Heróis de Guerra: pilotos da FAB mortos na 2° Guerra vão receber homenagem na Itália

PILOTOS-DA-FAB-2-GUERRA-702x336
PILOTOS DA FAB 2 GUERRA
Os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), Capitão Dornelles e Tenente Medeiros, que foram mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial, vão receber uma homenagem da cidade italiana de Alessandria, onde faleceram em 1945. O reconhecimento do município aos combatentes, que acontecerá em abril, ficou acordado após uma reunião entre o o Adido de Defesa e de Aeronáutica na Itália, Coronel Aviador Max Luiz da Silva Barreto, e o Prefeito de Alessandria, professor Gianfranco Cuttica di Revigliasco, além de outras autoridadades e estudiosos.
Dentre os locais onde os pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça foram abatidos, somente Alessandria e Spilimbergo não possuíam cerimônias e homenagens aos jovens oficiais. Spilimbergo realizou a primeira no dia 04 de dezembro e Alessandria realizará a sua primeira homenagem em abril de 2018, provavelmente no fim do mês, próximo ao dia de falecimento do Capitão Dornelles e da liberação da cidade pela Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O Coronel Max explica que outras três cidades onde pilotos da FAB foram abatidos já prestam homenagens aos aviadores: Tarquinia, Livergnano (na província de Pianoro) e Rodano. “Em um primeiro momento, a cidade de Alessandria deverá colocar uma placa no prédio onde ocorreu a queda do avião do Capitão Dornelles, que hoje é uma escola. Também trabalharemos em uma parceria com a instituição, para envolver os alunos”, explica o adido. Ele também destaca a atuação da Embaixada do Brasil na Itália, do historiador italiano Giovanni Sulla, do estudioso Mario Pereira, filho de um militar da FEB, e de Conrrado Andrea, para o sucesso da parceria em Alessandria. “Mais importante que recordarmos nossos heróis, é estabelecermos vínculos duradouros de amizade com o povo italiano, transmitindo aos jovens brasileiros e italianos os valores daqueles pilotos que doaram suas vidas para libertar a Itália”, diz o coronel.
O Segundo Tenente Aviador João Maurício Campos de Medeiros nasceu no Rio de Janeiro e faleceu em Alessandria, em uma missão de combate no dia 02 de janeiro de 1945, após saltar de paraquedas de sua aeronave e ficar preso nos fios de alta tensão da cidade, morrendo eletrocutado. Medeiros voava na ala do Capitão Dornelles e havia destruído seu objetivo antes de ser atingido pela artilharia inimiga.
O Capitão Aviador Luiz Lopes Dornelles foi um dos mais bravos pilotos brasileiros na Segunda Guerra Mundial, abatido na sua 89ª missão de guerra. É paulista e faleceu em Alessandria no dia 26 de abril de 1945.
DEFESA&SEGURANÇA/montedo.com

9 respostas

  1. realmente os italiano reconhecem aqueles que realmente foram e sempre serão dignos do seu respeito, o que não dá para dizer o mesmo deste camarada que se achou o máximo contra os espanhois, “Melhores Momentos” de Renato Gaúcho na Roma em 1988/89…. – Veja mais em http://blogmiltonneves.bol.uol.com.br/blog/2017/12/19/video-de-lances-bizarros-pela-roma-desmente-renato-gaucho-no-confronto-com-cristiano-ronaldo/?cmpid=copiaecola

  2. Enquanto isso, no Brasil dos "tupiniquins", não se sabe nem quem eram os militares. Só se sabe qual foi o time de futebol campeão naquela época, quem fez o gol que definiu etc…

  3. E os nossos heróis permanecem sendo P Vittar, Xuxa, Lula, Tiririca, Luislinda Valois e outras tralhas produzidas por essa "democracia" vermelha. Gen Figueiredo cantou a pedra: a democracia q tanto buscam será marcada pela corrupção, bandalheira, hipocrisia, impunidade. A verdade é que levaremos dezenas de anos, talvez centenas deles, para corrigir essa vastidão de maus exemplos e sujeira.
    Não viveremos para assistir a isso.
    Maj LEONARDO

  4. Ao colega que postou sobre o RGaucho, ainda que esteja um pouco fora do escopo, foi mt feliz. Já havia visto esse vídeo e, mais q isso, assisti ao Gaúcho jogando, na década de 1980. Duas palavras o resumem: fanfarrão e arrogante. Fanfarrão, porque NUNCA jogou bola como acha q jogou – aliás, ele se a acha a personificação da perfeição, kkkk. Ridículo. Um corredor e nada mais q isso. Sequer foi titular da Seleção, em uma epoca d vacas magras de ídolos; jamais poeria se comparar a ídolos nacionais, como Kaka, Careca, Bebeto… Isso porque Romário, Fenômeno e Zico, por ex., estão anos-luz à frente dele, Qto mais se achar melhor q CR7, chega a beira da insanidade.
    Depois, arrogante porque ele se acha o melhor jogador do mindo, o mais bonito do mundo, o mais forte do mundo, e por aí vai. Quem não lembra do Rei do Rio, q insistia dizer q o era?
    RGaucho está na história não como vencedor de alguma coisa, mas, com vtz, como o,maior falastrão que o futebol,brasileiro produziu. Bahhh!

  5. Falar sobre o embusteorio, fanfarrão, falastrão do RGaucho tem "haver" mais do que tem "haver" ocm a sua burrice e ignorância mental, sua topeira, kkkkk

    1. Muito bom militar! Teu odio, tua magoa e toda a atenção que dedica a uma figura pública que nem sonha com tua insignificante existência, certamente, deve estar ajudando muito no teu relacionamento familiar e profissional. Vá se tratar seu doente!

  6. Quando se faz uma comparação entre o respeito que é dado pelo povo americano e em especial, pela mídia americana aos militares americanos com o respeito e atenção dados pelo povo brasileiro e a mídia brasileira a nós, militares brasileiros……….Enfim,o que esperar de um povo e sua mídia que diversas vezes ignoram a nós e ao nosso trabalho e que lembram de nossa existência quando a violência desenfreada e a ineficácia de nossa polícia clama pela nossa presença????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo