Nelson Marchezan Jr. (PSDB) escreveu ao presidente solicitando também reforços da Força Nacional, que já atua em Porto Alegre desde fevereiro de 2017
![]() |
Fac-símile do ofício enviado ao presidente Temer pelo prefeito de Porto Alegre (montedo.com) |
Paula Sperb
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), escreveu ao presidente Michel Temer (PMDB), na última quarta, pedindo a convocação do Exército e da Força Nacional na cidade para 24 de janeiro, data do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TRF4. Lula foi condenado em primeira instância no caso do tríplex no Guarujá. A Força Nacional, porém, já atua em Porto Alegre desde fevereiro de 2017 por causa da crise de segurança que afeta o Rio Grande do Sul. A operação foi renovada por mais 180 dias a partir de 1º de janeiro de 2018.
Marchezan justificou o pedido a Temer por causa do “iminente perigo à ordem pública e à integridade dos cidadãos porto-alegrenses”. Marchezan também citou a “ameaça de ocupação de espaços públicos municipais pelos diversos movimentos sociais que manifestaram-se nesse sentido”. Além disso, mencionou postagens “propugnadas” em redes sociais, “inclusive de senadores”, que mencionam “desobediência civil e luta”. O MST anunciou que fará um acampamento na cidade, mas
a Justiça proibiu.
![]() |
Nelson Marchezan Júnior (PSDB), prefeito de Porto Alegre (PSDB/Divulgação) |
Nas redes sociais, o prefeito costuma provocar simpatizantes de Lula e do PT no seu perfil no Facebook com textos de “zoeira” nos chamados “decretos de final de semana”. “Se você pertence a certos partidos vermelhos, está proibido formar quadrilha”, chegou a escrever no período de festas junina.
Veja/montedo.com
O prefeito não deveria solicitar primeiramente um reforço policial ao governador?
Exatamente camarada anônimo 4 JAN 18 dás 13:37. Foram extintas as PM e PC do RS?!?! E a GM de Porto Alegre?!?! Tb, foi extinta?!?! ST Mat Bel Turma 1995.
Ainda não saiu o índice de Dez 17 … top… top repetidas vezes.
Cálculo da variação de um período – IPCA (IBGE)
A variação do índice IPCA (IBGE) para o período de 01/03/2012 a 30/11/2017 é 42,3700% (incluso as conversões de moeda)
esse senhor prefeito tá tentando furar a fila, ja tem outros que pediram o apoio do exercito e estão esperando a liberação das tropas. a associação dos catadores de latinhas aguarda o apoio nas operações deste ano dos batalhões de caçadores, as baianas de salvador querem apoio de batalhão logistico para lavar as escadarias, trinta e cinco escolas que fazem aniversario querem apoio das bandas para tocar nas festinhas, alunos da equoterapia querem apoio das tropas hipo. entra na fila porto alegre.
A esquerdalha pira!
É tudo o que os"vermelhos" querem! Filmem tudo! Absolutamente tudo!Uma anarquia completa, com muita confusão e violência são as artimanhas para intimidar a justiça brasileira e depois para agirem como "vitimas" de uma provável ação policial ou ,o que esperam,uma ação militar.Um prato cheio para fomentar a resistência em eleger um militar para presidente!
Simulação de Combate em Santa Maria/Rio Grande do Sul
Exército Brasileiro
E o salário, meu amigo?
Calma Sr prefeito eu ainda nem sai de Natal-RN, e ainda por cima não posso misturar os 2% daqui com os dai??
Mais saúde mais segurança mais educação, blá,blá blá mais saúde mais segurança mais educação etc etc etc.
Sempre o povo caindo nessas mentiras!
no C… do povo: IPVA,Declaração imposto de renda etc etc, até quando? Acorda BRASIL!!!!
O militar sabe…errar pra mais. Se pedisse ao governador poderia receber um não e teria que suportar as consequências dos atos criminosos que os bandidos estão amplamente divulgando pelas mídias. Por outro lado, se o EB não pode atuar em uma situação como esta, de instabilidade, ou porque está no RN ou ´porque o sujeito não quer sair de sua área de conforto, esperando uma guerra que não acontece a 70 anos, e o soldo, mesmo que pequeno, em dia, quando atuará ?
Então, Sr Cmt, se o militar estiver muito cansado do expediente, ou, com cabrito pra fazer, ou, desmotivado pelo tamanho da bariga, me chame que eu vou no lugar dele.Sou da reserva mais ainda tenho força e Amor pela Pátria.
Pelo que me consta e está na constituição federal, quem cuida das áreas e bens municipais é a Guarda Municipal.
A banalização do emprego das forças armadas leva a isso.