
Em grupos de WhatsApp, oficiais de patentes inferiores demonstraram insatisfação por avaliar que proposta em estudo pelo governo contempla gratificações apenas para militares em fim de carreira; Bolsonaro e generais agiram para acalmar os ânimos
Tânia Monteiro, O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA – A divulgação da proposta em estudo pelo governo de reestruturação da carreira militar gerou inquietação na tropa e obrigou o presidente Jair Bolsonaro e a cúpula das Forças Armadas a agir para acalmar os ânimos dos militares de patentes inferiores, que se sentiram prejudicados. O texto deve ser apresentado ao Congresso até amanhã no mesmo pacote da reforma da Previdência da categoria.
Durante o fim de semana circularam por grupos de WhatsApp de militares várias versões da proposta. A temperatura das discussões se elevou porque uma delas sugere a criação de gratificações somente para oficiais de alta patente pela participação em cursos de habilitação militar, sem contemplar sargentos e suboficiais.
“Um general praticamente dobra o salário. Aí, vocês vão olhar o porcentual dos demais… Deixaram na mão dos generais, e eles decidiram”, escreveu um suboficial em um dos grupos aos quais o Estado teve acesso.
O Ministério da Defesa precisou se mobilizar ontem para negar que apenas a alta cúpula será atendida. O próprio presidente utilizou seu Twitter no domingo para tentar acalmar a tropa. “Possíveis benefícios, ou sacrifícios, serão divididos entre todos, sem distinção de postos ou graduações”, escreveu.
A reestruturação da carreira – com reajustes, aumento no bônus para ir para reserva e incremento das gratificações por qualificações – é uma exigência dos militares para serem incluídos na reforma da Previdência.
Bombeiro
Dois integrantes do Alto Comando do Exército, os generais Ramos Baptista, comandante militar do Sudeste, e Geraldo Miotto, comandante militar do Sul, também foram para o Twitter atuar como bombeiro.
“É importante destacar que as distorções e inverdades que estão sendo divulgadas nos grupos de WhatsApp são, na maioria, em relação ao Plano de Reestruturação da Carreira Militar, que está buscando melhorias para as Praças e para os Oficiais! Exército único e indivisível!!!”, publicou o general Ramos. “Não vão conseguir nos dividir!!! Estamos juntos na mesma trincheira !!!”, reforçou o general Miotto, às 6h57, antes de o expediente começar.
É importante destacar que as distorções e inverdades que estão sendo divulgadas nos grupos de WhatsApp , são na maioria em relação ao Plano de Restruturação da Carreira Militar , que está buscando melhorias para as Praças e para os Oficiais !! Exército único e indivisível !!!🇧🇷
— General de Exército Ramos (@Gen_Ramos_CMSE) 18 de março de 2019
O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, também entrou no circuito. Ele convocou os comandantes militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para uma reunião, ainda pela manhã de segunda-feira, em seu gabinete. Discutiram a estratégia de atuação para reduzir a temperatura na caserna.
Pelo País afora, comandantes de tropas foram orientados a se reunir com os graduados e reiterar o discurso que jamais agiram em benefício de uns em detrimento de outros.
Subtenente do Exército, o deputado Hélio Bolsonaro (PSL-RJ), um dos parlamentares mais próximos de Bolsonaro, gravou um vídeo dizendo que esteve no Ministério da Defesa por mais de três horas: “Jair Bolsonaro vai atualizar a proposta e vamos sair ganhando”.
ESTADÃO/montedo.com
Respostas de 129
senhores ,
– a nova proposta cria o ST MOR
será apos ST / SO
PRATICAMENTE EXTINGUI O AUXILIAR DE OF …TAL QAO
AMANHA SERA DIVULGADA
Creio que só esse burburinho na caserna já vai ser suficiente para desestabilizar toda a reforma, se está assim com os militares, que os civis dizem que são beneficiados, imagina quando começarem as mobilizações das outras categorias. As PM já prometem greve geral.
ST MOR ,,,,,,,,,,será o fim
A base eleitoral do Presidente Bolsonaro sempre foi as praças e oficiais de baixa patente durante toda sua trajetória política. Não quero acreditar que abandonará a critério dos inquisidores quem sempre os apoiou. Imaginem se fosse outro presidente? Deus nos guarde!
Bolsonaro é Capitão do EB R1 e não Sgt do EB R1.
Essa ansiedade burra de querer aumento de soldo por agora vai melar nossa restruturação. Srs Comandantes adicionem calmantes nas comidas dos ranchos… impressionante como vcs não conseguem raciocinar.
Estamos esperando essa melhora a trinta anos. Papai já foi para casa, e a promessa continua.
Eles estão pensando que vão empurra de guela abaixo como fizeram com a MP do mal! Vergonhoso o que os generais estão fazendo com as praças!
Engraçado se não tinha distorções aberrações que só beneficiária os generais e oficiais porque a defesa solicitou ontem a volta do projeto para fazer ajustes claro que não era fake news e sim era verdade a sacanagem que estavam cometendo com a tropa
Este PL já nasceu morto; não houve transparência p/ os integrantes das FFAAs. Mudança se faz necessário. Cria-se a GFM( Gratificação de Função Militar ) de valor de 100% do soldo do militar relativo ao posto ou graduação.Dito Isto Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Talvez chegar a Capitão em fluxo normal de carreira depois da graduação de SO/ST, seja uma boa opção, pois na Marinha um aspirante a Oficial de qualquer Corpo ou Quadro chega CT/ Cap. Em 5 anos após a sua formatura. Talvez fosse esse um Bom modelo.
Se criarem o tal “subtenente-mor”, as maiores porcentagens de adicionais , obviamente serão para esta nova graduação. Porém, todos os subtenentes ou suboficiais que estão na reserva, não serão equiparados a eles. O que significa isso: Em primeiro lugar , terão seus salários equiparados a uma graduação que passará a ser inferior hierarquicamente a está nova graduação. Isto significa que o percentual de aumento será menor para eles(os da reserva). Em segundo lugar,isto é uma espécie de “rebaixamento” na reserva. De categoria mais antiga dos graduados, perderá está condição para os “subtenentes-mor”! Os maiores prejudicados, serão as vítimas da MP do mal ,em especial, os que foram para a reserva como sub recentemente ,pois levaram consigo ,apenas um mísero percentual de anuênios como vantagem em relação aos demais Subtenentes mais modernos.
exatamente isso
ja era para os ST e SO antigoes
uma perda salarial de 20 A 30%
MUITA SACANAGEM
Concordo plenamente. A instituição não publicou na lei os requisitos para preenchimento desse novo cargo, se também será necessário ter um curso específico para ele e quando será ativado, também não colocou o percentual do escalonamento vertical a que fará jus.
Os Subtenentes que são os mais antigos dos praças perderá essa condição e futuramente será reduzido o seu percentual no escalonamento vertical, de forma a aumentar a distância entre ele e a graduação de Sargento-mor, com isso o pessoal da reserva (praças) irá pagar pela reforma da previdência.
Tem o ditado: “Gato escaldado, tem medo de água fria”. Para quem depositou confiança e recebeu a MP do Mal e nos anos seguintes as migalhas, como acreditar agora sabendo que a oposição e equipe econômica vão retirar qualquer item que eles entendam como “vantagens”? Alguns já disseram que seria melhor separar oficiais de graduados, mas por que? Dariam reajustes melhores e gratificações aos graduados? Duvido. Os cursos de formação de praças que foram considerados Curso superior, pelo MEC, n~~ao vai acrretar melhoria no salário, como foi feito na PF/PRF?
Nos temos vários adicionais porque reestruturar somente em cima da habilitação eu respondo porque assim você exclui naturalmente os que não tiveram acesso a essas habilitações e ainda tenho que me sentir um incompetente por não ter feito o curso A ou o B e o QE que nunca tiveram essa oportunidade mesmo querendo.
Qualquer proposta tinha chances, mas cresceram o olho e deram munição para esse imprensa/política corrupta. Agora é esperar novamente a ver navios.
Estamos pior que azeitona na boca de banguelo. ..
Para não prejudicar a tropa e remunerar melhor os generais, seria mais justo criar o posto de subgeneral com o soldo do atual general de brigada. Assim, o general de brigada teria o soldo de general de divisão, e este o de general de exército. E se criaria um novo soldo para general de exército. Qualquer inserção de posto ou graduação, antes do posto de coronel, prejudica o militar da ativa ao longo da carreira, e também os da reserva uma vez que seriam rebaixados – por exemplo, quem foi para a reserva como primeiro-sargento estava a um passo de subtenente; com a criação do Sargento-mor, o primeiro-sargento da reserva se distancia dois passos. No decorrer do tempo, certamente haverá reajuste diferenciados de soldo nas graduações, e, quando isso ocorrer, o primeiro-sargento será prejudicado financeiramente. Concorda?
A diferença salarial entre postos e graduações deveria ser de 100 reais. Ninguém reclamaria. Manteria o conforto dos generais. Estes não sabem nem o preço médio da gasolina.
Concordo com o companheiro. 100% no soldo.
Como é fácil complicar as coisas..
Olho gordo dá nisso….
Embora na prática, tratando-se de vencimentos e gratificações essa divisão já existe, auxilio fardamento e etc. Como pode uma proposta ser apresentada sem o aval do Presidente, que é nosso Chefe maior? Seria amadorismo demais achar que a tropa “aceitaria” a proposta divulgada. Serão feitas correções e ainda assim alguém vai sair perdendo. Tem de haver no minimo a transição para quem já esta no QA; Equiparação entre CAS e CHQAO; o adicional de disponibilidade deveria ser igual, pois todos nós somos militares, o soldo já é diferenciado. ST MOR x ST reserva….não haverá equiparação, o segundo não receberá o soldo do primeiro, além das gratificações por curso(CHQAO x CAS). ST Mor não poderá ter o soldo maior que um Asp, a margem entre os soldos, provento base , não é larga. O ST MOR chegará aos 35 anos, sem quaisquer perspectivas de sair QAO. Existe a situação dos QE..porque não criar cursos que os habilitem a exercerem funções especificas, assim, isso seria feito através de concurso interno, ou seja mérito pessoal. Pq não planejar a diminuição do números de Gen Ex, Div e Bda? O militar deveria ir para a reserva após os 35 anos de serviço ( o Cel/ST dirá…não eu agora quero a minha estrela..), haveria assim uma economia brutal com o adicional de permanência, contratação de PTTC somente em situações extremas e especificas (eu sei na situação atual ser pttc complementa a renda). ´A quem de direito, melhor consultarem o STF, isso evitará uma avalanche de ações, vide 28%, LE, Férias de recruta. Via de regra as Cortes tem entendimento divergente das Forças.
Equiparacao de CAS e CHQAO? porque?
CAS habilita promocao a 1oSgt
CHQAO Habilita Promocao a QAO,
Quem fez CHQAO, fez, quem nao fez ou nao quiz fazer, perdeu
Nao vejo como equiparar, quem vive de passado e museu.
Boa tarde!
Na FAB, habilita ao Suboficialato e dá pré-requisito para o EAOF. Portando, no mínimo, o EAOF da FAB(Estágio presencial na escola de formação de oficiais de duração de 03 meses, ralando como novinho) deveria ser equiparado ao CHQAO e o CAS da FAB ao de Auxiliar de Comando do EB.
Prezado Aluno CFS 1989, O CAS era até então o curso que habilitava o praça a ser QAO conforme edital à época , companheiros foram para reserva a algum tempo, quando nem havia a ideia de criar CHQAO. Porém ambos proporcionam ao praça ser QAO, no seu devido tempo. Cria-se assim uma injustiça com aqueles que assim como vc, cumpriram o que era determinado a época. Não sei a sua situação, mas os seus companheiros da reserva não são museu, eles à seu tempo, foram e serão militares.Assim como vc, quando for para a reserva tb o será. Saudações
Companheiro. Já ouviu falar em “azar militar”? Muitos militares recebem 30% de tempo de serviço. Outros recebem valores menores e até mesmo não recebem nada de adicional. Mas foi a regra que vigorava na época… A mesma coisa vale para o CHQAO. Se muitos não o fizeram por não existir, azar militar, é a regra atual.
Parabéns colega Luiz, por dar uma injeção de verdade ao outro colega, aluno da CFS 1989 que, parece ter esquecido que os militares, estejamos ou não na reserva, continuamos militares e, aqueles que na reserva estão, o fizeram por merecer, cumpriram seus trinta anos, sofreram, igual ou certamente mais do que o colega, aluno CFS 1989, que tenta diminuir aqueles que já conseguiram atravessar o rio e que hoje estão à sobra do merecido descanso. Os militares temos que mudar esse pensamento rasteiro e mesquinho. Respeitar aqueles que nos antecederam é mais do que uma obrigação.
Na Fáb só existe o CAS. O benefício tem que ser para as três forças.
Esse aluno cfs 1989 nada mais é do que mais um infiltrado lulopetista na moita.
E quem fez o CAS que habilitava até Capitão? Deve ter o mesmo percentual do CAS que habilita até 1ºSgt? Se o CAS anterior dava uma habilitação integral até o posto de Capitão, e o CAS atual necessita ser complementado pelo CHQAO, fica claro que o CAS antigo deveria ter o mesmo percentual da soma entre o CAS moderno e CHQAO. Me parece um cálculo muito simples, raciocínio lógico.
Quanta Ignorância!!!
O Exército não vive de passado não né?
Qtas formaturas vc participou para comemorar feitos e patronos, se isso não é passado, o que é então?
Cessa, aluno!
Não é que está causando. Ó Exército JÁ É dividido. Parem de hipocrisia e demagogia!!!
As FFAA vivem um sistema de castas protegido pela “hierarquia”. Um filho de praça vale menos que filho de oficial. Praça, quando transferido viaja de busão, oficial vai pra esquina de avião.
Pensam que estamos em Guararapes? Dizem que o EB não mudou, mas os militares mudaram, sim. A pessoa por trás da farda mudou. Mais esclarecidos, a informação voa e está disponível a todos. Não adianta lenga-lenga que até o recruta não é mais idiota.
Vão contar historinhas em outro lugar.
De tudo, vimos que pressão da resultado! Tem que brigar mesmo. Juntos, somos fortes!!!
Adicional de disponibilidade, tem que ser o mesmo percentual pra todos! Pois todos estão disponíveis. O diferença no soldo já faz com que o superior ganhe mais. Não precisa o percentual ser maior.
Sgt Mor não. Se for criar tem que ser depois de STen e diminuir intertício.
Negativo, adicional de disponibilidade e equivalente ao tempo de servico no posto ou graduacao. Um militar disponivel a apenas 5 anos e nao deve anhar o mesmo que outro disponivel a mais de 30 anos. Acordo bobinho.
explique-me os anos de disponibilidade dos QE. pq o percentual deles eh tao baixo?
O nome disso que você falou é adicional por tempo de serviço, não confunda as coisas. O adicional de disponibilidade deveria, sim, ser um percentual fixo para todos, afinal TODOS ESTÃO DISPONÍVEIS O TEMPO TODO – dedicação exclusiva, lembra? Além disso, é só pensar um pouco: por acaso o general está mais disponível que o restante da tropa?
Senão, o adicional disponibilidade se torna apenas um adicional por tempo de serviço disfarçado. Mas se é para ser assim, então que coloque o nome correto, não há porque disfarçar, pelo contrário, seria muito benéfico para todos que o adicional por tempo de serviço voltasse (assim como o auxílio moradia).
Então pq um S ten vai ganhar menos gratificação disponibilidade que um capitão da AMAN ? Responde essa aí! Larga mão de ser otário. O soldo maior já faz a diferença.
Quem vai ficar 30 anos sem promoção? O auxílio é percentual sobre o posto ou grad e pronto.
Não é que está causando. Ó Exército JÁ É dividido. Parem de hipocrisia e demagogia!!!
As FFAA vivem um sistema de castas protegido pela “hierarquia”. Um filho de praça vale menos que filho de oficial. Praça, quando transferido viaja de busão, oficial vai pra esquina de avião.
Pensam que estamos em Guararapes? Dizem que o EB não mudou, mas os militares mudaram, sim. A pessoa por trás da farda mudou. Mais esclarecidos, a informação voa e está disponível a todos. Não adianta lenga-lenga que até o recruta não é mais idiota.
Vão contar historinhas em outro lugar.
De tudo, vimos que pressão da resultado! Tem que brigar mesmo. Juntos, somos fortes!!!
Concordo plenamente com sua afirmação. O recruta, muitas vezes, tá mais informado que o general de pijama. Tudo é on-line, onde os jovens são os verdadeiros dominadores desta tecnologia dos novos tempos, a informação flui com rapidez espantosa. E, como se diz, notícia ruim se espalha rápido, o resultado não poderia ser outro senhores. Se esperavam aprovação da maneira como planejaram, lamento, mas não irá acontecer. Já houve um pronunciamento célere, sensato, por parte do Sr Presidente da República, esclarecendo que todos os integrantes das Forças Armadas terão tratamento igualitário na questão da reforma da previdência. Acredito também que, na conjuntura atual que o país atravessa, a equipe econômica também não estará disposta a conceder muitas benesses. A reforma é necessária para garantir o soldo do amanhã. Pensem nisso.
Se terá regra de transição nos 35 anos de serviço, haverá também no interstício de ST Mor?
Abram os olhos generais !!!os tempos são outros, as informações circulam rápidas e a sensação de que ocorra o mesmo de 2001 é um sentimento presente nos quartéis de todo o Brasil. Lembre-se que o Soldado também é gente e os nossos são em grande parte oriundos de famílias pobres que quase sempre moram em favela.Dê a eles mais DIGNIDADE E RESPEITO.Um salário JUSTO para o soldado atrairá mais jovens para o SERVIÇO MILITAR.
Por falar em “Bombeiro”, qualquer Alteração do Regime dos Militares em que estes continuem a ganhar MENOS ( muito menos) do que os PMs e Bombeiros dos Estados, principalmente os do Distrito Federal será um ABSURDO, uma tremenda injustiça, uma coisa totalmente imoral!!! Se os Militares continuarem a aceitar este descalabro, é porque merecem este tipo de tratamento. Lembrete: Os Policiais Militares e Bombeiros do Distrito Federal recebem seus pagamentos do Tesouro Nacional igualzinho aos Militares. Porque há abundância para uns e carência para outros???
Todo mundo quer puxar a sardinha so para seu proprio prato. Ninguem se conforma com o que tem e so ficam olhando os beneficios que foram conquistados pelos outros.
Deveriam aumentar o tempo de servico para os 35 anos, aumentar a contribuicao da pensao militar para 11% e nao mudar mais nada, talvez assim esse povinho militar, reclamassem menos, melhor deveriam extinguir as forcas armadas para diminuir o tal rombo…
OPINIAO ‘E IGUAL A BUNDA, CADA UM DA A SUA…
Mas vai ser exatamente isso que vai acontecer. E com isso, o pessoal da ativa continuará a receber menos do que os da reserva.
Fazer o que? Todo mundo aqui acha que merece receber o teto do funcionalismo…
Ainda bem que você usa essa identificação. Seu cérebro congelou em 1989, continua com um pensamento pequeno. Aluno RARO.
Use camisinha.
PREVIDÊNCIA DOS MILITARES
apesar de favorável a grande parte do que está sendo proposto no PL, entendo que existem pontos que podem ser reavaliados, motivo pelo qual, venho, por meio desta mensagem, apresentar sugestões de revisão em alguns pontos, dentre os que considero ter trazido insatisfação à tropa e que podem ser elaborados de forma mais justa e equilibrada para todos os ciclos militares.
Sendo assim, seguem minhas sugestões:
PRIMEIRA – O Adicional de Disponibilidade , de forma justa e equilibrada entre os postos e graduações, poderia ser concedido, considerando os anos de efetivo serviço disponíveis em cada respectiva Força Armada.
Exemplo:
5 anos = 5%; 10 anos = 10%, 15 anos = 15%…e assim sucessivamente até o limite máximo de 45 anos = 45%.
Da forma que está no PL, muitos militares estão sendo prejudicados!
( Ex: 3* Sgt QE do EB só farão jus a 9%, sendo que estes militares estarão disponíveis por 30 anos como os demais, é justo?!);
SEGUNDA – Excluir os parágrafos 2º e 3º do Art. 9 do PL, pois gratificação de representação é devida ao militar no serviço ativo e, conforme estabelecido na MP 2215-10, Art. 10 – que trata das parcelas que constituem os proventos na inatividade, a gratificação de representação não esta elencada no referido artigo. Motivo de minha sugestão em excluí-la, pois o momento não é de criar benefícios individuais e sim fazer uma reforma comum a toda a família militar.
TERCEIRA – Incluir no art. 50-A, inciso II, a letra “e” – por atingir o tempo limite previsto no último posto, conforme previsto no Art. 98, inciso IV
Com relação ao Adicional de Habilitação, a sugestões de mudanças, é que tbm seja contemplado o Adc Hab, pois assim contempla o Sgt QE que não tem oportunidade de realizar cursos de especialização e aperfeiçoamento. No mais entendo serem justos os percentuais sugeridos no PL.
Os Militares de baixa patente aqui no Sul estão só comentando dentro dos quarteis que estão sendo traídos pelos Generais e pelo Cap Mito.
E que não tem General em trincheira alguma, porque na trincheira só está quem vai para o combate e General não vai.
Na maioria das OMs os CMDTs falaram que não sabiam de nada e ainda apresentaram a proposta do novo TAF…pra dizer que tem coisa pior vindo por aí!
Poderiam criar o adicional de disponibilidade para as praças e para os os oficiais o adicional NFN ( Não Fazem Nada) no valor de 0,5 ao decênio. Seria o mais justo!
Nossos Cmt estão brigando por nós em Brasília.
O problema nisso tudo é que os Oficiais quiseram se dar bem nas costas dos praças e a casa caiu. O tiro saiu pela culatra.😂😂😂
Agora a imprensa toda está divulgando a insatisfação dos praças ante esse projeto de restruturação.
O melhor a se fazer é esquecer essa aberração de Sgt/Subten Mor. Caso insistam nessa situação, o que vai acontecer é somente aumentar o tempo de serviço e A alíquota, pois os praças estão fazendo chegar essas informações a todos os meios de comunicação.
Se ficar ruim pra uns, Então que fique para todos👉👉👉👉
Vou aguardar a entrega da proposta amanhã, para emitir uma opinião! Não vou sofrer por antecedência.
Eu quero abordar o assunto com um outro olhar.
Em 1986, o então capitão de artilharia Jair Bolsonaro, descontente com a condição financeira dos militares, acabou escrevendo uma carta à Revista Veja, que depois de publicada, tornou o capitão conhecido nacionalmente.
O alvo inicial do capitão foi a parcela militar mais afetada pelo arrocho salarial, que eram os militares de baixa patente: de solado a capitão. Esses militares, por sua vez, abriram os corações para receber o líder que começava a despontar no seio da caserna.
Esses militares começaram a agir como se fossem cabos eleitorais, divulgando o nome do capitão como o sendo o representante dos anseios e interesses dos homens de farda.
A cúpula das Forças Armadas trataram o capitão Bolsonaro como sendo um militar indisciplinado, impedindo-o, em algumas vezes, de entrar nos quartéis, como fizera o general Fajardo.
Os capitães daquele período, que atualmente são generais e fazem parte do governo, elaboraram uma proposta para a carreira militar, que beneficia muito mais os generais do que os militares de baixa patente.
Também não podemos perder de vista as críticas do mentor intelectual da família Bolsonaro, referindo-me ao Olavo de Carvalho. O filósofo condena a postura de alguns generais que fazem parte do governo, os quais ele chama de traidores, alertando o presidente Jair Bolsonaro sobre o devido cuidado que deve ter com aqueles que o cercam.
A imprensa, ainda que saibamos do seu viés esquerdista, tem divulgado aos quatro ventos a informação que afirma a ala militar não concorda com a aproximação dos filhos de Bolsonaro às ações do governo.
Todavia, podemos perceber também que o presidente tem mostrado certa dependência da ala militar, usando-a até mesmo como uma espécie de fortaleza ou escudo. O fato é que aprovando essa proposta da carreira militar que está em nas suas mãos, o presidente Bolsonaro estará mostrando um afastamento da sua base, aquela que alavancou a candidatura municipal da sua carreira política, para apoiar a cúpula militar que sempre demonstrou aversão ao seu nome antes de que ele ter aparecido entre os favoritos à presidência.
Ninguém pode cuspir no prato que comeu !
É bom meditar, senhor presidente, porque os mesmos que alavancaram o início da sua carreira, podem também transformar o seu governo em um pesadelo !
Agora me vem o OFICIAL, PRESIDENTE, ao lado do imbecil do filho, que só fala asneira, e diz que não sabia de nada.
Agora, não tem como não fazer um paralelo com a nossa estimada “presidentA”, Dilma Paz e Amor Rousseff, por ocasião de sua reeleição, ocasião em que afirmou não saber de nada sobre o petrolão.
Vamos aos fatos:
Em um debate, após questionada, pelo então Deputado Cristovão Buarque, a respeito do petrolão, afirmou não saber de nada.
Então, o Deputado dez a seguinte inferência:
“Dilma (BOLSONARO), vc deveria saber do fato, pois foi vc que nomeou para o cargo pessoas de sua confiança, as quais deveriam te deixar a par de todas as situações.
Portanto:
Se vc deveria saber, mas não sabe, é pq vc é incompetente;
Se vc sabia, mas não fez nada, vc é conivente.
Logo, a pergunta:
Dilma (BOLSONARO), vc é INCOMPETENTE ou CONIVENTE?”
Não vem com essa de que “EU Ñ SABIA”. Simplesmente não cola.
mais uma jabuticada para o Presidente descascar
Bolsonaro está com um time cheio de infiltrados. Ele está sendo atrapalhado e traído por gente até do PSL, como o deputado da CCJ que diz não andar sem a chegada da reforma dos militares e também o Paulo Guedes que faz Bolsonaro de marionete. De quebra, ainda tem de aturar Mourão e seu filho falando bobagens, dentre outros.
Forças armadas não de obra barata acordem folha das três forças ano passado 72 bilhões pra 600 mil ativos e inativos justiça federal folha salarial 90 bilhões pra 100 mil ativos e inativos pra eles sempre tem dinheiro ou acordamos agora e corremos atrás ou teremos salários ridículos daqui a dez anos essa é a ideia do Paulo Guedes que só trabalha até agora pro empresariado aumentar salários só daqui a dez anos e acabar com os concursos não foi pra isso que colocamos Bolsonaro lá e sim pra acabar com os roubos e melhorar a vida da população
Não tem dinheiro pra 100% e pra todos. Antes pouco ou algum reajuste com paridade e integralidade e sem idade mínima do que nada … os civis não terão nada disso…
E pros q arrotam ai falando dos oficiais: vim de nível superior civil, queimei dois anos pra entrar e na minha área é o concurso mais difícil do país. Sou Of. Trabalho muito e tenho nas praças admiração, amizade e equipe. A força nós que fazemos. Quanto choro…que vergonha…cresçam!
Tem muito camarada concursado que arrasta corrente desde lobinho. Demitam esses vagabundos!
Seria muito benéfico para o País.
Os vagabundos (Não querem pegar nada,vivem baixados,dando golpe em escala de sv,etc…)
– “Eu fiz concurso!”
Bradou o moral de cueca que arrasta corrente…
Se vc for um bom profissional, desconsidere essa msg ela não foi pra vc meu caro.
Quem não deve não teme.
fica a reflexão
Sub Mourão não!
A respeito de mensagens veiculadas nas mídias eletrônicas acerca da reestruturação da
carreira e do Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas, incumbiu-me o Sr
Comandante do Exército de transmitir à Força o que se segue:
1. O Exército Brasileiro prestará os esclarecimentos julgados necessários a respeito da
reestruturação da carreira e do Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas tão logo
o Executivo entregue as propostas de alteração da legislação pertinente ao Congresso Nacional.
2. Os detalhes das propostas ainda estão sendo ajustados; logo, os dados que têm sido
veiculados podem estar imprecisos ou incompletos.
3. O conjunto das propostas observa as peculiaridades da carreira, corrige distorções da
MP 2215 (de 2001), mantém a paridade e a integralidade dos vencimentos, reconhece a meritocracia e
impõe sacrifícios, indistintamente, a oficiais e praças.
4. A abordagem distorcida e equivocada deste tema, além de inoportuna e atentatória aos
preceitos da hierarquia e da disciplina, provoca especulações e dificulta a manutenção do equilíbrio
necessário para as tratativas que estão sendo empreendidas.
Gen Div RICHARD FERNANDEZ NUNES
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército
“CENTENÁRIO DA MISSÃO MILITAR FRANCESA NO BRASIL, 1919/1940: VETOR DE
PROFISSIONALIZAÇÃO EM NOSSO EXÉRCITO”
Não precisa um intelectual para perceber que a base eleitoral militar que deu início à carreira política de Jair Bolsonaro será abandonada e esquecida pelo atual presidente, Ele beneficiará basicamente aqueles militares que até pouco tempo atrás não o consideravam representante da classe e dos interesses da caserna.
Os que serão beneficiados com a proposta da nova carreira serão aqueles que sonhavam com a candidatura de um general, e não de um capitão.
E para concluir, é bom lembrar que aqueles militares de baixa patente que alavancaram o início da carreira de Bolsonaro, podem vir a tornar-se o pesadelo do atual presidente !
Não precisa ser um intelectual para perceber que a base eleitoral militar que deu início à carreira política de Jair Bolsonaro será abandonada e esquecida pelo atual presidente.
Ele beneficiará basicamente aqueles militares que até pouco tempo atrás não o consideravam representante da classe e dos interesses da caserna.
Os que serão beneficiados com a proposta da nova carreira serão aqueles que sonhavam com a candidatura de um general, e não de um capitão.
Para concluir, é bom lembrar que aqueles militares de baixa patente que alavancaram o início da carreira de Bolsonaro, ao serem prejudicados com a nova proposta, podem se transformar em um o pesadelo para o atual presidente !
e simples assim mesmo……..so nao votar neles na proxima c nada com nada ou quase nada para alguns….que vao para aquele lugar…….
Tem muitos se aproveitando pra destilar suas frustrações e ódio! Para os de bem! Cuidado para não cometer o pecado capital de não cair na pilha destes! Lembro que a quebra de hierarquia e disciplina é pecado capital e não há perdão!
“O dia que os soldados pararem de trazer-lhes seus problemas significa que você parou de liderá-los. Eles perderam a confiança na sua ajuda ou concluíram que você não se importa com eles. Em qualquer hipótese, siginifica falha de Liderança.” (General Collin Powell – Estados Unidos)
Assim como perdi meu posto acima (faltando 2 anos apenas), por culpa desses generais meia boca, logicamente que a atual reforma seria uma facada nas costas dos praças. Depois pregam “união” entre o comando e tropa.
Excelências: vão catar coquinho!!!
Hoje um militar com CHQAO recebe 30% de Adc militar, com o CAS 20%, acho justo. Pela proposta que está sendo divulgada um militar possuidor do CHQAO passaria a ganhar 76% contra 46% do CAS. Acho uma diferença muito grande e uma injustiça para com aqueles que não tiveram oportunidade de fazer o CHQAO, principalmente quem foi para a reserva antes da criação do mesmo. Porquê não aumentar o percentual dos dois, mantendo a mesma diferença de hoje.
“O dia que os soldados pararem de trazer-lhes seus problemas significa que você parou de liderá-los. Eles perderam a confiança na sua ajuda ou concluíram que você não se importa com eles. Em qualquer hipótese, siginifica falha de Liderança.” (General Collin Powell – Estados Unidos)
Depois pregam que as FFAA estão unidas. Piada, né???
Perdi meu posto acima ao passar para a reserva da FAB faltando dois anos para a reserva. Quando 3S ganhava 10 salários, hoje como SUB ganho menos que isso. Reformar mais o quê???
Mas isso todos perderam, oficiais e praças vc não foi o único não.
UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA NOVA CARREIRA PARA OS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS.
O presidente Jair Bolsonaro vai ter que decidir sobre o destino da proposta da nova carreira para os militares.
O conteúdo da proposta beneficia principalmente os militares que ocupam os estratos superiores das Forças Armadas.
Quero lembrar o senhor presidente da república que foram os militares de baixa patente que se voluntariaram como cabos eleitorais clandestinos em 1987/88 para alavancar a sua candidatura para o cargo de vereador, no Rio de Janeiro, em 1987/88. Da mesma forma, há pouco tempo atrás, os militares de baixa patente se uniram em torno do seu nome para novamente multiplicarem exponenciamente a sua candidatura à presidência,
Nós, militares de baixa petante, seremos esquecidos pelo presidente quando ele assinar a proposta da nova carreira.
E como sempre ocorreu na história do nosso país, os frutos maduros e saboros serão colhidos exatamente por aqueles militares de alta patente que não apoiaram a candidatura do capitão, simplesmente porque alimentavam o sonho de uma candidatura que estivesse a altura da “platina” dos generais.
Presidente, não esqueça dós militares de baixa patente, porque foram eles que levaram o senhor à vida política como capitão !
Abraçamos e ajudamos o presidente Jair Bolsonaro, e em troca, receberemos com essa nova proposta da carreira apenas o desprezo !
Vamos lá, minha opinião:
– adicional de disponibilidade: passa a corresponder 1% por ano de serviço do militar.
– sargento-mor alterado para sub-sargento, passa a existir somente para os novos integrantes.
– adicional de habilitação: manter a tabela atual com observação: militares somente com CAS antes da criação do CHQAO recebem o valor máximo.
– representação: não pode ser levado para a inatividade como provento.
Pronto. Resolvido. Oficiais e Praças todos satisfeitos com poucas mudanças.
Agora tudo ficou esclarecido:
https://www.eb.mil.br/web/interno/informex/2019
chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/https://www.eb.mil.br/documents/16768/9474937/INFORMEX%20N%C2%BA%20010
Camaradas…Vejo todo mundo (OF,ST/Sgt de carreira) brigando por isso e aquilo….mas vejamos, todos vcs tiveram a chance de, com o passar dos anos irem se habilitando, realizando cursos e estágios que, agora com essa nova reestruturação seus contra-cheques ficaram gordos….mas e o pobre do QE, do juruna véio como os chamam nos quartéis por esse brasil a fora (pra não dizerem algo pior), que perpetua nessas OM, sem direito a transferências e acesso a cursos e estágios e que praticamente com essas mudanças não tão levando nada…a não ser a lembrança dos tempos q o exército era respeitado e não rebaixado por políticos corruptos q já foram presos e voltaram a mamar nas tetas da nação…o QE não se formou na escola, se formou na escola da vida dentro da caserna e com certeza põe muitos militares de carreira q se acham o pica das galaxias no bolso em questão de ensinamento e sabedorias…pensem antes de chorarem, enquanto vcs brigam por seus direitos, os quase extintos QEs, nem isso podem fazer porque o tão querido Exército que ele, por muitas vezes abdicou de horas de lazer para fazer essa instituição ser honrada e isso continuará fazendo até a sua para a reserva. Sgt do QE também é militar e faz parte dessa instituição que ostenta a farda verde oliva com muito orgulho, mesmo tendo muito pouco retorno…
Uma sugestão seria manter o SGT MOR, só que com o soldo de sub atual. E o sub com um soldo de aspirante. Agradaria os da reserva que foram embora depois de 2000, e acho que os da ativa também.
Estava aqui pensando com meus botões… Caso seja mesmo criada a graduação de Subtenente-mor, esta graduação poderia ter o atual soldo de segundo-tenente, e a diferença entre o soldo de major ( R$ 11.088,00) e o novo soldo de subtenente-mor (isto é o atual do 2 Ten: R$ 7.490,00) ser distribuída nos quatro postos, de 2 Ten até major (11.088 – 7.490 = 3.598 ÷ 4 = 899,50). Assim, nessa perspectiva, ficariam os seguintes soldos: subtenente-mor: R$ 7.490,00; segundo-tenente (7.490 + 899): 8.389,00; primeiro-tenente (8.389,00 + 899): 9.288,00 ; capitão (9.288 + 899): R$ 10.187,00 ; e major (10.187 + 901): R$ 11.088,00 . Uma outra sugestão viável, seria: em vez de ficarem reinventando roda, a nossa tabela de escalonamento vertical (anexo VII) poderia ser feita tendo por base as tabelas de outros países, e definir-se-ia um novo soldo para general de exército. Por exemplo, se de acordo com a nova tabela de escalonamento (baseada nas tabelas de outros exércitos), o soldo do subtenente passar a corresponder a 50% do soldo de general de exército, e se for definido para este um soldo de R$15.000; então, o soldo de um subtenente corresponderia a R$ 7.500. Uma outra
Pega a Tabela da PM DF para que complicar? A tabela está pronta.
Quando criaram o CHQAO as turmas que não precisavam fazer para ser promovidos a QAO riam, chamavam-nos de otários que teríamos que estudar se quisemos sair QAO, hoje com as vantagens adquiridas pelo curso vivem chorando para equiparar o CAS ao CHQAO, ja são QAO e vivem reclamando bando de muquirana, agora querem equiparar um sem ter o trabalho de fazer, aí é fácil, só querem o bônus bando de sanguessuga
“Quem gosta de praça é pombo”
Não se esqueçam dessa piada de mal gosto senhores.
Creio que grande parte dos senhores conhecem a expressão “caldeirão do inferno” , pois bem…
Acordem!
Por que não cria Generais mor???
Por que o desconto de 7,5 % é feito em cima do bruto ao inves de ser em cima do soldo??
A impressão que tenho é que na minha trincheira sempre cai uma granada de 155mm.
Saiu, hoje, um informex sobre o sistema de proteção social das forças armadas.
Vale a pena destacar a leve mijadinha do cmdo Ex sobre suas praças, utilizando-se da covarde tática de clamar pela hierarquia e disciplina.
Que proposta essa MP do mal 2, é digna de devaneio dos Generais da Ativa, estão levando para a reserva Adic Tempo de serviço, Adic Permanência e mais Adic disponibilidade, e ainda 76% de Adic Hab, é teremos dezenas de novos milionários na revista na FORBES americana. Tão parecendo até os Generais da vizinha venennzuela.
O problema é que há uma defasagem grande salarial dos militares em relação aos civis, isso há. Mas o problema é que nós estamos no fim da festa, o Brasil quebrou e eles estão querendo entrar nessa festa no finalzinho, quando já está amanhecendo, a música já está acabando e não tem ninguém para dançar.
Nossa sugestão:
PRIMEIRA – O Adicional de Disponibilidade , de forma justa e equilibrada entre os postos e graduações, poderia ser concedido, considerando os anos de efetivo serviço disponíveis em cada respectiva Força Armada.
Exemplo:
5 anos = 5%; 10 anos = 10%, 15 anos = 15%…e assim sucessivamente até o limite máximo de 45 anos = 45%.
Da forma que está no PL, muitos militares estão sendo prejudicados!
( Ex.: os 2 Sgt QE só farão jus a 16%, sendo que estes militares estarão disponíveis por 30 anos como os demais. É justo?!
SEGUNDA – sobre a criação da graduação de Sgt Mor, entendo que NÃO deve ser criado nos moldes do PL, pois aumentará o intertício dos atuais primeiros Sgt para STen, o que desmotiva os mais antigos. Sobre este fato temos três possibilidades:
a) se for criar uma nova graduação, que seja a de Asp Sgt, na base, e ele inicie com os proventos atuais do 3 Sgt e todos pulem um degrau acima;
b) mais o mas sensato seria dar a possibilidade de um percentual das Tu galgarem ao Posto de Major dando ao restante da Tu a possibilidade de ir para a Reserva no mínimo no Posto de 1 Ten; e
c) e o mais lógico será a separação da remuneração das carreiras, acabando com a promoção a QAO e criando de Graduações de Sgt Mor, STen Mor e S Ten Master e que tenham os proventos equiparados (não iguais, mas aproximados) de Major para baixo escalonados como acontece com a carreira dos Oficiais.
TERCEIRO – Excluir os parágrafos 2º e 3º do Art. 9 do PL, pois gratificação de representação é devida ao militar no serviço ativo e, conforme estabelecido na MP 2215-10, Art. 10 – que trata das parcelas que constituem os proventos na inatividade, a gratificação de representação não esta elencada no referido artigo. Y Motivo de minha sugestão em excluí-la, pois o momento não é de criar benefícios individuais e sim fazer uma reforma comum a toda a família militar.
QUARTO – Com relação ao Adicional de Habilitação, entendo que deverá ser reajustado também o Adc Formação de 12% para 20% (por exemplo), pois assim os QE, que não tem oportunidade de se especializar e nem aperfeiçoar terão tbm um reajuste, assim como os Cb/Sd. A respeito do outros Adc entendo serem justos os percentuais sugeridos no PL.
INFORMEX NR 010 – DE 19 DE MARÇO DE 2019
DISTRIBUIÇÃO: TODAS AS ORGANIZAÇÕES MILITARES
DIFUSÃO: TODOS OS MILITARES
ASSUNTO: SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL DOS MILITARES
DAS FORÇAS ARMADAS
A respeito de mensagens veiculadas nas mídias eletrônicas acerca da reestruturação da
carreira e do Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas, incumbiu-me o Sr Comandante do Exército de transmitir à Força o que se segue:
1. O Exército Brasileiro prestará os esclarecimentos julgados necessários a respeito da
reestruturação da carreira e do Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas tão logo o Executivo entregue as propostas de alteração da legislação pertinente ao Congresso Nacional.
2. Os detalhes das propostas ainda estão sendo ajustados; logo, os dados que têm sido
veiculados podem estar imprecisos ou incompletos.
3. O conjunto das propostas observa as peculiaridades da carreira, corrige distorções da
MP 2215 (de 2001), mantém a paridade e a integralidade dos vencimentos, reconhece a meritocracia impõe sacrifícios, indistintamente, a oficiais e praças.
4. A abordagem distorcida e equivocada deste tema, além de inoportuna e atentatória aos preceitos da hierarquia e da disciplina, provoca especulações e dificulta a manutenção do equilíbrio necessário para as tratativas que estão sendo empreendidas.
Gen Div RICHARD FERNANDEZ NUNES
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército
Quais cabeças teriam costurado a MP do Mal em 2000.
E agora quem são as cabeças que estão alinhavando reforma? só poderia dar nisso MP do Pior. (para os mortais)
Capitão faça intervenção.
Se na nova PL, a ser divulgada amanhã, aumentarem o soldo do 3º sargento para 20 mil e o soldo do general para 60 mil, a maioria aqui vai ser contra e reclamar, kkk
Independentemente de aumento ou porcentagem, daí vocês tiram o nível de representantes que nós temos. Só olham para o próprio umbigo. Bando de “MERCENÁRIOS”
Os Generais e Coroneis sempre ganharam dinheiro a custa dos subordinados, no tempo da inflacao, atrasava-se o pagamento dos soldados em um dia,e o Comandante e o gerente do banco ficavam com o lucro dos juros.
Olha o que esse cara tá arrumando!!!
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/03/19/internas_economia,744000/novos-militares-farao-parte-do-regime-geral-de-previdencia-diz-maia.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push
Socorro, estamos sendo assaltados à luz do dia. Á vista de todos. só acito se ele inventar a máquina do tempo, e me devolver todo o tempo que eu ralei no sol e chuva, frio e calor, noite e dia, feriados e finais de semana, tudo emendado, para vir alguém agora e dizer que o que eu realizei não vale nada. E o que eu descontei, vai ter volta. O Ministro Nelson Jobim chamou ele de “guri de b0$t@” . Na época não concordei. Mas Se esta notícia for verídica eu passo a admirar o Nelson Jobim.
É na nossa fraqueza que o inimigo se aproveita. Senhores, não permitam que a raiva os deixem cegos. Pensem muito bem a quem vao recorrer, pois vi uns aqui dizendo que falariam com mirian Leitão, Rodrigo Maia, etc… reivindicar é legítimo, tbm axho que a reetruturacao pode melhorar, mas cuidado para não jogar tudo por água abaixo. O que está ruim, pode ser sim muitiiiiiiissimo pior, exatamente o que essa galera que eu citei quer. Só dou esse conselho a vcs!!
Acho que a criação da graduação de SUB MOR não seria justo com quem foi para a reserva depois de 2000.
Seriamos praticamente rebaixados.
Porque não manter o sgt mor e coloca-lo com o soldo de sub .
E o SUB equiparado com com aspirante. Aí sim
Para esses generais a tropa não existe, somos apenas um estorvo que eles tem que aturar, somos invisíveis, indesejáveis. Eles não nos vêm como militares… Se deixar na mão deles eles se dão todas as vantagens e nada para a tropa.
Nunca confiei neles e agora muito menos…
Tá difícil acreditar no nosso comando!! Hoje diversas reuniões para acalmarem os ânimos dos praças! Tentando iludir os pobres miseráveis.Só acho que o pão tem que ser divido de forma igual! Vergonha de estar militar!
“Juntos na mesma trincheira” Pois sim…
Rodrigo Maia quer botar todo mundo no RGPS. Essas gratificações? Esqueçam, não passa nada desses anexos da proposta. Sairemos ganhando, e MUITO, se conseguirem manter nossa integralidade/paridade sem contra-partida nenhuma. Isso tudo é só o começo do filme de horror que assistiremos durante o ano.
Exército indivisível só na teoria. na prática, os generais fazem questão de se destacar do resto da tropa!
É…parece que não vamos conseguir entrar na festa, porque segundo o Botafogo (Rodrigo Maia), a festa já está no finalzinho. Quebraram o País.
Para Quem fala que não adianta reclamar, olhem aí.
Parabéns pessoal, agora com as redes sociais, podemos fazer valer a voz do graduado.
Acabou a escravidão.
Os baboes que dizem que não adianta reclamar está aí.
Mobilizamos do Presidente ao General mais moderno para se retratarem.
Viva os leões de zap, Facebook e Twitter.
Não vamos deixar a pressão cair.
Duvido que venha alguma coisa que preste para os QESA/QES primeiro o site dos Qesa a última postagem que tem e de janeiro está pessoal que se contenta em ficar 20 anos na mesma graduação fui lá ver se estavam reunindo para alguma mobilização e está escrito qesapara sempre reunião em Abril pessoal parado ..somente os Sargentos e Subtenente e que estão correndo os representantes dos cabos e Qesa e Qes nada
Em nenhum comentário vi aparecer um soldado aqui falando em nenhuma postagem anterior Qesas vejo mais são Sargento ….e um ou outro Qes e uns dois Qesa não vejo eles postarem no Facebook ou Twitter do Bolsonaro …mais os Sargentos e Subtenente vão em peso onde está os representantes dos Qesa e Qes
Kkk
É o caldeirão do inferno mesmo
Não precisa de oficiais para prejudicarem os praças…
Os próprios praças o fazem
anonymous vc certamente não é QE pra tá falando isso né, nossos representantes estão em campo atrás dos nossos interesses,procure se informar melhor.
Início de carreira para os sargentos e tenentes continua um acinte, uma aberração.
A única carreira que o salário inicial é 3 vezes menor que o final, isso os que chegam ao final, a minoria da minoria.
A carreira continuará extremamente desmotivante, incentivando o estudo para galgar algo melhor.
Generais saindo empanturrados de aumentos e 3º sargentos e aspirantes com a mesma humilhação salarial de sempre.
Parabéns, Bolsonaro.
Doces palavras, antes da eleição. Doce ilusão, pós eleição.
Três idéias para a reestruturação da carreira dos praças das forças armadas
1. Manter o CHQAO como concurso, mas favorecer à promoção à 2 Ten à todos que concluírem o curso com aproveitamento.
2. O CHQAO ser como o CAS, uma habilitação necessária para prosseguir à promoção de 2Ten até Cap realmente.
3. Diminuir o tempo do CHQAO para subtenentes/suboficial que já possuem nível superior habilitando à promoção de 2Ten. Nesse caso incentiva os praças a buscar nível superior.
Obs: O praça não tem interesse em mais uma graduação dentro de seu círculos e sim atingir o oficialato. Acredito que possibilitando isso acabam quase todas as reclamações.
vc ta por fora guerreiro
praça que dinheiro ,,,,,,,,,,,,,que mané oficialato
de um salario de ten , ou cap para ST e acaba com tal QAO
ai vc irão ver os ST TODOS INDO PARA RESERVA NO DIA SEGUINTE
faça um teste ,,,,volte 1 posto acima
nao ficará um ST na ATIVA
Praças / graduados : É chegado o momento !!! Uni-vos, estamos sendo ouvidos devido à nossa força !
Colega falou bem aí, ninguém lá em cima quer ver as FFAA implodirem…
Ah, cuidado pras forças não se unirem com as PM e Bombeiros e lutarem mais Claramente, digamos assim, contra esses desmandos , tá Ok ?
“Distorções e inverdades”, né ??
Aham, e é sou menino, general !!