Militar deve escapar da reforma da Previdência, dizem técnicos do governo

Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Antonio Temóteo
Do UOL, em Brasília

O lobby explícito de integrantes das forças armadas para que os militares fiquem de fora da reforma da Previdência
tem causado desconforto entre técnicos da equipe econômica e em parte da ala política do governo. Num só dia, na
quarta-feira (9), três autoridades militares falaram publicamente contra mudanças.
Tamanha é a força dos militares na gestão de Jair Bolsonaro que alguns dos assessores dos ministros da Economia,
Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, admitem reservadamente a possibilidade de que os integrantes das
forças armadas ficarão de fora da reforma.
“Se a movimentação fosse apenas de bastidor, poderíamos tentar convencer o presidente da necessidade de mudar as
regras que levam os militares a reserva. Mas o lobby é explicito e o fato de o presidente não se manifestar é uma
preocupação maior”, disse um assessor de Guedes.

Silêncio de Bolsonaro causa desconforto entre técnicos
Um assessor de Lorenzoni afirmou que o silêncio do presidente Jair Bolsonaro sobre o assunto traz ainda mais
desconforto entre os técnicos do governo.
“Bolsonaro deixou claro durante a campanha que não era favorável às mudanças nas normas para a passagem dos
militares para a reserva. Mas ainda não se manifestou depois que assumiu o cargo. Esse silêncio é o maior problema e indica que os militares podem ficar de fora da reforma”, declarou.
Parlamentares civis do PSL e integrantes da Secretaria de Governo também estão preocupados com os ruídos. Caso
os militares fiquem de fora da reforma, alguns deles avaliam que o governo pode perder parte do apoio popular que
elegeu Bolsonaro.
“Bolsonaro não foi eleito apenas por militares e seus familiares. O voto em Bolsonaro foi um recado para acabar com
privilégios e benefícios, inclusive de integrantes das Forças Armadas”, disse um parlamentar do PSL.

Categoria tem características específicas, dizem militares
Enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem alertado para a necessidade de que uma reforma seja feita para
reduzir as desigualdades, os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e de Governo, general Carlos Alberto
Santos Cruz, são contra a inclusão dos militares no texto que será enviado ao Congresso.
Santos Cruz disse na quarta-feira haver outras categorias com peculiaridades que devem ser levadas em conta nessa
discussão. “Militar é uma categoria muito marcante, de farda. Militares, policiais, agentes penitenciários, Judiciário, Legislativo, Ministério Público possuem características especiais, que têm de ser consideradas e discutidas”, disse o ministro.
Azevedo e Silva voltou a defender também na quarta, que os militares fiquem fora da reforma da Previdência, durante
discurso na passagem do comando da Marinha, no Clube Naval, em Brasília.
UOL/montedo.com

22 respostas

  1. O futuro não é tão promissor assim. Antes estávamos esquecidos, ninguém nem sabia que existia nossa carreira e muito menos dos nossos privilégios previdenciários, que por sinal está muito bom quando comparados com exércitos operacionais (EUA, UK, França).
    O governo é fraco politicamente ( ministros envolvidos em corrupção) e mais fraco ainda tecnicamente ( generais nomeados para fazer firula).
    O que vai acontecer é o seguinte: A sociedade cívil fará enorme pressão para colocar as FA na reforma da previdência ( o Bolsonaro não foi eleito só com o voto dos militares), logo ele não vai querer perder esse capital político “não militar”, os generais e seus filhos já estão com a “boquinha garantida”, ou seja, sobrará mais uma vez para nós..E se reclamar, ouvirá aquele mimimi de sempre: vai para Cuba!!!

