
Luis Kawaguti
Do UOL, no Rio
Cerca de 2.800 militares participam da operação no complexo de favelas do Salgueiro Agentes das Forças Armadas foram recebidos a tiros no início de operação realizada nesta quarta-feira (29) na principal base da facção criminosa Comando
Vermelho na região metropolitana do Rio, o complexo de favelas do Salgueiro – situado em São Gonçalo, à beira da baía de Guanabara. Pelo menos um suspeito ficou ferido devido à troca de tiros com os militares.
A ação envolve 2.800 combatentes, dois navios de guerra, blindados e helicópteros e ocorre quatro dias após as Forças Armadas deixarem o Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, considerado o quartel-general da facção. Os militares haviam ficado na por pouco mais de quatro dias, em uma operação que deixou oito mortos (três militares e cinco suspeitos) em abrangeu também os complexos de favelas da Penha e da Maré.
A operação começou no fim da madrugada. Militares do 1º Distrito Naval usaram uma força tarefa naval composta por dois navios de guerra, 11 embarcações menores (entre elas uma lancha blindada tripulada por forças especiais), 300
militares e 12 policiais federais para cercar uma região de 61 quilômetros quadrados da Baía de Guanabara vizinha ao Complexo do Salgueiro.
O objetivo é evitar que membros do crime organizado fugissem em pequenos barcos e jet skis de uma operação terrestre lançada simultaneamente no complexo de favelas. Segundo o Comando Conjunto, uma força formada por 2.520 militares,
blindados e veículos de transporte de tropas ocupou toda a região. Diferente de ações anteriores, a operação desta quarta-feira tem núcleos de comando não só do Exército, mas também da Marinha e da Polícia Federal.
A região de São Gonçalo é uma das mais violentas do estado do Rio de Janeiro. Ela está na região administrativa da Polícia Militar (AISP 7) que registrou o terceiro maior número de homicídios em 2017 (406), atrás apenas de Nova Iguaçu (544) e
Duque de Caxias (468), segundo dados do Instituto de Segurança Pública. Em relação a roubos de veículos, foi a área recordista do Rio de Janeiro, com 6.195 casos em um ano.
Crimes na Baía de Guanabara
Investigações da Polícia Civil mostraram que as principais facções criminosas do Rio vêm usando a Baía de Guanabara como rota para fugir de uma favela para outra durante operações policiais. As águas da baía também têm sido usadas
para transportar armas e drogas entre favelas controladas por uma mesma facção, segundo o delegado da Polícia Civil Marcos Amim. O Comando Vermelho, por exemplo, controla o Salgueiro, em São Gonçalo e parte da Maré, na zona norte do
Rio – ambas favelas que ficam à margem da Baía de Guanabara.
A Marinha está desenvolvendo um sistema de monitoramento da baía formado por radares e sensores que acionam forças especiais para abordar embarcações suspeitas e reprimir essa modalidade de crime. As Forças Armadas já haviam
realizado grandes operações em São Gonçalo (no Complexo do Salgueiro e no vizinho Jardim Catarina) ao menos duas vezes desde o início da intervenção federal em fevereiro.
Em ambas as ações, em março e em julho, os militares foram recebidos a tiros por membros do Comando Vermelho. Além disso, a região vinha sendo alvo de patrulhamento constante dos militares desde julho.
São Gonçalo foi uma das áreas do Rio onde as Forças Armadas mais se envolveram em tiroteios durante a intervenção (quase 10 episódios), perdendo apenas para a Praça Seca (que teve quase 15 tiroteios). Até agora foram realizadas
cerca de 20 operações de “cerco e investimento”, as ações ostensivas das Forças Armadas em áreas dominadas pelo crime organizado. As ações são consideradas emergenciais e não visam resolver o problema estrutural da segurança pública,
segundo o Comando Conjunto.
O órgão também está divulgando canais para que a população possa fazer
denúncias anônimas. Eles são o telefone 21 2253-1177 e o e-mail ouvidoria.intervencao@cml.eb.mil.br (mailto:ouvidoria.intervencao@cml.eb.mil.br). A intervenção estima que a operação desta quarta-feira abranja uma área habitada por cerca de 1 milhão de pessoas.
UOL/montedo.com
Respostas de 17
Sei que não é possível mas, seria ótimo se os militares levassem na frente das operações esse pessoal que defende jogar “flores” para os bandidos nessas ações e vivem criticando os militares. Ouviríamos só gritinhos de pavor e correria deles. Quando as facções se enfrentam nas comunidades, porque não vão lá com os moradores para dialogar? Obviamente, seriam mortos. Quando os resultados positivos começarem a aparecer, eles vão continuar a criticar, mas a maioria dos moradores da área, não. O problema é a falta de confiança das comunidades nas ações dos militares. Eles já sofrem ha muitos anos com o descaso.
Recebi via mídia social, vídeo onde uma moça jovem negra, moradora de uma comunidade ocupada, sendo agredida por outro jovem negro. O crime? Ela foi vista conversando com militares; o executor do espancamento era seu próprio irmão, obedecendo as ordens do tráfico local o qual faz parte. Não vi nenhuma ONG ou defensores de qualquer outra espécie criticando isso e defendendo a moça…. ou será que as criticas contra os militares é justamente para dar apoio aos traficantes??
Ontem o Bolsonaro encurralou Bonner e Renata !
Enquanto isso o Choque da PMERJ apreendeu mais de 1 tonelada e 6 criminosos presos. Nenhuma morte de policial. Nenhum inocente ferido. Parabéns à PMERJ
Se eles fiasessem o dever de casa direitinho não teriam precisando de ajuda.
Só um ingénuo pra não ver que é só politica. Por falar em dever de casa, como andam nossas fronteiras?
Fronteira é atribuição da PF. Forças Armadas pode apoiar. Forças Armadas não tem poder de polícia. Estudar faz bem.
Aprenda, quem é responsável em impedir a estranha pelas fronteiras de armas e drogas são a polícia federal, Receita federal e a DOF. As FFAA são responsáveis em repelir invasão de outro país ao território nacional.
Naval, gostei do seu português. Deve entender ainda mais de segurança pública.
Vi um filme em qual Vagner Moura, falava q a polícia do RJ é uma das maiores merda q tem …
Um salve para os militares que estão nessa operação! !!
Generais, enquanto as FFAA top top … ))) Na PRF …
Uma das saídas foi bonificar os atuais profissionais que trabalharem voluntariamente durante suas folgas. Para jornadas de 6 horas, a indenização será de R$ 420; e para 12 horas, R$ 900.
Leia mais …
https://www.metropoles.com/colunas-blogs/vaga-garantida/prf-bonus-para-trabalhar-na-folga-a-espera-dos-novos-servidores
Chega ser uma insanidade, depois de tudo que as FFAA estão fazendo para ajudar o estado, ainda vir PMs se achando melhores que os verdadeiros militares. É público e notório que a PM está acuada nessas missões, só estão indo ao confronto por imposição do general interventor e por falta de justificativa plausível. A maior preocupação agora é que as FFAA vão ter de deixar tudo novamente nas mãos da PM e esta não vai conseguir manter a situação. Quanto às fronteiras, meu caro, não é só o EB que poderá resolver por ela ser de extensão continental, aprenda um pouco de Geografia. Nem os EUA conseguiram segurar sua fronteira com o México. Haja soldado para isso! Só com muita tecnologia, e o Brasil não tem. A tecnologia que o povo gosta é somente carnaval, futebol e samba, não é mesmo?
Notório por quem ? Pra quem ? Ontem o Cjpque apreendeu 1 ton sozinho. Efetivo de 50 homens. Sem selfie.Sem vídeo de zap. Sem embuste.Sem baixas. O general interventor nao passa de um fantoche político. Não controla nem seu próprio efetivo.
Se falta efetivo na fronteira, vamos realocar as OMs do interior de SP e DF.
Anônimo no 29 de agosto de 2018 a partir do 14:12 , o CHOQUE PMRJ não fez nada mais que sua OBRIGAÇÃO.
Concordo. E é ótimo saber que eles cumprem suas obrigações sem reclamar de salário. Sem mi mi mi de retaguarda retaguar. Sem embuste no zap. Com eficiência. Sem recursos. Sem um efetivo de 4 mil homens. Sem baixas.Abençoados sejam.
Engraçado, mas o ser humano é muitas vezes mais ignorante que qualquer outro tipo de animal. Vemos as Forças Armadas atuando de modo exemplar e aí vem um bando de acéfalos iniciar debate em quem é o melhor, PM ou FA, iniciando debates desnecessários à causa comum: o combate ao câncer chamado criminalidade. A PM do RJ tem seus problemas? Com certeza, mas também tem unidades que se destacam e são pioneiras em determinados tipos de operações, podendo citar o BOPE e BP Choque, assim como possui militares exemplares e limpos da corrupção. As Forças Armadas tem problemas? Óbvio, pois sofremos também com a corrupção, politicagem, jogos de interesses e a famosa bajulação de superiores (usaria outro termo para este último item), mas também tem profissionais extremamente aptos e que procuram sempre fazer o melhor. Será que em lugar de alimentar rixas e rivalidades não seria mais inteligente que nos uníssemos em busca do objetivo comum? Não, é melhor causar briguinhas tal como moleques em idade escolar. Daí eu pergunto: como se vence uma guerra onde Infantaria se acha melhor que Cavalaria, onde EB quer ser melhor que Marinha que quer ser Melhor que FAB que ser melhor que PM que quer ser melhor que PC que ser melhor que GM? Assim fico difícil!