General Santos Cruz deve assumir Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

alberto
Ministro da Justiça convida general do Exército para secretaria de Segurança
Carlos Alberto dos Santos Cruz terá que tirar Plano Nacional de Segurança do papel
RENATA MARIZ 
BRASÍLIA – O general-de-divisão do Exército Carlos Alberto dos Santos Cruz deve assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, fez o convite ao general da reserva após um processo difícil para conseguir emplacar um nome no departamento, que desde a saída do ex-ministro Alexandre de Moraes, hoje ministro do Supremo, está sem ninguém na cadeira de titular.
A Senasp ganhou importância especial dentro do ministério após a crise penitenciária e na segurança pública. É a principal responsável pela implantação do Plano Nacional de Segurança Pública, lançada por Moraes no auge das rebeliões com mortes em presídios, registradas no início deste ano.
Gaúcho, Santos Cruz fez carreira em mais de 40 anos no Exército. Comandou as forças militares da missão de paz das Nações Unidas no Haiti, a Minustah, de 2006 a 2009, e da missão de paz no Congo, a Monusco, de 2013 a 2015. Foi subcomandante de operações terrestres em Brasília na sua última função antes de ir para a reserva.
Apesar do currículo, Santos Cruz tende a sofrer resistência em função da falta de experiência para tocar políticas de segurança pública, cuja concepção é diferente de operações da área militar. O papel do titular da Senasp está mais relacionado à articulação com os estados e gestão de políticas que possam ser implementadas com a participação do governo federal.
O Globo/montedo.com

Respostas de 14

  1. Ele merece. Esse excelente militar foi preterido para a promoção à Gen Ex, enquanto outros bananas foram ao posto máximo. Brincadeira isso.

  2. O maior problema do EB, atualmente, é não seguir os princípios constitucionais da moralidade e impessoalidade. Que bom q os paisanos o valorizaram como merece.

  3. É por motivos como esses que os oficiais querem ficar até os 70 anos na ativa, para conseguirem projeção e apoio político para para irem para uma boca boa. Enquanto isso, dependendo do EME e sua genialidade em f…. as praças, a "subcarreira" das FA,ST vai ficar até morrer jogando cal em latrina de acampamento e pagando cachorro quente em formaturas de entrega de boina. Ficar como cel ou general até 65 anos na ativa é mole, quero ver como subão em pé 4 horas de formatura e TAF (não aquele por telefone que os ecemicos e nao-ecemicos fazem por telefone). Hipocrisia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *