Ala militar comemora poder no governo, mas se preocupa com destaque excessivo

Bolsonaro em solenidade militar (Pedro Ladeira (Folha Press)

Com oitavo ministro e temendo por estabilidade, núcleo terá de enfrentar filhos de Bolsonaro

SÃO PAULO
Igor Gielow
Se por um lado está sendo comemorada pelo núcleo militar como a consolidação de seu poder no centro do governo Jair Bolsonaro, a chegada do oitavo ministro egresso das Forças Armadas já começa a despertar algumas preocupações.
A principal, ouvida pela Folha de diversos oficiais generais ao longo do desenrolar da agônica demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral, diz respeito ao óbvio: os filhos de Bolsonaro continuarão a ser instrumentos de interferência no governo?
É preciso sublinhar que Carlos Bolsonaro não atacaria Bebianno, disparando a crise, sem a anuência do pai.
O caso do laranjal do PSL foi a gota-d’água para uma longa história de desavenças entre os filho e o ex-ministro, mas Bolsonaro só deu o OK para a operação depois que ele começou a atingir Bebianno.
A ala militar não é coesa, podendo ser dividida grosseiramente entre aqueles que aderiram ao projeto Bolsonaro de forma ideológica ou por proximidade pessoal e os que veem no capitão reformado um barco do qual podem desembarcar se a nau se perder.
A eles, com igual divisão, somam-se oficiais da ativa. Todos dividem a preocupação dita em entrevista à Folha no ano passado pelo influente Eduardo VillasBôas, então chefe do Exército: é preciso delimitar o que é governo, o que são as Forças Armadas.
O problema é que eles entraram em peso na gestão, tornando tal fronteira turva. O próprio Villas Bôas ocupa lugar no Planalto ao lado do patrono do projeto militarbolsonarista, o general da reserva Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).
Essa ocupação, ora reforçada pela nomeação do general Floriano Peixoto para a cadeira de Bebianno, tornou-se então uma armadilha.
Na avaliação de alguns generais, se a militarização do governo torna-se ampla, a próxima crise tenderá a atingi-los diretamente. E aí quem irá fazer a mediação?, perguntam.
O único membro indemissível do grupo, o vice-presidente Hamilton Mourão, já é visto com desconfiança pelos filhos de Bolsonaro. Diverge publicamente da agenda propugnada pela “rapaziada”, como ele os chama. Mourão tem influência, mas não é um líder inconteste da ala militar. Tanto que seu protagonismo durante a ausência por razões médicas de Bolsonaro de Brasília foi alvo
de críticas por alguns oficiais mais próximos de Bolsonaro, e ele de fato reduziu um pouco sua exposição nos últimos dias.
O temor é tal que os próprios militares tentaram salvar Bebianno, para manter uma aparência de estabilidade no núcleo do poder no momento em que o governo precisa encaminhar a vital reforma da Previdência e outras medidas ao Congresso, embora soubessem que tal missão era virtualmente impossível.
Para destacar isso e evitarem a pecha de terem sido derrotados pelos Bolsonaros, os generais impuseram o nome de Floriano Peixoto.
O general havia sido convidado para ocupar o segundo posto da Secretaria-Geral pelo próprio Bebianno, que havia se aconselhado com Heleno —ambos os militares serviram juntos no Haiti. 
Há desconfortos tributários desse embate central. A ocupação do governo pelos militares funciona em rede: todos os principais nomes conhecem a situação enfrentada pelos seus pares. Mas parece questão de tempo para que as divisões ainda ofuscadas pela impressão de ordem unida da tropa surjam focalizadas em conflitos internos. Hoje, a ala militar tem um Estado-Maior em formação na administração, com secretarias, estatais e cargos diversos.
Só que esse tipo de órgão assessora e aconselha um líder, e o episódio Bebianno jogou dúvidas entre vários oficiais sobre a capacidade de comando do presidente logo na sua primeira crise política. Outros militares ponderam que Bebianno não virou o homem-bomba que se
anunciava —o menos ainda.
Como a troca de mensagens entre bolsonaristas indica, a morosidade do presidente após seu impulso inicial parece obedecer à avaliação do jogo mútuo de chantagens que correu essa rede. A Folha ouviu um áudio do então ministro no qual ele diz que foi
“apunhalado covardemente”.
Por fim, um general diz que o governo ainda está em estágio de experiência, e o que importa é estabilizá-lo.

QUEM SÃO OS MILITARES NA ESPLANADA
Recém-nomeado
Floriano Peixoto Vieira, general (Secretaria-Geral da Presidência) – substitui
Gustavo Bebianno

Outros já no governo

Carlos Alberto dos Santos Cruz, general (Secretaria de Governo)
Augusto Heleno, general (Gabinete de Segurança Institucional)
Fernando Azevedo e Silva, general (Defesa)
Tarcísio Gomes de Freitas, capitão (Infraestrutura)
Marcos Pontes, tenente-coronel da FAB (Ciência e Tecnologia)
Bento Costa Albuquerque, almirante (Minas e Energia)
Wagner Rosário, capitão (Transparência)*
*É auditor da controladoria que hoje o ministério representa desde 2009

FOLHA DE SÃO PAULO/montedo.com

49 respostas

  1. Quando em campanha eu ouvia o Bolsonaro falar que iria valorizar as FFAA, não pensava que a valorização que ele estava em mente era o aparelhamento do estado com tantos Generais em ministérios e estatais, esses lambe botas desses Generais, incompetentes e covardes, jamais em momento algum pensam em obter algo de bom para os subordinados, raça vil que só olham para seu círculo e o pior com anuência desse governo

  2. CLARO QUE OS OFICIAIS GENERAIS ESTÃO FELIZES E CONTENTES

    SALARIO …UNS 35 MIL
    CASA OFICIAL
    CARROS OFICIAIS
    AUXILIOS DIVERSOS
    PASSAGENS AÉREAS
    PLANO DE SAÚDE

    tudo isso extensivos aos seus dependentes

    VAI RECLAMAR DE QUE ????

    1. 1 sgt 2002…primo do maj QCO Leonardo…vocês da inteligência, sempre dizendo que está tudo bem, que o governo tá certo, que ganhamos bem…tem que usar nomes mais criativos…sgt QE feliz da vida…Cap QAO milionário e realizado…sgt infante rico e feliz…cel empreendedor…3 sgt lobinho com um futuro brilhante…daqui a 30 dias sai nosso reforma…o ministro já falou que a contribuição pulará de 7.5 para 10.5…vão mexer com as pensionistas atuais e as futuras…talvez só recebam 60% dos proventos do falecido…pagarão alíquota…o tempo mínimo será 35 anos…nenhuma contrapartida foi sequer mencionada! Será que continuarão a dar ouvidos ao 1sgt 2002? Já que não existe justiça neste mundo espero que Deus dê a paga para vocês que se prestam a tais serviços…malditos sejam!

  3. Que falta de paciência, o governo esta com 49 dias ainda, fiquem calmos o tão esperado aumento vira sim com toda a certeza, o que esperariam que com toda essa crise o bolsonaro desse um aumento no primeiro dia de governo. O aumento virá junto com a reforma da previdência através do projeto de lei.

    1. Queria sim, qual o problema? se ele não tinha plano, não sabia da realidade financeira, mesmo estando quase três décadas na política, nos enganou! Se algo for criado em termos de melhoria, tenha a certeza que será só para sua “turma”.

    2. Daqui a pouco o papo será que quatro anos foram pouco para nós dar os reajustes devidos, mas que contam com a gente para mais quatro anos. Guarda e depois me fala. Cadê os deputados militares, os senadores? Tudo caladinho.

  4. Bom, matéria da Folha! Tem que se dá um baita desconto! Pois tudo que eles querem é desestabilizar o governo. Esta preocupação dita aí deve estar em 2% do que se fala na matéria.

  5. Sabedoria e senso de justiça. Paciência é tudo nesse momento em que tantos anos fomos desprezados e caluniados mesmo com o sacrifício da própria vida. Uma coisa aprendi nunca espere reconhecimento mais faça a diferença pois Deus é galardoador pois nesse momento o Brasil e Deus espera muito de nós e milhões de brasileiros também.

  6. Realmente o presidente está “valorizando” as FFAA. Só não viu antes quem não quis ou não sabia mesmo. Enquanto isso, governo do DF equiparando salários das polícias com a PF… Eu tô bem onde estou, a copa agora é do lado da seção e liberaram os sites de compras aqui na caserna ponto com !!!

  7. Isso, pode ficar postando as notícias que a foice de são paulo apresenta, eles colocam a opnião deles como se fosse a opnião do comandante do exército.. … depois não sabe pq que os militares são tudo fudido

    1. MEU AMIGO TODOA COTAMOS EM BOLSONARO. AGORA, NÃO PODEMOS FINGIR QUE NÃO WSTAMOS VENDO ESSE APARELHAMENTO DO GOVERNO COM GENERAIS. QUE ISSO, CADÊ OS HOMENS CIVIS PROBOS E ESPECIALIZADOS CAPAZES DE FAZER POLÍTICA LIMPA?
      TEM MUITOS POR AÍ QUE SÃO SÉRIO E GOSTARIAM DE AJUDAR O PAÍS PAÍS MUDAR.
      COMPANHEIROS ESQUEÇAMOS ESSA ESTORINHA DE ESQUERDIOPATAS. OU BOLSONARO GOVERNA PARA O PAÍS OU A QUEDA SERÁ MAIOR QUE A DILMA (Aquela incompetente )

    2. Se os nossos “líderes” seguissem o que está sempre escrito nos informex – INFORMAR É DEVER DO COMANDO – talvez a tropa não desse ouvidos ao que folha, globo e outros dizem…

  8. Esse tanto de generais juntos, não vai dá certo, log vem uma “guerra de egos” e aí, quem tiver menos estrela vai acabar sobrando. Temia três generais, imagina esse batalhão de gestores competenteeeeeeerrimos. Vai dá me#$%d@!

  9. O civis não tem idéia da soberba e arrogância dos oficiais generais. Estou impressionado com Bolsonaro colocando tantos no governo, são pessoas sem tato politicos, são os mesmos que espulgaram Bolsonaro dos quartéis.

  10. Bolsonarismo… Termo chulo usado pela mídia esquerdista pra difamar o governo e criar uma ideia falsa de criação de uma ideologia autoritária de poder.

    1. Você acredita mesmo que a mídia tem tanto poder assim ? ou as cagad@as vem se acumulando? Eu votei no Bolsonaro, não votei em carlos, nem joão nem pedro…a cegueira de direita faz tanto mal quanto a de esquerda.

  11. Pô vai ficar postando Foice de São Paulo? Está de brincadeira, Os Generais são preparados para ética, obediência, patriotismo, moralidade, essas informações são Fake não tem credibilidade nenhuma. Não sou Oficial e por isso sei muito bem que eles são a última opção de confiança e esperança para este país sair da lama.

  12. Gostaria de abrir um parêntese aqui:
    Hoje pude ouvir os áudios entre Bolsonaro e Bebianno divulgados pela Veja. Concluí que Bolsonaro foi arrogante e injusto, movido sob influência do filho Carlos.
    Lamentável !

  13. Governo militarizado, é isso, simples assim. Entendo que os oficiais da “acadimia” não tem vida social, seus amigos se resumem aos colegas de turma, agora, Bolsonaro é deputado há muitos anos, impossível que este cara não tivesse outras pessoas a sua volta capaz de indicar gestores competentes para assumir os ministérios, em especial civis. Nós da tropa, conhecemos muito bem os generais, sabemos muito bem quem eles são, na verdade, nem lembrava mais do distanciamento entre os generais e a tropa. Uma pena, realmente uma pena, que os civis não os conheçam, porque se conhecessem nunca clamariam por uma intervenção militar, tão pouco votariam em Bolsonaro. Parabéns Bolsonaro, achou um monte de cabides de emprego para os generais e os seus cupincha.

  14. Vc perderá toda sua credibilidade Montedo postando reportagens da Folha de são Paulo!! A folha de SP, junto com Veja, estadão e globo são INIMIGAS DO BRASIL

  15. Quantos jornalistas “FOLHIANOS”, isto é, da Folha, gostam e elogiam as FORÇAS ARMADAS?
    Enquanto puderem jogar os militares, uns contra os outros ou desacredita-los, vai faze-lo.
    Para mim, é indiferente o que escrevem. Só vou acreditar, quando sair a palavra final do Senhor Comandante Supremo das Forças Armadas, o Senhor Presidente Jair Bolsonaro,sobre qualquer decisão.
    Vamos aguardar.

  16. Eu já tinha raiva de General, agora então…Vai visitar tropa pra dar trabalho. Uma semana toda de faxina pra desgraça achar uma teia de aranha e reclamar. Uns caras cheios de dinheiro, podendo estar na beira da praia, fica aí enchendo nosso saco.

  17. De acordo com a proposta da previdência, até o legislativo e judiciário vão passar a receber o teto ao se aposentarem.

    Se até para eles que são deuses foi proposto isso, com certeza vai vir isso para a reforma dos militares também.

    A diferença é que o texto dos deputados vai ser alterado na votação, a dos militares vai passar do jeito que chegar.

  18. O pau tá quebrando no Haiti e ouvi de uma fonte que é bem provável que a MINUSTAH seja reativada. Aí vou peruar para ir pela 3ª vez e ganhar um troco….

    1. Companheiro eu fui duas vezes tomara que abra a terceira. Segundo a wikipedia em todos os brabatt n houve uma morte sequer por acao hostil. Quero comprar um macbook novo e levar a mulecada na disney, de quebra ainda voltar e contar histórias de guerra aos soldados ev. Obaaa! Mas espera, tem que ver, pode ser que so abra pra pttc

  19. Falaram aí que a Veja é inimiga do Brasil !!! Ué, não foi a Veja que mais atacou o governo de Lula e Dilma, o “câncer” do país ? cada vez fica mais clara a seletividade e o intelecto das pessoas que continuam querendo da farinha pouca, pôr no seu pirão primeiro. Lamentável !!!

  20. Os pessimistas de plantão quando se reúnem, sai de perto. Basta de mimimi, essa eterna choradeira chega ser deprimente. Essa reforma da previdência virá acompanhada de reajuste na remuneração. Já estamos com a remuneração defasada….implantar os descontos da reforma, sem ter algum reajuste? Tem lógica? Alguns comentaristas querem saber o percentual, onde está escrito, etc. Tudo está sendo feito entre quatro paredes. Na situação atual existe a possibilidade de transparência para favorecer os militares? Tenham calma, confiem no Bolsonaro!!! Os tempos são outros….PT nunca mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo