Chefe da Polícia Civil: modo de operar das Forças Armadas no RJ atrapalha sucesso de ações

TS_Exercito_Rio_Foto_Tomaz_Silva_15022017006-850x566
Segundo Leba, a movimentação antecipada das Forças Armadas acaba alertando os criminosos
Tomaz Silva / Agência Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil
Forças Armadas podem estar atrapalhando o sucesso das operações da Força Integrada no Rio de Janeiro. A análise foi feita pelo delegado Carlos Leba, chefe da Polícia Civil. Não que ele não goste da ajuda, mas as Forças Armadas têm um modo de operação diferente das polícias locais.
Carlos Leba admitiu que as tropas estão, de certa forma, atrapalhando no sucesso das operações que se concentram em comunidades com traficantes de drogas e quadrilhas especializadas no roubo de cargas. As tropas, com seus tanques e blindados, se movimentam pela cidade no dia das operações, enquanto, por força de lei, as polícias Civil e Militar só podem entrar nas comunidades para cumprir mandados a partir das 6h.
Segundo Leba, a movimentação antecipada das Forças Armadas acaba alertando os criminosos.
Recentemente, o secretário de Segurança Pública do Estado, Roberto Sá, já tinha dito que preferia ajuda financeiro do Governo do que a presença das Forças Armadas no Rio de Janeiro.
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Jovem Pan/montedo.com

17 respostas

  1. FFAA,saiam fora desta furada!O que espanta é por na conta dos militares o relativo fracasso das operações de combate ao crime no Rio,como se a polícia daqui desse conta do recado.Pediram apoio quase que de forma desesperadora e agora ,de uma forma sutil,chamam os militares de "trapalhões "! Ok seu delegado! Fique com a vagabundagem carioca toda pra vocês!Jamais pedimos pra assumir isso!

  2. Sem dúvida, as operações policiais no Rio são sempre um sucesso, aliás a Policia Civil do Rio é um sucesso e muito competente no combate a criminalidade, basta vermos que lá o crime não se cria, faz-me rir o Chefe da POLICIA CIVIL do Rio de janeiro,lá não existem traficantes, roubo de cargas, assaltos e inumeráveis tipos de crimes diariamente, de hora em hora quiça de segundo em segundo por sua eficientíssima policia civil.

  3. Realmente as operações policias da PC sempre foram coroadas de sucesso. Graças a ela hoje vivemos tranquilamente nessa cidade maravilhosa e tranquila que é o Rio de Janeiro. Ou será que as FFAA atrapalham alguns policiais de receber o seu arrego?

  4. Os programas de TV estão cheios desses delegados que em vez de estarem trabalhando nas delegacias, ficam querendo "aparecer" para depois se candidatarem na política. Um bocado de incompetentes na PC!!! Ganhando para fazerem nada.

  5. Eu morei no Rio de Janeiro,na década de 80.Já naqueles idos,todo santo dia e dia santo, também, a polícia passava na frente da minha casa para ir buscar a propina do dia,na favela do vintém.O último grande traficante preso foi justamente o "Celsinho da Vintém".Quando fizeram uma enorme Operação na favela,seis da manhã,com helicóptero,inclusive, não acharam sequer um cigarro de maconha.Os garotos já sabiam,claro! Prenderam o dito cujo dias depois,num sítio,em outra localidade.Ao ser preso, um jornalista perguntou o porquê do traficante não ter reagido.Ele afirmou,diante das câmeras, que para a polícia não tinha tiros e sim propina.Aí mostrou os depósitos e a nota fiscal do carro que comprara para o comandante do Batalhão de Realengo.O Exército realmente atrapalha qualquer operação policial ,no Rio Maravilha.

  6. Cara,chega a causar espanto um delegado da tão competente Polícia Civil do RJ,afirmar que as Forças Armadas estão prejudicando investigações nas Favelas. Cara,é brincadeira não é? Quanto pagaram pra esse babaca dar esse depoimento? Sem comentários viu . . . Esse depoimento retrata o despreparo desses "profissionais ".

  7. Conhecendo um pouco do Rio de Janeiro como conheço, pois já participei de duas missões por lá, uma em 2012 no Alemão e outra em 2015 na Maré, não era raro, deparar-me com PM de baixa patente, ostentando nas patrulhas e no dia-dia da base, pulseiras e correntes de ouro com espessura mais larga que pulseira de relógio, as quais por certo, com valores que não tenho nem idéia, mas que com certeza, o valor é incompatível com ganhos desses servdores. Entendo as palavras do Delegado Carlos Leba, pois a presença do Exército pode diminuir o lucro dos traficantes em mais de 85% como foi nas missóes em que participei, o que torna um problema para aqueles que se servem das propinas do trafego. Quanto ao Secretário de segurança pública, plenamente compreensível a preferencia por ajuda financeira, pois não se resolve o problema da população de bem, mas enche os bolsos de alguns de indole duvidosa e faltos de carater.

  8. Então se o Chefe de Polícia está reclamando e o Próprio Secretário diz que prefere recursos então Sr Presidente, retire as Tropas agora e deixe esses arrogantes se virarem com seu pessoal, não precisamos provar nada pra ninguém, o Povo conhece o valor da Forças Armadas, quem não valoriza são esses políticos e governantes de merda, agora quanto ao Poder de Polícia que os Militares tem na faixa de fronteira, É só editar um artigo na Lei Complementar nr 97/99 por intermédio de outra Lei o seguinte: " Quando tropas militares das Forças Armadas estiverem realizando Operações De Garantia da Lei e da Ordem por determinação Presidencial, fica automaticamente estabelecido o Poder de Polícia durante o Tempo de duração das Operações" é muito simples o Congresso elaborar e o presidente sancionar, quando querem aprovam coisas na calada da noite com uma rapidez meteórica.
    Ten QAO R/1 de saco cheio do Brasil governado por quem não presta a nível municipal, estadual e federal.
    Obs : Se não fosse a nossa presença no RJ, os empresários de todo o Brasil iam parar de fornecer para o estado devido ao constante e diário roubo de cargas, jogue isso na cara do Governador e das pseudo autoridades do RJ se tiver coragem Sr Presidente.

  9. Sinceramente,
    Ouvir um áudio do Messias Dias, que reflete tudo.
    As Forças Armadas devem agir sem esses corruptos policiais.
    Uma polícia que informa todas as suas ações ao crime organizado e que comanda as milícias, vem um Delegado querer culpar as Tropas Federais?

    Faça-me o favor!

  10. Quebrem logo o sigilo fiscal, bancário e telefónico desse delgado. Alguma coisa tá errada pra ele falar isso. Não preciso comentar mais nada.

  11. O melhor é as FA se afastarem deste problema e deixar a PC e PM do RJ demonstrarem sua competência e resolverem. As FA devem auxiliar no combate ao tráfico de armas e drogas nas fronteiras e nas rotas que levam as grandes cidades, cortando a rede logística, impedindo a reposição. E o carioca tem que aprender a votar. Os recursos federais são de todos os estados e não apenas do RJ.

  12. As Forças Armadas estão atrapalhando, sim. A polícia não pode mais fazer de conta que apreende material do crime; não pode mais entrar nas comunidades para acertar as propinas; escoltar traficantes e bicheiros e receber a mesada. Isso, não estou inventando. É o que já saiu nos noticiários. Estava ótimo antes das Forças Armadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo