A previdência dos militares e o silêncio ensurdecedor dos “nossos”deputados É tempo de cobrar.

Nem a prisão de Michel Temer tirou da pauta do noticiário desta quinta feira o Projeto de Lei entregue por Bolsonaro a Maia, tratando da situação dos militares. E o que se viu, leu e ouviu na mídia? Congressistas de diversos partidos fazendo coro à imprensa, jogando para seu eleitorado e desancando a proposta, falando em privilégios, benefícios indevidos, contribuição pífia, etc. Ou seja: pela primeira amostragem, o PL tem tudo para não avançar. O governo e a cúpula militar vendeu muitíssimo mal o peixe.
Ao assistir o deputado Delegado Waldir (que é do partido do `Mito`) em todos os canais e sites, chamando a reforma de “abacaxi” e exigindo tratamento igual para todas as categorias, fiquei me perguntando: cadê os nossos deputados? Onde estão aqueles que devem defender os interesses dos militares?
Sabemos onde está o deputado Hélio Lopes: no Chile, acompanhando Bolsonaro. Quanto aos demais, nem notícia. O silêncio dos nossos representantes é ensurdecedor. É tempo de cobrar.

Informações e contatos dos deputados militares (pela ordem da foto, da esquerda para a direita, de cima para baixo):

Subtenente Hélio `Bolsonaro`(PSL/RJ) – 345.234 votos;
Gabinete: 405 – Anexo IV – Fone: 3215-5405 – Fax: 3215-2405
[email protected]

Major Vitor Hugo (PSL/GO)  – 31.190 votos
Gabinete: 803 – Anexo IV – Fone: 3215-5803 – Fax: 3215-2803
[email protected]

General Girão (PSL/RN) – 81.640 votos
Gabinete: 914 – Anexo IV – Fone: 3215-5914 – Fax: 3215-2914
[email protected]

Coronel Armando (PSL/SC) – 60.069 votos
Gabinete: 268 – Anexo III – Fone: 3215-5268 – Fax: 3215-2268
[email protected]

General Peternelli (PSL/SP) – 74.190 votos
Gabinete: 570 – Anexo III – Fone: 3215-5570 – Fax: 3215-2570
[email protected]

Coronel Chrisóstomo (PSL/RO) – 28.344 votos
Gabinete: 458 – Anexo IV – Fone: 3215-5458 – Fax: 3215-2458
[email protected]

167 respostas

  1. Helio e nada é a mesma coisa, o que ele esta fazendo passeando com o presidente? esta é sua função? NÂO ! outros so queriam ganhar para ter um salario maior……..sabe quem estou vendo agir: KELMA COSTA, QUE OS MILITARES DE MINAS NÃO ELEGERAM. Praça vota em Praça, mais não praça igual ao HELIO.

    1. Foi so a KELMA COSTA falar pro mundo estremecer. O helio esta sendo um fantoche, ele parte da ideia que e subao e o bolsonaro seu capitao, ele mesmo disse que e “soldado do bolsonaro na camara” quando deveria EXERCER A FUNCAO DE CONTROLE DO EXECUTIVO. Mandou um video que nao nos disse nada, enfim, nao da pra esperar muito dele, apenas nao sera reeleito e perdera tudo em quatro anos, voltando pra baixada fluminense.

    1. Vocês querem a real? Eles nunca quizeraram votar nada. Colocaram a gente como boi de piranha para que a proposta não saísse e a culpa fosse nossa. Os repórteres da Globo não querem que mude, os sindicalistas não querem que mude, Os Congressistas não querem que Mude. Por isso tanta exigência. Agora que a proposta saiu, eles vão Botar defeito para não votar. Se a gente nao pedisse nada, so os descontos, mesmo assim eles esperneamam. Mas senhores, não era para a gente apresentar a proposta primeiro? Eles mudam depois. AGORA É A VEZ DELES APRESENTAREM A DELES. O papo não era esse? Agora os senhores deputados devem cumprir a parte dos senhores e votarem a de vocês. A nossa já está aí para ser votada, como queriam. Vocês podem mudar a vontade agora. Mas a palavra dada era que os senhores votariam a dos civis primeiro. TENHAM Vergonha na cara e cumpram a promessa de votar a dos civis primeiro, incluindo a dos delegados.

  2. Não precisamos de inimigos externos, os do PSL já são suficientes para jogar a opinião pública contra as FFAA , coisa que a mídia já faz diariamente !! de onde saiu essa BESTA chamada Delegado Waldir ????

    1. Que eu saiba, delegado não tem poder de parar o País. Os caminhoneiros e os militares tem . O Controle não é para qualquer categoria.

    1. Fiquei sabendo que esse deputado Waldir nem quis ouvir os Qes. Disse que ta com a Bancada das Policias e que era para procurarem os representantes do EB. Um inutil.

      1. O voto de Deputado é proporcional. Ele usa os votos do Partido ou da coligação dele para se eleger. Então esse sujeito usou votos doa militares para se eleger sim. Quantos delegados existem e quantos militares existem ? Deu uma de vampiro e agora quer cagar na nossa cabeça.

  3. O Grande problema foi que a grande maioria dos militares não leram o PL e já foram reclamando e se “esguelando a esmos”…dando pano pra manga para a esquerda e muitos políticos da oposição…o PL foi bem elaborado sim, dentro das possibilidades de cada posto e graduação…já pararam pra pensar que um Sub com CHAQAO ganhará mais que um 1º Tenente?…e que um Primeiro Sargento com CHAQAO ganhará mais que um 2º Ten?…NÃO!!!!…VOCÊS NÃO PARARAM PARA ANALISAR ISSO, E SABE POR QUÊ? PORQUE NÃO LEIAM, SÓ SABEM REPLICAR BOATO DE ZAP ZAP E FOFOCAR, os quartéis estão cheio de fofoqueiros espalhadores de fake news e insufladores de maldade, cobras venenosas. coloquem a mão na consciência, vejam o que está sendo feito com os civis, olhem a situação do país…estamos no lucro sim, parem de reclamar, CASO CONTRÁRIO REALMENTE O PL NÃO PASSA, E AI SIM, SEREMOS PREJUDICADOS!!!…BANDO DE FOFOQUEIROS!!!

      1. Sou 2º Sgt, turma EsSA 2005 amigo, sou praça…e concordo quando os amigos da FAB e MB reclamam que não possuem cursos como o CHAQAO, mas se bem assistiram a coletiva de imprensa, lá foi dito que essas Forças iriam se adequar para que isso fosse corrigido…como sempre falo, falta leitura e compreensão.

        Quanto aos QEs, o adicional de disponibilidade foi para 26%, maior que um 1º SGT…sem falar que estes mesmos já foram beneficiados recentementes com suas promoções a 2º Sgt, dando “capote” em muita gente inclusive, pois as promoções foram quase que de imediatas e com intertícios diferentes dos Sgt de Carreira…parem de falar de desigualdade, pois há pouco tempo atrás foram foram tratados com muitos benefícios. todos devem colocar a mão na consciência.

        1. Depois de assinado, e se não estiver escrito, essa adequação pode ser pior ou nem vir. Não acredito em tudo que está lá, pois há leis que nunca são cumpridas. Uma promessa dada, reajuste salarial, acredito que não virá antes de 2021, isso se a economia andar como estão querendo. Nunca haverá verba suficiente quando se fala em salários. Agora, para emendas parlamentares…

        2. A desigualdade está nos QESA, na FAB, onde o cabo tem que completar 20 anos de cabo, não de serviço, para ser promovido a 3°sgt e não tem promoção a 2°sgt. Nem todos os QE’s tem tiveram ou tem as mesmas regras!

          1. Os QE entraram para serviço militar obrigatório e estabilizaram, chegaram a graduaçao de 2ª Sgt e agora terão reestruturação acima dos sgt de carreira, entraram sem concurso pelas portas dos fundos, querem mais oque? Sair general? è muita brincadeira, se acomodaram e hoje querem equiparações. Os sgt sabem o chão que vivem e sabem que sua graduação não chega ao posto de coronel e nunca cogitaram isso. Isto é meritocracia.

      2. Dentistas, Farmacêuticos, QCO e Capelães também não tem cursos no Exército que possam fazer.

        Como major, vão ganhar menos que um subtenente com CHQAO.

        Isso é justo?

        1. Se fizer mestrado ou doutorado será enquadrado em Altos Estudos II e I, respectivamente. Ou seja, não se limita apenas a cursos feitos dentro do EB.

        2. Major, não é hierarquia no salario…..foi por isso que deu problema na PL que fez todos irem as redes sociais. Major não é a maior posto dos oficiais, mais sub é a maior graduação dos praças.

        3. O curso de formação no qco equivale a pós graduação. Eles estão à frente de qualquer primeiro tenente de aman em sua formação básica. Estes possuem grandes oportunidades de seguirem se aperfeiçoando, pois são inúmeros os cursos strictu sensu e latu senso que o exército os permite realizar.

        4. No EB o dentista e farmacêutico tem chance de fazer apenas o CGAEM , mas é mínima a possibilidade de ser selecionado. Só os 01 de turma, além disto, para fazer, inicialmente cobravam o CP ECEME. Depois abriram sem a cobrança deste pré-requisito, Isto demonstra que não há transparência nas seleções e este aumento diferenciado da habilitação é muito injusto. Concordo com a prova para ECEME que neste caso tem o mérito de quem estudou com foco. Já CGAEM é sem transparência alguma, onde nem todos tem os mesmos direitos ou possibilidades de crescer dentro da força.

      3. kkkkk………..um oficial que veio aqui querendo ter razão…….os generais colocaram porcentagens maiores nas indenizações para os oficias e so igualou porque reclamamos na rede…………….continuemos reclamando.

    1. Anderson, esta proposta de reforma foi para as FFAA ou somente para o Exército? Se na Marinha e Força Aérea não existe a figura do “Sub com CHAQAO”, o PL já é falho. Temos que pensar no todo, porque senão sairemos TODOS perdendo. Hegemonia, esta é a palavra de ordem.

      1. Sou 2º Sgt, turma EsSA 2005 amigo, sou praça…e concordo quando os amigos da FAB e MB reclamam que não possuem cursos como o CHAQAO, mas se bem assistiram a coletiva de imprensa, lá foi dito que essas Forças iriam se adequar para que isso fosse corrigido…como sempre falo, falta leitura e compreensão.

    2. A maioria da reclamação vem dos Sgt QE, que não foram lembrados num primeiro momento, mas creio que depois do projeto aprovado, seriam feitas portarias pra adaptar a situação dos QEs ao que foi aprovado na lei.

    3. Cara, não fale besteira! Na apresentação da PL o que saltou os olhos da imprensa foram os adicionais de habilitação, e do adicional disponibilidade…. Indiferente de desentendimento ou não, a PL seria massacrada de qualquer jeito. Não queira botar na conta dos injustiçados a apresentação mal feita da PL, onde um general não conseguia responder perguntas simples. Esse foi um erro, colocar pra responder os repórteres alguém que está acostumado a não ser questionado.

    4. Anderson não seja imediatista, não pense só no teu umbigo, será mesmo que daqui pra frente todos conseguirão fazer o CHACAO, e até mesmo ser promovido a QAO. Você realmente achou justo o Exército criar o CHACAO e qualifica-lo em Altos Estudos I, um curso EAD realizado à distância, de 06 meses. Isso nada mais foi um castigo imposto pelo Exercito ao SubTen, Cap QAO, 1Ten QAO e 2 Ten QAO, das turmas anteriores a 1990, que ignoraram esse curso. E algum iluminado do MD resolveu equiparar o CHACAO com ECEME em percentuais que chegarão a 71% (Alto Estudos I), então vejamos o Oficial de Carreira passa 2 anos de sua vida longe da família e filhos estudando presencialmente na Escola de Comando e Estado Maior do Exército no Rio de Janeiro, se dedicando integralmente aos estudos dentro de uma sala de aula, ser comparado ao CHACAO, curso realizado à distância, com no máximo 06 meses de estudo. Com certeza essa aberração (ideia) saiu da cabeça de algum General que não estava de bem com a vida. Também não vou desvalorizar quem o fez, mas o máximo que deveriam ganhar é de 55% de Adi Hab, ou seja 10% a mais que o CAS. Ainda bem que essa MP do Mal 2 sofrerá ajustes. Já fiz contato telefônico com o Gab. do Dep. Hellio em Brasília, e ele já está ciente dessa aberração que foi cometida com os militares da Ativa e Reserva.

      1. Você é daqueles que rema contra a força…está irritado com um add de outro circulo que o seu…todos tem seu mérito…e sobre o seu não entrarei em detalhes. sou do tipo de militar que procuro melhoria dentro da carreira da qual escolhi sem prejudicar a outra. sorte na vida para você amigo, pois a força é uma só, e fico triste ver você torcendo para este racha.

      2. Quando os oficiais vão fazer esao tem apartamento garantido na vila militar para sua familia , não seja bobo, quando o praça vai fazer o cas jogam ele no alojamento , simples assim … a comparação entre oficiais e praças é injusta, menos, menos….

      3. Vc está coreto, muita vantagens para um cursinho, que só valeu como acesso ao QAO agora em 2019.

        Quem faziam o CAS antigamete, passava pelo C Prep Cas e depois ia para alguma OM cursar e ficavam 6 meses longe da familia, tirando Sv no Curso, estudando como louco nas madrugadas, finais de semana. Depois baixaram para 4 meses, hoje em dia não sei como é.

        Muita diferença no percentual.

        O tal “Chacal” leva ao mesmo final ou seja Cap QAO e as mesmas funções, pra que criaram isso ???

        Se pelo menos fossem a Maj ou exercessem funções diferentes do velhos QAO, ai sim se justificava.

        Corrijam essa injustiça.

      4. Como é que é???..Oficial de Carreira passa 2 anos de sua vida longe da família e filhos estudando presencialmente na Escola de Comando e Estado Maior do Exército no Rio de Janeiro, se dedicando integralmente aos estudos dentro de uma sala de aula, ser comparado ao CHACAO, curso realizado à distância, com no máximo 06 meses de estudo… LONGE DA FAMÍLIA E ESTUDANDO… Não me venha com “XORUMELAS”, essa foi pra morrer de rir,,,, Tá pensando que aqui só tem ignorantes??? Ninguém aqui sabe que vcs vão para a Cidade Maravilhosa, morar em PNR, já garantidos antecipadamente, e mto bem localizados em condomínio com segurança, o curso dá direito a transferência, com todos os benefícios, Na ida e na volta, sem contar que , não são poucas as vezes, que não estão nem há um ano na OM e já vão para o curso, coisas que nem de longe alcançam às famigeradas Praças,,,,kkkk,,, se for assim pra nós, também queremosss!!! Tenha paciência..

      5. Seu jorge está reclamando de que ? O praça não tem valor para voçe? O praça tira serviço no mínimo por 20 anos e os da AMÂE no máximo cinco e olhe lá !!! Praça tem família e encargos também. Tira o pé do meu almoço !!!

      6. Desinformação ou mal intencionado. CHQAO, curso imposto aos ST e Sgt mesmo para quem cursou faculdade, mestrado ou doutorado. Duração do curso 9 meses a distância mais 6 meses de estágio, claro que a distância, sendo 10 horas por semana durante o expediente e outras tantas fora do expediente enquanto deveria estar com a família, para não pagar Ajuda de custo ao praça. Já ECEME muito difícil, duas movimenracoes, PNR para família, apenas estudando e um ano presencial.

      7. Todo oficial que faz ECEME tem PNR na Urca, belo endereço no RJ e suas familias o acompanham. O CHQAO é um curso com duração de um ano e meio e não 6 meses.

      8. Meu amigo, o CHQAO está aberto a todos os que se encontram habilitados a realizar o concurso. A duração do curso não é de 6 meses, como você menciona no seu comentário, que diga-se de passagem, é impertinente. Outro detalhe: o CAS, vc deve saber disto, não dá direito a uma movimentação, como ocorre com vcs. Por que mesmo? É óbvio que sabes….

    5. Meu caro, “quem não chora, não mama”. Não se esqueça do que aconteceu com a MP do mal. Dormimos com uma e acordamos quase sem nada. Isso foi consequência do silêncio e da confiança em quem não merecia, mas por força de Lei, todos acreditaram e confiaram.O momento e agora, tem que reclamar e cobrar aos que se elegeram para representar os militares. Ficar sentado só balançando a cabeça, aceitando tudo que virá, é certeza de mais um prejuízo. Quanto tempo a força dos militares permanecerá no governo?? É a hora. Quem provocou prejuízos que pague pelo seu, eu não.

    6. e a base continua enterrada pois para isso serve as bases não é mesmo? só não esqueça que a segurança dos mais altos edifícios estão onde ninguém

    7. Isso vale para o EB. O mesmo não vale para a Marinha e Aeronáutica! Se as FFAA é uma “coisa” só, então a equiparação salarial tem que existir. Só vocês do EB têm estes cursos de CHAQAO pois são oferecidos somente na sua força. Ora ,se agora ele receberá um percentual bem maior em relação aos demais cursos e não possui similar nas outras forças, os suboficiais e primeiros-sargentos do MB e da FAB serão prejudicados. Isto está ERRADO!

    8. É isso aí amigo falou tudo e mais um pouco… passei 30 anos ouvindo reclamações e fofocas , fazer algo útil e melhorar suas vidas, nada. Ditado popular na caserna ” O inimigo do milico é o próprio milico”.

    9. Sei e na FAB e na Marinha que não esses CHIACHIA, como fica? As Forças Armadas se resume apenas ao EB? Tá muito ruim isso aí, tem que mudar mesmo. Depois vocês fazem uma reestruturação só para o EB, taoquei?

    10. Então nos mostre onde, no PL, beneficiam os cabos, terceiros sargentos e os segundos sargentos QE que nao tem e nunca terão o CAS? Vamos , mostre. Vc é apenas MAIS UM da turminha da pouca farinha garantindo o seu pirão.

  4. Ao invés de ficar só comentando neste espaço, já fiz minha parte. Para o deputado Helio Lopes enviei esta mensagem por email: “Prezado deputado, sou militar das FFAA e desejo conhecer quais as ações concretas que estão sendo trabalhadas em prol do PL referente à Previdência dos militares, em especial quanto a situação dos praças. Viajar/passear pra lá e pra cá é bom, mas tem muito trabalho para ser feito aqui.”

    Aos demais deputados: “Prezado deputado, sou militar das FFAA e, diante do silêncio até agora mantido por V.Ex., desejo conhecer quais as ações concretas que estão sendo trabalhadas em prol do PL referente à Previdência dos militares, em especial quanto a situação dos praças. ”

    Pessoal, vamos nos mobilizar e cobrar. Isto é democracia e exercício de cidadania (coisa estranha ao ambiente da caserna)

  5. Acredito que os militares serão detonados pelo congresso porque NUNCA tivemos chefes que nos defendessem! Sempre preocupados em promoções ou boquinhas na reserva. Políticos não gostam de militares…muitos destes políticos são investigados por diversos crimes…falar em lei e ordem para eles é o mesmo que falar de corda em casa de enforcado. É igualmente triste constatar que a nossa população, em grande parte ignorante e alienada, é facilmente manobrada pela mídia. O Brasil é um país imensamente violento! Com várias facções armadas, verdadeiros exércitos, que por sinal elegem políticos pelo país afora…e as forças armadas e polícias militares garantem alguma governabilidade e impedem a assunção da barbárie. Se sofrerem outro golpe como a MP de 2001 serão extintas na prática! E aí…tempos sombrios envolverão o Brasil! Ah…o emprego não irá diminuir já que é estrutural e o resultado direto da quarta revolução tecnológica. A violência que já é assustadora vai explodir…durmam com estas coisas…

  6. Na real ta todo mundo contra. Municiados por essa imprensa lixo espalhadora de fake news e somado à inércia dos “nossos” parlamentares, a PL, que foi bem elaborada por sinal, tem grande chance de sucumbir. Agora que chegou a vez das outras categorias darem de fato uma contribuição, era visto que iriam usar nossa proposta como escudo para suas negociatas. Acho que cabe uma pergunta bem oportuna para nossa população e principalmente a nossos parlamentares: vocês querem ainda ter Forças Armadas?

    1. Esse é o grande ponto e deveria ser o peixe vendido pelo alto comando a população. Será triste, mas caso passe apenas as maldades, teremos tempos sombrios em breve.

  7. Gostaria de saber porque os subtenentes do EB chegarão a 71 de Habilitação e os da Marinha/aeronáutica só poderão chegar a 45%, pois ningum tem curso de altos estudos como o EB. Cadê a isonomia entre as forças? As forças armadas agora é só exército?

    1. As patentes mais alta são general 4 estrelas dos oficiais e subtenente dos Praças. Tanto um como outro tem altos cursos no exército. Agora na marinha e aeronáutica não tem os cursos e ainda vão criar.

      1. A marinha já criou um curso para sub, parem de falar besteira e jogar contra. Já querem barrar as melhorias e piorar o que já vai ser ruim e vcs ainda discutindo sobre A ou B que serão prejudicados.

      2. E ? Então paguem um adicional para a Aeronáutica e a Marinha equivalente ao CHIACHIA do EB, senão a gente vai para a justiça alegando que a carreira dos militares e da marinha foi sabotada. Só pode valer o CHIACHIA, a partir do momento que as três forças tiverem militar com o CHIACHIA concluído. Enquanto não tem, por isonomia as três forças recebem, entendeu? Isso vai dar problema na justiça.

  8. Essa PL de reestruturação dos militares, só é bom para os Oficiais e muito mais, para os Oficiais Generais. Os praças estão sendo sacrificados para o benefícios deles. Estão criando uma segregação nas FFAA. Uma vergonha.

  9. Acabei de ler no GLOBO as palavras de um parlamentar sobre a reestruturação da carreira do militares: ´´ não tem como explicar para um zelador, um doméstico,um jornalista e um professor o motivo da reforma não ser igual para todos“.
    – O militar está 24h por dia a disposição da nação sem ganhar hora extra por isso;
    – Não tem direito a greve e sindicalização;
    – Quando nada mais existir os militares serão o último recurso da nação;
    – Acho que nos últimos anos tivemos alguns exemplos sobre esse assunto.
    Se eles querem reforma igual e não tem como mudar o regime de trabalho dos militares, não seria melhor mudar o (regime de trabalho) dos civis para o nosso? Aí vai ficar igual para todo mundo.
    Se alguém fizer essa declaração na mídia aí eu quero ver se não acaba a covardia para com os que realmente trabalham por amor a farda e a Nação, mesmo com o sacrifício da própria vida.
    OBS: Decepção com o congresso que não conhece suas Forças Armadas e o valor que elas representam para o nosso querido país.

    1. Correto, digo mais… Experimentem trocar qualquer um dos regimes! Passem os militares para a CLT e vejam se seguram o tranco e o país consegue seguir sem quebrar com as FFAA trabalhando e recebendo igual a um civil!!

    2. Sou 2 Sgt QE,tudo que você falou é a mais pura verdade. Agora repare que o grosso do efetivo,composto por sargentos temporários,bancos e soldados do EP,não terão nenhum benefício,assim como os sargentos QE. Veja também que os segundos e terceiros sargentos de escolas,só irão usuflui de Taís benefícios após dez anos ou mais de serviço . O que precisamos é de um soldo justo para todos nós,algo como a polícia do Distrito Federal,só como exemplo.

  10. Tem que cobrar da Marinha e da FAB a criação desses cursos equivalentes para todos ganharem e não criticar o exército que tem. Reclame com sua força companheiro

  11. Esse Hélio “Bolsonaro” é um deslumbrado. Está em vias de nunca mais ter meu voto, de minha família e, se eu puder, vou convencer o máximo de pessoas possíveis a não votarem nele.

  12. Os absurdos que se está ouvindo nas reportagens preocupa. Ontem mesmo, mais um desses “especialistas” que nunca apareceram, em reportagem na TV, dizendo que a reforma dos militares foi muito branda diante do rombo da Previdência dos trabalhadores comuns. Ora, quer dizer que os militares vão resolver o problema de caixa da Previdência de todos os civis, do país inteiro? Vão entregar o salário todo para pagar as dívidas dos outros? É óbvio que os valores das despesas dos milicos é bem menor comparado com o universo dos civis. Inclusive tem um deputado, delegado, que está jogando areia nos planos dos militares pensando na categoria dele. E os “nossos”? Só sorrindo e fazendo sombra?

  13. totalmente contra isso. não é previdência é um aumento de salario só para a corte. aproveitaram para mostrar o que sempre acharam da tropa.

  14. tem uma pesquisa no whaszap e no facebook da camara dos deputados sobre a nossa previdência é hora de dar o recado aos generais discordando da proposta o aumento tem que ser para todos.

    1. Discordando? Não posso acreditar. Você acha que virá outra se essa reestruturação não passar? Certo está o Delegado Waldir defendendo os dele.

  15. Bom dia a todos!
    Por que a Gratificação de Representação no valor de 10% somente será paga aos oficiais na função de comando e chefia?
    Ora, se um tenente, que comanda uma OM valor Pelotão, com aproximadamente 50 (cinquenta) militares, recebe tal gratificação, por que um S Ten ou 1º Sgt que chega a chefiar Tiros de Guerra com 200 (duzentos) atiradores, não pode fazer jus a tal gratificação?
    É imoral os generais pretenderem levar prá inatividade tal gratificação e não concedê-la aos praças em função de chefia.
    Penso que esta questão deveria ser levada ao parlamento para discussão…

    1. É simples camarada: porque o Praça não é o chefe do Tiro de Guerra, e sim o Prefeito.
      Devemos ter ciência da legislação, para obter respaldo acerca do pedido dos direitos.
      Sempre digo isso em meu PC. Agora, como Coronel, compreendo a necessidade dos Generais acerca deste adicional.

      1. Entendo sua posição Sr Coronel, mas o Sr não atire no seu próprio pé….se há anos os senhores conhecedores da lei ( o que todos fingem acreditar) tendo a ciência da lei ultrapassada, ainda não se esforçaram para mudar essa situação equivocada de chefia de TG…..demonstra que o Sr Coronel, é mais um peso para o EB.

        pense!!!

      2. Prefeito não é Chefe do TG, é apenas o DIretor, claro Cel não precisa desse tipo de conhecimento pois aparece no TG apenas se tiver pagamento de diária, já o Ch da Instr tem que ir para o estágio de atualização de instrução e recebe o valor de passagens quando der, mas tudo planejado non PC

      3. Não é simples, é complexo! O que menos importa nessa reflexão é a denominação do cargo. Seria uma questão de justiça conceder ao CHEFE DA INSTRUÇÃO, INSTRUTOR CHEFE, PRAÇA MAIS ANTIGA DO TG, como queira chamar, tal gratificação, porque todos sabem do desgaste e das dificuldades desses militares em cumprir suas missões…

      4. Bom dia Sr Coronel!
        O que menos importa neste caso é a denominação do cargo.
        Reitero que seria questão de JUSTIÇA conceder a Gratificação de 10% ao praça mais antigo do Tiro de Guerra (Chefe da Instrução, Instrutor Chefe, como queira chamá-lo…).
        Ainda que o prefeito seja o Chefe, de fato todas as responsabilidade de um Comandante de OM recaem sobre os ombros da praça mais antiga do TG…
        Não há nenhum empecilho legal a que seja acrescido um dispositivo no artigo que trata de tal gratificação, estendendo-a ao Chefe da Instrução do TG.
        Quanto ao impacto no orçamento, se retirasse a gratificação vitalícia dos generais, já ajudaria bastante…
        Insisto que essa seria uma boa pedida aos parlamentares de Brasília… para reflexão… por JUSTIÇA.

        1. meu caro sou Ch TG ,

          nao vejo nenhuma semelhança com
          Cmt OM e Of Gen

          quero um salário melhor sim , pois nossos salarios estão defasados a nos desde FHC.

          mas a sua piruação de 10% para TG nao procede.

          isso é apelação demais.

    2. A gratificação pode ser concedida ao Chefe da Instrução do TG. O que menos importa é a denominação do cargo, porque de fato as responsabilidades e o desgaste são do militar mais antigo… não vejo nenhuma dificuldade em inserir um inciso no artigo estendendo tal direito aos CHEFES DE INSTRUÇÃO de TG. Questão de justiça. Não é justiça que se busca a todos momento na administração da nossa Força?

      1. Prezado companheiro, vou discordar de vc

        Sou PRACA , ja fui instrutor Ch TG

        Vc pleiteando os 10% dado ao Of Gen , alegando ser injusto né.

        mas tenho certeza que vc não acha injusto receber os 73% do CHQAO ,
        valor este , que muitos nao poderão receber , pois nao tiveram como fazer o tal curso ,,,,nao tiveram oportunidades

        mais uma criação do EB ,,

        então meu caro , para piruar coisas dos Of Gen

        vc ja ta lucro em relação aos demais praças

        TG e da prefeitura

        vc ganha casa da prefeitura , carro , gasolina , etc etc

        eu falo com propriedade

        fica a dica

        1. Essa discussão deve ser levada aos congressistas… as pessoas aqui não estão conseguindo raciocinar mais, cegadas pelos seus próprios interesses… talvez alguém com isenção consiga enxergar uma alternativa que seja razoável para todos.

  16. Senhores, não vai resolver nada ficarmos aqui discutindo quem ganhou ou quem perdeu. Temos que mandar email cobrando posição dos deputados citados acima, principalmente o senhor que só quer saber de viajar.

  17. Parabéns amigos QE, que sabotaram o nosso projeto porque acham que tem que ganhar como generais. O que vai acontecer agora é que o governo Bolsonaro vai naufragar e a nossa reforma vai ser muito mais dura. Vamos perder a paridade, com certeza, e talvez até a integralidade. Ferraram com todos nós!

    1. SARGENTOS concursados – EsSA é diferente de Sgt Q.E (Cabos)

      – Os da EsSA estudaram sem nenhuma garantia de recompensa, sacrificaram suas famílias e se formaram em universidades;
      Hoje, Sgts EsSA auxiliam diversas seções, áreas estratégicas operacionais, áreas técnicas, áreas administrativas e de Estado Maior, seja de suas Unidades ou até em NÍVEl PRESIDENCIAL……… relembro:
      *de 1955 a 1992 tinham apenas 8ª série; de 1992 a 1997, o médio e superior
      *de 1997 até hoje (graduação, mestrado, doutorado, idiomas, cursos e alta capacidade de assessoramento e gerenciamento da administração.)
      Atualmente estão sendo reconhecidos pela sociedade, governo e Alto Comando das 3 Forças.

      E os Sargentos do Quadro Especial ????????……por quê não foram lembrados????? simples; ficaram por opção, bem longe da luta pelo conhecimento; salvo raríssima exceção.
      Ainda foram contemplados com 2 promoções, a de 3º e 2º Sgt, apenas pelo critério do tempo, mas sem nenhum tipo de conhecimento intelectual em prol do Exército.
      Assim, cabos do Quadro Especial, reconheçam a realidade dos fatos e dos anos, e sejam humildes em lembrar que “não valeu a pena” em ficar rindo daqueles MILITARES CONCURSADOS que se dedicavam ao conhecimento, à meritocracia e ao Exército;
      Aos SARGENTOS da EsSA, nossos parabéns. Venceram as dificuldades e hoje atingiram o reconhecimento Intelectual
      Que os Cabos do Quadro Especial tirem essa lição para a vida.

  18. Quando a PL era pra cria um posto de SGT Mor, foi um revolução, todos pedirão união, agora vejo muito SGT e muito SO caladinho, Cabos e Soldados se lascaram e os CMTs aind amandam msgs ameaçando que se manifestar, ta muito bem desse jeito, pq não olham os QESAs da FAB que passam 20 anos pra sair 3 SGT, isso ninguém vê, por mim quero mais é que aumento o tempo de serviço e o descinto e só, pra fucar todo mundo no mesmo barco, militar é muito desunido, cada classe só pensa em si!

  19. Toda pressão apenas em cima do ST Helio, porque ?

    Porque os reclamações que comentam aqui não acionam os outros militares ?

    Inclusive, teve um ST que postou um video no zap a uns 10 dias, reclamando que não foi bem tratado lá. Mentira.

    Falei ontem, com os QEs que estãos uns 3 dias visitando deputados com as suas reinvidicações e me disseram que foi muito bem recebido e ouvidos pelo ST Helio.

    Parem de tumultur seus fingidores. Cumpram seus deveres e tenham iniciativa pois são pagos para isso.

  20. Aqui no Motedo tem muitos leões para reclamar direitos que acham que tem, mas para agir, ter iniciativas, trabalhar sem esperar ordens, ai são carneirinhos, muito mansos.

    1. isso eh fato
      hoje, sexta feira, meio expedeco, depois da formatura matinal ficam passeando pelo patio da OM, chegando tarde na sessao pra trabalhar, vao pros alojamentos e quando surge missao fica se esquivando

  21. Não adianta nada! Fomos jogados na jaula dos leões. Estamos sendo massacrados pela mídia e sociedade! Os que defendiam militares no poder agora não tem do que reclamarem. Se for publicado meu comentário espero que os camaradas reflitam!

  22. Excelente iniciativa Montedo! Agora cabe a nós fazer a nossa parte.
    Entrem contato com nossos representantes, entrem em contato com o presidente da Câmara Rodrigo Maia. Encham a caixa de mensagens deles!

  23. A diferença do soldo de major para capitão é muita, quase R$ 2 mil, tinha que diluir isso até 2º Ten QAO e manter em média R$ 1 mil entre os postos . Quando vão enxergar isso ?

  24. Houve uma manifestação vigorosa dos líderes dos Policiais Militares e Bombeiros Estaduais e do Distrito Federal. Provavelmente eles vão sair destas reformas com poder aquisitivo ainda mais superior ao dos Militares das Forças Armadas.

  25. Na Marinha e na FAB vão criar algo semelhante ao “Chacal” pra que, se eles não saem oficial ?

    E agora José !!!!

    Ou essas Forças mudam e dão acesso a eles ao oficialato ou o EB extingue esse curso, que não serve para nada, ou seja o militar exerce as mesmas funções e chegam até Cap QAO como sempre foi.

  26. Tudo de errado que aconteceu na MP do Mal e agora na PL do Mal, é porque os oficiais não ouvem as praças, ai dá nisso !!!

    Porque não ouviram os Adjuntos de Cmdos ? Pra que criaram se não servem para nada ?

    O oficial vive em outro mundo fora da realidade, as praças tem mais experiencias de vida, são mais sofridos.

    Os generais parecem deuses.

  27. Referindo-se ao total da poupança com a reforma da previdência, estão falando que os militares pouparão somente 1% do total a ser poupado. Pergunta se somos cerca de 0,05% da população sujeita a poupar para receber aposentadoria já não estamos poupando 20x o que ira contribuir o restante da população?

  28. aumento para militar só da certo se for igual para todos. essa proposta já afundou. foi o olho maior que a barriga, no momento errado, coisa de gente gananciosa. deixar cabos e sd engajados, sargentos sem aumento por mais de 4 anos só para engordar o salário do general, com curso, que só eles fazem que ja vem aumentando todos os anos agora querem triplicar ferrando o restante. aumento de salário só vai dar certo se for para todo mundo e igual, sai junto chega junto.muito fácil passar passar a vida tirando serviço numa escala de 24 horas apertada, sem função definida, faz tudo, tem hora para chegar e não tem para sair, cobranças e punições para os generais comerem caviar…tem que acabar com essa proposta e unificar a tropa novamente.

    1. Falou tudo meu caro.
      Se é pra aumentar aumento pra todos
      Se for pra descontar q se desconte pra todos também
      Gratificação de formação não teve alteração
      Vocês acham justo
      Enquanto isso as outras gratificações mais do que dobraram

      Não vai passar este PL
      Olho gordo
      Urubus
      Vampiros

      Já tem o escalonamento vertical

      Aumentando o soldo de general
      Todos teriam aumentos e despesas dentro de seus respectivos vencimentos.

      Trouxas.
      Se ferraram
      Não vai passar.

  29. Milico é bixo burro mesmo. Se a reforma não passar vai ser pior pra todos, pro Brasil inteiro, e vai ser mais pesada ainda sobre os servidores mais chinelos do executivo, ou seja, nós! Ao invés de discutir de forma propositiva ficam espalhando boatarias e republicando notícia falsa. Continuamos caindo no conto do político militar…

  30. Quero é mais que não dê certo essa proposta. O mais justo seria propor um aumento linear para todos os militares.

    O que jeito que foi proposto, não beneficia quem já está na reserva e não teve a oportunidade de fazer CHQAO, CGAEM e ECEME.

    Da mesma forma, serão prejudicados os dentistas, farmacêuticos, QCO, capelães e QE que não podem fazer esses curso na Força.

    Simplesmente, INJUSTA.

  31. Não adianta ficar esbravejando. Temos duas oportunidades a frente das quais devemos manter foco. A primeira é que o projeto vai passar pelo crivo da câmara onde é possível fazer ajustes e podemos inferir através de representantes que não precisam ser exatamente militares. O segundo é lutar para mantermos a reestruturação, pois existem frentes que querem derrubar não só o PL, como a paridade, a integralidade . Muito cuidado!! O governo está só começando e tem uma batalha com o plenário, após as reformas e com os ajustes fiscais, será possível rever aumentos. Não é o momento de divisão.

  32. Reestruturação polêmica, bombardeado de todos lados, gente da base contra, muita gente insatisfeita na própria força armada, está difícil, para piorar parece que o Rodrigo Maia quer pular do barco em relação a articulação politica, está chateado com o governo, base desarticulada, esse deputado delegado Valdir criticando, já era esperado, é coisa particular dele, não gosta de militar, quando era delegado em Goiania vivia em guerra com policiais militares, tratava o bandido melhor do que a guarnição que apresentava o preso.

  33. e isso mesmo aumento so para alguns e os outros q c …..nao passa c passar nao voto mais em militar……ai tem uns que ainda defende….tudo bem eles realmente fizeram as contas ….usaram a matematica e viram que eles vao ganhar …….quem usou a matematica e somou viu quem saiu ganhando nessa……bando de milicos so pensam c eu ganhar tanto e resto ganhar quase nada eu to bem e resto q c …..primeiro eu depois os outros entao que nao passe isso ………….c e pra um e pra todos e ponto final

  34. Militares fora da festa
    A exemplo do alarde noticiado dia e noite em 2000, quando FHC sancionou o “soldão” dos militares e extinguiu auxílio moradia, anuênios, licença prêmio, promoção ao posto seguinte, e pensão para as filhas, agora assistimos o mesmo alarido. Só faltam repetir a frase dita há quase dois mil anos: “soldados, contentai-vos com vosso soldo!”
    No último dia 20 do corrente mês, o presidente da Câmara, tentou desfazer o “mal entendido” do que disse na véspera: “… estamos no fim da festa. O Brasil quebrou e os militares estão querendo entrar no finalzinho, quando já está amanhecendo, a música está acabando e não tem mais ninguém para dançar”. O deputado mostrou a crua realidade. Pois a categoria militar é para vigiar e fica fora das festas – da Ilha Fiscal aconteceu há um tempão! O Montepio Militar – foi criado pela categoria no Séc XIX, sem contrapartida do governo. Enquanto vivessem, recolhiam contribuições, com o fim de beneficiar viúva e filhas. No entanto, em 1960, essa fabulosa poupança – segundo Gerhard Erich Boehme, despertou interesse do governo que resolveu ” incorporar ao Tesouro o montante de recursos do Montepio Militar (era propriedade privada dos militares) e, a título de compensação, assume o compromisso de pagar a pensão militar em substituição ao Montepio.(…) o Governo fez excelente negócio: incorporou uma fortuna ao Tesouro e comprometeu-se em desembolsar suaves prestações, ao longo dos anos, no pagamento de pensões.” Não à toa, profissionais com grande potencial que ingressam nas FFAA, cedo ou tarde deixam a caserna – se demitem a pedido ou ex-officio aprovados em concursos que oferecem atrativas remunerações. A Previdência no Brasil foi instituída na Era Vargas, com a criação dos IAPC, IAPI, IAPB, IAPFSP, etc. Posteriormente, no governo de Castelo Branco foi sancionada a unificação de todos esse Institutos e criado o Mamute INPS. Tempos depois esse foi desmembrado em IAPAS e INAMPS. Hoje, é chamado de INSS. Apesar de tudo, há décadas que o descalabro dos recursos financeiros da Previdência parece ser a tônica dos históricos desvios e sonegações. O cipoal de Leis – com muitas brechas, não ajuda recuperar tais recursos. Dos poucos rigores aplicados no Brasil, me faz lembrar de Tiradentes. Após sua condenação, teve a casa arrasada, terreno salgado e os poucos bens confiscados. Espero que cheguemos a ter Leis justas observadas e aplicadas a todos. Por fim, que nossos parlamentares vivam com parcimônia e parcos direitos, a exemplo dos deputados do Reino da Suécia ou da Alemanha. Assim, teremos uma Nação ideal e equilibrada, que não jogará no rosto dos soldados, as patacas de sua paga!

    Manoel Silva Passos

  35. Enquanto neste site ficamos agredindo uns aos outros e discutindo sobre o PL que ainda nem passou pelo Congresso…a mídia move violenta campanha contra os militares apoiada por vários congressistas! Tenho ouvido absurdos ditos por jornalistas e deputados! Corremos o risco de perdermos muito mais! Não é impossível os novos militares irem para o teto do INSS…não é impossível quem está com menos de 30 anos perder a integralidade…não é impossível os inativos ficarem sem a paridade! O momento é muito grave e é o resultado da omissão de nossos chefes por um longo período de tempo. A população, em geral, não gosta dos militares e a imprensa está nos transformando em os culpados pela crise previdenciária do país! Desvios bilionários do dinheiro da previdência e sonegações milionárias sequer são mencionados! Vejo, na prática, o fim próximo das forças armadas se nada for feito. Quem sabe, na escuridão desta crise, surge um líder militar? Acho muito difícil…mais fácil galinha criar dentes…

    1. Do Carpa para anonimo
      Meus parabéns anonimo, seu comentário foi o mais pertinente até o momento.
      O advento do surgimento da extrema mída que você bem diz move uma campanha
      extremamente agressiva contra este governo levando a reboque os militares devido
      a perda de receita da lei rouanet(sgt escola que detesta QE fica atento tudo é gira em
      torno de grana) temos visto e ouvido absurdos, estão separando o joio do trigo e pu-
      blicando so o joio em detrimento as ffaa.
      A meu ver o presidente da camara o Sr Rodrigo Maia foi bem claro ao afirmar que rel-
      mente temos uma defasagem imensa com relação as outra categoria, na fala dele so não
      concordo que somos fim de festa. Pois bem as categorias que neste mometo surfa na onda
      de que seremos beneficiados com a reforma foram beneficiadas a decadas atrás tripu
      diando nós militares por muito,mas muito tempo mesmo, teve um epsodio em um pre
      sidente da republica saiu de um reunião fazendo chacota das ffaa afimando que ermos
      trouxas ser contentavam com pouco,Ora senhoras senhores da extrema mídia que nos ata
      ca dioturnamente será que é pedi muito isonomia ou seja tratamento igual.
      Não é desmerecendo ninguem os militares estadual do df em meio a reforma estavam
      negociando aumento salarial e a dita extrema mídia que ataca de forma sutil os militares
      das ffaa NÃO PUBLICARAM NADA A RESPEITO
      Por outro lado temos fatores que depoeem contra nos mesmo, com por exemplo diarreia
      mental nas redes sociais e a falta de coesão para enfrentar os ataque sutil da extrema mí
      dia a meu ver faz parte do jogo.
      Sugestão vamos clarear essa escuridão, no momento de folga veja todas as mídia que puder
      ver,ouvir,repare tudo e vamos usa este espaço para publicar a coisa correta exemplo
      O presidente Jair Bolsanaro chegou para um jantar no parlamento do qual parlamentares
      da casa recusaram o convite,ora oque NÃO dizeram foi que a recusa foi da OPOSIÇÃO
      CHILENA a Sebastián Piñera,coisa que para eu é totalmente normal.
      São estes detalhes que diga-se de passagem essa extrema mídia sabe fazer com maestria é
      que vai queimando a categoria perante a nossa sociedade.
      Temos que entra no jogo politico sem acidez nos comentarios demostrar coesão.
      Para finalizar não e facil fazer politica do nada, tipo assim o individuo passa 30 ano dentro
      da caserna ralando feito um condenado por so quem sabe disso é quem viveu essa
      realidade e derrepente se depara com a necessidade de fazer politica para defender o que
      que resta de sua dignidade não é facil.
      O fato que me chama atenção a extrema mídia esta fazendo futrica aproveitando-se
      tuitaço diarreia incrivel isto não é mesmo?
      Já repararam que fazem perguntas acidas com munição negativa do tuitaço diarreia, para o presidente Bolsanaro e o presidente da camara num jogo infernal?
      Companheiros palavra chave COESÃO,COESÃO.

  36. Realmente parece que o único representante dos militares eleito foi o Hélio, e o que está acontecendo com os demais? Falavam tanto em colocar nossos colegas para nos representar, e agora parece que não adiantou nada. Anteriormente, havia um cabo, apenas um cabo dos Bombeiros, chamado Daciolo, que sozinho dava muito trabalho em Brasília, mas isso só ocorria porque ele queria trabalhar em favor da sua categoria. E a nossa?

  37. Parem de brigarem entre se e comecem a mandar emails para todos estes deputados apontados ai, assim como ligar para seus gabinetes…urgente!!! vamos cobrar atitudes deles!!!

  38. Que fique bem claro aqui que os QE não tem nada contra os sargentos de escola, apesar de muitos, pobres de espírito, estão vibrando porque alguns nós nos ferramos, deveriam estar comemorando com suas famílias as conquistas. Mas o ódio aos QE é mais forte e por isso estamos nos mobilizando junto aos políticos (todos) para que não aprovem como está, se é pra sangrar que vamos todos. Ao invés de nós criticarem por termos feito concurso, façam o mesmo com os generais, coronéis, majores, etc., estes também entraram na Força sem concurso, eram egressos dos colégios militares, mesmo após a constituição.

    1. Vc está enganado, tanto quanto ao ódio que afirma existir, como em relação a falta de concurso. A proposta pode não ter contemplado a todos da mesma forma, contudo é bem melhor do que pagar 10,5% e trabalhar 35 anos sem qq retorno. Mesmo assim, falar em sangrar todos é outra bobagem. O delegado Waldir está defendendo os dele, os policiais; e nós estamos escrevendo asneiras contra nós mesmos. O trabalho deveria ser junto aos nossos parlamentares e não no sentido de não aprovar, pelo contrário, de aprovar e acrescentar algo a mais para os QE. Como sempre, estamos fazendo tudo errado.

  39. Olho gordo de alguns postos….

    Muito mais fácil um reajuste de soldo e só….

    Mas não…gratificação diferente…etc

    Olho gordo…sabe o que vai acontecer…

    Não vai passar e todos irão se ferrar….

  40. gratificação incorporada na reserva para generais…olho gordo

    que coisa fácil de ter sido proposta

    agora, acredito que não passa, ou……………

    vamos perder muita coisa……….

    impressionante……………..

  41. Por favor Carlos Bolsonaro, vá pra oposição, pois como aliado do governo do seu pai vc vai acabar com o governo dele. Por favor novamente, não escreva mais nada daqui pra o final do ano, pois cada vez que vc escreve algo o mercado se apavora e dólar sobe, bolsa cai, deputados e senadores ficam revoltados e não querem votar mais nada. Afinal, vc está com a oposição ou com o governo?

        1. Vou te contar um segredo, o povo só vai perder dinheiro com essa reforma, então se vc não é um general, político, banqueiro ou empresário, vc não vai lucrar nada, pq a corrupção vai sugar todo recurso que irá sobrar

  42. “ainnnn..QE não ganhou quase nada…”….há, vão estudar, queriam aumento de 1000% e criação do posto de Cel QE? Fala sério, povo vitimista. Tem alguns que trabalham, o resto vive dispensado de tudo e fazendo grupinho avaliando como e qdo poderão entrar na justiça contra a força. Qdo saíram 2º Sgt quase de imediato, acharam bom..aí ninguém do QE se achou injustiçado. Vão capinar um lote. Logo barram essa PL e ninguém ganha nada, aí vcs continuam com os grupinhos de whatsapp e ressucitando pseudopolíticos que não se elegeram, para fazer baderna.

  43. Diante do descaso e dos privilégios de alguns, não temos outra alternativa a não ser seguir o que eles estão propondo: Uma divisão vergonhosa entre os privilegiados e todo o restante da tropa.
    Para tanto, podemos começar a informar ao Deputado Delegado Waldir.
    Nunca pensei que fosse criada toda essa sacanagem, mas se querem e insistem em repetir a mp de 2000 com a sua mais recente versão 2019, que assim seja.
    Lamentável e vergonhoso.

    Segue o contato:

    DELEGADO WALDIR

    [email protected]

  44. Bosolnaro com esses filhos quem não param de BOSTEJAR e figuras como esse Delegado Waldir , para que inimigos ????é impressionante como tem fogo amigo do lado Presidente.

    1. Será aprovada cortando todos os benefícios que nela constam. Ou seja, será desidratada sobrando apenas a imposição das obrigações!

      Parabéns!

  45. sinceramente não temos representantes os que estão lá e nas assembleias estaduais e municipais são tudo farinha do mesmo saco, este boneco do hélio deveria estar agora na câmara brigando pela classe e não de papagaio de pirata de presidente, ele não é segurança, não pertence a GSI, não entende nada comércio, porque está viajando há ja entendi é para ganhar diárias, mais um medíocre que se aproveitou para aparecer de novo, acredito apenas na Kelma costa, o generais e este palhaços ai estão todos juntos, para depois virem com o discurso que tentamos mas não conseguimos, e eles resolveram aprovar os 35 anos, os descontos, e aumento da idade apenas isso, esperem e verão o resposta, porque não enviaram estes aumentos durantes os governos corruptos que estão preso hoje, simples porque não queriam e nunca quiseram melhorar a vida do chão de fabrica agora jogam aos leões os pracinhas e contra opinião pública.

  46. QUE situação.

    enrolaram tudo…
    aumento de gratificações para uns diferentes de outros…
    gratificações incorporadas na reserva para uns e nada para outros….

    era muito mais facil pedir um aumento de soldo, que seria igual para todos %….

    mas não….

    o olho gordo falou mais alto….

  47. Por todas as postagens dos últimos dias dá pra perceber que nem os militares estão convencidos, imaginem a sociedade. Pois é Montedo, é muito difícil, não conseguimos nos unir em torno de algo tão importante, simplesmente, porque cada uma está pensando em si e pouco importa o coletivo. O delegado Waldir está fazendo o que os nossos representantes deveriam fazer, democracia participativa. Quanto ao Dep Hélio Bolsonaro, bom vimos as duas últimas declarações dele, então pergunto: será que ele tem condições de falar em defesa do PL? Será q ele tem argumento? Talvez seja melhor continuar calado.

  48. Essa porcaria vai aumentar as desigualdades e os privilegios.
    E a tropa? E o pessoal chao de fabrica?
    Que se dane. Nao e isso?
    Va catar coquinho seus hipocritas.

  49. Só nas Forças Armadas é possível um servidor nivel médio pode fazer curso de Altos estudos. É como alguém terminar o ensino médio e sem fazer uma graduação pular direto para um mestrado (a distância) piada de extremo mau gosto. Deveriam valorizar mais o aperfeiçoamento do que um cursinho inventado para destruir a paridade.

  50. Vão fazer com Previdência dos civis o que FizeRAM com o nosso PAPEP. Vão arrecadar vão roubar e dar para eles 400 reais quando se aposentarem. Vocês vão ver uma geração de velhos ferrados. Seus filhos e netos. Paulo Guedes daqui a quarenta anos, não vai estar entre. gente para responder por nada não.

  51. Esse Montedo é um comédia mesmo: esses militares eleitos, já eram uns omissos quando estavam na ativa. Agora que foram eleitos, ALGUEM com um mínimo de discernimento, acredita que vão dar atenção a “cobrança” de eleitor inocente útil? Acorda Montedo, me ajuda aí, seu ingênuo…

  52. Se fazerem igual a maioria faz na caserna, vão ficar calados mesmo, com medo de serem punidos e atrapalhar o conceitinho para promoção ou transferência.

  53. Não adianta muito reclamar com esses MILITARES que agoram são deputados, pois a mente deles continuaR a pensar como oficiais. Um deles que agora é general colocou a tropa em forma no auditório quando era CMT D UNIDADEe orientou para que não entrassem na justiça atrás dos 28%, disse que não daria em nada!!! lá pelos idos de 2000…. caguei pra ele, entrei na justiça e recebí, agora ele está esbravejando contra o STF e o PRAÇA que se exploda.

  54. Sr Montedo, poderia fazer uma contabilidade, uma comparação, para um entendimento melhor?
    Na proporção, relatividade, quantos são os militares aposentados em relação à outra reforma da previdência?
    Qual seria a economia prevista, na mesma proporção, se a reforma da previdência dos militares contasse com o mesmo número de aposentados do outro regime?
    Obrigado!

  55. Eu realmente estou torcendo contra essa proposta. Primeiro porque só beneficia quem está na ponta da carreira, vendendo minha força de de trabalho que tenho mais 20 anos pela frente. Eu jamais esperaria que os benefícios pra início de carreira fosse iguais ou muito menos maiores que o do final… mas faltou dividir melhor o bolo, no meu caso essa reestruturação tá pior que os ajustes recebidos na era do PT, e isso é uma suposta reestruturação!
    O adicional mais justo que era o de tempo de serviço virou esse adicional de disponibilidade, que além de esfregar na cara de toda a população os altos valores (ainda que sejam pros topos de carreira) deixou na mão o 3º Sgt com 30 anos de serviço, que vai ber sua bendita reestruturação virar 9% do soldo no ano que vem e pra quem leu o final da PL já viu que não tem previsão de reajuste no soldo.
    Pro suboficial e 1ºSgt (pelo menos na FAB) deram a chance de fazer os Altos Estudos, mas agora quero ver mandar o Sub com 30 anos de serviço ou o 1ºSgt da manutenção arrumar um doutorado pra ganhar 68%, ou seja, deram…. mas não deram! Pro generalato esses cursos já são de carreira, vide o oficial que já sai com 2 cursos superiores.
    Pros oficiais igualmente, os benefícios só virão como capitão, daí pra baixo tá pior que os indices de reajuste do PT.
    Mais outro detalhe, o adicional de disponibilidade exclui o anuênio (se for mais vantajoso) mas na apresentação divulgada nas mídias nao saiu o índice do ofical genral que é 41%, ai você exclui o anuênio desses caras e eles saem com 30% líquido e, repito, não tem previsão de reajuste no soldo pra 2020, sabe lá como vai ser reajustado nossos soldos até 2023 se essa proposta passar.
    O problema que essa usura sem noção vendeu o pessoal com menos de 15 anos de serviço (o que já é uma sacanagem visto que qualquer carreira civil chega no topo com cerca de 13 anos) e elevou muito os índices apresentados ao público, ninguém quer ver que o adicional do general subiu de 30 pra 73%, todo mundo só vê os 73%. Outro detalhe, que é pessoal, é que as vantagens estão indo pra quem já tem 30 anos e vai se aposentar assim que aprovarem os 8 soldos, eu tenho mais 20 anos pela frente, podiam ter me dado uma reestruturação acima da inflação pelo menos…

  56. Estámos nessa situação porque ficaram calados em 2001, puro cagasso, só quem meteu a boca no trombone até hoje foram os QEs, tiraram todos os benefícios que tínhamos, agora querem tirar mais, mas não tem onde tirar, e o salário da submissão exagerada junto com comodismo e a covardia. Infelizmente e a pura verdade, se fôssemos unidos não precisaria se autonomear anônimo nesses comentários.

    1. QE está em extinção filho, não existe mais…esses que estão aí só pensam neles, se acham injustiçados depois de estabilizar sem concurso, e sair 2º sgt sem mérito.

  57. Temos que reclamar mesmo. Se ficarmos calados, os deputados irão pensar que é bom para os militares e vão piorar mais ainda essa PL.
    Esses pessoal que projetou essa PL é muito sem noção, pqp. Ofereceram mais que poderiam dar, como vão negociar algo agora? Só se der o sangue e os órgãos dos praças.😡😠

  58. Esse projeto de lei não merece prosperar! Não é questão de torcer contra si mesmo. Na verdade quem está falando isso já está com 30 anos de serviço e esperando aprovarem as 8 remunerações pra pedir a aposentadoria.
    Pra quem não está nas pontas de carreira a dita “reestruturação” mal cobre a inflação (e ainda não tem reajuste de soldo previsto pra 2020), o aumento dessa “reestruturação” está inferior aos reajustes dados pelo PT. Eu torço pra que não aprovem! Me venderam por aumento próprio ao menos me dessem um pouquinho só acima da inflação… TOMARA QUE OS BENEFÍCIOS NÃO PASSEM!

    1. Vamos tirar o cavalo da chuva, não tem como se dar reajuste linear para a massa no momento atual. Desse jeito, com essas críticas, tanto da mídia quanto do baixo clero, todos os militares sairão perdendo. Esse PL não é de aumento, mas de reestruturação da carreira militar. Aumento no soldo pode ser discutido no futuro quando a situação econômica do país melhorar. As críticas atuais dos que se sentem menos favorecidos irá provocar que esse PL seja desidratado e todos sairão perdendo. Vamos ter paciência. Desse jeito que a coisa anda nossa situação vai piorar muito, vai até ficar pior do que a MP do Mal.

  59. Pensamento do civil : Aumenta a exigência do curso de nível médio para nível superior e promove todo mundo, inclusive os nível médio para o salário de nível superior, e todo mundo ganha.
    Pensamento do militar : Inventa como critério para ganhar mais um curso que só existe no exército para só esse pessoal se dá bem..
    Por que será que para o civil militar é tudo burro, principalmente os do Exército?
    Dê o adicional para todos e depois gradualmente para os que forem se formando no tal CHIACHIA do EB já entendido para as outras forças.
    Os civis tem sempre que dar de 10 a 0 nessa raça. Vamos aprender a pensar como seres humanos.

  60. Qe e Qesa da aeronáutica juntos por melhorias temos que trabalhar juntos pois está reforma até diminui o salário do cabo onde o adicional habilitação e de 16% conforme a proposta passa para 12% fora o aumento previdênciario e ainda acham que estamos ganhando estamos perdendo

  61. Realmente o exercito nao e para os temporarios!!! sgt,cabos e soldados! o que ninguem comenta e que um militar ao sofrer um acidente em serviço ou ter alguma molestia nao podera ter nem o amparo medico pois pela nova PL o militar sera desincorporado ou lincenciado. Art. 109. O militar de carreira julgado incapaz definitivamente para a atividade
    militar por uma das hipóteses previstas nos incisos I, II, III, IV e V do caput do art. 108 será
    reformado com qualquer tempo de serviço.
    § 1º O disposto neste artigo aplica-se aos militares temporários quando
    enquadrados em uma das hipóteses previstas nos incisos I e II do caput do art. 108.
    § 2º O disposto neste artigo aplica-se aos militares temporários quando
    enquadrados em uma das hipóteses previstas nos incisos III, IV e V do caput do art. 108 e,
    concomitantemente, quando forem considerados inválidos, por estarem impossibilitados
    total e permanentemente para qualquer atividade laboral, pública ou privada.
    § 3º Quando o militar temporário estiver enquadrado em uma das hipóteses
    previstas nos incisos III, IV e V do caput do art. 108, mas não for considerado inválido, por
    não estar impossibilitado total e permanentemente para qualquer atividade laboral,
    pública ou privada, será licenciado ou desincorporado na forma prevista na legislação do
    serviço militar.” Esse e o exercito braço forte e mao mui amiga! espero que nao seja vetado esse meu comentari pois muitos nao tem idea da gravidade dessa medida para a vida de muitos!

  62. Galera da reserva, se nao for para ajudar nao atrapalha, pq quem vai pagar a conta com tempo a mais de servico somos nos da ativa. A reestruturação está ótima para pracas e oficiais que, obviamente, almejam alguma coisa na carreira. Lembrando que isso é reestruturação, e nao aumento, por isso descarta-se algumas coisas que li do tipo “aumento em 100% do soldo”. Ao longo do mandato o Bolsonaro vai dar aumentos no soldo, aí contemplará todos de maneira mais equânime tanto a ativa quanto a reserva. Hoje o pessoal do PSL ja amançou depois da conversa com o Ônix Lorenzoni, inclusive o delegado waldir, mudando ate o discurso. Sejamos um pouco mais pacientes e torcer para que o projeto passe sem maiores alterações.

  63. Não é o momento de desunião. Tem gente naquele congresso querendo tirar a paridade e a integralidade dos vencimentos. Do jeito que o barco está indo não é dificil de acontecer. É hora de cobrar os deputados. Se quiserem fazer ajustes, tem de ser pra melhor. Não caiam nessa conversa de ajuste fiscal e que governo está quebrado. Se fosse por isso deveriam ter cancelado o aumento do judiciário em janeiro.

  64. Colegas,vamos parar com essas briguinhas de que um é melhor do que o outro,todos temos necessidades ,nossas familias também ,isso é tudo que não podemos fazer ,criar desunião por pequenos egos e vaidades.Os politicos perderam suas oportunidades de roubar e estão raivosos para dar o troco em nós para atingir o Presidente indiretamente ,ou seja esta aberta a caça aos melhores bem avaliados pela sociedade e os politicos e principalmente a midia procurão nos prejudicar.Isso é o jogo politico e temos pessoas,por mais que não acreditem,trabalhando por todos,

  65. Qe e Qesa da aeronáutica juntos por melhorias temos que trabalhar juntos pois está reforma até diminui o salário do cabo onde o adicional habilitação e de 16% conforme a proposta passa para 12% fora o aumento previdênciario e ainda acham que estamos ganhando estamos perdendo.

    Um cabo de carreira com 25 anos de serviço 6 de soldado e quase 20 de cabos terá o seu adicional reduzido e isto mesmo que diz a proposta para cabos e soldados porém parece que não enchergaram e uma clara perda salárial

  66. Anônimo no 23 de março de 2019 a partir do 15:43 , Não quero isonomia com PMs do RJ não, meu caro! Quero é ter um salário compatível com o salário de uma Carreira de Estado do Governo Federal!!! Militar tem existência em qualquer país do mundo. E onde não o tem, pede emprestado a algum outro país. Um dia, essa PM será substituída por Polícia Municipal, como é nos EUA.

  67. “Anônimo no 22 de março de 2019 a partir do 19:00

    Só nas Forças Armadas é possível um servidor nivel médio pode fazer curso de Altos estudos. É como alguém terminar o ensino médio e sem fazer uma graduação pular direto para um mestrado (a distância) piada de extremo mau gosto.” (SIC)

    Mas as escolas militares não ensinam com nível baixo como as que você tem conhecimento não. Basta entrar para um faculdade, sendo formado numa escola militar, para ver que seus colegas na turma vão ser uma “aberração”. Tanto é que hoje em dia todo mundo faz uma PÓS qualquer. Difícil é encontrar alguém com mestrado ou doutorado em formação de Matemática, de Física e de outras que exigem cálculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo