TSE autoriza pedido de apoio das forças federais em 41 municípios do RJ para as eleições deste ano

Blindados percorreram as ruas da cidade durante eleições em anos anteriores (Foto: Janaína Carvalho / G1)

Pedido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral visa garantir a normalidade e a legitimidade das eleições desse ano. Nas eleições de 2016 as tropas aturaram em 11 cidades do estado.

Por Bom Dia Rio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o pedido de apoio das forças federais em 41 municípios do estado para as eleições de outubro.

Pedido foi feito pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Rio para garantir, segundo ele, a normalidade e a legitimidade das eleições desse ano.

O pedido agora vai ser encaminhado para o Ministério da Defesa, que é quem cuida das ações e planeja as ações das Forças Armadas.

Tropas federais atuaram em 11 cidades em 2016
Em 2016, as tropas já atuaram nas ruas para garantir a segurança das eleições. O esquema de segurança contou com a participação de cerca de 10 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica em 11 cidades do Rio de Janeiro. Além da capital, os agentes atuaram em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo, Belford Roxo, Campos, Macaé, Magé, Queimados e Japeri.

Além de atuar no primeiro turno, as tropas federais permaneceram em cidades que tiveram segundo turno nas eleições municipais.

Os militares, que foram enviados ao estado na Olimpíada, ficaram no segundo turno na capital fluminense, em São Gonçalo, Niterói, Nova Iguaçu, Berlford Roxo e Duque de Caxias.

Blindados percorreram as ruas da cidade durante eleições em anos anteriores (Foto: Janaína Carvalho / G1) Blindados percorreram as ruas da cidade durante eleições em anos anteriores (Foto: Janaína Carvalho / G1)
Blindados percorreram as ruas da cidade durante eleições em anos anteriores (Foto: Janaína Carvalho / G1)
O objetivo do reforço foi garantir a segurança em locais onde a disputa eleitoral está acirrada e em cidades com índices elevados de violência.

No primeiro turno de 2016, 6,5 mil homens garantiram a segurança no Rio de Janeiro. Foi o maior contingente de militares concentrado em um estado. Cerca de 2,5 mil ficaram na região metropolitana do Rio de Janeiro.

G1/montedo.com

Uma resposta

  1. Todos sabem que nas eleições os militares são convocados para trabalhar nas eleições, com isso deixam de votar em seus candidatos. Porque não há Lei permitindo que os mesmo fora de seus domicílios eleitorais possam votar?
    Tem dois candidatos militares, que são deputados será que eles nunca pensaram nisso..? Quanta inoperância..imagina se eleitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo