Proposta de Guedes inclui reserva proporcional a partir de 45 anos e reajuste salarial para os militares

A manchete aí de cima é do blog. Segue a matéria da Folha:

O ministro da Economia, Paulo Guedes. (Foto: Evaristo Sá/AFP)

Equipe econômica estuda idade mínima de 45 anos para aposentadoria de militares

Painel
Que tal?
Uma das propostas que está na mesa da equipe econômica de Jair Bolsonaro prevê que a idade mínima para a aposentadoria dos militares seja de 45 anos. Quem optasse por sair da ativa com essa idade, porém, receberia apenas uma fração do salário.

É importado
O modelo é semelhante ao dos EUA. Quanto mais tarde a aposentadoria, maior a fração a ser embolsada. Por essa proposta, o valor integral do salário da ativa seria pago aos que deixassem as atividades após os 60 anos.

Toma lá, dá cá
Integrantes do grupo que assessora o ministro da Economia, Paulo Guedes, advogam que, se houver acordo com os militares, o governo envie junto com a proposta de mudança no regime previdenciário deles um projeto de reajuste salarial, atendendo demanda da categoria.

Ainda é cedo
Hoje, os militares podem se aposentar com salário integral após 30 anos de serviço. Relatório do Tribunal de Contas da União de 2017 mostra que 55% dos integrantes das Forças Armadas se aposentam entre os 45 e os 50 anos de idade.
FOLHA DE SÃO PAULO/montedo.com

225 respostas

  1. Devido as atividades realizadas por os militares aparentam ter uma idade maior do que a realizadade. Se essa mudança ocorrer, teremos mortos vivos nos quartéis.

        1. Tem um bando de mal Informado que não sabe o que é tirar serviço 24 horas e no outro dia não tinha direito a folga e ficava trabalhando como se nada estivesse acontecido, servi na Aeronáutica e vi que o Oficial só tirava serviço até o posto de primeiro tenente, quando era promovido a Capitão não tirava mais serviço.

          Será que isto é Justo?

          Fui acusado de Subversivo, porque não concordava com muitas coisas que acontecia dentro da Caserna, como também fiquei horrorizado quando vi Sargentos Antigão da as costas para o Oficial escrever fazendo as costas do Sargento de mesa, certo dia fiquei irritado quando vi um Soldado ser Licenciado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – CLBI, porque escreveu a seguinte frase “quem sabe faz a hora não espera acontecer” esse Soldado deveria era ser Anistiado, porque a Ditadura Militar já estava no FIM e ainda vejo pessoas dizerem que não houve perseguição política.

          A Ministra Dares Alves responsável para anistiar casos de perseguição política diz que houve caso de Anistiando pleiteando o direito de ser Anistiado e a Ministra Damares Alves para negar o direito a Anistia para os militares a Ministra alega que quando houve o Golpe Militar (64) tinha Anistiando e Anistiado com apenas 04 (quatro) anos de idade como a Ditadura não tivesse durado mais de 20 (vinte) anos período que foi de 1964 até 1988 e ainda houve casos de documentos encontrados depois de 1988 de pessoas que estavam sendo monitorados pelo antigo Serviço Nacional de Informação – SNI.

          E digo houve sim principalmente dentro da Caserna, mas querem abafar o caso como fizeram vários arquivos que foram queimados na Base Aérea de Salvador.

          https://www.montedo.com.br/2019/01/13/proposta-de-guedes-inclui-reserva-proporcional-a-partir-de-45-anos-e-reajuste-salarial-para-os-militares/

      1. Amigo, você já entrou em um quartel, uma base militar, etc? Já viu o tipo de serviço que eles fazem lá? Acha que militar ganha insalubridade ou periculosidade? Eles lidam com armas, produtos químicos, serviços degradantes e ainda tem a hierarquia e subordinação… Se tu aguentar 1 ano no serviço militar eu concordo com a aposentadoria militar aos 60, ok?

        1. Quero ver o amigo cumprir serviço de 24 horas e no dia seguinte cumprir expediente normal ou ter que embarcar numa missão de no mínimo 15 dias no Mato caminhando quilômetros com mochila bornal fuzil, sol intenso ou chuva… Facil julgar os militares….

          1. Verdade! Um absurdo essas propostas, os militares são uma das classes mais afetadas nos últimos 27 anos , perdendo muitos direitos e benefícios, assim já estou com saudades do temer rs

          1. eu fui pra reserva remunerada com 33 anos mais 2 licenças especiais de 20 é 30 anos! portanto com todos os direitos de 35 anos por ter concluído o tempo limite! já apresentava muita limitação para o serviço operacional!

      2. Infelizmente tal afirmativa não é de todo realidade. Em sua maioria das vezes os chefes determinam que horários de educaçao física sejam revertidos em limpeza, da mais ou menos 50% do tempo reservado a essa atividade. Como o militar tira em media um serviço por semana ele perde o dia em wue esta de serviço e o que sai de serviço. Como a carga semanal de um militar da em media 60 horas de trabalho, podendo chegar a 80 horas isso provoca um desgaste fisico elevado. Tenho eu por exemplo aos 52 anos me aposentei com 32 anos de contribuiçao e dois joelhos com artrose e um desgaste na coluna entre o sacro e a lombar.

        1. Vocês tão falando de militares federais. Agora vai ver um PM con 50 anos correndo atraz de um menor de 14 anos de idade latrocida e assaltante. PMs estão em Guerra constante e direto.

          1. Estão reclamando com barriga cheia. Imagine vc aposentar com 65 anos. Trabalhando em serviços de produção rotineiras. Ou sejam. Não tem nem quem aguenta
            A saúde é igual para todos. No final das contas. A idade chega e fode tudo. Independente se vc e militar ou não.

        2. Sou Bombeiro militar, com 27 anos de serviço, é e controle até aqui com problema de coluna, joelhos estrelando, distúrbios do sono com ronco de alta intensidade, apneia do sono, adquiri sinusite crônica pelo motivo de entrada em diferentes ambientes quentes e frios na sequência. Embora de cara eu pareça sem até Novo, o desgaste físico é extremo, não me proporcionando mais executar certas tarefas importantes na atividade Bombeiro, como carregar peso por causa da coluna afetada.

      3. Fácil falar sobre a situação e destino da vida dos outros, primeiro entenda ou se oriente sobre o assunto, depois faça o seu comentário.

      4. Quero ver sair de casa tendo hora pra chegar e sem saber que horas vai voltar e se vai voltar, tem muitos militares que vão pra viagens ou missões ficam um mês, dois meses e até mesmo dez meses fora de casa em embarcações de puro desconforto fazendo atividades pesadas em um navio que é uma bomba relógio, e tem outros militares que vão para as missões e ficam em treinamentos no meio do mato comendo rações e ficam vários dias sem alimentação adequada, aí vem um paisano dizer quem nossa atividade é boa porque fazemos exercícios, nem todos podem praticar as atividades físicas.

          1. Um amigo meu me perguntou se era justo PM aposentar com 30 anos de efetivo serviço e ter promoção ao posto imediato. Aí eu respondi: é uma pergunta até difícil de responder com sim ou não.
            Há um contexto imenso a ser levado em consideração .
            PM trabalha réveillon, natal, carnaval, eleições, copa do mundo, olimpíadas etc. Enfim, toda vez que se fala em feriado ou evento, nossas folgas são cassadas, enquanto TODO o resto do funcionalismo está de férias, folga ou recesso;
            PM via de regra NÃO pode escolher mês que quer tirar férias. Vc faz uma lista tríplice e o comando que escolhe pra Vc, levando em conta o que é melhor para o ESTADO;
            PM não tem FGTS;
            PM não tem seguro-desemprego;
            PM não pode ter pessoa jurídica, ou seja, nosso regime é de dedicação exclusiva e tempo integral. TEMOS QUE ESTAR A DISPOSIÇÃO DO ESTADO O TEMPO TODO E SÓ PODEMOS SER PM; TODO O RESTO DO FUNCIONALISMO PODE FAZER O QUE QUISER NA SUA FOLGA, NÓS NÃO;
            PM não tem direito a sindicalização e greve;
            PM não recebe hora extra, ÚNICO funcionário público que não recebe;
            PM não recebe periculosidade, nem insalubridade, mas Oficiais de Justiça recebem. E somos nós que os escoltamos qdo vão intimar os outros em locais insalubres e perigosos. Incoerente né?!;
            PM não recebe adicional noturno, e trabalhamos 50% do nosso tempo a noite. Mas TODOS os outros funcionários recebem;
            O PM perde sua vida social por 30 anos. E não estamos falando só de 30 anos, mas sim dos 30 anos de sua juventude e maior vida ativa;
            Você não pode se dar o luxo de frequentar o lugar que quer e tão pouco ser identificado como policial, sob pena de condenação imediata a morte, por aqueles que muitos dizem ser vítimas das sociedade;
            A Grande maioria saem do serviço doentes, sobretudo problemas de coluna pelo peso do armamento/ equipamento e hipertensão pelo do stress continuo, tendo consequentemente uma reduzida expectativa de vida após se aposentar;
            Temos de muito longe o maiores índices de suicídio e depressão entre todos os funcionários públicos;
            Então tudo isso tem que ser levado em consideração quando se fala de algum “privilégio” de PMs;
            E só pra não te deixar sem resposta, esses são alguns motivos de achar no mínimo merecido.

            Autor desconhecido.Um amigo meu me perguntou se era justo PM aposentar com 30 anos de efetivo serviço e ter promoção ao posto imediato. Aí eu respondi: é uma pergunta até difícil de responder com sim ou não.
            Há um contexto imenso a ser levado em consideração .
            PM trabalha réveillon, natal, carnaval, eleições, copa do mundo, olimpíadas etc. Enfim, toda vez que se fala em feriado ou evento, nossas folgas são cassadas, enquanto TODO o resto do funcionalismo está de férias, folga ou recesso;
            PM via de regra NÃO pode escolher mês que quer tirar férias. Vc faz uma lista tríplice e o comando que escolhe pra Vc, levando em conta o que é melhor para o ESTADO;
            PM não tem FGTS;
            PM não tem seguro-desemprego;
            PM não pode ter pessoa jurídica, ou seja, nosso regime é de dedicação exclusiva e tempo integral. TEMOS QUE ESTAR A DISPOSIÇÃO DO ESTADO O TEMPO TODO E SÓ PODEMOS SER PM; TODO O RESTO DO FUNCIONALISMO PODE FAZER O QUE QUISER NA SUA FOLGA, NÓS NÃO;
            PM não tem direito a sindicalização e greve;
            PM não recebe hora extra, ÚNICO funcionário público que não recebe;
            PM não recebe periculosidade, nem insalubridade, mas Oficiais de Justiça recebem. E somos nós que os escoltamos qdo vão intimar os outros em locais insalubres e perigosos. Incoerente né?!;
            PM não recebe adicional noturno, e trabalhamos 50% do nosso tempo a noite. Mas TODOS os outros funcionários recebem;
            O PM perde sua vida social por 30 anos. E não estamos falando só de 30 anos, mas sim dos 30 anos de sua juventude e maior vida ativa;
            Você não pode se dar o luxo de frequentar o lugar que quer e tão pouco ser identificado como policial, sob pena de condenação imediata a morte, por aqueles que muitos dizem ser vítimas das sociedade;
            A Grande maioria saem do serviço doentes, sobretudo problemas de coluna pelo peso do armamento/ equipamento e hipertensão pelo do stress continuo, tendo consequentemente uma reduzida expectativa de vida após se aposentar;
            Temos de muito longe o maiores índices de suicídio e depressão entre todos os funcionários públicos;
            Então tudo isso tem que ser levado em consideração quando se fala de algum “privilégio” de PMs;
            E só pra não te deixar sem resposta, esses são alguns motivos de achar no mínimo merecido.

            Autor desconhecido.

      5. Sim mas quando vcs civis se aposentando param de contribuir, nós por exemplo quando vai PARA A RESERVA e não APOSENTADORIA continuamos a contribuir. Tenho um desconto de 800 reais todo Brasil bendito mês do meu contra-cheque e ao ir para reserva vou continuar pagando se fosse civil este dinheiro eu deixaria de pagar. Parem de botar a culpa nos militares e encherguem que vcs civis não sabem lutar por seus direitos mas para se unir para parada gay, futebol e carnaval aí sim vcs tem ESPIRITO DE COROPO DE SOBRA

        1. Carga horária mensal do serviço de controle de tráfego aéreo, operando 24hs do dia, o ano todo: excepcionalmente, 120hs; normal, 160hs; máxima 170hs. Além dessa, o militar deve participar das escalas militares normais(serviço armado); reuniões diversas, treinamentos, formaturas, marchas, etc. Se coincidir, consegue um final de semana de folga para sair com a família e ainda tem que dar um jeito de estudar. O civil com 40 horas semanais, folga os finais de semana, feriados normais e imprensados. Se trabalhar além disso ganha extra, até para participar de reuniões fora do horário de trabalho. Direito a sindicato, greve, etc.

      6. Tu é doido..passamos.a noite acordados. Trabalhamos 72 horas por vezes. Nao temos hora extra nem direito a greve. Temos hora pra entrar no.serviço e não temos hora pra sair.. tenha paciência ok

      7. Sou PM, trabalho na polícia de choque, que no interior faz o trabalho de patrulha ostensiva e a parte de polícia de choque, carrego todos os dias em torno de 12kg de equipamentos, quando equipado para operações de choque, chega a 30 kg, só o escudo pesa 10 kg, a minha carga horária na rua, são 6 horas de patrulha, tenho que chegar 1 hr antes para equipar viatura e me equipar, mais 1 hr para desequipar, essas 2 hr não são contabilizadas como de trabalho, então são 8 horas por dia, 6x na semana, sem feriados ou adicional noturno, muitas vezes saio de um turno e em menos de 6 hr tenho que voltar para o outro, agora imagine eu depois de 45 anos de serviço? Muitos de meus parceiros de serviço sofrem de problemas psicológicos e físicos devido ao stress e desgaste do trabalho, não temos adicional de insalubridade.

      8. Vc está por fora! Eles tem responsabilidades, um estresse enorme! Não há nenhuma instituição com comprometimento tão grande do ser humano! Digo em relação a tudo!

      9. O militar tem por obrigação manter a saúde física e mental em dia, outra que somos diferenciados dos demais servidores públicos, não recebemos hora extra, não temos fundo de garantia, não somos sindalizados e estamos vinte e quatro horas a disposição da Nação Brasileira. Seria interessante que o ministro pensasse na aposentadoria dos Parlamentares, bem como nas mordomias.

    1. Exatamente. Essa proposta aumenta o tempo de serviço para 40 anos. E, previsionalmente, o Ministério da Defesa, aumentará, tb, o tempo de permanência no mesmo posto/graduação afim de acompanhar essa mudança. Certamente, essa proposta será muito bem recebida pelos “Chefes” (acredito que foi, inclusive, formulada por eles), pois desde que aumentou a idade para a aposentadoria compulsória dos Ministros do STF (70 para 75 anos), os Generais estão em busca de um argumento para permanecerem mais tempo na ativa (naturalmente, devidos as inumeras regalias que fazem jus). Atualmente, a idade compulsória do Generalato é 66 anos. Vários proeminientes Generais (Mourão, Heleno, Santos Cruz, etc) já se manifestaram diversas vezes sobre o “absurdo” de irem para a reserva com “apenas” 66 anos de idade……

      1. Eu não assino cheque em branco e nem contrato com promessas fantasiosas, você assinaria? Prometer reajuste, promoção? Quantas vezes mudaram as regras das promoções? Quantos “reajustes” foram divididos em migalhas? Não tiveram coragem nem de ajustarem a tabela do IRPF que está defasada e quem tiver um tostão de aumento no salário já vai para a boca do “leão”.Acreditar em propostas, em promessas, me faz lembrar a MP do mal. Os generais estão decidindo por todos, de novo.

    2. Caos.
      Tire a expectativa de algo, a motivação.

      Hoje já está difícil trabalhar com o Desânimo dos Chefes, todos níveis.
      Vejamos essa obrigação de ficar na miséria até essa idade,65 anos. Baixados, punidos e outras mazelas.
      Mexem nas promoções adiar e reduzir.
      Aumentar missões, Sv, Formaturas,escalas de sindicâncias, contracheques,reuniões e outras rolhas pra matar o tempo. Gente Boa com Estudo pulará fora. Os demais vão empurrando com a barriga. Assim como foi em 2000. Mas naquela época o zap ainda era. Hoje intantaneo e Forte.
      Parece que tem q dar um aumento. Vi nesse período excelentes militares mudarem o contracheques por algo a altura do conhecimento. Não há melhoria. Somos Fortes e devemos nos Sacrificar. O exemplo é dos outros. Põe um desses tirar Cmt Gda, e prosseguir na formatura, tfm , ordem unida e instrução no outro dia.
      Em 2000 fomos nós que fizemos. Agora faremos de Novo. A Qualidade dos Quadros vai ser compatível com esse desejo. E, em um breve futuro de 50 anos, os reflexos drásticos irão cobrar caro do que foi feito até hoje. Força, Fé e Honra.

    3. Precisa de ver é o serviço dos marinheiros, que de três em três dias estão de serviço, bem como as viagens em alto mar, serviço em.arquipelagos…..os caras pensam que a vida do militar é a maior tranquilidade porquê vivemos em época de paz, graças a Deus, mas que é desgastante isso é, sem falar que os EUA é considerado um país desenvolvido, ou seja, a sua economia não oscila tanto….agora, é um desastre quando se aumenta o salário mínimo e salário dos militares não acompanham esse reajuste, porquê aumento nós nunca tivemos.

    4. Essa proposta é o mesmo que assinar um contrato sem saber o que está escrito, confiando apenas no que o interessado diz.Tascar aposentadoria após 60 anos na atividade militar e dizer que vão pedir reajuste? De quanto? Em quantos anos? Quem for entrar nas Forças Armadas deve estar vibrando com tantas “vantagens” para compensar a vida exclusiva de militar. me contem outra.

  2. Com certeza essa metade que se aposenta tarde, não é a metade que tira serviço. Quem irá pensar no praça?? Concurso federal pra ser tratado igual a lixo? Não vale a pena.

    1. Um acréscimo no tempo de serviço prejudicaria todos os militares mas sem dúvida os mais afetados seriam as praças. A carga que se recebe uma praça no final de sua carreira é muito maior do que a de um oficial no fim da sua. Não digo que a responsabilidade seja maior, mas sim as atribuições, as jornadas de trabalho, as cobranças, a participação em atividades operacionais. Um oficial não sente tanto o peso no final da carreira, creio eu, pois, ao se tornar oficial superior, seu posto se torna um passe livre q facilita, e muito, sua vida profissional e mesmo sua vida fora do aquartelamento( PNR mais rápido, apoio para cortar o seu gramado, transporte); isso contribui muito para seu desenvolvimento e diminui a carga de estresse.
      Todos temos ciência que, como parte da sociedade, devemos pegar nossa cota dessa merenda, mas que seja algo que não tenha um sabor tão amargo a ponto de não conseguirmos engolir. E se não tiver jeito, que se pense pelo menos em um jeito de se valorizar a carreira da praça depois de certo tempo de serviço para que o tempo extra para ir para reserva se torne no mínimo suportável.

      1. Servi o exército em 1990, em 1992 virei bombeiro militar, com isso digo que o trabalho por dedicação exclusiva e com execuções muito Além das horas semanais destinados à um trabalhador cívil, que se fossem calculados de forma adequada, mostraria que um militar trabalha mais que uma vez e meia a mais que um civil normal , durante toda sua vida na ativa, e sem receber hora extra por isso, lembrando que não possuímos fundo de garantia por tempo de serviço e outras particularidades que um cívil possui. E lembrando que desgaste físico é extremo, sendo com o tempo limitada por lesões e esforços contínuos.

      2. Fica quem precisa. O estudo liberta. Vc ver seu colega de 2grau optar por outro concurso federal e estar Novo e tranquilo. E a gente entubado de missão,Sv,esperando dar o tempo pra renovar os empréstimos. E agora que os militares estão no poder. Da aumento de tempo de SV. Diminuir as Turmas Aman Esa e outras EE. Aumentar o interstício. Vai gerar mais insatisfeitos. Desmotivados.
        Vida que segue. Rumo a Perito da PF $.

    2. Acredito que uma das primeiras lições da vida militar é que o praça vai tirar serviço até o fim da carreira dele. Se você ainda não sabe disso então é melhor pedir as contas e ir para o regime de 40/44h semanais, nunca mais vai tirar serviço.

      1. No mínimo o companheiro é um babaca. Não conhece a vida castrense. Ou então deve ser um oficial que tirou serviço por no máximo 5 anos, digo no máximo, por que pode pegar um cmdo de subunid e aí já sai da escala.

      2. Acho que se pôr os oficiais de carreira de serviço junto com os demais e da mesma forma, dentro do quartel, seria mais Justo que ficarmos discutindo isso aqui…

  3. Estou fazendo minha própria previdência, para não ter que contar com as migalhas do governo e, assim, não precisar ficar além do necessário na ativa… A vida é curta demais, pessoal…

    1. Com o seu salário é possível fazer reserva… E o povo baixa-renda ? Claro que só com um PlanoB produtivo para poder poupar e isso nem sempre é possível para muitos…

  4. Postagem sobre dinheiro, vai entupir isso aqui de comentário de pracinha desesperado,quando é outro assunto qualquer ficam 02 , 03 comentários…

    1. Não é sobre dinheiro, é sobre qualidade de vida. Dificilmente se vê alguém da carreira das praças ficar além do tempo necessário, pois chega-se lá exausto; isso é diferente para os oficiais, q geralmente já ficam um tempo a mais.
      Não estamos aqui para gerar picuinhas entre as 2 classes, mas há de se reconhecer que as medidas não atingem a todos de forma igual.

  5. Imaginem, quem está com 29 anos de sv, com o pé na reserva ganhar mais 10 anos de SV pra poder receber o integral? Quem puder, faça seus pés de meia,srs!!!

    1. Já passamos por isso em 2000, ou seja, é sempre os militares que pagam a conta, os culpados de tudo, porém, quando o bicho pega, somos chamados para resolver. Já estou na reserva, mas acompanho e sinto muita tristeza pela desvalorização das Forças Armadas do nosso amado Brasil.

    2. Não é bem assim…com certeza haverá um período de transição. Quem já tem 29 anos de serviço certamente não precisará ficar mais 10.

  6. Trocar por aumento de salário é fria, entra outro governo e implementa um arroxo salarial, a gente não pode fazer greve, iremos para a reserva só aos 57 ou 60 anos de idade e com salário pior do que é hoje.

    1. Tem toda razão, camarada. A única saída é atrelar o reajuste dos militares ao dos ministros do STF. Se deixarem nosso reajuste nas mãos dos nossos comandantes, ficaremos à deriva.

    2. Foi assim quando botaram a gente para pagar imposto de renda. Éramos isento. Deram aumento, o aumento foi embora, o imposto de renda ficou.

  7. Até agora e a proposta mais justa apresentada quem quiser vai pra reserva com 45 anos e recebe parte do vencimento quem não quiser fica até os 60 tirando serviços sem chororô

    1. Em parte você tem razão!Acho válida a opção de escolha do militar a partir de uma certa idade.Quando a era digital chegou aos quartéis e bases aéreas e navais, muitos militares tiveram dificuldades na transição do raciocínio analógico para o digital.O resultado foi as novas gerações de militares, já familiarizadas com a era digital,serem alocadas para setores administrativos e os “analógicos” permanecerem nos antigos setores.A verdade é que,por uma questão de sobrevivência,devemos nos adaptar ao meio atual.Quem se nega aos avanços tecnológicos e reluta em manter os procedimentos habituais,tende a sucumbir no “novo mundo” e a pagar um alto preço pela sua negação às mudanças!

  8. Não vale a pena, troca o Governo e implementa um arrocho salarial, a gente não pode fazer greve,iremos para a reserva com 57 ou 60 anos e com salário pior do que é hoje.

    1. Melhor mesmo e ser bombeiro, salva vidas, ganha bem, serviço reconhecido pela sociedade, aposenta com 30 anos de contribuição. E não tem mimisentos revoltados querendo depreciar as sua carreira…

  9. Bom dia!
    Como já me manifestei anteriormente, sugiro que a partir da idade de 45 anos os militares deveriam não mais participar de escalas de serviço, marchas e ou outras atividades que requeiram esforços físicos. A partir dessa idade ou seja 45 anos, os militares deveriam serem utilizados para serviços administrativos, dentro dos Quarteis ou em outros Órgãos do Governo Federal onde faltam Servidores até completarem a idade de irem para a Reserva, ai sim daria para os mesmos permanecerem até 60 anos com quer o nosso Ministro da Economia. Os Praças a partir dos 45 anos tirando serviço e fazerem marchas fica desgastante,cansativo e de uma maneira geral inconveniente para ele e seus familiares.Essa é a minha opinião e sugestão.

    1. Senhor Valmor, parabéns pela excepcional idéia espero que nossos comandantes ouçam vossa sabedoria. Que Deus abençoe o senhor e sua família, abraços.

    2. So falam KAKA
      45 anos e o cara esta aleijado
      Voei ate os 62 na comercial depois de 31 anos na FAB
      Pracas
      O praca que nao se prepara durante seu tempo de caserna é burro
      Deixou o tempo passar
      Ser praca sempre foi trampolim para o nivel superior

      1. FAB não vale. carregamos mochila dos alunos do BAVEx na Op General Pinheiro n a EsSA, ou seja, nem na formação vcs ralam. Culpa de quem não estudou, eu sei. Como dizia um antigo comandante, o kit tava lá, vcs poderiam comprar qualquer um.

      2. Pilotar é hobbie! Fominhas de horas de vôos durante a carreira militar só de olho na continuidade, de algo que faz por prazer, na reserva, na aviação civil. Queria ver essa satisfação se fosse um militar cuja carreira inteira não teve o prazer de fazer o que mais gosta. Ficar sentadinho… no geladinho… Sem adrenalina de ter participado de uma guerra e total alegria de estar sempre “trabalhando nas nuvens”! Ainda se acha no direito de se achar grande exemplo e dar moral para alguém!

      3. Conheço uma enormidade de praças que tem vários cursos superiores,como médicos, dentistas, engenheiros, professores universitários, etc, etc, mais do que os próprios comandantes que, alguns, só se dedicam a sua especialidade da carreira militar. Se for piloto, vai fazendo as adaptações para continuar na vida civil. A vida de oficial com suas dezenas e dezenas de cursos, transferências a cada dois anos e facilidades de transporte nas mudanças e residências a disposição, é totalmente diferente da maioria da tropa. Querer ser ou estar como graduado, não é ser burro. É opção ou oportunidade. O próprio presidente, Bolsonaro, declarou que fez concurso para a escola de especialistas da Aeronáutica e não passou.Fez para o EB e passou. Oportunidade ou destino? O que não pode é o militar ser tratado como categoria abaixo de PM e,até, guarda municipal, e ser usado para tudo nesse país, como foi nesses últimos anos com o PT. Querer que as coisas voltem ao normal e sejam tratados como devem é desejo de todo militar, inclusive oficiais, e direito constante na CF.

  10. Nada mudou quando a mp mal Saiu veio com a mesma conversa fiada de aumentar o salário após 20 anos estamos pior que antes mas estava acreditando na história de salvação de papai noel agora é esperar para levar fumo e nada mais a vaca foi barraco abaixo com corda e tudo

  11. Alguém tem dúvidas que vai ser aprovado? Igual aconteceu com a “MP do Mal”, porque quem tem poder de decisão já possui mais de 60 anos e com a contrapartida vão sair com um reajuste nos salários. Pouca farinha primeiro o meu pirão. Só Deus na causa.

    1. Verdade. Quem irá fazer o estudo são generais que tem mais de 60 anos e não vão perder nada.
      Um Praça com 60 anos está um bagaço…
      Lembra da MP do mal? Quem tinha 30 anos de serviço foram beneficiados. GEN e alguns QAO…

  12. “1 No princípio criou Bolsonaro o céu e a terra.

    2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Bolsonaro se movia sobre a face das águas.

    3 E disse Bolsonaro: Haja luz; e houve luz.

    4 E viu Bolsonaro que era boa a luz; e fez Bolsonaro separação entre a luz e as trevas.
    …”

    Evangelho de Bolsonaro segundo os Bolsominions

    1. A Gleise, presidente do partido que você tanto idolatra,foi prestigiar com o dinheiro do partido,ou seja, representando-o,a posse do Ditador bolivariano adorador do Chaves ( não é o mexicano “El Chavo”) Nicolás Maduro,eleito pela mídia MUNDIAL,como o mais malsucedido presidente do planeta! Parabéns!Maduro é um “belo exemplo” de liderança política para a também “Madura” Gleise Hoffmann!A sua condição de “mortadela”justifica o seu desprezo a Bolsonaro!

  13. Pelo menos teremos a opção de ir embora aos 45 anos, mesmo recebendo fração muitos militares irão optar por isso. Só precisamos saber de quanto será a perda salarial!

    1. Se o teto maximo se atingiria com 60 anos, e seguindo a regra de hoje, a fração do seu salario seria 45/60 na pior das hipóteses. Como pra nós sempre sobra mais fumo que pros outros…ja viu né.

      Em tempo: trocar aumento de salario por aumento de tempo de serviço é furada certa. A não ser que seja indexado no salario de outra categoria.

  14. Tenho a convicção que essa proposta não será aceita pelo presidente Bolsonaro e nem tão pouco pelo ministro da defesa e comandantes das forças. Não tem cabimento um praça ir para a reserva com uma idade de 60 anos para que receba os seus vencimentos 100% ;uma coisa são oficiais outra coisa são praças, principalmente os embarcados nos navios da Marinha Brasileira. A meu ver 55, para praça, sendo como sub, 53 como primeiro, 51 como segundo, 49 como terceiro e 47 como cabo, sendo que para essas idades, teria um aumento nos seus vencimentos, proporcional no tempo de serviço, aliado a uma promoção a mais na reserva. Creio que assim, as praças seriam reconhecidas.

    1. Boa tarde aos militares devem ser dado aumento proporcional a patente.exemplo soldado ganha 1500 aumento de 400% vai pra 7500 cb aumento de 300% sgt aumento de 200%.nao podemos ganhar menos que foecas auxiliares e aposentadoria proporconal z graduacao quanto mais cargo tipo oficial superior mais tempo e praca menos tempo salario integral

    2. Sou da turma de 91 EsMB, QAO, no QG o que está sendo comentado que vai para 35 anos de serviço com um posto acima e Sem adicionais de permanência !

  15. Não sei o motivo dos colegas ficarem tão iludidos. É só fazer as contas:
    O PT teve 45 milhões de votos e o Bolsonaro 57 milhões. Desse total o universo de eleitores militares é de 1 milhão de votos( considerando que todos os militares e familiares tenham votado).
    Mesmo que todos os militares tenham votoda no Haddad, o Bolsonaro ainda seria eleito..

    Ou seja, o Bolsonaro não foi eleito com nosso voto. Ele é político e sabe disso.

    1. O Bolsonaro só é o que é hoje,porque lá atrás ,em 1986,ele se candidatou a um cargo público e foi eleito EXCLUSIVAMENTE pelos militares,na imensa maioria, praças ou graduados,como queiram!O próprio reconhece isso!!!

  16. Nossa reforma já foi feita em 2001, o complemento da reforma foi feita com o ingresso dos temporários, negócio é não dar bola para os críticos e a imprensa e manter insuterada nossas regras, um sub que foi para a reserva em 2000 ganha cerca de 2000 a mais do que eu irei ganhar,temos os salários mais baixo da esfera Federal, um tenente piloto de caça ganha 6 mil reais,uma vergonha, já estamos ajudando economicamente o País com salários tão baixos.

  17. Milico com 60 anos na ativa, as despesas do quartel vão aumentar demais. O rancheiro e o tesoureiro que se preparem é CAJ todo dia e banho quente no quartel também. Sou vou em casa para dormir. Quero ver me aturar.

    1. Em vez de ter “apresentar arma”, vai ser apresentar bengala! Nas formaturas demoradas onde as “otoridades” ficam no coquetel e no ar condicionado, os velhinhos, sob o sol, vão passar mal com pressão alta, labirintite e fraqueza nas pernas.Na hora de tirar dos nossos, querem usar como exemplo os estrangeiros do primeiro mundo, mas na hora do salário e condições, esquecem tudo.

  18. A Revolta dos Sargentos[1][2][3][4][5] foi uma rebelião promovida por cabos, sargentos e suboficiais, sobretudo da Força Aérea e da Marinha do Brasil, em 12 de setembro de 1963, em Brasília, motivada pela decisão do Supremo Tribunal Federal de reafirmar a inelegibilidade dos praças para os órgãos do Poder Legislativo, conforme previa a Constituição de 1946.

    Se querem ter a segunda, o bicho vai pegar.

    1. Não esqueçam que a revolta dos sargentos que pararam o tráfego aéreo no país, teve como consequência uma reposição salarial e melhorias de trabalho,mas também, punições, expulsões e processos. A era PT foi de revanche, de vingança. Infelizmente, muitas coisas no nosso Brasil só funcionam no “tranco”. Os que estão à frente de todos ficam esperando as consequências, em vez de se anteciparem. O presidente Bolsonaro é conhecedor dos problemas salarias e da vida dos militares. Espero que não assine nada para piorar a situação.

  19. Como sugestão ao reajuste salarial,reposição das perdas salariais corroidas pela inflação,equiparação com seus similares de outros poderes e amarra tudo de coronel para baixo ao salario de Ministro do STM ou STF.

    1. E que fique bem claro que isso tem que ser por EMENDA CONSTITUCIONAL, nada de lei ordinária, senão no próximo mandato em uma canetada vamos para o buraco de novo. Na constituição é mais difícil se alterarem. A famosa segurança juridica

      1. 1/30 avos do Almirante de Esquadra. Fui aluno da Especialista nessa Época. A gente estudava o regulamento da época. Era 1/30 do Almirante de Esquadra. Se informa antes de falar do assunto.

  20. Bom dia. Vejo que haverá mudanças, a sociedade brasileira tem sido martelada pela mídia com intuito como sempre de denegrir as forças armadas. Fico com a sabedoria do senhor Valmor.Temos que conquistar a Vitória sempre. Que Deus continue abençoando nosso Brasil e sua Forças Armadas.

  21. OK, Tudo bem, mas os Generais vão falar das aposentadoras do Judiciário e legislativo, MP federal e estadual e os tribunais de contas???

    1. É verdade, amigo. Viver só do soldo já é suficiente e tem que viver só pra carreira… dos bandidos, dos IPTUs, IPVA, das dívidas, das cobranças e das despesas familiares. Isso se o soldo for igual, no mínimo, ao dos auditores, etc. Se eles tem que ganhar um valor substancial para “sobreviver”, imaginem os militares? Acho que você ficou feliz com as migalhas do lula e da Dilma, enquanto os PM se deram bem.

  22. Senhores, haverá regra de transição! Muita gente sofrendo de véspera, e a Folha de São Paulo e O Globo não são fontes confiáveis …

  23. Continua sendo beneficiado somente o Generalato…..
    praça rima com desgraça!
    Temos que ser exemplo. Mas exemplo pra quem?
    A degola começa sempre nos praças.
    Espero que nosso esforço de dedicação para a eleição não tenha sido em vão.

  24. Vem aí a MP do Mal 2.

    O interessante é que ela não está sendo criada por nenhum governo “revanchista”. É justamente o “defensor dos militares” que está fazendo.

    Os que mais vão sofrer são as praças. Mas como é difícil dialogar com praça Bolsominion, então…

  25. Essa bagaça já está totalmente combinada, pois essa idade de 60 anos vai cair para os 55 anos, em virtude de muita discussão (já combinado) e no final, só os praças e graduados terão sua cota aumentada, pois em virtude da pesperctiva de promoções, os Oficiais já vão para reserva com essa idade; já os praças e graduados terão que pagar com mais tempo de serviço e maior tempo para ter suas promoções.

    1. Pensei a mesma coisa, a intenção é 55, mas a proposta sai com 60… daí com muito esforço de todos os militares hoje no poder, o resultado é 55… ufa! ainda bem que nos ajudaram.

  26. Com 45 anos de idade, a grande maioria dos praças, já estão ferrados fisicamente (joelho, coluna, ombro etc). Não há mais o que sugar. Vai ser um show de militares baixados, se arrastando nos quartéis até fechar 60 anos.

  27. Se esta proposta for real,e passar, obviamente vão mexer nos interstícios já que projetam uma carreira com término aos 60 anos. Não vão querer pagar proventos de postos ou graduações mais altas durante quinze ou vinte anos…São inteligentes estes economistas! O sujeito poderá ir aos 45 anos como capitão ou segundo sargento, ganhando fração do seus proventos, uma baita economia para o Estado! Ou alguém acredita que não vão mexer nos interstícios? Projete entre 8 ou dez anos em cada posto ou graduação! Tudo isto e em troca um aumento? É vender a alma para o diabo pois aumento a inflação come em poucos anos. Se atrelarem, como um companheiro aqui escreveu, nossos proventos com o dos ministros do STF, ou algo parecido, teremos a certeza de não termos os proventos corroidos pela inflação. Também devem salvaguardar que não vão mexer com nossos proventos na reserva! Caso contrário será a maior das maldades possível: você vai trabalhar mais e passar necessidades depois de velho. Espero que esta situação tenha um resultado satisfatório pois caso contrário me sentirei um idiota por ter acreditado, feito campanha, e votado no Bolsonaro.

    1. Irmão
      Não te ilude.
      Em 2000 nós Militares fizemos ajustes.

      Agora nós Militares faremos ajustes de Novo.

      Não há Praças nessas mesas de discussão. Nem mangá lisa se entende. Então a visão ampla queima, tem boas idéias.

      Fica tranquilo, nome e nr só pra controle.

      É claro que vão dar pronta resposta à Sociedade. Pune os praças, fica quem quer e quem necessitar. Idade, porcentagem e perdas salariais.

      Mas eles sabem que os Praças estão elegendo Praças Deputados Federais para lutarem por pequenos direitos.

      Assim como a promoção dos Nobres Sargentos Especiais.

      Os quartéis já estão com muitos insatisfeitos todos níveis e grande maioria em silêncio.
      Então caberá aos comandantes se anteciparam a isso e evitar uma destruíção futura do Bom nome do EB.
      Difícil prever que poderá sim com efetivo de militares sem opção e obrigados por Lei, no futuro decidirem também mexer nos proventos dos inativos e pensionistas.

      Vida Longa a quem ficar.

      1. deputado ,senador

        nenhum deles ta preocupado com praca

        para de se iludir kkk

        eles estao la curtindo a onda ,, com salarios de 39 mil e mais verbas.

        nunca mais voltarao para as forcas de origem

        nunca mais

  28. Aguardo ansioso a modificação nos interstícios e plano de carreira na FAB, já que são em 7 anos cada promoção.

    Devem nos promover até Coronel para assim fechar os 60 anos hahahahahhahaha

    E eu pensando que ia ser promovido em dez/2020

  29. No qg tem pttc da turma de 1969. Entao esse negocio de que é incompatível combina com a atividade da policia militar, nao com a nossa. Tem um comentario que sugere tirar o militar das escalas de servico a partit de determinada idade, acho justo. Nossa expectativa de vida é altíssima (forcas armadas), nao morremos por nada, so velin com 90 anos

  30. Estou no Exército desde 1990, e todas as mudanças negativas que tivemos na nossa carreira foram aquelas que menos prejudicariam os generais, como esta, bem como as mudanças positivas foram as que mais beneficiariam os generais, como esta!!! Portanto acho bastante factível que esta proposta seja aceita!

  31. Tudo militar das Forças Armadas tem artrose, hérnia de disco na coluna, joelhos entre outras sequelas das atividades físicas dos dos quarenta anos isso é 100%. Não tem como jogar os militares em atividades administrativas pois o plano anual de atividades do quartel vinclui todos da ativa as tarefas diárias. Para os leigos é muito fácil escrever, mas Jamais queriam viver esta vida. A mídia distorce e alguns frustados que gostariam de estar nas FA que não conseguiram passar em concurso público concorrido e exames laboratoriais e físicos que foram reprovados falam besteiras, mas na vc verdade esse relato é um pedaço de não ter como colocar o militar para aposentar com mais idade. Sem falar que tinha anos equivale a 47 anos de trabalho comparado ao emprego civil pois a cada serviço de 24 horas no dia seguinte trabalha normalmente no dia seguinte perfazendo 4 dias em dois dias. Temos que divulgar a quem não sabe como funciona esta profissão que foi julgada em seus salários pelos ladrões esquerdistas.

  32. O que deve ser sempre lembrado qdo se fala em reforma da previdência é q os militares na reserva, diferentemente de outras categorias, continuam a contribuir até a morte. No meu ver, o q poderia ser revisto é o sistema de pensões,pois atuo no ramo e vejo verdadeiros absurdos. Inaceitáveis com a atual realidade do País. Como exemplo tem-se pensionistas q acumulam pensões de general com de auditoria da receita federal.

  33. O grande mote dos chefes militares é dizer que os militares apos 30 anos de serviço teriam cumprido 45 anos, isso pelos serviço de escala, e outras atividades extras, mas utilizam para isso os praças, haja vista que raramente um 1o tenente de carreira não está no comando de Cia e nunca mais irá para a escala (não venham com oficial superior à Guarnição, pois uma vez na vida e outra na morte e motorizado). Se fizessem uma retrospectiva de um coronel e verificassem quanto tempo extra trabalhou após o expediente (trabalho de bureau), o militar só aposentaria apos 70 anos.

  34. 45 anos …60% salário
    50 anos …70 Salário
    55 anos,, 80% salario
    60 anos… 90% salário
    65 anos… 100% salario

    contrapartida ,,um reajuste de 9% parcelado em 3x
    2020..2021..2022

  35. senhores não esqueçam , que todos os oficiais generais estão com idadae ja quase nos 60 anos.

    e todos com seus direitos adquiridos e com suas boquinhas para si e seus filhos

    nunca se preocuparam com a tropa “praças”

    nada me surpreende .

    vem bomba aí para nós milicos .. de novo ..aguardem

    mais vez sofreremos em troca de promessas futuras que nunca virá

  36. Bom senhores, primeiramente gostaria de externa minha tristeza ao ver os comentários de alguns colegas. Não sabem o que falam! A seguridade social que o Exército da(plano de saúde, estabilidade, integralidade, paridade) não existe em nenhum outro órgão!!! São muitos poucos !!! Parem de reclamar e aguardem que dias melhores virão. Militar tem muito benefício ainda!

  37. Concordo que o salário está defasado, mas com o novo governo tenho plena certeza que vai melhorar! O Exército é Braço forte e mão amiga. Acreditem que tudo vai melhorar!!!!!

  38. Acho engraçado ninguém acha q o agricultor (o peão ). O pedreiro,servente de pedreiro, faria,enfim o trabalhador civil tem sobrecarga e ambiente insalubre e não pode aposentar com 50 anos. Fala sério!

    1. Filho, informe-se melhor, pois a alguns trabalhadores é cabido o direito à aposentadoria especial com 25 anos na função. Pesquise antes de fazer afirmações categóricas!

  39. A polícia militar tem legislação própria, porém,infelizmente no quando é para prejudicar podemos ser igualados a alguns dos direitos de sevidores civis. Mas, para beneficiar não podemos receber nenhum direito devido a tal da legislação própria. O que sugiro é que nos iguale também a jornada de trabalho que o servidor civil tem, ou seja 40 horas semanais, sem falarmos em adicional de periculosidade, adicional noturno e outro que os militares da maioria dos estado não tem. Então se é pra entrar na dança temos que comer parte do bolo também.

  40. Se a expectativa de vida de um Militar no Brasil é de 58 anos então nessa proposta vai aposentar poucos. É o caso de ser observado com muito cuidado esse projeto tipo: haverá distinção entre operacional Praça e o oficialato? Até porque na carreira dos praças a famigerada carga horária chega a 72 horas semanais ao longo dos 30 anos recebendo por 180 horas mês e trabalhando 360 horas.

  41. Rapaziada, não dá pra acreditar. Tanto se fez pra eleger uma bancada cheia de milico pra ficar pior que nos governos anteriores? Se assim for, vale a máxima do IVO ( Inimigo Verde-Oliva).

  42. Que tal igualarmos realmente os CIVIS aos militares não só no tempo de serviço?

    Basta RETIRAR dos civis:

    * Hora-extra remunerada;
    * Adicional Noturno;
    * Fundo de Garantia;
    * Limite de horas semanais;
    * Direito a greve;
    * Direito a folga após 24 horas em serviço;
    * Direito a estabelecer residência fixa com a família num Estado do país de sua escolha….

    Emprego de civis brasileiros para:

    * Ajudar GRATUITAMENTE os agentes sanitários nas Campanhas de Combate a Dengue;
    * Ajudar GRATUITAMENTE os agentes de limpeza pública a limparem ruas, morros, escolas públicas…;
    * Ajudar GRATUITAMENTE os agentes de saúde nas Campanhas Emergenciais de Vacinação contra Sarampo, Febre Amarela, Peste Bubônica em locais de difícil acesso do país;
    * Ajudar GRATUITAMENTE na fiscalização e segurança da população em dias de eleição;
    * Ajudar GRATUITAMENTE a construir pontes, rodovias, poços…;
    *Ajudar GRATUITAMENTE em ações humanitárias,como a de combate a fome dos Venezuelanos refugiados no Brasil;
    * Ajudar GRATUITAMENTE a manter a ordem do país quando houver Operações de Garantia da Lei e Ordem (GLO)…

    CIVIS, Jurem vocês também o sacrifício de suas vidas pelo BRASIL!

    Aí, sim, poderemos ser igualados!

  43. A carreira do eb e diferente do americano, a carreira deles é em paralelo, praça diferente do oficial. Um sub tenente ganha igual a um coronel, porem ele não passa à oficial. As gratificações seguem outra lógica. No eb os praças são massacrados, com essa mudança não haverá mais necessidade de PTTC, já que ficaremos ate a morte. Quando da mp do mal, ela foi criada por militares. Lembrando que na maioria dos estados ainda existe a LE, só que não conta dobrado para a reserva.
    O deficti da previdência é fruto de ma gestão, pois os 4 maiores devedores respondem por 60% do valor do rombo: coca – cola, ambev, caixa e bb. Mas a lei permite que eles protelem as dividas.
    Se não acreditam pesquisem na Transparencia brasil, ou sit da receita federal.

    1. Em alguns estados, nas PMs, existe o posto acima quando se vai pra reserva, alem do adicional tempo de serviço, só os exemplos é que nao tem.

  44. O IVO está prestes a agir, pois como oficial é fácil esperar até os 60 anos, agora como ST recebendo ordens de OCT que tem idade de ser seus neto e sendo tratado como 3º Sgt STT vai querer ir embora o quanto antes.
    Mais uma nova reforma sendo feita em cima dos praças.

  45. Sugiro ao Governo igualar realmente os CIVIS aos militares não só no tempo de serviço!

    Basta RETIRAR dos civis:

    * Hora-extra remunerada;
    * Adicional Noturno;
    * Fundo de Garantia;
    * Limite de horas semanais;
    * Direito a greve;
    * Direito a folga após 24 horas em serviço;
    * Direito a estabelecer residência fixa com a família num Estado do país de sua escolha….

    Emprego de civis brasileiros para:

    * Ajudar GRATUITAMENTE, e sem direito a recusa, os agentes sanitários nas Campanhas de Combate a Dengue;
    * Ajudar GRATUITAMENTE, e sem direito a recusa, os agentes de limpeza pública a limparem ruas, morros, escolas públicas…;
    * Ajudar GRATUITAMENTE, e sem direito a recusa, os agentes de saúde nas Campanhas Emergenciais de Vacinação contra Sarampo, Febre Amarela, Peste Bubônica em locais de difícil acesso do país;
    * Ajudar GRATUITAMENTE, e sem direito a recusa, na fiscalização e segurança da população em dias de eleição;
    * Ajudar GRATUITAMENTE, e sem direito a recusa, a construir pontes, rodovias, poços…;
    *Ajudar GRATUITAMENTE, e sem direito a recusa, em ações humanitárias,como a de combate a fome dos Venezuelanos refugiados no Brasil;
    * Ajudar GRATUITAMENTE, e sem direito a recusa, a manter a ordem do país quando houver Operações de Garantia da Lei e Ordem (GLO)…

    CIVIS, jurem vocês também o sacrifício de suas vidas pelo BRASIL!

    Aí, sim, poderemos ser igualados!

  46. Meus amigos, estou na reserva e ficava com muita raiva dos que (na reserva) torciam por um aumento salarial às custas do sacrifício dos da ativa (aumento de tempo de serviço).
    Acreditem, aqueles que falam que “é isso mesmo”, “só sabem reclamar” e aí vai, é porque já garantiram o seu e querem que os (da ativa) se danem.
    Não vão nessa, temos que ser unidos (ativos e inativos). Não podemos deixar que esse governo só favoreçam os empresários, banqueiros e altos gerentes. Eles querem que sobre dinheiro para facilitar os seus negócios, só isso. Não fazem nada pelo social, nunca para o trabalhador ou servidor.

  47. Uma dose de veneno numa mão e um antídoto duvidoso na outra.Parece chantagem. Com essas medidas, os que já estão vão se aposentar com as regras atuais. Vai faltar efetivo. E quem vai querer ser, tipo, “escravo” amordaçado sem direitos trabalhistas e pau para toda obra e lugar, para se aposentar acima dos 60 anos, se tiver saúde? E ainda vai continuar pagando, mesmo na velhice até morrer.E de quanto seria esse reajuste? Duvido que seja um índice excelente para compensar.Lá vem prestações.Me dê um salário e uma vida de general que fico até os 80 anos, pulando de cargo em cargo. Eu não assino contrato em branco.

  48. Estamos recebendo o que merecemos. Muitos gritavam que agora estaríamos no céu! Quem nunca passou por um comando de Gal saberiam a desgraça que eram!

  49. Inteligentes foram os da Polícia Federal que transformaram todos em “curso superior” e aumentaram os salários. Enquanto isso, os militares das Forças Armadas estão aí, implorando e mendigando melhorias e servindo de terceirizados para tudo. Vergonhoso. Não acredito em nada de bom, só bomba no bolso dos milicos, mais uma vez.

  50. se houver acordo com os militares, o governo envie junto com a proposta de mudança no regime previdenciário deles um projeto de reajuste salarial, atendendo demanda da categoria.

    SEI…

  51. Pra mim é simples de resolver:
    Equiparar salario de general com ministro do STM e aumento em cascata para TODOS! E claro o reajuste ser atrelado ao de ministro do STM.

    Retirar essas PENSÕES pois sao o q mais revolta (com razão) a sociedade e tiram a moral da familia militar.

    Aumentar para 35 anos o tempo de serviço

    Todos iriam sair felizes

  52. nada vai mudar e c mudar duvido que seja para melhor………alguém acredita nisso ou são mocorongos……c em 30 anos nao mudou vai ser agora….ta tudo errado…..digo mais sabe porque que nao muda simples nao sabem fazer contas de matemáticas esses burros …..e so somar e diminuir vai equilibrar….simples so ver no ceara os bandidos fazendo e acontecendo simples localiza o cabeça e corta a cabeça dae acabou drama…assim por diante…..pra todos os problemas que nao tem soluçao….a soluçao magica nao existe…pode existir por um tempo…depois volta denovo…..entao ….nada vai mudar….

  53. Por mim td bem…. tenho 28 anos de serviço.
    M paguem hora extra, adicional noturno e FGTS quando eu m “aposentar”… M paguem acúmulo de função e tudo que os demais trabalhadores tem direito, inclusive à greve… e estou feliz..
    Vamos ver quanto tempo a nação aguenta pagar td q tem os direito se nos igualarem às demais categorias.

  54. É uma piada essa equipe, heim presidente, a proposta é que a idade mínima para se aposentar seja de 45 anos (!!!), se o tempo de serviço mínimo para se “aposentar”são 30 anos, então o jovem com 15 anos de idade já poderá ingressar nas escolas militares? (EsSA, EsPCEx, etc…)

  55. Quem acredita na Folha de São Paulo, acredita na mula sem cabeça.
    Só papo furado. Eles querem criar discórdia, entre os militares das Forças Armadas.
    Quem preside o Brasil, é o presidente Jair Bolsonaro, enquanto ele não determinar qualquer coisa, não acreditem.Ele sempre se preocupou com nossa situação salarial lembrem disso.

  56. Montedo, em outro link um militar perguntou como cheguei a esse percentual. Oras, o link tá no final. Tivemos o penultimo reajuste em 1º Mar 12 (3 parcelas) comecando a contar novamente a inflação. O outro reajuste a partir de 1º Set 16 (4 parcelinhas). E a inflação do referido periodo são 48,3523%. Por gentileza publique novamente.

    * Cálculo da variação de um período IPCA (IBGE)

    A variação do índice IPCA (IBGE) para o período de 01/03/2012 a 31/12/2018 é 48,3523% (incluso as conversões de moeda)

    ==> vejam as perdas que tivemos, subtraindo as 04 parcelas que recebemos desde Set 2016. As perdas são enormes, pelo menos 20% no periodo.

    Fonte:
    http://www.debit.com.br/indice_acumul.php?indexador=17&imes=03&iano=2012&fmes=01&fano=2019

  57. Boa noite, tenho 25 anos de sv… sou meio doido, leio tudo! Leio as notícias e todos os comentários, quase nada de novo se apresenta. Quase nada que é postado aqui me intriga ou me surpreende, consigo entender o que e porque as coisas estão acontecendo. Porém tem um fato que foge da minha compreensão, qual é a bronca com os PTTC… Eu os respeito! São senhores que dedicaram uma vida na instituição e mesmo na reserva continuam a ajudar, trabalhando e emprestando seu conhecimento por muito pouco, digo pouco porque o conhecimento acumulado por mais de 30 anos não se mede numa gratificação, acrescento que os que conheci sempre se mostraram cultos, solícitos e educados. Por outro lado, se existem PTTC que fogem desse padrão, o método de escolha é que deve ser revisto.

    1. O único problema que o Exército não tem é com pessoal.

      O PTTC foi pensado para funções de controlador de voo decorrente da grave nos anos 90.

      Destorceram a finalidade e hoje tem PTCC para tudo que é função burocrática de pouca complexidade.

      Minha experiência é diferente da sua: quase todos não querem nada com o trabalho, só salário.

      Se o Exército fosse uma empresa e você que pagasse o salário de todos matéria os PTTC?

      PTTC é um gasto desnecessário.

    1. Galera, gostaria de contribuir com os comentários, sou militar, minha contribuição está em 700,00 com a previdência, digo que após 30 anos c o governo me devolvesse este valor corrigido eu ganharia mais do que a aposentadoria, então o governo não vai pagar minha aposentadoria, só vou retirar um pouco dos juros a cada mês, não é dinheiro do governo eu pago minha própria aposentadoria e ainda sobra p o governo.

  58. São milhares de militares na ativa e na reserva e só temos duzentos e poucos comentários sobre um tema importante como a reforma da previdência que querem nos enfiar goela a dentro! Até para comentar no site, anonimamente, o pessoal tem medo! Entendem porque somos tratados como lixo por sucessivos governos? “Os fortes fazem o que podem fazer e os fracos sofrem o que devem sofrer”

  59. Se este site fosse inundado, por milhares de comentários, os governos teriam a certeza de que estamos descontentes…mas como poucos dão “a cara a tapa” parece que está tudo bem para o governo…

  60. Senhores !!!

    A muito tempo a tropa é sacaneada e nunca a inflação é reposta integralmente. Veja o histórico:

    O reajuste escalonado tem nos prejudicado muito e foi inventado em 2005 pelo PT (Partido dos Traidores) e virou moda, nos lascando, pois não repõe NUNCA as perdas do periodo.
    – 2005 => 3 vezes semestrais
    – 2008 => 6 vezes semestrais
    – 2012 => 3 vezes anuais
    – 2016 => 4 vezes semestrais/anuais até Jan 19.

  61. Absurdo…. Como sempre vai sobrar para os praças…

    Quero ver “subao” com 60 anos nas costas, encarregado de material, prestando continência para R2 e as vezes levando até “esporro”….

    Nós devolvam o que nos foi tirado, é simples assim…

  62. Pessoal anota aí: 60 anos – 100%, 55 anos – 90%, 50 anos 80%, 45 anos – 70%. A viúva receberia apenas 70% e 10% por cada dependente. Isso é tudo pessoal, um abraço Tiozão. Não posso revelar a fonte.

  63. Tenho sérios problemas de coluna, problemas de joelhos, e lesão na medula, lutando para ser reformado. Também entrei na justiça, estou aguardando. Meu amigo, 45 anos de serviço proporcional a 60 anos é acabar com os praças. Lamentável, querem arrombar com os militares em geral.

  64. Meus amigos, ser militar hoje no Brasil é um sacerdócio, somente aqueles que gostam ficam, muitos saem pois não aguentam viver num sistema que exige dedicação exclusiva, não podendo ter outro emprego,sou militar da reserva da FAB dediquei 30 anos de minha vida, voando dia e noite, sol,chuva transportando cargas de todo tipo, inclusive autoridades dos poderes executivo e legislativo e sempre procurando evitar o erro, pois vidas humanas estavam em jogo. Em se tratando de Salário hoje somos a categoria dentro do serviço público com menor salário inicial e ao final da carreira é que venha o problema temos que trabalhar ainda para melhorar o salário, somos movimentados durante toda vida na ativa e ao ingressar na ativa venha o problema moradia e o local. Não temos hora extra,FGTS, adicional noturno e exclusivamente total somos militares 24 horas. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo