Igor Gadelha
O Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, fechou acordo com o Centrão e partidos simpáticos ao governo para tentar aprovar o projeto de reforma da Previdência dos militares como foi enviado pelo Ministério da Defesa.
A decisão representa uma mudança de orientação dos parlamentares, que criticara a proposta no início. A principal ressalva era a reestruturação da carreira dos militares, prevista no projeto.
“Fizemos uma reflexão”, justificou Maia a Crusoé. Além da “reflexão”, contou a favor a articulação feita por militares e alta patente, que têm procurado as principais bancadas para defender a proposta.
Maia prometeu instalar em 8 de maio a comissão especial que analisará o mérito do projeto de reforma dos militares. O colegiado deverá ser presidido pelo MDB, enquanto a relatoria deve ficar com Vinícius Carvalho, do PRB.
Crusoé/montedo.com

Respostas de 155
Numero grande de Generais , com todos os privilégios que gozam os Generais, Cargos de comandamento e chefia, inclusive em áreas alheias a formação, bom salário e um aumento de quase dobrar o soldo, estão muito bem obrigado, apoiando o Presidente em todos as medidas que ele toma ou venha tomar. Não estou falando do Brasil e sim da Venezuela…
O concurso pra piloto é aberto pra todos é só seguir a carreira e chegar ao topo e aproveitar todas as benesses do cargo, temos que parar de ficar criticando tudo que vemos, fazendo comparações absurdas, e torcendo para tudo dar errado. Na Venezuela se toma o poder e pronto, aqui nós escolhemos quem vai nos governar, muitos nem lembram em quem votou.
Sou militar e entendi perfeitamente seu comentário.
Para “nossos” oficiais… os reizinhos… tudo… Para os bobos da corte… as praças… Migalhas e os rigores do RDE… Sempre foi assim… E assim sempre será… Que as praças paguem mais uma vez as mordomias dos generais…
Alguem um cópia dessa proposta.
Uma cópia real do que foi entregue pelo PR Bolsonaro ao congresso.
Aqui no montedo mesmo. Vai em busca no site, no topo, e digite a palavra chave “reestruturação”. Aparecerá várias matérias, entre elas uma com o título “veja na íntegra aqui”.
Se for como está vai ter problema de isonomia dos vencimentos…..vau chover ação judicial….
Os SD, CB e QE ficarão mesmo no prejuízo ?
A maioria dos QE tem doutorado…
Esse PL deveria se chamar hobin hood as avessas, visto que tira dos pensionistas, sd, cb e QEs, para bancar generais
Prejuízo?
O PL 1645 se trata de Restruturação do Sistema de Proteção Social dos Militares de Carreira das FFAA.
“SD,CB e QE”, não possuem carreira, estas só através de concurso público, conforme preconiza a constituição federal.
Não haverá “prejuízos” a militares temporários e sem concurso público, estes terão, reajuste de soldos e ou até compensação, caso tenham redução de remuneração com o aumento da alíquota para a pensão militar.
Haverá reestruturação para o pessoal de carreira concursado e não haverá redução nos vencimentos dos servidores temporários e sem concurso público.
NÃO SE TRATA DE AUMENTO DE REMUNERAÇÃO, COMO AFIRMAM OS APROVEITADORES.
O QUE ACONTECERÁ E A VALORIZAÇÃO DOS MILITARES DE CARREIRA ATRAVÉS DE RESGATE INTEGRAL DO ADIC TP SV (ADIC DISPONIBILIDADE) E SOMATÓRIO DOS ADICIONAIS DOS DIVERSOS CURSOS REALIZADOS PELO MILITAR, NO DECCORRER DE SUA CARREIRA. QUEM ESTUDOU MAIS GANHARÁ MAIS.
Melhor que isso só se desenhar.
Parabéns
Fica quieto novinho nova aberta, seus parabéns dão desnecessários e dispensáveis
Nem li a matéria…
Aliás, é claro que essa matéria passa no congresso.
Na vdd eu vim aqui, tão somente para me deleitar com os comentários sempre elucidativos do oráculo 1 Sgt 2002.
Esse robozinho que entende do alfinete ao foguete, um boca aberta, como bem disse o antigão de 88.
Subtenente /90-R1
Contam outras que eu gosto.
excelente
No mínimo você deve ser um oficial do exército, ou um Sgt dito de escola, que os Sds, Cbs e QEs dão e deram suas vidas e juventude, com um padrão de trabalho que os ditos (de carreira) não deram e nunca darão, para você chegar ao lugar onde você está hoje, pois tudo o que foi feito nos momentos em que você esteve como um “chefe militar”, pois com o comentário que você fez, você foi e deve ser, um chefe, não um ” líder”, coisa que todo militar deve ser em qualquer posto ou graduação, quem trabalhou mesmo foram os quem hoje você fala que não tem direito,(Sds, Cbs e QEs, pois os ditos de carreira sempre ficaram na aba deles (Sds, Cbs e QEs), pois quem coloca a mão na massa e faz o Exército funcionar, são esses ditos sem carreira, e por isso você deve estar na posição cômoda que deve estar e no dia de hoje, aí então como não precisa mais dos ditos sem carreira, fica aí falando idiotices.
Quem não é concursado tem que mostrar serviço, isto é, tem que trabalhar. Quem é concursado, também, tem que trabalhar.
Agora, dizer que carregou o serviço sozinho, trabalhou mais que os de carreira é muito Mimimi.
Quer valorizar muito o passe. Tá ruím, peça as contas!
Você é muito idiota!!
Isso só no EB?
Reportagem tendenciosa, proposta cheia de erros, prejudicial a nação e a 80 porcento dos militares das FFAA. Não beneficia sociedade, só da privilégio a alguns em detrimento dos próprios companheiros. A sociedade não vai pagar um doutorado de araque, de mentira de 6 meses para quem está em fim de carreira simplesmente para aumentar salários. Só lunático para acreditar numa reestruturação que prejudica quem realmente trabalha fica na miséria.
Verdade
Camarada !! Eu realmente gostaria de saber de onde vc pariu essa conta de 80% de insatisfeitos ?? Acredito que seja justamente ao contrario, todos na minha OM acham a PL boa, no cassino dos SG não tem outro papo, sempre conversamos como será essa PL e tirando os SG-QE, todos são a favor. Então tendo em conta tudo isso não fale pelos outros, a minoria esta insatisfeita e sempre são os mais modernos, queimaram pouco e exigem muito.
Trabalhar, até um jumento de carga trabalha, pra compensar isso já recebe salário no fim do mês. Meritocracia é para quem faz por merecer!
O que me revolta não é a reestruturação do EB ,mas o alto grau de ignorância das demais forças que simplesmente ignoraram seus suboficiais e primeiros-sargentos e concordaram passivamente com esta diferença considerável nos salários de graduações equivalentes. Ora,o curso de CHQAO inexiste na FAB e no MB e como não temos acesso a tal curso de níveis I e II,fomos sim, bastante prejudicados. Pior que isso é ler certos comentários de colegas do EB, obviamente contemplados pela reestruturação ,aconselhar a “correr atrás do prejuízo e não atrapalhar quem ‘ já ganhou’ “! Ok! Que assim seja! Só lembrando que esta insatisfação tem um preço e isso certamente irá refletir no “produto final”!
Vou falar pelo que tenho de informações na minha força Marinha, a DFM esta fazendo palestras por diversas OM e já criou seu curso C-ASEMSO, também esta em estudo um novo curso de aperfeiçoamento avançado para 2ºSG, 1ºSG e SO da ativa valendo como altos estudos l. Acredito que a FAB já criou ou mudou alguma coisa.
Sou do EB e concordo plenamente contigo meu amigo… Nossa classe é muito desunida… Esse CHAQO foi uma invenção dos oficiais do EB para terem os subtenentes na mão… Uma promoção obscura… Realizada nos porões da DAPROM com critérios jamais divulgados aos interessados… É contestada por muitos oficiais de carreira e também por muitos praças conscientes… Tanto que esse arrumadinho só existe no Exército… Mas é como vc disse… Farinha pouca… Meu pirão primeiro… É assim que pensam os sargentos de carreira do EB… Um bando de HIPÓCRITAS… Desunidos…
Praça recalcado sem altos estudos detectado!!!
Chora neném, vai chorando que eu gosto ainda mais do meu CHQAO…
Os generais estão anciosos pelo generoso benefícios deles e os seus da reserva, mas que ferra enormemente os militares da parte de baixo e os praças da reserva, se isso passar, será uma secepcão com o BOLSONARO, nunca mais terá votos de quem sempre o elegeu.
fale por vc…QE…minoria…porem com doutorado.
Vc tem Doutorado? Simples! Peça as contas e vai trabalhar no meio civil. No mínimo fez Doutorado com o dindin, que recebia todo mês.
Se tá ruím, peça as contas. Os horizontes não terminam nos muros dos quartéis. Caso terminassem, todos seriam militares.
Pior é ver oficias que nem curso superior tem e ganhar o que ganha.
O meu voto tá garantido em 2022.
Daqui a pouco irão reclamar dos médicos, juízes, e outros, que estudaram para ganhar salários dignos com o esforço que fizeram.
Os Generais trabalharam muito também pra chegarem lá. Merecem ganhar o que ganham.
Concordo… Já tivemos a MP do Mal… Patrocinada por nossos comandantes militares em um passado recente… Agora teremos uma versão moderna da PL do Mal… Mais uma cacetada na moleira de todas as praças… Militares são assim… Uma vez no poder… Sacrificam seus subordinados… Vamos esperar as próximas eleições… Depois falam que precisamos de representação no congresso… Para o quê? … Para puxarem nosso tapete mais que os civis… É inacreditável… Que venham as próximas eleições… Não passarão…
E vc tem dúvidas meu amigo… Isso é histórico… Até os temporários que não receberão aposentadoria pagarão as mordomias de nossos generais… Será a PL do Mal…
De onde esses jumentos tiram tanta fake News? Se pelo menos soubessem ler e interpretar texto, poderia ler o PL1645 e parar de falar tanta bobagem
Pessoas de várias faixas etárias, inclusive idosos, formam imensa fila de madrugada, no Hospital Naval Marcílio Dias:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1740887879390898&set=a.165621756917526&type=3&theater
Sobre o péssimos atendimentos nos hospitais militares, deveria ser facultativo o desconto dos fundos de saúde
Está ruím, peça pra ir embora. Lá fora tá melhor. 13 milhões de desempregados e com hospitais precários.
Assim vc fecha todos os hospitais das Forças Desarmadas, pois todos sairão.
E a diferença dos 28,86%, sai quando, caiu no esquecimento???
Cara, tem militar que reclama demais e fala besteira !! Essa fila é para a abertura dos ambulatórios, esse povo chega no Marcílio Dias antes de 05:00 e já quer ser atendido, esquecem que os ambulatórios tem expediente normal e não são 24 horas !!! Querem atendimento ?? estão passando mal ??? Existe a Emergência que funciona 24 horas, 365 dias no ano, incluindo os bissextos !!
Parabéns!
Vamos aprovar sim, aprovar do jeito que está é um reconhecimento ao militares que se dedicam à carreira.
Menos para os Sub Oficiais da Marinha e da Força Aérea, onde não existe esse tal CHACAL. Se você está contente, é porque você é do……EXÉRCITO.
Com certeza. Classe desunida.
Por isso que a FAB e a MB já estão providenciando seus cursos de Altos estudos para OAB SO e 1Sg . Por isso deverá ser aprovada. É mais fácil existir a lei e ser criada o curso do que não aprovar e depois ficar chorando melhoria
Mostrando a PREVIDÊNCIA. Dos militares a uma professora do ensino fundamental , ouvi o seguinte comentário : Vocês estão querendo brigar entre si?
Marinha e Força Aérea, são forças armadas auxiliares do verdadeiro Exército, pois isso esse povinho vive reclamando do EB, fazer prova para EsSa ninguém quis, agora vivem chorando igual a bebe sem a chupeta!
Prova da ESA sempre foi uma molezinha em relação a EEAR. Dá para fazer de venda nos olhos essas provinhas do “verdadeiro Exército”
Nem todos tiveram as mesmas chances. Vc é um egoista.
Ele já falou isso várias vezes
Os QE estao reclamando de Quê? Alguem desenha pra mim por favor…? Ou eles querem fazer ECEME?
Mais você é burro mesmo, precisa desenhar não é, se tivesse oportunidade eles fariam e colocariam muitos generais no bolso.
Fala sério! Tem muita gente que não tem recursos e chegou em lugares altos.
Argumento fraco!
Muito bom, agora sim nós militares conseguimos equiparar as perdas que tivemos ao longo dos últimos 18 anos. Nós da classe dos subtenentes e sargentos não podemos reclamar dessa reestruturação da carreira e se houver alguém que ainda reclame este é um militar mal agradecido.
Nós não ,vocês , Marinha ,FAB e até mesmo companheiros de vocês ficaram de fora da festa ,mas tudo bem comemore sem peso na consciência ,faz parte de todo egoísta ,deve ser o novo espirito de corpo que está nascendo . ou´´ espirito de porco´´
Exército falando besteira detectado. Essa reestruturação só contempla uma Força Armada, o EXÉRCITO. Criaram um posto acima ao de SUBOFICIAIS da Marinha e da Força Aérea, só para o EXÉRCITO. O Subtenente com CHACAL. Quer dizer, jumento, que só o EXÉRCITO tem carreira, vão ganhar 30% a mais que as outras duas Forças, e essas outras Forças são mal agradecidas. Vai comer sua alfafa, já que você, a princípio está com a vida ganha, e nos do resto das Forças ainda temos que batalhar pelo nosso. E vamos. Nem que seja na justiça para acabar com essa pouca vergonha de uma Força ter preferência sobre as demais. Ou ganha todo mundo, ou quem sabe, não ganha ninguém. Va pastar.
Meu amigo entendo a sua revolta, no entanto o Projeto de Lei é genérico, ou seja, abrange os percentuais de uma forma geral cabendo a cada Força adequar seus percentuais. O EB quando criou o CHQAO através de Portaria, posteriormente o elevou a condição de Altos Estudos I que já existia na MP 2001, atualmente visando aqueles Sub Ten que por acaso não venha a lograr êxito no CHQAO criou um Curso de Atualização de Sub Tenente a partir de 2020 e será o Altos Estudos II, não adianta vir aqui e simplesmente xingar o companheiro que está satisfeito com o Projeto e sim torcer ou até mesmo pressionar, sei lá, para que o Almirante ou o Brigadeiro da sua força faça o mesmo, agora duas coisas eu concordo os companheiros que não tiveram oportunidade de realizar o referido curso e foram para reserva na situação atual e os QE, inclusive até comentei com um da minha OM realmente não tem muito que comemorar não.
Cara,como tem gente recalcada no EB ,inclusive vc é um deles pelos seus comentários ,mas o mundo gira e muita coisa acontecerá inclusive nada de PL
Companheiro, oq tem de haver é uma padronização feita pelo MD para as três forças, a tendência do EB é acabar com o oficial QAO. O correto, ao meu ver, seria o MD criar mais três níveis de Sub Tenente com soldos equivalente aos postos de segundo tenente a capitão para as três forças. E parar com essa baixaria da tal hierarquia salarial, simplesmente.
Saiba meu amigo que não é assim tão para o céu ou inferno, pois há sim subtenentes no nosso “glorioso” Exército que não puderam fazer “CHACAL” e também não são promovidos a Ten QAO porque a Força arbitrária, injusta e ilegalmente usurpou o direito desses militares. A promoção ao QAO, por mais que digam ao contrário é uma verdadeira caixa preta e não há uma autoridade de “saco-roxo” seja no poder Executivo, Legislativo ou Judiciário que determine sua abertura e o total cumprimento pela CP-QAO de princípios básicos da Administração Pública tais como: legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência, razoabilidade, proporcionalidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, em todos os seus atos.
Os ST que “não” puderam fazer o CHQAO foram para a reserva ganhando 20%, 30% a mais de adc de tempo de serviço, coisa que eu não vou ganhar..aí pode né…bando de falastrões…alguns pediram para ir para a reserva antes do tempo, ou c…e andaram toda a carreira antes de vestir o pijama agora querem paridade…outra classe de chorões são os QE, que vivem de “sindicatos”, ganharam uma carreira de lambuja, e agora querem fazer ECEME pelo visto, ganhar igual Gen de Exército…fala sério.
Rapaz, pq vcs não vão cobrar as forças de vcs… MARINHA E FAB nunca estão a frente de nada… se não é o EB vcs afundam… então parem com isso e vão cobrar posicionamento da FAB E MARINHA!!! Se o EB tomou providências para nós praças, que ótimo… agora torça para que a MARINHA e FAB façam o mesmo…
nao estudou, problema seu…escolheu FAB ou MB…a ESA tava lá, era só fazer a prova. Fiz EEAR e nao fui, preferi a ESA, agora vou receber bem…Conheço a turminha da FAB e da marinha, só pensam em surfar e fazer troca troca…no EB é diferente, só tem maquina de combate.
PS: barril de dia não passará!
o que é barril de dia?
E se tivesse sido o contrário, hein ? Você foi é preguiçoso. Fez um curso de um ano apenas para limpar estrebaria. Eu quis ser mecânico de avião. Então não me venha arrotar superioridade intelectual aqui não. Você deu foi sorte, capacidade….eu duvido muito.
O que vc queria ?Que as carreiras fossem niveladas por baixo?pelas piores forças?Faça -me o favor! O subtenente no EB tem a sua carreira de sargento com possibilidade de chegar a capitão ,já existe um curso de altos estudos para esses praças na graduação de subtenente tbm;vcs querem que todos andem pra trás e morram subtenentes?Só porque FAB e MB não valoriza seus quadros de praça ?É isso mesmo?Ao invés de pleitearem isonomia andando pra frente exigindo de seus comandantes um tratamento igual pra terem melhores condições de vida querem é ferrar com todos!Boa sorte pra esse povo que só anda pra trás e quer atrasar a vida do próximo !
Exatamente. Não existe preferência entre forças. O teu papel higiênico é da mesma marca do seu. Porque você quer ganhar mais? Quando, ou se você for a tenente ou Capitão, se ganhar mais, não tem problema. Agora Subtenente das três tem que ganhar igual, na ativa e na reserva. Não tem essa de espertalhão não. Isso vai dar justiça.
“….Criaram um posto acima ao de SUBOFICIAIS da Marinha e da Força Aérea, só para o EXÉRCITO. O Subtenente com CHACAL. Quer dizer, jumento, que só o EXÉRCITO tem carreira, vão ganhar 30% a mais que as outras duas Forças, e essas outras Forças são mal agradecidas….”
Outro dia li um comentário de um militar da reserva que citava a ignorância que reina neste blog, e lendo esse comentário vi a comprovação que ele tem toda a razão, o nível dos comentários é vergonhoso mesmo…
O EB não criou um posto acima ao de “Suboficiais”, até porque não existe essa graduação no EB, me parece que o “jumento” aqui é você…
O graduado EB tem sim uma carreira que vai muito além da graduação de Subtenente. Vai por merecimento a 2ºTen, 1ºTen e Cap do Quadro Auxiliar de Oficiais. me parece que você aqui também se comportou como um jumento de novo…
O fato da carreira de “não jumentos” da forças singulares, não possuírem uma extensão de postos de Oficial, além de problema interno de cada força, me faz pensar que estes que escolheram estas carreiras limitadas, são os verdadeiros jumentos em questão citados por você…
Será que os não jumentos, por sua própria incompetência pessoal e profissional, devem receber adicional por cursos de altos estudos, que não fizeram e portanto não possuem qualquer mérito?
Estou começando a ter certeza que o jumento, em verdade, é você mesmo….
Conheceis a verdade e ela te libertará da ignorância e da própria jumentiçe…
Você deve ser doente ,vai se tratar recalcado e pare de pagar vexame com seu português macarrônico para altos estudos
“Você deve ser doente ,vai se tratar recalcado e pare de pagar vexame com seu português macarrônico para altos estudos”
QE ou sem altos estudos reclacado detectado!!!!
Se você não sabe ler, não tenho culpa, mas existem cursos de interpretação e texto, se matricule em um…
Não tem preferência! O Exército se preocupou com seu efetivo. Tá na hora da FAB e MB se preocuparem com seus efetivos.
É isso aí!
Vc é um sem noção. Pra Vc tá ótimo e pra maioria não tá.
Uma pouca vergonha essa reestruturação de alguns, pois ficaram de fora os QE do exército, os SGTs temporários, os CB e SDs, nas demais carreira será enxertado um monte de pinduricalhos, nos postos mais altos, uma verdadeira festa a porcentagem das gratificações embutidas, ficou ainda a ver navios, nossa gloriosa Marinha e a ver o avião passar nossa querida força aérea, estas últimas, sempre atrazadas, bom que Almirantes e Brigadeiros não ficarão de fora, os Generais pensaram neles e serão beneficiados igualmente aos Oficiais Generais do Exército. Pode passar agora mas terá muita luta pela frente, aliás já está tendo, aguardem, muita coisa vai mudar.
Você com certeza é do exército, os demais da MB e da aeronáutica vão ficar recebendo 1.800 reais a menos que vocês, não tem como gostar dessa PL do mal.
Como valorizar uma Força onde um Barril é tido como escala de sv?
tem q ganhar menos mesmo…
sou ST ,,com CHQAO
esse PL ta errado ….. ta prejudicando os SO da FAB e MB
Injustiça isso ..
somos todos ST/SO …tem que ser o mesmo salário para todos
o CAS é para todas as 3 forças …..isso seria o mais correto.
esse tal CHQAO nao deveria ter % ….apenas pontos para promoção
a hora de mudar é agora
lutem meus caros FAB e MB
P nenhuma vc é um postulão, se fosse STen com CHQAO, não escreveria uma M dessa…
CONCORDO COM VC MEU CARO
TA ERRADO SIM ESSE PL
DESIGUALDADE DE SALARIOS NAS 3 FORÇAS
VAMOS TENTAR MUDAR ISSO
UM ABRAÇO
1 SGT com CHQAO E PQDT
Desde que haja isonomia entre as forças, ok.
Você com certeza é um sargento privilegiado que deve com certeza passar a metade do tempo puxando o saco de seus superiores hierárquicos ao invés de trabalhar… Deve ser um daqueles que vive da tal meritocracia militar… Essa nós conhecemos bem… Tenha vergonha desunido… Babá ovo…
Duvido que vá passar assim, é papo furado, bora desidratar esta cópia da MP do Mal, para praças e excelentes para oficiais.
Excelente notícia!!!
Apesar dos militares sem carreira e sem “altos estudos” remarem para trás, com bravatas, ignorâncias e sindicatos, prevalecerá o entendimento de valorização das atuais carreiras da ativa para recuperar seus atrativos, atrair e estimular profissionais capacitados, deixando para trás um período negro de assistencialismos e ilegalidades que só geravam desmotivação para o pessoal de carreira comprometido e valorização de elementos parasitas, verdadeiro câncer que hoje contaminam a reserva remunerada e ainda professam uma paridade que nunca existiu.
Somente na mente doentia e desonesta de um aproveitador desqualificado, equiparar aperfeiçoamento com altos estudos para fins meramente de reajuste é atitude justa e correta…
EB falando besteira detectado.
Carreira só tem o Exército. ..tá certo….
Falou tudo camarada. Nunca se importaram com quem está na ativa e já ganha menos. Enquanto estavam com a vantagem, não tinha reclamações sobre isso, não vi ninguém revoltado com essa injustiça , agora querem reestruturação para reserva para manter uma paridade que não existe. Tá de guerra né! Vai trabalhar
Palavras bonitas, mas mentalidade medíocre !
Você deve ser um puxa saco de oficiais… Com certeza deve ter se dado bem com esse arrumadinho da promoção ao QAO… Na certa deve ser um dos beneficiários da tal comissão de promoção… Tenha vergonha… Cabra Safado…
Pensionistas do Sgt QE sofrerão uma perda de 10,5% ,pois estas passarão a contribuir de imediato com a pensão militar, como é que ainda pode aparecer companheiros fazendo comentários em apoio a tamanha maldade?
Mentira sua, isso não vai acontecer isso, precisa fazer leitura e interpretação de texto, parar com preguiça intelectual e ler o PL1645, para depois parar com diarreia escrita aqui no blog, vá estudar enquanto é tempo…
QE não é sargento, QE é cabo estabilizado, não possui concurso, nem curso de sargento.
Conheceis a verdade e ela te libertará da ignorância, coitadismo e diarreia mental.
É claro que os militares de alta patente vão defender essa proposta com unhas e dentes, eles vão ser os principais beneficiados se ela for aprovada como está. Os políticos tem que pensarem na tropa como um todo, não só em engradar os militares de alta patente, os seus eleitores não são só os generais.
Entendo que o adicional de tempo de serviço que é um direito adquirido não pode ser simplesmente substituído pelo adicional de disponibilidade militar.
Um militar que hoje recebe 5% de adicional de tempo de serviço e outro que recebe 20%, com essa proposta os dois passarão a receber o mesmo percentual (32% de adicional de disponibilidade militar), que é o mais vantajoso.
Com certeza vai haver contestação na justiça.
Sim, e o juiz vai rir na cara do militar que entrar na justiça contra a substituição de uma gratificação por outra mais vantajosa…
O adicional de disponibilidade poderá ser criado, mas não para substituir outro adicional que é um direito adquirido por parte dos militares a muitos anos atrás.
Acho que esses percentuais do adicional de habilitação tem que serem revistos, o aumento na diferença entre os cursos está muito desproporcional, levando-se em conta o que vigora hoje e o que está sendo proposto.
Verdade, exercem as mesmas funções e chegam somente ate Cap.
Acho que o pessoal da FAB e MB estão se precipitando. Eu sou da MB e já foi criado curso de estado maior para suboficiais, que receberão equivalente a altos estudos I (hoje 30%). Já saiu materia sobre isso em BONO, muitos precisam se informar melhor e parar de reclamar sem sequer dar o trabalho de ler e se inteirar da carreira. Aos companheiros da FAB, certamente será criado, se já não foi e vcs pararam mosca, um curso equivalente.
Sabidao, o EB paga essa gratificação desde 2017 e como ficam o pessoal da FAB e Marinha desde essa época que ja foram pra reserva?
Volta e paga mais 5 anos então, tu topa seu reclamao?
Faz o seguinte, devolve o dinheiro do adicional de tempo de serviço que vc recebeu durante os 30 anos (aproximadamente 3 anos de salário bruto, sem considerar correções), volta pra ativa por mais 6 anos (5 do aumento do tempo de serviço mais 1 ano de LESM), estude e tenha competencia para passar nas provas de sua força para o curso, faça o curso e, então, terás os altos estudos que tanto desejas, beleza?
Maracutaia para dar aumento.
E transição não tem não ? Se tivessem criado o curso dias depois da sua expulsoria, você seria feliz? Igualdade meu amigo. O pessoal da reserva do EB já estará ganhando mais, os outros não. Tem que ter transição, e tem que ser pelo CAS para as outras duas forças.
Conforme já disse, retirem essa PL do mal e cria se uma GAM de 100% pra todos e um reajuste no soldo. Não se pode beneficiar grupos de previlegiados.
Cursos nem todos possuem as mesmas chances de ser matriculados nem no passado, nem no presente e nem no futuro. Poucos são os contemplados.
O tal “Chacal” foi discriminatório até mesmo dentro da mesma turma. Foi uma invenção pois o sujeito não exerce funções diferentes dos Velhos QAO e não vai a major. Tempo perdido e estresse constante.
O EB parece que gosta de sofrer derrotas na Justiça. Ferraram a FAB e a Marinha.
O problema é a desunião como sempre, cada um por si, pobres mentes demoníacas.
Unidos somos mais fortes.
Senhores parem de reclamá! Os senhores clamaram por generais no poder.
Agora é a hora de modificar esse PL
muita injustiça
estamos na luta
ate que fim alguem viu essa aberração
Boa tarde a todos!
Ao Anônimo de 2 de maio de 2019 às 10:42, ao invés de ficar com inveja dos militares do EB, por que vocês chorões do FAB/MB, não colocam pressão sobre os chefes de vocês? A lei é igual nas três forças, por tanto exijam seu quinhão, ao invés de reclamar de tentar puxar o tapete dos outros!
Att
Praça/93
BOM!!!!!!!
93 ? Batendo no peito ? Cala boca novinho, sou 85 ? Está chovendo de baixo para cima agora?
Não quero te desanimar ,mas essa PL como esta não passa ,eu se fosse você começaria a se unir aos colegas de outras forças ,algo acontecerá aguarde
Essa reestruturação que esses Generais ficaram vários anos estudando para beneficiar apenas eles e ridícula, mais uma vez pensão do neles e ainda vem com besteira de lema “Fé na missão”, vcs vão ver a quantidade de gente entrando na justiça depois que essa porcaria for aprovada. Para o povo brasileiro, nas forças armadas só tem General
Muito decepcionante essa 2 MP do mal!!! Que Deus tenha misericórdia das praça! Se o presidente fosse ouvir os graduados veria a real situação.
Arem de reclamar, pros praças que tem carreira é muito bom plano sim sou 3 sgt picafumo mas tô muito feliz com o plano.
“Portaria é, no Direito administrativo brasileiro, ato jurídico originário do Poder Executivo, que contém ordens/instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral e normas sobre a execução de serviços, a fim de esclarecer ou informar sobre atos ou eventos realizados internamente”.
Sou SO/RR da FAB, se esse negócio de QE e outras divisões fosse forte seria lei hoje.
Entrou na escola de sargentos para mim SO ou Sten no final de carreira. O que não podia, era acabar com o posto acima em 2001
“Entrou na escola de sargentos para mim SO ou Sten no final de carreira…”
Ainda bem que você nem existia em 1946 quando criaram o QAO EB, mas mesmo que existisse, não possui qualquer competência para emitir juízo de valor sobre assunto da Força Terrestre, já que é apenas mais um praça de Força estranha ao EB…
MIMIMI tá na moda
Aprova logo esse Pl.
Deveríamos brigar para colocar a reposição da inflação em uma data base a ficar com essa choradeira de divisões esinflação. Isonomia das forças.
O certo seria acabar com a escala de barril de dia…é humilhante!
Sou a favor desse PL de reestruturação da carreira dos militares que está sendo proposto, mas com alterações nos percentuais dos adicionais de habilitação e disponibilidade.
Do jeito que está beneficia muito mais os militares de alta patente e só aumenta a desigualdade que existe hoje.
Na guerra um depende do outro para sobreviver, independente de posto ou graduação.
Da mérito a carreira, sou 3 sgt e estou muito feliz com esse plano, parem de reclamar.
BOLSONARO E OS GENERAIS NÃO ESTAO NEM AI…PASSANDO DA HORA DE TODOS OS PREJUDICADOS DAS FFAA SE JUNTAREM COM A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRAÇAS DA POLICIA MILITAR, CASO CONTRÁRIO VÃO AMARGAR A MAIS PURA MISÉRIA E SER REBAIXADO MAIS AINDA COM A FALTA DE RECONHECIMENTO E A MISÉRIA SALARIAL….
O EB vacilou ao criar as comissões de promoções ao QAO e para as praças a contar de Jun 2005 e deu tudo errado.
Depois inventou o CHQAO, após muitos requerimentos via Adm e na Justiça, tentaram fazer um remendo criando o CAQAO.
Aí, devido a insatisfação geral inventou outro ou seja CASS.
Vacilos demais e continuam tentando dar um jeitinho.
O PL 1615 não foi justo com os sub da FAB ,sub da Mar e com os sargentos no primeiro caso o ministério da defesa deveria considerar o CAS na modalidade de autos estudos , uma vez que o subtenente realiza seu curso de capacitação administrativa( equivalente ao Cas) assim contemplaria militares das três forças da ativa e da reserva, valorizando a qualificação técnica do referido curso nas três forças .com relacao aos Sgt o projeto concedeu o adicional de especialização com alíquota de 27% ou seja um aumento de apenas 8%.Como se não bastasse toda esse desequilíbrio financeiro no implemento dos adicionais,manteve o adicional de formação para os QE 12%, isso siginifica que ,com o majoração da contribuição de 3,5% o aumento líquido dos praças será muito pequeno , em contra partida os generais que na guerra são os últimos a ir para o combate tiveram seus salários aumentado com 50% devido a vários adicionais criados inclusive o de representação .As forças armadas somos todos nòs .isso não pode ficar como está . Com relação as mudanças dois caminhos: mudar o projeto se alinhando com a bancada dos policias militares, pois eles estão juntos no mesmo propósito, haja vista que as bancadas militares ,são políticas e não se manifestaram contra o governo ou melhor contra o Hélio Bolsonaro,ou uma manifestação Na frente da residência dos deputados para que modifiquem o projeto.
Os Qes ganharao 26 por cento de disponibilidade mais que um 1 sgt. Parem de reclamar sou 3 sgt e estou feliz com o plano.
Tu deve ser um trouxa e babão isso sim.
E para os reformados, como se chamará esse adicional de disponibilidade? Desde já agradeço.
adicional de indisponibilidade, tá bom para você?
Mesmo tendo tempo para elaborar esses estudos o resultado não saiu razoável para atender a defasagem salarial de todos. Muitos ficarão prejudicados ,não resolvendo seus problemas,colegas com mesma posição de posto ou graduação receberão salários diferentes ,afetando as finanças domésticas .Quanto aos que foram contemplados os meus parabéns e sejam felizes ,dispenso comentários de colegas que aparecem por aqui querendo sobrepor seus colegas com seus recalques ,aconselho a procurar atividades que desenvolvam física e mentalmente onde possam extravasar suas alegrias de maneira mais saudável.
E quando este Maia será preso??
Caso essa PL venha a ser aprovada ,sugiro acabar com o ministério da defesa e que cada força faça seu próprio plano de carreira com as características de cada força ,acabando com esse pensamento de que somos todos irmãos etc ,ou seja somos irmãos mas com tratamento deferentes
Pessoal falei ontem com o Deputado HÉLIO COSTA – SC, já avisou será desidratada, não tem como pagar esses altos percentuais para oficiais, nem falou em praça, mas avisou que vão reduzir alguns percentuais.
Meu caro, tem ruído na sua informação. Primeiro que quem define se dá ou não para pagar é o ministério da economia, o qual já disse que é perfeitamente possível. Claro que o o congresso pode reduzir os valores, mas ele dificilmente o fará a seu “bel prazer”, sem antes acertar com o ministério da defesa e economia. Segundo que pela proposta, as praças também passarão a receber altos estudos (Só ler que altos estudos será para 1SG e SO tbm). O mesmo se da para o adic disponibilidade. Alem disso, de capitao para baixo, os oficiais recebem, no máximo, adic habilitacao de aperfeicoamento (20%). Entao faremos como? O adic habilitacao de aperfeicoamento, por exemplo, para oficiais sera menor que para as pracas, tipo 45% para pracas e 35% para oficiais? Convenhamos, nao faz sentido nenhum. Então não tem essa de percentual para pracas e oficiais. Se é verdade mesmo que te disseram algo, falaram sem muito conhecimento de causa, talvez o que vc queria ouvir
O dinheiro para o pagamento das futuras carreiras reestruturadas já foi liberado pelo ministro da economia Paulo guedes que também é a favor dessa restruturação pois concorda que um general está com seu salário muito defasado perante as outras carreiras de Estado!Tanto é que já foi aprovado a LDO para as novas carreiras !
Agora entendo porque retiraram o Posto/Graduação acima em 2001. Foram criados esses “jeitinhos” de promoção , aí a conta para o governo estava começando a ficar alta. FAB E MB sempre estiveram certos quanto aos Interstícios e topos dentro dos seus quadros. PL deve ser aprovado aumentar a porcentagem para o CAS reconhecer os SO ( legitimidade) nos graduados.
Já sabem então: o projeto passou pela CCJ com todas as regalias para generais e quem está na ativa, visto que o resto da tropa não vai ter 10 por cento na reserva como os generais vão ter, e a tropa da reserva (os praças, pq os oficiais de carreira tb já garantiram as percentagens de altos estudos), então na próxima eleição nada de votos para esse pessoal Hélio negão e coronéis e outros que usaram dos nossos votos e deixaram passar batido essa facada nas costas dos praças da reserva.
Hummmmm em 2001 ninguém se preocupou com o pessoal da ativa. Fale mais cara pálida!!!
É triste ver até onde vai a ambição e o egoísmo do ser humano, essa PL virou uma guerra entre militares do Exército, Marinha, e Aeronáutica, sem contar ainda a discriminação com os Qes, que Deus nos livre da guerra, de fato temos o que merecemos.
Cada Força tem sua particularidade. Sou Cap do EB. Na promoção de Cap para Maj, para o mesmo ano de formação, por exemplo, os camaradas da MB saem na frente (quase dois anos antes), seguidos pela FAB e por último vem a promoção do EB (em 4 levas, sendo que a última leva vai esperar mais um ano!). Trata-se da promoção atualmente com maior aumento de soldo. Não cabe a mim criticar a MB ou a FAB, não quero nivelar por baixo. Se a minha promoção demora mais isso é problema do EB e não das outras Forças! Sendo assim, que cada delas uma faça ajustes internos para que a reestruturação beneficie a maioria dos militares.
Não entendi.
Disseram que já passou.
Entrei agora na página da Câmara dos Deputados e verifiquei:
“[…] determino a criação de Comissão Especial para analisar a
matéria, conforme o inciso II do Art. 34 do RICD.
Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões –
Art. 24 II […]”.
Pelo que se observa foi criado uma Comissão Especial para tratar o assunto.
E realmente, o assunto precisa ser muito bem debatido e esclarecido.
E ainda deve achar que deveria receber um salário melhor. PQP
Como suboficial da aeronáutica, parte neutra nesse PL e conhecendo o “modus operandi” da “nova república”, guardo comigo a seguinte certeza: JÁ PASSOU, FOI APROVADO, SERÁ LEI EM BREVE…THE END. FUI…!!!!!!!!!!
Os QEs estao certos, conseguiram a promoçao a segundo, almejam promoção a ST e quem sabe altos estudos. Os de escola deveriam fazer o mesmo, correr por fora pra consegir algo melhor…
Enquanto o pessoal fica brigando entre si as policias ficam se articulando com salários bem maiores e os daqui ficam vendo quem é melhor que os outros ,vai entender
“Os QEs estao certos, conseguiram a promoçao a segundo, almejam promoção a ST e quem sabe altos estudos”
“QE certo” é igual a Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Saci-pererê…é lenda…
Conseguiram mais uma “promoção ilegal” e sem mérito, coisa de sindicato…
Promoção a 1ºSgt/S Ten, já foi arquivada, pois é mais um golpe inconstitucional do QE…
Altos estudos para QE, deve ser o que? 5ªSérie, Supletivo de Ensino Fundamental ou Curso correspondência do Instituto Universal Brasileiro?
5º série esta de bom tamanho, tem gente que comenta aqui, e que tem curso de idiota e abestado.
Os Suboficiais da MB e FAB não podem baixar a cabeça para essa grave injustiça, são R$ 1,700,00 reais de diferença em relação ao ST do EB, é necessário que o Alto Comando e até mesmo o Presidente inclua um parágrafo na PL para que os militares na graduação de Suboficial da Marinha e Aeronáutica que não possuírem cursos equivalentes a ALTOS ESTUDOS tenham seus cursos de Habilitação a Suboficial ou Aperfeiçoamento (CAS e AP) equiparados, para efeitos financeiros, aos cursos de ALTOS ESTUDOS CATEGORIA II constantes do anexo III dessa lei.
Como a carreira dos graduados do EB finaliza com o posto de oficial auxiliar dos oficiais de academia ,nada mais que justo , a Marinha e a FAB deveriam ter criado outro tipo de gratificação para equiparar e não deixar essa diferença entre as graduações de STEN e SO.Assim como criaram o CHACAL como curso de carreira para o EB poderiam criar uma gratificação para essas duas forças e cada força teria sua própria carreira ,ou poderia separar as forças criando seu planejamente de RH e com isso uma não ficaria pedindo reestruturação usando o nome de todas forças
Anônimo idiota sem altos estudos e espertalhão detectado!
Cara ,você atira para todos os lados, nos QE do próprio EB e em outros colegas de outras forças, não vejo motivo para tanto ódio para com os colegas ,parece que você esta mais preocupado com a vida dos outros do que com a sua ,se esta feliz ,com o qual parabenizo, procure multiplicar essa felicidade fazendo coisas uteis .Esse canal é uma forma de se manifestar ,não contra a carreira dos colegas do EB,mas sim de procurar fazer correção em relação a este projeto que irá prejudicar milhares de colegas tanto da ativa como da reservas e reformados da Marinha e da FAB .Caso lhe falte argumentos ,não há necessidade de agredir seus companheiros com palavras baixas ,se permanecer em silêncio já estará ajudando e seja feliz companheiro.
A resposta: “Anônimo idiota sem altos estudos e espertalhão detectado!”
Foi devido a: Anônimo 5 de maio de 2019 a partir do 19:41
“Como a carreira dos graduados do EB finaliza com o posto de oficial auxiliar dos oficiais de academia…”
Então estou no meu direito de revidar a agressão como todo ignorante faz e o Administrador permite.
“Cara ,você atira para todos os lados, nos QE do próprio EB e em outros colegas de outras forças,…”
Apenas respondo a comentários na mesma proporção em que são feitos, há muita ignorância e síndrome de coitadinho nesse blog, vc ainda não percebeu, tem que prestar mais atenção, independente das suas “convicções”, sejam elas quais forem
“… procure multiplicar essa felicidade fazendo coisas uteis .”
Tenho feito isso com argumentos, mas como os “prejudicados” não possuem civilidade, tão pouco controle emocional, respondo na mesma moeda.
“Esse canal é uma forma de se manifestar ,não contra a carreira dos colegas do EB, mas sim de procurar fazer correção em relação a este projeto que irá prejudicar milhares de colegas tanto da ativa como da reservas e reformados da Marinha e da FAB.”
Esse PL não vai prejudicar ninguém, só não vai dar adicionais sem mérito como vocês querem.
Estão acostumados a ganhar no grito, no sindicato e através do aproveitador eleitoral, mas em todos os casos não possuem mérito tão pouco argumentos válidos para se auto beneficiarem, não concordo com vocês que se comportam como aproveitadores.
“Caso lhe falte argumentos ,não há necessidade de agredir seus companheiros com palavras baixas , se permanecer em silêncio já estará ajudando e seja feliz companheiro.”
O que não me faltam são argumentos, baseados em honestidade, racionalidade e mérito.
Ignorâncias e irracionalidades como vocês disseminam, essas sim deveriam ser silenciadas, pois não possuem conteúdo, apenas assistencialismos e fake News.
Quem agride forma gratuita aqui são os mesmos de sempre:
-Servidores sem concurso público, ilegais conforme Constituição Federal. No entanto se travestem de coitadinhos e não reconhecem que foram extensivamente beneficiados sem qualquer mérito legal.
-Graduados sem Altos estudos, que de forma infantil professam uma fantasiosa paridade entre Aperfeiçoamento e Altos estudos e se esquecem que os Oficiais de carreira das FFAA, nunca exigiram paridade entre ESAO e ECEME.
-Militares da Reserva que não mais contribuem com as FFAA, mas querem todos os benefícios recentemente criados para o pessoal da ativa, alegam mais uma vez paridade fictícia.
Você seria mais coerente chamando a atenção do seu companheiro acima que tentou mais uma vez denegrir a carreira e a função de Oficial do Quadro Auxiliar do EB de forma gratuita e ignorante, pois não sabe a diferença linguística entre:
Oficial do QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS
de
Oficial “auxiliar dos oficiais de academia”, como este graduado indisciplinado (jumento juramentado) escreveu…
Conheceis a verdade e ela vos libertará da incoerência também…