  2. Acho que uma boa barganha, caso se faça necessário, seria ao invés de aumentar o tempo de serviço dos militares, a redução do valor das pensões de maneira análoga ao que já ocorre com o sistema do INSS conforme segue abaixo, de acordo com a faixa etária da(o) pensionista (cônjuge homem ou mulher):

    – Menos de 21 anos de idade – 3 anos de pensão
    – Entre 21 e 26 anos de idade – 6 anos de pensão
    – Entre 27 e 29 anos de idade – 10 anos de pensão
    – Entre 30 e 40 anos de idade – 15 anos de pensão
    – Entre 41 e 43 anos de idade – 20 anos de pensão
    – A partir de 44 anos de idade – pensão vitalícia

    Acho muito mais justo e razoável que os militares em si, o camarada que se ferra no quartel, gozar em vida – seja na ativa ou na reserva – das compensações justas da carreira e, se realmente tiver que mudar algo que isso seja retirado dos pensionistas que de fato são BENEFICIÁRIOS FINANCEIROS com morte dos militares.
    Em resumo, se realmente tivermos que “cortar na própria carne” ao final da batalha da reforma da previdência (se for incontornável), que seja feito então o corte na ‘pelanca’ (gordura) representada pelas(os) pensionistas que, de fato, não foram aqueles que executaram missões, tiraram serviço, cumpriram expedientes emendado com serviço, arriscaram as vidas em missões GLO, etc etc…

    1. Eu também penso assim. O militar merece continuar com a remuneração integral ao passar para a reserva. O pensionista não. E se o militar morre cedo, pior ainda. Não faz sentido o estado ficar bancando-o pela vida inteira. Que o pensionista trabalhe e receba seu próprio salário…

      E acho que isso deveria valer para toda e qualquer carreira.

      1. Pois é…o filho do General não veio pra Força não, está ganhando mais que o pai. E vocês querendo ferrar com os filhos de vocês. Tomem vergonha na cara, que dá tempo.

    2. Deixa de ser ridiculo…militares não devem abrir mão de nada! Somos nós e a forças auxiliares que garantem a governabilidade neste país! Violência, pobreza extrema, concentração absurda de renda! Sem os milicos isto aqui vai pegar fogo! E não adianta comparar o sistema previdenciário dos militares de países como os EUA e o nosso. Eles ganham muuuito melhor! E quando vão para a reserva tem um senhor patrimônio: uma excelente casa, carros na garagem, casa de campo, etc…Aí dá para viver com sessenta ou setenta por cento de seus antigos proventos! Já a milicada no Brasil, se for para a reserva com menos do que ganhava ou se não tiver paridade com o pessoal da ativa, vai passar fome! E é bom lembrar, para a manézada que não enxerga o futuro, que TODOS um dia estarão na reserva!

    3. Tá certo, meu carada. Você vai para a guerra. Porque é para isso que militar existe, sabendo que se você morrer, sábio…Sua família ao vai receber 3 anos de pensão…não é filho de uma dama. Você vai para a guerra, morre, e o Ricardão vai dar pensão para seus filhos…continue pensando assim, batraquio.

      1. Acho que está faltando um pouco de interpretação de texto…percebam que a pensão é para o(a) cônjuge, não é para os filhos. Na boa… cara, toda mulher normal hoje trabalha e ajuda no sustento da casa, vc está tendo um raciocínio de tempo dos nossos avós. Pensão não é herança, herança é o patrimônio é aquilo que vc que vc acumula (compra) ao longo da vida e não uma pensão, um título que deixa por intermédio do Estado. Se preocupe em ganhar um bom salário e formar patrimônio para deixar para a sua família caso vc morra. Ademais, se seus filhos que são os familiares mais importantes – não existe ex-filho, mas existe ex-cônjuge – não fazem jus a uma pensão vitalícia, por qual motivo alguém que poderia um dia ser ‘ex’ terá que fazer jus a um benefício vitalício independente da idade? Qual é a justificativa, por exemplo, para uma jovem de 20 anos em união estável com um também jovem militar ficar recebendo pensão até o dia de sua morte, e pior, recebendo 100% da remuneração sozinha, o que antes se destinava a duas pessoas (casal)?

  3. O UOL desconhece a entrevista de Santos Cruz a Míriam Leitoa, onde disse exatamente o contrário… TODOS devem dar sua contribuição, com a ressalva de que certas categorias têm peculiaridades… O UOL é uma porcaria de fonte jornalística.

  4. Enquanto não for decidido, este zum zum zum vai permanecer! O melhor é aguardar a divulgação oficial do que foi definido e aí poderemos chegar a uma conclusão.
    Precisam encontrar um bom caminho para todos!
    Um grande abraço!

  5. Dizem que militar não tem previdência e não proteção social como dizem nossos cmt. Ou seja, ninguém sabe nada e cada um fala o que quer. E o CComSEX está datilografando um informex sobre o assunto. E falando em Informex onde está ele? É um sistema informativo arcaico que parou no tempo !!!

    Maj Inf 2002

  6. Puxa vida, querer que a pensão por morte do cônjuge militar seja igualada à do INSS é clara demonstração de que a pessoa só pensa em si mesma. Imagina você morrendo e a tua esposa, com menos de 21 anos e já com um filho, tendo que contar com o benefício por apenas três anos. E se ela não conseguir emprego? E caso ela não consiga um onde ganhe menos que o falecido marido? Ah, mas daí o militar já morreu, logo o filho (a) pode passar dificuldade, pois não tirou serviço, não foi pra missão e assim por diante.

    1. Filho, neste caso a criança (menor de idade) será pensionista até atingir a maioridade na forma da legislação vigente, inclusive no regime do INSS.
      Leia atentamente e veja que se trata de pensão para a cônjuge (excluídos os filhos menores). E convenhamos, se uma pessoa, no exemplo dos 21 anos de idade, ficar recebendo uma pensão durante 3 anos e não conseguir se qualificar para arranjar um emprego é porque é muito inútil ou muito descansada.
      Vc preferiria abrir mão das suas compensações na carreira em vida (trabalhar mais e contribuir mais) para, possivelmente, num futuro incerto, deixar um privilégio de 100% e vitalício para o cônjuge que nem se teria certeza que ainda seria seu companheiro ou companheira até o final da vida? Então o Estado deveria manter um pagamento presumindo uma relação marital vitalícia quando se sabe – nos padrões atuais – que as relações conjugais da maioria dos brasileiros jovens de hoje não durará as décadas tal qual das gerações anteriores?

  7. Tem muito assessor tagarela. Querem ficar dizendo tudo para a imprensa.deviam ficar quietos e aguardar as decisões. Que os militares vão contribuir com alguma coisa é certo, só para mostrar, mais uma vez, que são “bonzinhos” demais e devem ceder outra vez.Aumentar a idade para se aposentar é a melhor opção, sem tirar mais grana do soldo.Já contribuem até a morte, e isso, os civis não fazem.

  8. Quando falamos de Brasil não adianta comparar com os EUA, Reino Unido, Japão ou outro país desenvolvido…não cabe comparação! Temos mais de sessenta mil homicídios por ano! Uma quantidade de homicídios superior à de vários países em guerra! Quem dá governabilidade ao Brasil são as forças armadas e polícias. Ah…acham que não é bem assim? Que a nossa democracia e nosso povo é pacífico…imagine uma mísera semana sem a polícia ou forças armadas nas ruas…conseguem imaginar como ficariam as nossa imensas e miseráveis metrópoles? Não acredito ser inteligente deixar as forças armadas e polícias empobrecidas…no colapso quem vai “segurar a onda”?

    1. Pois é dê Férias coletivas para todos o mililares e policiais militares. E veja se daqui a trinta dias isso aqui ainda é um país. Político e jornalista só falam zerda, e ainda sai pagos para isso.

  9. Como alguém que não faz parte da previdência social pode “escapar” da reforma da previdência. Para que os militares fizessem parte da propalada reforma, primeiro seria necessários incluí-los na previdência, sendo assim abrangidos por todos os direitos dos demais, ou seja primeiramente o militar teria que ser reconhecido como cidadão, como todos os outros, visto que hoje pela restrição de direitos e alta carga de deveres, caracteriza-se muito abaixo do cidadão comum.

  10. A pensão deve ser paga a quem trabalhou, tirou serviço e faz jus à ela. Pensionista marido ou esposa tem que trabalhar pra fazer jus a sua pensão, e assim deveria ser com todos, sejam militares ou civis, cofre público não é casa da mãe Joana.

  11. Militar tem que entrar na Reforma da Previdência também. Não é justo uns trabalhar até os 65 pra sustentar o privilégio de determinadas Classes.

  12. Acho que o governo deveria criar uma lei para que uma vez por mês esses paisanas fossem tirar um serviço nos quartéis, com direito a ser preso e tudo, pois eles acham tão fácil ser militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo