciocinio. So estou constatando a nova visao do EB sobre os cursos. Nada a ver com habilitacao, mas sim com promocao.

        Obs: já me dei bem kkkkkkk

    2. Com certeza você é um paisano com pouquíssimo conhecimento sobre as Forças Armadas. Estude um pouco mais, converse com militares e depois venha dar sua opinião.

  12. Eu concordo com a carreira em Y, mas nessa proposta a minha dúvida é só uma. Se o soldo do Subtenente for equiparado ao de major, o que acontecerá caso ele seja promovido a 2º Tenente? Vai diminuir o soldo? Sim, porque não tem como haver soldos distintos para 2º Tenente de academia ou 2º Tenente QAO. O soldo no mesmo posto tem que ser o mesmo. Alguém me explica. Para criar essa estrutura remuneratória, tem obrigatoriamente que acabar com o quadro auxiliar.

    1. Pela proposta sem noção, o QAO terá os soldos equiparados a General:

      2º Ten QAO soldo de General de Brigada
      1º Ten QAO soldo de General de Divisão
      Cap QAO soldo de General de Exército

      O SO imbecil que propôs equiparar Subtenente a Major, esqueceu que STen é promovido a QAO, Quadro Auxiliar que é prolongamento da carreira de graduados concursados do EB.

      Dizem que o texto do PL foi mal redigido pelos Generais do EB( como se não existisse Altos Estudos para oficiais da FAB/MB), mas na hora de sugerir essas asneiras, demonstram ter ainda menos capacidades para propor mudanças minimamente viáveis, e o pior, sem qualquer estudo de impacto orçamentário.

      1. Bando de “inocentes “, né?
        Desde quando o SO/ST assina alguma coisa e esta não tem a assinatura de um oficial pra endossar o documento? Se o QE de svc fiZer merda, quem vai segurar? Ja deu. QE ja conseguiu muito mais do q merece pelo que fez pra entrar e ponto.

    2. Ótimo comentário! E aí? O que acontecerá com os salários das centenas de tenentes e capitães do QAO? Vai ter um soldo de tenente QAO diferenciado do soldo do tenente de outro quadro ou arma? E todos os subtenentes da reserva? Terão seus salários reajustados? Alguém pensou o impacto financeiro disto? São milhares de subtenentes! Vai valer só para os novos subtenentes? Aí acaba a paridade entre ativa e reserva! Acho muito difícil passar…mais pelo impacto econômico que vai gerar.

    3. Estão esquecendo o detalhe dessa emenda que a deixa ainda mais bizarra: por ela,o soldo do 3 Sgt vai ser equiparado ao do 2 Ten, e assim sucessivamente até o posto de maj/Sub. Isso é uma completa aberração. As atribuições e graus de responsabilidade são absurdamente distintos . No máximo caberia uma equiparação do soldo do Sub com 2 Ten . No máximo. Poderiam ter criado um escalonamento mais razoável e exequível em vez de apresentar essa proposta totalmente descabida .

  13. Eu vejo apenas uma situação todo mundo quer ganhar bem e poder viver dignamente. Hierarquia e disciplina não tem nada haver com escalonamento salarial. Acho que o escalonamento das praças deveria se desvincular do oficiais. O teto das praças deveria ser o soldo de Major. A uma aberração nessa situação como pode um ST com 30 anos de serviço barganhar menos que um aspirante com minutos de serviço? Isso é inconcebível é quem não concorda com isso são os oficias que acham que por ter feito AMAN são o suprasumo da intelectualidade militar. Um ST com sua família tem as mesmas necessidades que um oficial inclusive a de pagar uma boa faculdade para os filhos.

  14. Po os Sgt QE ingressaram na Força sem concurso e ainda essa Kelma tem a cara de pau de propor promoção dos QE a ST. Isso também não é legislar em causa própria, já que seu marido é QE?

  15. OS militar qE merece sair ate QAO pois já trabalhamos muito pelo eb. os sargento de carreira não são melhores do que nóis as vezes sao uma vergonha. agora eu que nao aguemto mais esperar vou pindurar a xuteira e vou pra casa que tem muita injustiça nesse mundo.

  16. Bom dia a todos. Primeira vez que posto, apesar do acompanhamento frequente ao blog. Vou me ater ao título. Primeiro esta aberração do pttc, se tornou um câncer, o que era para trabalho certo virou um cabide de emprego. Segundo e terceiro qe para sub e cfc igual a eceme. Deveriam permitir a prestação de concurso para propiciar ao aprovado realizar o cas a distancia, apos a conclusão haver o compromisso de ficar dois anos para aplicar os conhecimentos em sindicâncias, que muitos já falaram que é só copiar/colar. 9Então o qe seria aperfeiçoado. Agora ao nível de eceme, seria outro processo que se iniciaria quando fossem 1 Sgt para se ficar ecd concorrer ao processo seletivo junto aos de carreiras. Falam tanto nos cargos do judiciário, mas la em poucas exceções o técnico e o analista labutam da mesma maneira, cada um no seu quadrado, e nem falei de nossos pilares constitucionais que não os balizam. Então meus companheiros st e major cada um tem responsabilidades, ninguém melhor que ninguém, cada um com sua oportunidade e capacidade.

  17. Olhando aqui os comentários, chego a conclusão que vcs sgts de carreira , estão certos o sgt QE nunca fez nada na visão de vcs, estou com 28 anos de sv e sei bem como foi minha trajetória, agradeço pelos comentários e sorte a todos, Aço !!

  18. O maior inimigo dos militares não são os civis que conseguem melhorar os seus salários na maioria das vezes, o maior inimigo dos militares é o próprio militar que gosta de puxar o tapete de seu companheiro.

    1. Pessoal eu fico triste em ler comentários que denegrida/menospreza ex: (vc QAO, QE, ADM, com ou sem – ECEME/CGAEM), não merece isso ou aquilo, pessoal nós estamos no século 21, temos que ser unidos independente se AouB merece ou não, estamos no mesmo barco rumo se preciso for a tempestade e também a águas calmas. Todos os apoiadores são bem vindos pela causa, lembrando que o que a maioria dos espectadores querem infelizmente é ver o circo pegar fogo, então diante dessas mudanças o melhor só acontecerá se cada vez mais mostrarmos para a sociedade que estamos unidos em prol de um futuro melhor para nós/família, vamos focar em nossos objetivos, sem menosprezar um ao outro. Att: militar das FORÇAS ARMADAS.

  19. Bom dia vejo muitos comentarios mais vejo so cada um puxando o tapete do outro a emenda que ja esta no congresso ela vai ser aprovada pois os militares que fizeram nao souberam nem fazer uma reestruturação isso para o parlamentar e facil o resto so e bla bla bla so espera e ver.

  20. Essa discussão sobre a equiparação do solto do Subtenente ao de Major, na minha avaliação está sendo vista de forma errada e mais pelo lado emocional. Ora, os itens responsabilidade e competência, são inerentes aos militares, independentemente do seu posto ou graduação, onde cada um dentro dos seus limites de competência irá atuar. Acredito que a intenção da proposta de emenda a PL, tem por objetivo contemplar, comparativamente, as dificuldades financeiras e familiares que ambos têm nesta quadra da vida. Ambos tem filhos na mesma faixa de idade, muitas despesas com a educação destes, despesas adicionais e imprevistas em face dos itens citados e até por uma questão de coerência, considerando-se que geralmente, e na grande maioria dos casos, os Subtenentes por ocuparem o topo da carreira dos graduados, são conceituados perante a Força a qual pertencem, são detentores de muita experiência militar e profissional e por atuarem de forma didática junto aos mais novos ( sargentos ) no que se refere a transferência do vasto conhecimento que adquiriram ao longo de suas carreiras. A meu juízo, os Subtenentes e Suboficiais das Três Forças Armadas, até por uma questão de direito, são mais do que legítimos merecedores dessa justa distinção, através dessa emenda que está sendo proposta.

    1. Antes que alguém venha argumentar: Aí, como é que fica a situação do Subtenente (ou Suboficial) que for promovido a 2º Tenente? A solução seria a de estabelecer critérios de acesso dos graduados ao oficialato, através de concurso interno somente para Primeiros Sargentos e considerar o Subtenente ou Suboficial, como a graduação topo de carreira, sem direito a acesso ao oficialato. Seria uma forma opcional dos sargentos tentarem o oficialato ou terminar a carreira como Subtenente ou Suboficial.

      1. Mesmo assim o PL terá que definir como ficaria a situação dos militares que já são QAO. Se o subtenente for equiparado a Major, como ficará o soldo dos que hoje já são 2º Ten, 1º Ten e Cap QAO, na ativa e na reserva?

  21. O que mais me deixa impressionado é a cegueira e a desunião da CLASSE MILITAR, que na verdade não tem ” CONSCIÊNCIA DE CLASSE “, pois não consegue enxergar nada de positivo nessa luta dos QEs!!! Evidentemente que nessas reivindicações existe algumas coisas que nunca serão atendidas, no entanto, a LUTA deles mostra para os OS PRAÇAS que existe um caminho e esse é através da política!!DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA ! Se ilude o PRAÇA que acha que OFICIAL QUE VIROU político irá mover uma palha para atender PRAÇA !!!! OS QEs já estão há décadas mostrando qual o caminho !!!! Só falta os bocas abertas da FFAAs prestarem atenção e na próxima eleição votar somente em PRAÇA !!!!

  22. Diversos comentários sobre responsabilidade….quais são essas alegadas enormes responsabilidades…

    Qual é a diferença da responsabilidade de um lobinho temp e o da escola quando estão de Cmg da Gd? E o adjunto QE ou de escola? Ou o Of de dia temp ou da escola? Ou o Cap QAO e o de escola quando S1,2,3,4 ? A responsabilidade está diretamente ligada ao serviço em tempo de paz…

    Sobre Suez, é um desrespeito aqueles que estão nas lápides ali no aterro do Flamengo, além dos que pereceram nas embarcações postas a pic pelos nazistas. Então Moçambique,Angola,Timor,Haiti também merecem ? São estes ex militares que adentram quartéis para vender medalhas que não tem valor algum nem constam do medalistico militar? E que militares, em geral,sem mérito na carreira às compram e querem enfeitar seus uniformes lisos feito bunda de nenê.

    Tem gente querendo expor uma parcela de militares ao ridículo, qual finalidade ainda não sei…

  23. Concordo com tudo que colocaste, Luiz Carlos.
    Mas acredito que nao vai ser efetivado,por questao economica.
    O efetivo de ST/SO, é grande!
    Aí ficamos reduzidos a numeros e lá se vai nossa importancia para as forças.kkk

    1. Concordo com você St veio, dificilmente essa emenda será aprovada por questões orçamentárias. Fiz um comentário adicional ao meu que deverá ser publicado, onde faço ressalvas ao meu comentário anterior, no que se refere a procedimentos para que fosse possível e viável a implementação da medida proposta na emenda ao PL.

  24. Respeitem os nossos pracinhas que lutaram na italia! Missao de paz nao é guerra, é missao de paz!!! Uma vergonha e um ataque aos feitos dos nossos pracinhas. Estar submetido a riscos e da essência da profissao, ou ao menos deveria ser.

    Quanto aos PTTCs, ja passou da hora de acabar com essa aberracao de cargo comissionado

  25. Justo CFC CFS ECEME ter o mesmo índice de adicional. Porque incide sobre o soldo. As patentes e graduacoes maiores recebem mais. General Reformado e 3 Sargento também Reformados serviram juntos nos mesmos quarteis, devem levar para Reforma também as mesmas gratificaçoes sobre o soldo de cada um. Ja teve um General nos anos 90 que iniciou a valorizacao dos Cabos estabilizados, mas não tinhamos tanto apoio parlamentar. A hora de ajuste para todos é agora.

  26. Ainda bem que os QÉ acabaram no exercito, sustentar o ego dos sgt de carreira so falam mal dos QÉ entra para o exercito não sabem fazer nem uma plano de instrução tendo que os QÉ fazerem para eles depois ficarem preocupado com a vida dos QÉ achando que o mesmo vão tirar seus benefícios, Agora não precisão ficar mais preocupados pois não terá mais QÉ no Exercito pessoal de carreira não terá mais quebra galho na escala de sv e terão que fazer todo os serviços que os QÉ realizava no exercito!

  27. Toda essa ronha é fácil de resolver: coloca de volta o adicional de tempo de serviço com 1ano = 1%. Ai o subão vai ganhar seus 28% porque conforme seus 28 anos de ralo e o major a mesma coisa: vai ganhar 13% porque tem os 13 anos de serviço…Assim se resolveria o problema do QE que se acha injustiçado, do 3sgt, do sub, do ten cel, de todo mundo, mas não, chega na hora das FA resolver qualquer mer#@ eles tem que criar um manual distorcido e confuso com no mínimo 258 páginas, que de proveito só tem no máximo 5…Como sempre me falaram na tropa: INVENTOR vai do I ao R…nunca chega no B !!

  28. O limite para os sargentos do Quadro Especial é o céu e se porventura for aprovado a promoção deste quadro a subtenente, o que acho quase impossível pois eles não são concursados além de não existir amparo para essa aberração, no futuro vão se achar injustiçados e achar uma brecha para saírem oficiais do QAO na idade de 90 anos. É o que dá as Forças Armadas terem a ideia de criar um monstro e depois não saber como lidar com essa anomalia.

  29. Tem deputado aceitando ideias que não estão relacionadas à PL e outras que certamente serão rejeitadas. Gostando ou não, os oficiais terão que ganhar mais, não absurdamente, claro,conforme a patente e, os demais, com o seu percentual do soldo correspondente ao do comandante da Força e todos os cursos e penduricalhos previstos para todos. O momento de acertar e corrigir os erros é agora . Inventaram novos “cursos” e os antigos que já foram realizados com a finalidade de se aperfeiçoar e se atualizar para desempenhar melhor as funções? Os novos militares farão esses mesmos cursos sem ter adicional? Basta querer equipará-los. Chega de sacrifícios pois os 18 anos de PT e seus comparsas já extrapolaram. Há unidades que a falta de pessoal é crítica e alguns do PTTC suprem essa necessidade. Basta cumprir a legislação e uma fiscalização rigorosa.

  30. Sugestão para acertarmos a PL 1645/2019

    A muito tempo a carreira dos praças vem necessitando de uma reforma, as forças vem tendo valorizar seus quadros das mais diversas formas possíveis, pois sabem da importância dos praças no gerenciamento, na tomada de decisão e na execução.
    Muitas propostas foram criadas, mas a que iria realmente valoriza-los nunca ia para frente devido a necessidade de concordância das outras forças.
    Hoje mais do que nunca precisamos levar essa proposta a frente, pois com mais 5 anos de tempo de serviço tendo que ser diluído entre as graduações tornará essa carreira ainda mais dolorosa, pois 8 anos para uma promoção já é muito ruim e desmotivante e como sabemos isso pode piorar ainda mais.

    Diante desta breve ilustração, colocarei aqui sugestões que irão realmente valorizar os praças.

    Com o aumento do tempo de serviço é necessário o aumento do número de graduações para os praças, assim conseguiriamos diluir melhor as promoções com o novo tempo de serviço e amarrar o tempo de promoção entre as graduações.

    O novo modelo seria:
    3° Sargento mantendo o soldo;
    2° Sargento mantendo o soldo;
    1° Sargento mantendo o soldo;
    3° Sub Tenente com soldo de Sub Ten;
    2° Sub Tenente com soldo de 2° Tenente;
    1° Sub Tenente com soldo de 1° Tenente; e
    Sub Mor com soldo de Cap.

    Os interstício poderia ser:
    De 3° Sgt para 2° Sgt: 7
    De 2° Sgt para 1° Sgt: 7
    De 1° Sgt para 3° ST: 6
    De 3° ST para 2° ST: 5
    De 2° ST para 1° ST: 4
    De 1° ST PARA ST MOR: 3

    OU
    De 3° Sgt para 2° Sgt: 8
    De 2° Sgt para 1° Sgt: 7
    De 1° Sgt para 3° ST: 6
    De 3° ST para 2° ST: 5
    De 2° ST para 1° ST: 4
    De 1° ST PARA ST MOR: 3

    E assim fecharia os 35 anos de serviço com a mesma quantidade de promoções dos oficiais e teríamos a valorização remuneratória que merecemos.

    Outra situação, que seria interessante dar a devida justiça, seria em relação aos nossos valorosos Sargentos do Quadro Especial que no passado carregaram de forma ardua as mais diversas funções sem a possibilidade de uma progressão, suas promoções vieram com muita luta. Temos que levar em consideração que a força não deu a oportunidade de avanço em estudos para melhoria das suas habilitações, muitos foram para a reserva de injusta e sem o devido reconhecimento.

    Suas famílias sofriam pois, muitos tinham que complementar renda para não passarem necessidades, com isso tinham menos tempo presente. Muitas famílias foram desfeitas devido a este problema, muitos deram a vida pela nação, fazendo a engrenagem rodar, e não foram devidamente reconhecidos.

    Hoje temos a oportunidade de dar a devida justiça a esses valorosos miltares, corrigindo os erros do passado, tanto para o pessoal da ativa quanto para o pessoal da reserva, com as seguintes sugestões:

    Sugestão 1:

    Na tabela de Adicional de Habilitação colocaria mais três condições de tipos de curso, tanto para o pessoal da ativa quanto o pessoal da reserva:

    Mais de 8 anos com Aperfeiçoamento subiria o tipo de curso para Autos Estudos Categoria II;

    Mais de 15 anos com Especialização subiria o tipo de curso para Autos Estudos Categoria II; e

    Mais de 25 anos com Formação subiria o tipo de curso para Autos Estudos Categoria II.

    Sugestão 2:

    Incluir o adicional de disponibilidade para o passoal que está na inatividade na porcentagem de 30%, bem como os militares do quadro especial.

    Sugestão 3:

    Para corrigir a falta de perspectiva de progração na carreira, os militares do Quadro Especial das respectivas forças deveriam ser promovidos a Graduação de 3º Sub Ten, no ato de ir para a reserva remunerada, bem como o acerto dos que já se encontram na reserva.

    Sugestão 4:

    Na aprovação desta lei, os graduados seriam realocados para as suas faixas de promoção conforme o tempo aqui aprovado. Para ilustração um Sub Ten com 27 anos de serviço seria teria sua graduação corrigida para 2º Sub Ten.

    Peço aos senhores que olhem com carinho nosso problema, pois se essa proposta não for resolvida pelos senhores, não será resolvido nunca mais e ficaremos na escravidão.
    Certamente aceitaremos qualquer coisa que vir, não vamos nos rebelar, mas seremos injustiçados para sempre.

    Nosso futuro está nas mãos dos senhores.

  31. O praça tem que se unir, independente se é SUB, SGT, CABO ou Soldado, a mudança desse adicional habilitação irá beneficiar o PRAÇA ESTABILIZADO, deixem um pouco o ego de lado e vamos pensar e apoiar em conjunto.

  32. Nível de responsabilidade tem haver com colocar o CPF nos documentos. Já vi mtos pracinhas arregarem qdo se fala em botar o CPF em jogo. Sub ganhar igual a um coronel?? Faca-me um favor. Se quiser, vá para os EUA e comece sua carreira por la, ja que la é mais “justo”. Qdo se fala em responsabilidade é mto fácil falar da boca para fora, mas na hora de assinar um dcto “quente”ou mesmo assumir responsabilidade… Mais, onde se viu assemelhar um cursinho “walita” como esse CHCAO a doutorado. Minha especialização teve duração maior e nao foi EAD. Se toquem falastroes e já que são senhores da moral e da sensatez, a prova da Receita logo, logo estará aí. Podem faze-la e boa sorte…

    1. O pior é que esse seu doutorado não ensina a escrever.
      Tive vários maiorescom ECEME que não sabiam estruturar um texto.
      TODOS OS CURSOS NO EB SAO MEIA BOCA. QUERES ENGANAR A QUEM?

    2. Marcelo,nao defendo que um St ganhe igual a um Cel.
      E quanto a botar o CPF na “reta”….todo St que foi, é ou será Encarregado de Material, coloca.

    3. Seria melhor que não fosse EAD, peo menos receberíamos ajuda de custo. Oficial não sabe fazer nada sozinho, é nada sem um sgt trabalhando com ele.

  33. Parabéns aos envolvidos!!! Pelo andar da carruagem vejo que ficaremos sem nada mesmo, por conta dos egoístas de plantão. Só olham para o próprio umbigo! Assim começo a concordar com os civis: Todo mundo na vala! Mais do que merecido! Não gostou? Entuba!

    1. Eu acho que vai acabar acontecendo isso mesmo… 5 anos a mais, sem os 17% de transição… E a reestruturação vai “ficar para mais tarde”…

  34. IncorporeI no EB com a 4 serie, fiz CFC e CFST,depois fui aprovado no CFS. Claro que não tendo concluído o primeiro grau através do Supletivo. Depois de formado no CFS cursei segundo grau, faculdade e pós graduação, mas tive que fazer CHQAO para nivelar conhecimentos com os colegas que não ocuparam suas noites em uma sala de aula. C0mparar CFC a altos estudos então ficarei bem de qualquer modo. Salários são compatíveis com cargos, é isso que estudar se em RH.

  35. Não vejo a hora de ver o PL 1645 aprovado como está, para me divertir vendo o sonho imoral dos inativos oportunistas se tornar um pesadelo real e doloroso…

    Haverá muito tormento e ranger de dentes…

    Quanto maior for a expectativa de beneficio sem mérito, maior será o tombo que os estamentos inferiores vão sofrer…

    Quem viver, verá…

  36. KKKKKKKKKKKK Tenho de rir!!! QE quer ser Subtenente!! kkkkkkkkkkkkk Podemos jogar todas as horas de estudos e cursos fora. A única coisa que concordo nessas propostas é valorização do Subtenente e fazer escalonamento separado pelo tempo de serviço com pelo menos o soldo de 1º Tenente. O resto é balela, nunca passará, não tem estudo de impacto financeiro, não existe projeção de impacto na carreira, percebam que os índices foram reduzidos em 10%, e isso destrói o superavit, transformando em deficit monstruoso a economia proposta pelo ministro, já que o número de praças é de milhares de vezes maior que os de Oficiais Generais. Se antes já estava certo a aprovação, depois de uma proposta desta com certeza a aprovação do PL será absoluta, quem fez esse tipo de proposta ou é maldoso, burro ou simplesmente desconhece tudo sobre planejamento.

    1. Se os de carreira precisam da conclusão do CAS para serem promovidos a S Ten, os QEs querem na canetada? O mínimo de coerência seria pedir a graduação de 1 Sgt.

  37. Quem tem idade e acompanhou a carreira política do Bolsonaro desde o início (anos 80), sabe muito bem que a defesa dele por melhores salários para militares sempre citava a evasão de oficiais das forças armadas como exemplo de insatisfação com o soldo, como se as academias militares fossem o Olimpo, inadmissível, sob o ponto de vista dele, que alguém que por elas passasse, não pudesse procurar outra atividade, seja por qualquer motivo.
    Ele, o presidente, raramente usou dados sobre evasão de praças graduados de seus quadros para embasar seu discurso de melhores salários para a categoria. No livro “Memórias, a verdade de um revolucionário” do Gal. Olympio Mourão Filho, o autor defende com todas as letras a extinção de “escolas de sargentos”. O que isto significa? Dentre muitas coisas o desdém que a oficialidade, o alto escalão mais precisamente, tem para com o “andar de baixo”, e não é de hoje.
    Felizmente percebi isso e requeri a tempo meu licenciamento do serviço ativo da Marinha e não me arrependi. Lá se foram quase 40 anos de pura felicidade na vida civil, felicidade essa renovada toda vez que vejo aqui os comentários de pessoas que se dão uma importância que seus superiores hierárquicos não reconhecem – nada mudou de lá pra cá.
    Boa sorte para vocês, mas cuidado com o RDM, RDE e RDA. Direitos constitucionais são para civis.

  38. o que o todo prcisa entender, e que ser militar das forçças armadas, e ser exclusivo, porriso, peço respeito e situação remuneratoria dos, qe, e especial os cabos que fozeram ate dois cfc, e tem sgt qe, sem cfc, , alias todos praticamente, na resrva, e a briga e para o financeiro, e etc, ate porque e exclusividade, e tecnico, parai não são exclusivos, e para viver em um capitalismo, e necessario, dinheiro e não migalha, igual e dos qes. e etc, etc. tabom ou que mais posso escrever o dia todo . mais para quem sabe le, um pingo basta.

  39. Penso que os QEs deveriam ganhar como generais e serem comandantes militares de área! Inclusive o QE mais antigo deveria ser o Comandante do exército!

    1. Estas emendas serão rejeitadas e o PL será aprovado da forma como foi concebido. A única emenda que seria aprovada seria uma em que propusesse a remoção do adicional de gratificação dos generais. Mas os sindicalistas hipócritas só pensaram em si próprios e nenhum pensou no coletivo.

  40. Alguém sabe dizer quando é que os últimos QE’ s da ativa vão embora ?? Que ano acabará essa aberração?? Me parece que 92 foi o último ano em que se estabilizava no EB, procede???

    1. Aberração é o teu ponto de vista a respeito dos QEs, pois trabalhamos mais que muitos sargentos de carreira que só pensam e transferência por causa do dinheiro que ganham e nós nunca ganhamos com transferências, saiba vc que pagamos cada centavo que o povo brasileiro nos paga.

  41. Sou a favor dos QEs irem a Major ,pois possuem elevada competência e voz de comando ,na minha visão são os que levam o EB e ensinam os Sgts de escola,eles chegam crus muitos com medo e a muito custo conseguem aprender pouca coisa e somente depois de longo tempo estão preparados devido a limitação de alguns .

  42. QE sair ST???? Ok..entao ST vai sair coronel…..nada a ver….qual a justificativa??????????????????????????? Para o ST sair CEL tem, desde q QE vire ST….

    1. Política minha. Se não for acrescentar fique calado. Vejo inúmeros comentários em tom de brincadeira, não enxergam o tamanho da oportunidade de sermos realmente reconhecidos, mas só sabemos avacalhar uns aos outros, por isso somos o que merecemos ser!!!

  43. Tenho até medo do Brasil entrar em uma guerra junto com esse pessoal do EB pelo menos os que por aqui aparecem ,só da babão puxa saco que querem atopelar os próprios colegas ,sem respeito alguns ,uma total desarmonia

  44. Por isso é bom estudar , não quero desanimar os QEs ou os que se acham injustiçado …. ma o PL vai passar , pois nem o relator pode alterar, veja o que diz o art 124 do Regimento Interno da Casa. Art. 124. Não serão admitidas emendas que impliquem aumento da despesa prevista: I – nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente da Republica, ressalvado o disposto no art. 166, §§ 3º e 4º, da Constituição;

  45. A verdade é que os maiores inimigos dos militares são eles mesmos. Não chegamos a um denominador comum, não importa que o assunto ou a ocasião o exija. – Como diria o Montedo “Cansei” é aceitar o que os outros decidirem e olhe lá!

  46. Fico vendo essa discussão, que não leva a nada, devemos nos unir e fazer propostas seria e não mirabolantes, todos dentro das forças armadas tem tem o seu valor, é por isso que dizem que nós mesmos puxamos o tapete do outro. Sou QE por não acreditar na promoção de segundo sargento sai antes. Não acho justo o QE ser promovido ST, acho justo dividir a fatia bolo de forma justa e não só puxar para o lado dos oficias generais, e preguiçosos o exercito ta cheio em todas as classes, conheço um bando de QE burros e preguiçosos assim como Sgt de Carreira e Oficiais.

  47. Montedo afim de pacificar o assunto publicado nesse tópico, seria saudável publicar o texto a seguir que demonstra de forma clara a inviabilidade legal das propostas apresentadas pelos Advogados militares e Associações sindicais:

    “Elas não devem ser sequer analisadas, serão sumariamente rejeitadas com base no Artigo 124 parágrafo 1 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

    Quase todas as reivindicações são plausíveis. Todavia, sem exceção, implicam em aumento da despesa caso aprovadas. Portanto, tendem a não ser sequer discutidas por afrontarem o REGIMENTO INTERNO DA CASA, que diz que nos projetos de iniciativa exclusiva do presidente da república, como e o caso do PL 1645/2019.
    A questão já foi objeto de apreciação pelo Supremo Tribunal Federal e pacificada no sentido de manter-se a proibição.

    Portanto, por mais que se deseje, NÃO SÃO ADMITIDAS EMENDAS PARLAMENTARES modificativas, aditivas ou aglutinativas que possam acarretar aumento das despesas geradas pelo projeto em questão.

    Nem mesmo o relator do projeto poderá apresentar em seu substitutivo modificações que impliquem em aumento na despesa e na comissão não podem ser feitos cálculos, estudos de impacto financeiro, remanejamentos etc.

    O Regimento Interno diz ainda que “O Presidente da Câmara ou de Comissão tem a faculdade de recusar emenda formulada de modo inconveniente.”

    Art. 124. Não serão admitidas emendas que impliquem aumento da despesa prevista:        I – nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente da Republica, ressalvado o disposto no art. 166, §§ 3º e 4º, da Constituição; ”

     

    1. se congresso não pode gerar despesa. Acaba com este Projeto de lei, porque o resumo será: Os militares da ativa ganham uns adicionais que perdem de Coronel para baixo ao serem Reformados e só os Generais Reformados incorporam isto. Todo Militar ativo hoje será Reformado e apoiando isto perde no futuro. Se ficar como está a base eleitoral de familiares de QE cem mil pessoas, alem de não ter reestruturada seus adicionais vai perder quando a pensão militar começar a subir. Na prática o Caixa Das Forças Armadas tira dos Sargentos QE e dá aos Generais. Pronto ta feita paridade dos Generais com as demais carreiras. De quebra dão um agadinho para a tropo de Coronel a Sargento Concursado. Vão perder tudo ao Serem Reformados e ficar no mesma situação precária. La na frente os Generais nem vão mais falar em reajustes porque eles já foram reestruturados. Só lamento o militar da ativa que pensa que está sendo reestruturado de coronel para baixo. Vão ganhar agora e perder tudo daqui a pouco quando reformarem. Quem sai junto chega junto. General, Sargento QE e CFS servirão nos mesmos quarteis, JUSTO todos incorporam os adicionais quando Reformados. Permanecemos unidos. sem chororo de sargento concursado frustrado porque tinha concurso na AMAN mas nao conseguiu entrar, agora fica tentando subir em sima de alguém para se sentir gente. Achando o QE. QE deu mais serviço de 24 horas que qualquer outra patente. So não fez CAS porque não foi convocado. Tem inúmeros que QEs com Nivel Superior. UNIDOS todos ganhamos ao passar para Reforma. Divididos só os Generais ganham quando passam para Reforma.

  48. Essa tabela foi criada sem levar em conta o impacto no orçamento. Se a sociedade já estava reclamando da economia de 10 bilhões em 10 anos, imagina com essa tabela, que não vai economizar nada e vai aumentar e muito as despesas no orçamento.

  49. Parabéns, imaginem a economia que trará para as forças armadas acabar com os vampiros, isso o Bolsonaro não enxerga, e até que enfim corrigiram o adic hab, começando o pagamento em Jan 2020, ainda falta o adic disponibilidade. Será que conseguirão aprovar essa MP do mal, porque
    Começaram os panelaços pelo Brasil.

  50. Alguem me explica o q ficou ruim pro QE? vejo os amigos do QE reclamando do bonoro no quartel mas todos estão esperando o PL ser aprovado pra ir pra casa…gostaria de receber 10% tambem mas não estudei pra ser OF, sou sargento!
    ps: tenho amigos QE q poderiam ser generais e outros q deveriam ser rebaixados a recrutas…idem sgt de EsSA e Oficiais…

  51. Legislar projetos em causa própria é muito fácil, por aí se mede nível de camaradagem e lealdade. É isso que alegam aprender nas diversas formações, mais só se aplica aos seus umbigos.

  52. Vão estudar Graduados.

    Não estão percebendo que o barco está furado não?
    E que a tripulação do barco está tentando remendar o buraco, mas com dinamite.
    Sou tenente e estou papirando. Lamento dizer, mas abaixo de mim, mas está errado quem não está papirando.
    Há botes para poucos, e estes estão nos andares de cima do navio…
    Reflitam senhores. Hoje temos integralidade, mas e amanhã? E no próximo governo?
    Acham que os políticos gostam de nós? Eles aprovariam facilmente o fim da integralidade, basta apenas o governo não ser o atual. E nada faríamos, apenas aceitaríamos.

    Peguei minha dose diária de motivação (10 min de leitura de blog).
    De volta ao Papiro. PQDT: Papira Que Dá Tempo

  53. Tá vendo o porquê não se deve deixar que eles opinem sobre a própria carreira ou mesmo a remuneração, eis o exemplo. Deve ser essa a fala do Oficial General com relação a “nosotros” tentando definir quem está dando rasteira em quem. Enquanto isso, as associações das mais diversas categorias quando veem alguém tentando se intrometer em seus assuntos soltam logo uma notinha em defesa da classe.

    1. Adic Hab será reajustado em Jan ou Jul 2020?? Ja vi comentários que sera para Jan. Está certo isto ??? Pela PL é a partir de Jul 2020

  54. ‘”rodrigo no 23 de agosto de 2019 a partir do 17:05

    Se o EB esta cheio de “doutores” com altos estudos, por que é tão mal administrado e falido em todos os setores?”‘

    Diga-me um órgão público, com doutores ou sem doutores, que não está falido. Por que só o Exército é citado?
    Eu, desde o início, dessas reformas, sempre achei que no final irá sobrar só para os membros das FFAA. Os demais da segurança, como era esperado e combinado, já se safaram. Para mim, TUDO JÁ ESTÁ COMBINADO!!!

  55. A questão das gratificações é só manter a diferença de 5% entre elas .O problema foi a diferença muito grande que ficou de aperfeiçoamento para altos estudos II.Mas não pode puxar as maiores para baixo tem que jogar o aperfeiçoamento para 63%.
    Em relação a ofensas de militares a outros militares …somos todos soldados !!!
    Os QEs que trabalho ou tive oportunidade de trabalhar são altamente competentes e acredito que poderiam ter tido uma carreira melhor com previsão para promoção a S Ten através de cursos.
    Quanto a PL , deve seguir e ser aprovada do jeito que chegou .

    1. Infelizmente essa proposta não tem o estudo de viabilidade econômica, qual seria o impacto ao longo dos anos, quanto seria a economia. Não tem elementos suficientes para ser aprovado.

      Se eu estivesse no congresso, eliminaria os pontos conflitantes que seria o adicional de habilitação da representação, de tal forma que seria retirado da Lei, portanto não teria mais reclamações e seria uma medida de economia para a união.

  56. Os QE com Curso Técnico ou por exemplo um curso de manutenção de ar condicionado, podem cadastrar no SICAPEX e caso exerçam funções inerentes à estes cursos ou estágios, poderão também receber o percentual do adicional de habilitação referente à aperfeiçoamento (20% hoje e 45% em Jul/2023), tendo como fulcro a Portaria nº 084 (25 JAN 2019) – Cmt Ex.

    Já tem parecer favorável nesse sentido da SEF e DCIPAS, haja vista o Despacho favorável da revisão do adicional de habilitação para um 3º Sgt R/1 (Adt Tec B – DCIPAS ao Bol /DGP Nº 022, de 22 FEV 19).

  57. Vendo o comentário do Major da FAB, chego a uma conclusão. A mentalidade dos integrantes da Força Aérea Brasileira, graduado até oficial superior, é bem diferente da dos integrantes do EB. Enquanto os Sargentos da EEAR torcem pelo reconhecimento dos Sargentos QESA, no EB tem essa guerrinha boba entre ESA x QE.

    1. Impossível comparar militar do Exército com os da Aeronáutica, pelo menos por hora, pois se continuarmos nessa trajetória, isso se tornará realidade.

  58. “ESTÃO COLOCANDO UM BODE FEDORENTO DENTRO DESSA CADEIA, TODO MUNDO RECLAMA, RECLAMA, RECLAMA, DEPOIS O TIRAM; E TODOS OS QUE RECLAMAVAM, APESAR DE PRESOS, FICAM FELIZES.” Esta é a TÁTICA usada nessa REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA MILITAR. E ainda vão usá-la, esse Rodrigo Maia e esse Alcolumbre, para pressionar e tentar barganhar com Bolsonaro. Este, por sua vez, vai perder muitos votos, e levará seus pares juntos para a reprovação em “MASSA”, como o Hélio Negão, por exemplo, que não tem mais o que ser queimado. O problema é que, infelizmente, em se tratando da vida militar, Bolsonaro também é elitista, como a maioria desses oficiais, incompetentes ou não, que passaram por uma academia. Como se lá fosse o último estágio do conhecimento humano.

  59. É por esta e outras razões que os militares não tem voz. Fazem o que querem conosco. Pois se trata de uma classe desunida.
    Quando um grupo que melhorias, vem um bando de idiotas querendo puxar-lhe o tapete.

    Se não nos unirmos vamos ficar sempre pastando. Quando um Oficial prejudica um praça podemos achar normal, mas quando um praça quer prejudicar outro praça…. é lamentável.

  60. No exercito americano tem o sgt maijor. Muito valorizado. Senao fica esse treco de gurizada com 18 anos se matricula em um ead. Nao conclui. Fica 10meses no serviço militar e surge na OM com como tenente. O Sub com 30 anos de experiência recebe menos. Ja era para terem pego os melhores do cfst para o CPOR. Podiam sim valorizar por anos de serviço. Hierarquia é a base. Mas vencimentos tem haver com anos de dedicaçao. Cada um com seu soldo e adicionais iguais a todos. O EB sempre precisou de eletricista. Mas nunca fez curso interno para formar. O milico se formou no senac. Nao foi reconhecido no contracheque mas desempenhou esta funçao. Patece falta de consideraçao com o Praça. A hora de reestruturar isto é agora

  61. Não vêem o verdadeiro propósito disso tudo? Trata-se de uma tentativa de se aplicar o darwinismo social dentro dos círculos. O uso dos conceitos de luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos, para justificar políticas que não fazem distinção entre aqueles capazes de sustentar a si e aqueles incapazes, de chegar ao final de maneira igualitária. Muitos do no passado flertaram com o socialismo e hoje escondem dentro do grafismo camuflado do uniforme hoje silenciados pelo novo liberalismo do momento cívico-militar atual. Estão forçando a tropa a atingir níveis que estão fora do nosso exercito. Com palavras eruditas em alguns documentos desde 2014 e com um portfólio que não é a realidade da tropa,que
    aliás não tem nem papel para documentos e ainda exigem fardos que não conseguem carregar pra quê? e pra quem? Melancias, traíras , víboras camufladas inoculando veneno na casa a qual juraram servir junto a nação. Praças capacitados estão desanimados e dentro de outro circulo o desânimo faz recorrer ao papiro para sair, onde chegamos senhores? Que Deus nos abençoe, amém. 2Sgt0607

  62. Lendo todo esse chororô, lembrei de um fato que presenciei faz algum tempo, resumidamente: certa mulher, pensionista de pensionista (isso sim tem que acabar), procurou a SIP para reclamar que seu “salário” era insuficiente para sua sobrevivência e, que precisava que fosse cancelado os seus consignados. É lógico que seu pedido não poderia ser atendido sem que houvesse uma decisão judicial, mas, perguntei à criatura o que a teria levado a contrair empréstimos (na intenção de oferecer uma medida de controle financeiro) e, a resposta foi “meu problema foi que minha mãe morreu, era eu e ela, agora tenho que dividir minha pensão com minhas três irmãs”. Essa criatura não tinha 40anos, aparentava saúde e cuidados pessoais (talvez exagerados demais). Bom, fato: o problema não está no quanto você ganha, o problema está no quanto você gasta.

  63. O percentual de gratificaçao tem de ser o mesmo para CFC CFS AMAN porque é sobre o soldo. Entao as altas patentes ja vao ter mais remuneraçao. Burrao é o que fica fazendo kkk adicional cfc=aman. UNIAO das Graduaçoes e Patentes ate Coronel agora pode evitar a segunda MP do Mal. Este ajuste como esta nasce condenado a cair ao sermos Reformados. Ilusão. De Coronel para baixo nao tem a mesma valorizaçao como o General que assinou o Projeto. Alta cúpula ainda tem Líderes. Vamos ver o poder de assesoramento deles ao 01 para revisar isto

  64. Ao comentário do : NoTearsToCry no 23 de agosto de 2019 a partir do 20:48, diferença gigantesca , se pesquisar vais ver que em um existe um plano de carreira, pois prestou um concurso de nível federal, em outro já não, simples assim…não precisar ser muito inteligente, e nas normas do concurso da EsSA, já diz que estará apto ao final da carreira galgar até o posto de capitão, ou seja é clara a carreira, já quem entrava como recruta e fazia o CFC, nada diz sobre o futuro do militar…

  65. Nada dessas melhorias enviadas por emendas vão passar. Maia já avisou, lá atrás, que a PL vai passar igualzinha como veio. Simples assim.

  66. Esse negócio de praça querer ser oficial ja deu o que tinha de falar, o EB precisa tanto deste, quanto daquele, sou S Ten e digo que nós praças queremos é um salario digno e ser respeitado pelo profissional indispensável à Força que é. Porém, quanto aos salários ser igual a esse ou aquele, enquanto o escalonamento for vertical, nunca será atendido o referido pleito de se pagarem salários justos aos quadros. Pois, sempre que algum governo se comover com a situação dos praças, fica impedido de efetuar um reajuste digno, visto que , de tabela, os oficiais serão beneficiados, ou seja, nada e por acaso, isto ja foi planejada deste os primórdios do EB.

  67. Caso aprovado a PL 1645 o percentual de disponibilidade milutar para 2 Ten QAO será de quanto ??? Já que na tabela aparece 32% para Generais e Sub Tenente e outros postos e graduações até DEMAIS MILITARES 5%.

  68. Tanta briga por nada… Seria tudo facilmente resolvido se na reestruturação apenas voltassem o adicional de tempo de serviço e o posto acima. Pronto. Voltava a paridade e ninguém da reserva faria mimimi….

    1. Desconheço dispositivo legal que seja aprovado em processo legislativo e outorgue promoção à graduação, como pretendido, destinada ao pessoal que já se encontra na Reserva Remunerada. Acaso seja aprovada e levada à sanção presidencial somente beneficiará quem está na ativa. Por acaso não foi assim na promoção à graduação de 2° Sgt?

  69. O da turma Voluntários da Pátria 97, que seguidamente se manifesta, já desconfio quem é, e pelo perfil do sujeito, é mal amado y otras cositas más. Em breve vai colher, se já não estiver colhendo.

    1. Cidadão, boa tarde! Imagina se todo Manoel se irritasse ser chamado de Mané, o José de Zé, o Sebastião de Tião e por aí vai. Juruna, é um termo ao meu ver, não depreciativo, vamos parar de mimimi poxa vida…

  70. Projeto de Lei do Senado n° 204, de 2010

    Autoria: Senador Paulo Paim (PT/RS)

    Decisão: Rejeitada por Comissão em decisão terminativa (art. 91, § 5º, do RISF)
    Destino: Ao arquivo
    Último local: 17/03/2014 – Secretaria de Arquivo

    Quem vive de passado é Museu, esqueçe essa aberração, QE EB é Cabo com soldo de Sargento, só isso, querer Promoção a Subtenente, é desonestidade com a Constituição Federal e com os militares de carreira concursados, formados, especializados e aperfeiçoados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo