Policia prende suspeitos de assassinar subtenente da Marinha na BR 116 Norte
O suboficial seguia do Rio de Janeiro para o Ceará e foi morto no trecho conhecido por “Faixa de Gaza”
Sub tenente Dias talvez não sabia do perigo que é o trecho onde foi abordado |
Uma ação conjunta envolvendo a Cipe Caatinga, 20º Batalhão de Polícia Militar, 4ª Cia de Polícia Militar, prendeu os assaltantes latrocidas que por volta das 20h, de quarta-feira(13), mataram o suboficial da Marinha do Brasil, em tentativa de assalto na BR 116/Norte quando este, em companhia da esposa e filhos se dirigia para o Estado do Ceará. O fato aconteceu entre o contorno rodoviário de Macururé e o povoado de Caraíbas, Município de Chorrochó.
Na caçada aos assassinos, as guarnições de Chorrochó e Cipe Caatinga localizaram e prenderam dois individuos sendo L.H.O.B., menor de 16 anos, e Bruno de Barros Rodrigues, (20), ambos naturais de Cabrobó-PE, município próximo ao local do crime.
Trecho onde costuma acontecer os assaltos fica a poucos quilômetros da divisa Bahia com Pernambuco.
Com os acusados, a polícia encontrou uma carabina CBC de ar comprimido 5.5, um revólver Taurus, calibre 38mm, numeração 654709, touca de cor preta, lanterna, coldre axilar preto, seis munições calibre 38mm intactas, estojos metálicos calibre 7,62mm, celular marca Onetouch, além de R$ 222,00.
O crime
Trecho onde costuma acontecer os assaltos fica a poucos quilômetros da divisa Bahia com Pernambuco Foto: arquivo Raimundo Mascarenhas |
José Vandeglaucio Silveira da Costa, 48 anos, suboficial da Marinha do Brasil, residente no Estado do Rio de Janeiro, se dirigia por volta das 20h, juntamente com a esposa e dois filhos para o Estado do Ceará, e foi morto em uma ação perpetrada por bandidos, quando trafegava pela Rodovia BR 116/Norte (Santos Dumont), entre o contorno de acesso à cidade de Macururé e o Povoado de Caraíbas, Município de Chorrochó, região do Centro Norte do Estado da Bahia.
Segundo informações, o militar teria reagido e até baleado um dos meliantes, porém, na troca de tiros, fora alvejado mortalmente. Os assassinos fugiram, enquanto a família teria feito a remoção da vítima para o Hospital Municipal de Canudos e o fato comunicado ao comando da Cia de Polícia Militar local, que imediatamente repassou a informação para o comando do 5º BPM, em Euclides da Cunha.
Material encontrado com os suspeitos |
O tenente coronel Amon Gomes Pereira adotou medidas que facilitaram a remoção do corpo para o IML de Euclides da Cunha, para necropsia e posterior liberação aos familiares para o translado e sepultamento, mesmo não sendo o local do crime, pertencente a área de atuação do 5º BPM e, sim, o 20º BPM, em Paulo Afonso. O TC Amon Gomes, juntamente com sua equipe, determinou medidas de praxe em relação ao crime ocorrido, especialmente junto à guarnição de Canudos, município para onde fora removida a vítima.
Carreteiro tombou o veículo ao se deparar com galhos de árvore na pista
Carreteiro tombou o veículo ao se deparar com galhos de árvore na pista |
O comandante militar alerta aos viajantes usuários da BR 116/Norte, para evitar, se possível, viajar à noite, principalmente neste período de final de ano, quando assaltantes intensificam ações criminosas, principalmente no trecho entre os povoados de Formosa (Macururé) e Ibó (Abaré), bastante deserto e difícil comunicação, o que facilita as ações criminosas e aumenta o número de assalto a caminhoneiros transportadores de carga, aos ônibus que fazem linha interestadual e a transeuntes do Sudeste que viajam a passeio e tem como destino cidades e capitais do Nordeste.
Em menos de 24 horas, dois assaltos aconteceram neste trecho da BR 116/Norte (Santos Dumont), entre os Municípios de Macururé, Chorrochó e Abaré, próximos aos distritos do Ibó/BA e Ibó/PE, onde de Cabrobó a Salgueiro é conhecido como “Faixa de Gaza”, e muitos motoristas trafegam de arma em punho, pois os assaltos são constantes, principalmente no mês de dezembro, quando aumenta consideravelmente o número de automóveis transportando pessoas da região Sudeste que viajam para o Nordeste para rever familiares ou a passeio.
Aumenta também, os assaltos a ônibus que fazem linha interestadual, além de motoristas de caminhão transportadores de carga, como o que aconteceu na madrugada de quinta-feira (14), no Km 33, município de Chorrochó, quando o motorista profissional Celso Claudemir Konlaraschi, que conduzia um caminhão Scania com um carregamento de madeira, deparou-se com um monte de galhos colocado na pista. Ao tentar desviar da armadilha, foi atacado com dois tiros que o atingiram no braço e cabeça, este de raspão, felizmente. Ferido e assustado, perdeu o controle da direção e o caminhão tombou à margem do acostamento.
A vítima foi socorrida por colegas de profissão que passavam pelo local, sendo levado para o hospital de Abaré, onde recebeu cuidados médicos.
CalilaNotícias/montedo.com
25 respostas
Primeiramente, meus sentimentos à família. Vários casos de militares que reagiram a assalto e foram mortos, não somente das FFAA mas também PMs. Aí vem um descompensado igual ao Bolsonaro dizendo que todo cidadão que quiser ter uma arma pra se defender, poderá tê-la. Ou seja, se quem está habituado a manejar o armamento, em muitos casos, reagem e são assassinados, imagina o cidadão comum que vai comprar uma arma, dar meia dúzia de tiro só pra ter o porte, e sair por aí pensando que é um justiceiro. BOLSONARO PRESIDENTE?? Mais um pra entrar pra lista dos “impeachmados”. E espero que seja rápido pra não dar tempo de fazer muita m&*#@.
Pessoas como o companheiro, anonimo, é fruto do estatuto do desarmamento e da ideologia do bicho grilo paz e amor. Não tem noçao do que é defender sua familia ou morrer por ela. É vergonhoso homens que se acovardam e esperam cordeirinhos debaixo da saia da mulher.Não sao dignos de ter uma familia pois sequer a defenderá numa situação. Entendo que TODOS os MILITARES seja obrigatorio o uso e porte de armas como seu intrumento de profissão e nunca se separar delas. Entendo que todo HOMEM deve defender sua prole, sua propriedade e sua honra. Se todos tivessem armas, morreriam muito pouco homens de bem.Covardes esperam serem defendidos. Falta-lhes hombridade e suas mulheres e filhos correm risco pois não os defendem. A crise é de Homens.
Aconteceu um referendo em 2005 e 65% da população optou pela liberação do direito de defesa. Portanto este direito foi respeitado por um governo corrupto de esquerda, inclusive condenado recentemente p justiça Federal. O resultado foi este; bandidos armados e leis que o favorecem. Eu conhecia a vitima e creio que ele fez o melhor p defender a sua família. Pior seria morrer igual um cordeirinho. Milhares de pessoas morrem sem oferecer resistência. Sou a favor do porte de arma p todo cidadão de bem, se vc que fez tal comentário contra Bolsonaro é porque vc deve estar do lado dos bandidos ou é um covarde, por isso não merece nenhuma cconsideração.Bolsonaro é um patriota ou vc prefere aquele que desarmou a população, o Luladrão.
Não se trata de Bolsonaro justiceiro, nem de descompensado, mas sim de saber fazer uso estratégico da arma no momento e contexto certos, analisando vários fatores como: número de bandidos, horário da ação, noite ou dia, mensurar o risco benefício, como família presente ou não. Enfim é uma situação que demanda pensamento rápido e avaliação do momento. Não é o caso de demonizar o uso da arma.
Quem te disse que ele vai dar porte de arma a torto e a direito cidadão ? Ele disse que vai solicitar a alteração da legislação pra facilitar a POSSE de armas de fogo pelo cidadão de bem, é bem diferente do porte pra andar nas ruas entendeu especialista policiólogo ou militarólogo de plantão, vc deve ser um PTista ou pacifista frouxo e cagão.
Denota-se sua preocupação, justamente ao se esconder anonimamente. Descompensado.
ESTE CAMPANHA SERVIU COMIGO NA EAMCE EM 1991 NA EAMCE. LEMBRO QUE NA EPOCA ELE TRABALHAVA DE EXTERNO . FOI TB MN RC NA EFRN EM NATAL RN.EM SEGUIDA DESEMBARCOU PARA EAMCE ONDE SERVIU COMO MN QSP. DO AMIGO VANDEGLAUCIO SO TENHO BOAS LEMBRANCAS DA EPOCA EM QUE SERVIMOS A MARINHA. MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA. SEMPRE FOI UM MILITAR EXEMPLAR EM SUA CARREIRA.
boa referencia como um militar exemplar. meus sentimentos a toda a familia e amigos. siga em paz meu grande e ilustre amigo. eternas saudades. lembro de vc quando era agregado e eu trabalhava na cpoa dos cabos e marinheiros em 1989 e 1990 na eamce. estara sempre vivo em nossas lembrancas. deus ilumine e te grarde em seus bracos! saudades etrenas de seu amigo!
Para cada policial morto basta matar 10 (dez) bandidos. A policia só prende em casos extremos, infelizmente o Suboficial veio a óbito, mas chamou atenção das autoridades sobre o perigo dessa região. Conte ai como agora a polícia vai atuar nessa região.
Então seria melhor parar de dar carro aos recém habilitados, pois os números de mortos por acidentes de carro e infinitamente superior aos de arma de fogo. O ser humano só respeita o que teme e se o meliante souber que o risco dele morrer ou de seu intento dar errado é maior e que a qualquer momento pode levar chumbo e que a qualquer momento ele pode abraçar o capiroto as coisas mudam. Infelizmente ele morreu, mas morreu com o direito de dedender sua vida. Você acha que os vagabundos dariam uma rosa ou um bj nele depois que o identificassem como mimitar? Meus sentimentos a toda família!
Lamentável pensamentos como os deste indivíduo anônimo. Até concordo que há de se selecionar aqueles que portarão armas no seu dia a dia. Porém simplismente se opor à possibilidade de o cidadão de bem se defender isto sim é loucura. O bandido sem preparo algum, não recebe nenhuma crítica por matar, torturar e barbarizar o cidadão de bem. Em vez de criticar o homem de bem melhor seria criticar a política canalha da segurança pública que não faz nada para combater a farta criminalidade de norte a sul no país.Havendo o porte legal de arma, para cada bandido despreparando teriamos ao menos dois cidadãos minimamente habilitados e unidos no combater ao crime nas proximidades. O bandido sabendo que todos a sua voltam podem estar armado, pensará três vezes em agredir o cidadão. O porte de arma reduzirá o crime simplismente por colocar todos iguais. Concordo, o ideal seria q não houvesse a necessidade de se portar arma, porém na conjuntura atual e até que os índices se mostrem seguros, devemos sim tomar medidas mínimas para proteger o cidadão de bem. Concordo também que o bandido muitas vezes age na surpresa, mas analógicamente ao extintor de incêndio nos veículos onde solidariamente todos contribuem para extinguir o fogo um no veículo do outro igualmente no momento de um crime sempre haveria alguém armado por perto para reagir com mais segurança e unidos todos nas proximidades não permitiriam o sucesso ao menos da fuga dos bandidos. Não defendo nenhum político, mas igualmente Enéas Carneiro, Bolsonaro no momento, é um mal necessário que dispomos para enfrentar essa corja de políticos bandidos que está enraizada no governo do nosso país. Temos que fazer alguma coisa a fim de restabelecer a paz social no nosso país. Pense, leia, pesquise, todos unidos faremos um país melhor. Faça a sua parte!!!
Infiltrado em ação, atacar e desmerecer faz cabeça de quem desconhece a realidade na região.
esta é uma area chamada "poligono da maconha" e pelo que parece possui proteção, muita proteção de quem lá sabe quem.
As prefeituras são petistas e a policia, pobre policia, tem um efetivo decorativo. A prf, responsavel pela vigilancia das estradas federais foi abduzida.
Não só esta região é perigosa, diversas áreas distribuidas pelo Brasil, estão sob o regime do medo.
Isso para não generalizar q todo o nosso territorio esta sob o dominio dos bandidos, do bandido pé de chinelo aos mais altos niveis.
O ataque ao Bolsonaro é sem noção? talvez não.
Descompensado meu amigo é você, pra usar uma armada contra bandidos em legítima defesa, você tem que avaliar várias situações estratégicas, por exemplo: quantos bandidos tem , se é dia ou é noite, se vale a pena o risco, pois os familiares valem muito mais, enfim, não é chegar e sair atirando no calor da emoção.
Ao anônimo das 17 de dezembro de 2017 01:59
Camarada, se você não quer ter seu armamento, tudo bem. Agora, não queira proibir outra pessoa de bem querer ter seu próprio armamento.
É impressionante como existe militar com o mesmo pensamento esquerdista. Muita gente no nosso meio está contaminado.
Infeliz comentário você fez.
Petralha detectado.
Pelo que entendi o S Oficial alvejou um deles no confronto e acho que se evadiram sem levar nada. Se ele estivesse desarmado, poderia estar morto do mesmo jeito e sua esposa e filhos molestados e mortos.alem do roubo. O Homem deve sim ter o direito a sua defesa e dos seus familiares.
Ao anônimo de 17 de dezembro de 2017 01:59 – a culpa é dos bandidos! Não é da vítima do crime, não é da arma do bandido, muito menos da arma da vítima…talvez se o uso de armas não fosse tão restrito, esses animais latrocidas nem tivessem optado pelo banditismo, devido ao maior risco que estaria envolvido na atividade.
Espero, sinceramente, que o bandido baleado pelo militar venha a óbito em decorrência do ferimento, ou ao menos que fique permanentemente incapacitado: isso seria uma mensagem aos seus "colegas" de que as coisas estão mudando e os brasileiros estão repudiando a covardia, então é melhor Jair se acostumando.
Porte de arma não protege ninguém. Quer ter arma? Ok, tenha em casa para proteger sua família. O que tem de valentão aqui querendo andar armado.
Td lugar aparece um esquerdoPaTa,daqui a pouco ele vai dizer que o bandido agiu cert pois é vítima da sociedade,não teve oportunidade,que prender não resolve,que tem que investir em educaçã,que Bolsonaro é facista,que Luladrão é inocente e esta sendo perseguido pelas elites,que Moro é da CIA e etc. Essa tàtica de desinformação é a cara dos esquerdoPaTas.
É bom Jair se acostumando,o mito vem aí.
Este debate é muito importante, assim podemos orientar aqueles que ainda não entenderam como funciona o porte legal de armas para o cidadão de bem: 1. É Verificada toda a vida pregressa do cidadão,nada consta completo, tem que ser ficha limpa; 2. Adulto/a acima de 21 anos; 3. Obrigatório aprovação completa em curso de familiarização no manuseio executar um número mínimo de tiros com a arma pretentida; 4. Adquirida a arma legalmente não poderá porta-la à vista ostentando; 5. Uso exclusivo para legítima defesa sua é de terceiros, uso por arrogância é crime; 6. É crime disparar arma de fogo em via pública sem justa causa, perderá sumariamente o porte da arma; 7. Periodicamente é reavaliada as condições e habilidades e a ficha do cidadão; etc ou seja não se está aqui defendendo o uso indiscriminado da arma de fogo, mas que aqueles que preenchem os requisitos possam se defender e compor um número maior de pessoas portando arma na via pública e com isto coibir as ações covardes de bandidos no dia a dia na nossa sociedade.
Quando é que iremos ter o direito a aquisição de munições,da mesma forma que os civis, guarda municipal, polícias militares, polícia judiciária, polícia federal,PRF e etc,etc,etc… Apresentando apenas o registro da arma,sem precisar se humilhar ao seu CMT pedindo autorização?
Uma solução tem que ser expressa para conter essa marginalidade, principalmente dos poderes da nação.
Nego-me a fazer apologia política num momento em que ainda não assimilei a perda de um amigo.
Maldito será o homem que não defende sua familia.ARMAS para todos!!!