Rejeição e estrutura fraca do partido afastam aliados de Bolsonaro

Pré-candidato do PSL sofreu novo revés com a negativa do PRP de indicar o vice

O pré-candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro. 04/07/2018 – Daniel Marenco / Agência O Globo

MARCO GRILLO

RIO — A relutância dos partidos em formalizarem alianças com o pré-candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, pode ser explicada, em parte, pela falta de estrutura do PSL e também na rejeição do candidato, que é elevada — 32%, de acordo com a pesquisa Datafolha mais recente. Na terça-feira, após o fracasso da negociação com o PR, a campanha do deputado sofreu novo revés, com a negativa do Partido Republicano Progressista (PRP) para a indicação do nome do general Augusto Heleno ao posto de candidato à vice.

— Acho que a candidatura do Bolsonaro é de alto risco para os partidos se engajarem. É uma candidatura sem estrutura, sem recursos, baseada na persona dele e nos mecanismos alternativos de conexão direta com os eleitores, via redes sociais. É um candidato com altíssima rejeição e o preferido para qualquer outro candidato ter como adversário no segundo turno. Os partidos que fazem esse cálculo não tem muito interesse em estarem próximos ao Bolsonaro, porque podem estar assinando a sentença de morte — avalia o cientista política Carlos Pereira, da FGV/Ebape.

Já o cientista político Ricardo Ismael, professor da Puc-Rio, destaca a “incerteza geral” no cenário eleitoral, o que faz com os partidos adiem as decisões, e aponta que a estratégia de Bolsonaro de privilegiar, neste momento, o contato direto com eleitores, em detrimento das conversas com as cúpulas partidárias pode ser “arriscada”:

— A população brasileira, embora esteja desencantada com partidos, com a política tradicional, também não está mobilizada nas ruas em torno de um candidato, pelo menos não até agora. Não há mobilização tão forte nas ruas e nas redes a ponto de dispensar deputados e senadores que vão fazer campanha e são profissionais na hora de pedir voto. A mobilização fora da estrutura partidária vai ter um peso, mas também não será uma revolução a ponto de imaginar que a sociedade vai ignorar a propaganda eleitoral.

Na última semana, Heleno passou a ser tratado como a principal aposta de Bolsonaro, após o naufrágio da articulação para que o senador Magno Malta (PR-ES) integrasse a chapa. Da mesma forma que os acordos estaduais impediram o avanço das negociações com o partido de Valdemar Costa Neto, as pretensões do nanico PRP nos estados também comprometeram as ambições do ex-capitão do Exército. Coligada ao governador petista da Bahia, Rui Costa, por exemplo, a sigla não quer pôr em risco alianças que já foram costuradas.

Com o naufrágio aparente de suas duas principais apostas, o pré-candidato corre em busca de uma alternativa. Uma delas é a advogada Janaína Paschoal, filiada ao mesmo PSL de Bolsonaro. O nome dela vinha sendo cotado para a disputado do governo de São Paulo, embora pessoas ligadas ao partido no estado acreditem que a advogada prefira concorrer à vaga de deputada.

Bolsonaro afirmou que existe “uma frestinha” para um acordo, que poderia envolver alianças para os cargos proporcionais (deputado federal e estadual) em alguns estados.

— Ainda ficou uma frestinha e talvez esse acordo feche amanhã (hoje)— disse Bolsonaro, que lidera todas as pesquisas sem a presença do ex-presidente Lula.

Para tentar reabrir as negociações, o pré-candidato flexibilizou os termos da aliança e, agora, diz aceitar um acordo para a disputa proporcional, mas isso ainda vai depender dos presidentes das legendas em cada estado.

— Vai depender das perspectivas estaduais. Aqui no Rio, por exemplo, é meu filho (deputado Flávio Bolsonaro), que é presidente do partido, que vai decidir. Acho que não terá acordo aqui. A ideia é que em alguns lugares tenha aliança — explicou o pré-candidato.

No Rio, a notícia de uma possível negociação com o PSL provocou surpresa no pré-candidato do PRP ao governo do estado, Anthony Garotinho.

— No meu caso, seria complicado. Não tenho nada pessoal contra o Bolsonaro, mas nossas ideias são muito diferentes.

O GLOBO/montedo.com

10 respostas

  1. Ser honesto não é receita infalível para ser um bom governante, é pré-requisito mínimo. O porém é quando junto com esse pré-requisito vem uma dose cavalar de arrogância e boçalidade, junto com uma previsível e típica inabilidade em lidar com opiniões contrárias. Não voto nesse candidato, pois sou praça e sei que ele joga no outro time, no que muda nossas carreiras a bel prazer, e não tem consideração alguma, nos considerando burros de carga sem capacidade. Não me representa. Chorem os puxa-sacos, vocês tb não representam a maioria.

  2. Viajo pelo país, e tenho certeza que possivelmente Bolsonaro ganhará no primeiro turno e disparado! Em especial se depender da nossa ajuda! Ele tem mais de 1000.000 de Cabos eleitorais pelo país. Tem as redes sociais que só falam nele. E ainda, tem os comunas que não perdem a oportunidade para criticá-lo, e fazê-lo subir ainda mais no ibope e na aprovação do nome de BOLSONARO Presidente! Ninguém aguenta mais ser enganado, roubado, desvalorizado, usado, vilipendiado no direito, taxado, sobretaxado, roubado por impostos sem limites de forma legalizada, via os fabricantes de leis daninhas ao povo. E ainda: falta emprego, decência, segurança, saúde, moral, dignidade, respeito, patriotismo! O Vice ideal de BOLSONARO e que toda NAÇÃO SE ALEGRARIA: Senador Magno Malta, E SERÁ VITÓRIA!!!

  3. Concordo plenamente com o meu colega, nunca me representou e nunca me representará, bem isso mesmo, joga muito para o outro time e não para o meu. Estou pouco me lixando para os fãs dele, tão pouco para as suas opiniões, eu já tenho a minha e definitivamente não voto nele. Já aguentei tanta coisa nesta vida, se esta ruim hoje, que continue ruim pelos próximos anos, azar. E não venham tentar me convencer que juntos somos mais fortes, nunca foi assim e nunca será, hipocrisia pura, na verdade cada um pensa apenas no seu umbigo.

  4. “ainh, ele não me representa, porque sou praça e ele oficial.” E qual candidato vai representar praça? Ciro gomes? Bolsonaro é nossa melhor alternativa.

  5. Um cara elitista,truculento e sem apoio algum é alternativa em que mesmo? Não conseguiu gerir bem sua própria carreira no EB…e sim, ele está c…para as praças do EB, já viram ele em formatura da EsSA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo