O vice que insiste em ser protagonista

Desde o final do regime militar, três vice-presidentes assumiram o comando da República pelo afastamento do titular: Sarney herdou a vaga de Tancredo Neves, que nem chegou a assumir. Coube a Itamar Franco completar o mandato do cassado Color de Mello e, atualmente, Michel Temer exerce a presidência sucedendo Dilma Rousseff. Nesse período, tivemos também Marco Maciel, vice de FHC e José Alencar, de Lula.

Vice não apita
Caráter e currículo à parte, observa-se nesse personagens uma característica em comum: todos exerceram o papel de vice-presidente com a compreensão de não serem – publicamente, ao menos – protagonistas e sim coadjuvantes no tabuleiro político.

Menos, general
Com Mourão acontece o contrário: candidato escolhido na undécima hora, ele fez muitos estragos na campanha de Bolsonaro com sua falta de sensibilidade política, vocalizada diversas vezes em depoimentos inoportunos. Eleita a chapa verde-oliva,  o general segue buscando um protagonismo incompatível  com seu cargo. Menos, senhor vice-presidente. Bem menos.

 

30 respostas

  1. Os professores votaram em massa no pt, fizeram campanha, xingaram quem não é petista, eram os maiorais. os donos de tudo e lula seu rei.
    Agora reclamam de que? que recebam uma palavra de consolo e uma com sola.
    lindfo lindo lindo, como eram arrogantes e donos da verdade.
    quem não era pt era tudo de ruim então ff….

    Rui Costa envia projeto à AL-BA para reduzir gratificações pagas a professores

    https://www.bocaonews.com.br/noticias/politica/politica/223449,rui-costa-envia-projeto-a-al-ba-para-reduzir-gratificacoes-pagas-a-professores.html
    isso é uma beleza

  2. Lembro bem do episódio deste senhor falando aos colegas gaúchos sobre a necessidade de tomada do poder pelo Exército. Resultado #1: tomou pijama ! Resultado #2 : Foi eleito Vice-Presidente (bancada verde-Oliva).

    -Desculpem, mas não há espaço para o ” Eu não sabia”.

  3. A imprensa descobriu no vice uma mina de ouro em declarações polêmicas desnecessárias e que constumam deixar a própria chapa em saia justa. Ou seja, milico é milico em qualquer lugar:sempre dando tiro no pé!

    1. Vice, sempre terá menos holofotes que o presidente, mas o Bolsonaro já prometeu até uma atividade importante para que o general não se sinta uma “estátua”. Não existe mais o capitão, agora é Presidente, Vossa Excelência, quer queira ou não, e é o chefe máximo das Forças Armadas. E um detalhe importante, não é um governo militar, como antes. Se a ficha do general não caiu, vai cair.

    2. General??? Já era meu camarada, agora é apenas o vice de Bolsonaro. Jair Bolsonaro é o Presidente, no meio civil não tem essa de capitão, general, sargento, aqui fora são todos cidadãos, todos iguais, a diferença é que eles foram eleitos para Presidente e Vice-Presidente do Brasil conforme a CONSTITUIÇÃO e o Mourão tem que entender isso senão vai tomar “exporro” todos os dias do Chefe.

  4. Só espero que não esteja torcendo para o Bolsonaro se dar mal sobre essas acusações de assessores e ele assumir. Infelizmente vice não pode ser demitido.Vão ter que se ajustar.Quando aceitou ser vice, já sabia que seria o número dois, apesar de ser general.

  5. Não ha problema algum com o general…agora, onde está a explicação destas denuncias que estão aparecendo…pagamento, funcionaria fantasma…será que ninguém vai dar uma explicação? estou com receio que esta explicação só venha em 2019, e seja uma tipo “era pra comer gente”…Que grande decepção! expliquem! se existe alguma…o motorista sumiu, desapareceu, onde está?

    Queria muito este governo mas, se for uma Maduro de direita, pobre Brasil.

  6. “Só espero que não esteja torcendo para o Bolsonaro se dar mal sobre essas acusações de assessores e ele assumir…”, não duvido. Completamente inexperiente e despreparado. Uma das piores escolhas. Vamos aguardar os próximos capítulos.

  7. Esse vice, fala pelos “cotovelos” acha que está no quartel. Esquece que está no mesmo barco, se este afundar vai junto. Na verdade, Bolsonaro está com uma “batata quente” nas mãos; ou isola-o ou terá fogo amigo. Quem tem um vice falastrão como esse, não precisa de oposição.

  8. Alguém precisa lembrar ao excelentíssimo que ele foi apenas a 5ª opção de Bolsonaro para vice, e só foi escolhido porque não tem como um candidato à presidência concorrer sem ter um vice na chapa,
    O cara passa anos falando o que quer em formaturas e reuniões e sendo aplaudido por uma plateia de baba-ovo, esquece que o meio civil não tem obrigação de ficar batendo palminha pra tudo que ele diz.

  9. Só cego não vê, o Mourão foi colocado como Vice (na força) por ser o preferido dos altos empresários e oficiais generais.
    O afastamento do Bolsonaro será semelhante ao da Dilma. Vão criar um clima de “corrupção”, ridicularizando-o ( o que é fácil, tratando-se do Bolsonaro).
    Os herdeiros da antiga política colonial se alinharão a mídia e vão colocar o Morão no poder, como aconteceu com o Temer.
    Nós, como massa de manobra, apenas viabilizamos o que eles desejam, fazer o quê?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo