Militares no ministério são um risco, diz Nelson Jobim.

Nelson Jobim foi ministro da Defesa (Imagem: EB)

Nelson Jobim, mentor jurídico da Constituição vigente e ex-ministro do STF e da Defesa em parte dos governos de Lula e Dilma, elogiou o marechal Castelo Branco, opinou sobre a intenção de Jair Bolsonaro de colocar militares em seu ministério e analisou o atual quadro político.

Legalismo das Forças Armadas é obra de Castelo Branco
Jobim entende que as Forças Armadas são “absolutamente legalistas” e atribui o mérito ao marechal Castelo Branco, primeiro presidente do regime militar, que minou a participação na política de militares da ativa através de alterações na legislação, a partir de 1965. Os generais de hoje são comprometidos com a instituição e não com a política, afirmou.

Militares no ministério são um risco
O ex-ministro vê a intenção de Bolsonaro de colocar militares em seu ministério como um risco de retorno da politização das Forças Armadas. Para Jobim, ministérios, inclusive o da Defesa, devem ser ocupados por civis. Ele considera que, como técnicos que são, os militares devem atuar na execução e operacionalização das decisões de governo.

Presidente não é imperador
Apesar dos conflitos provocados pelo processo político, Jobim entende que as instituições no Brasil são fortes e não vê risco para a democracia. O presidente não é um imperador -diz- e terá que negociar com o Congresso para governar.

A entrevista de Nelson Jobim foi concedida ao jornalista Daniel Scola, do Grupo RBS e está disponível aqui.

22 respostas

  1. vestiu-se de militar,usou os fardados, e fala isso.
    sem contar q se gaba de ter colocado jabuticaba na constituição.
    cueca suja, isso sim.

  2. Que bom, estamos em uma Democracia, e a opinião de Nelson Jobim, ainda mais sem respaldo para a abalizarpar. Os militares são legalistas, é fato, e não há nada ilegal em colocar ministros militares. Sendo assim Nelson Jobim, muito obrigado por sua opinião. Mas o Presidente eleito faz o que quer, dentro da lei, é claro. Ah…uma sugestão…porque você não se candidata a alguma coisa? Eu não votaria em você…mas quem sabe?

  3. Quando Ministro da Defesa fazia questão de usar o uniforme do Exército, mesmo não sendo militar, visitava unidades militares para ter algum conhecimento sobre o assunto de defesa, pois não tinha noção nenhuma sobre o assunto, e agora quer dizer que os militares não servem nem para o Ministério da Defesa, assunto que estudam constantemente e que demonstraram ter muito mais a contribuir do que estes esquerdopatas que se acham conhecedores por estarem no poder.

  4. Sua opinião foi registrada. Obrigado por nada, passar bem!
    OBS: Mas você adorava usar uma fantasia de marechal, com direito a bastão de comando e insígnia. Recolha-se à obscuridão, junto com sua mediocridade, lacaio petista!

  5. E desde quando a opinião dele tem algum valor? Me lembro como gostava de se fantasiar de milico…kkkk…mais um que será esquecido rapidamente…parte do insólito e triste período petista! Que graças a Deus este ano acabará! Bolsonaro no domingo!

  6. Esse aí foi mais um, entre os diversos espantalhos que tivemos à frente do MD… e quando começou a aparecer fardado completou o circo de horrores… já passou da hora de colocar gente que tem conhecimento técnico dos Ministérios que irão chefiar.

  7. Tivemos por mais de uma década ex-guerrilheiros a frente de vários Ministérios e ninguém achou estranho… por que agora essa conversa de que militar não pode!

  8. É nestas horas que aparecem as suas verdadeiras intenções, ou seja, nunca pensou, enquanto ministro, em resolver os problemas dos militares como ele afirmava.

  9. Tenho admiração pelo Dr. Nelson, mas data vênia, absolutamente desnecessário e impertinente o seu comentário quanto ao militares.
    O maior ‘risco’ que os militares em ministérios poderao trazer, sera o de fazer o País andar sem que os políticos por profissão , encham as burras com o nosso dinheiro.

  10. Civil de farda pode? Entendi! Ministros que se submetem a corrupção, ao interesse próprio afastando-se do comum, pode? As coisas tem que ser sérias. Simples a lei vale para todos, independente se é militar ou civil.

  11. Nelson Jobim não passa de um zero a esquerda portanto o que ele fala cai em descrédito é mais um imbecil que não produz nada!

  12. Concordo plenamente senhor ministro … militares Nunca… jamais devem se intrometer nos assuntos do civis, muito menos em seus governos !!! Assim como o PT tiveram seu tempo no poder e entraram um país pior do que receberam!!!

  13. Por que não fica calado ou melhor, fale a vontade, não vai somar nada mesmo a não ser que com isso deseja mais uma boquinha nos órgãos públicos, claro que sem concurso público, lógico.

  14. O que que vou dizer? Não levo em consideração a opinião dessa peça, desse indivíduo, desse aproveitador, entretanto, já havia opinado sobre este assunto aqui neste blog, não vejo com bons olhos, caso Bolsonaro vença, encher de militares os ministérios, acho de bom tamanho como está, o Presidente, o Vice e ministro da Defesa serem oriundos da vida militar. Não quero de forma alguma um governo militarizado entenda, não falei de governo militar. Temos excelentes talentos neste país que nunca se envolveram com a política e que poderiam ter a chance de contribuir com o país. Já basta os excelentíssimos tratarem as Forças Armadas como seus feudos, com todas as regalias e plebeus a disposição. Minha opinião, se alguém discorda, não me julgue, apenas tente me convencer que está certo.

  15. Como esse texto abalou as minhas emoções, logo partindo desse integrante do PMDB que por sua vez é “muy amigo”, dos militares das Forças Armadas.
    Ficar calado às vezes, ganha-se muito mais.

  16. Abumussab no 6 de outubro de 2018 a partir do 16:42, o PT pegou o país “na pior”?! Quando foi isto? O PT conseguiu, com sua incompetência, ARRASAR com tudo que funcionava no Brasil e ainda estragou mais um pouco. O PT deixou o país de um modo que para ficar ruim ainda precisa melhorar muito. O mau de vocês, petistas, é que nunca admitem seus erros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo