Pausa para descanso, que nem o Comandante é de ferro

Sentado, o Comandante do Exército, general Villas Bôas, durante visita de inspeção a Brigada Paraquedista, em 20 de agosto último

De fato, o dia foi puxado…

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));


Visita do Comandante do Exército e Ministro da defesa
Posted by Elidio Ferreira on Sexta, 11 de setembro de 2015

48 respostas

  1. Esse comportamento: sentar no chão diante dos subordinados, almoçar com os subordinados, falar com a tropa, etc, diferencia esse Comandante dos anteriores. Isso é Liderança!!!! Mostra ao subordinado que é igual, que tem as mesmas necessidades e anseios.

  2. Todos cansam das ladainhas de uma FFAA até os cmts, isso até já visto pelas outras FFAA do mundo como embustera e que somente sabe fazer faxina, formatura e papelada. Operacionalidade zero.
    VERGONHA…

  3. Li em uma reportagem, que na visita que fez no 37º BIL ( Lins-SP ), a uns dias passados, ele não falou com a tropa não, contrariando o que diz um comentarista acima.

  4. O nosso Cmt, está pensando nas diárias a receber, que eu, Vc e 99% não recebem.

    Ele tá visitando até CSM, tiro de Guerra e vai acompanhando pelos seguintes militares: Cmt Área, Cmr DE, Cmt RM, Cmt Bda, Cmt AD, e outros generais de Brasilia. E a diária recebidas é a do maior posto na missão.

    No final do mês a tropa se vira com o salário defasado em mais de 30%, pagando aluguel altissimo, etc …

    Vida breve que segue …

    1. Maior posto da missão? Olha, tudo bem reclamar, mas dá uma lida mínima na legislação antes de falar besteira, ok? A diâria é diferenciada entre círculos hierárquicos, e FIXA nestes círculos, não existe esse papo de maior posto. Então, uma breve lida na legislação evita que o companheiro passe vergonha falando do que não sabe neste prestigiado fórum.

    2. Existe algum posto acima do que possui o oficial em questão? Então é vdd o que opinou o colega. Ele recebe sim o equivalente ao maior valor de diária para o posto. Lembrando que se for no RJ ou BSB, a diária é bem mais generosa. É o que diz a legislação que conheço.

    3. Roberto, está errado, pois Cmt EB tem um valor de diária superior aos demais oficiais Generais, porém nem por isto estes oficiais Generais da Comitiva receberão a mesma diária do Cmt EB (maior posto, como disse o primeiro comentarista), assim como os oficiais superiores tb não e assim por diante. Acho que para criticarmos temos primeiro que, pelo menos, sabermos um mínimo do que estamos falando para não sermos desacreditados.

  5. Independente do motivo, faz lembrar o grande general Osório! O hoje patrono da Cavalaria sabia, naquele tempo, que todos somos iguais, possuímos a mesma estrutura fisiológica!

    O sangue humano é vermelho, não possui outra cor.

  6. Sentar no chão é liderança? Você está de brincadeira comigo Anônimo de 13 de setembro de 2015 10:38!
    Quantas vezes já vi oficial punir soldados por estares encostados na parede, quiçá sentados no meio fio!
    Liderança é lutar por uma melhor situação de vida dos subordinados, é compreensão, reflete em qualidade de vida e qualidade no trabalho também.
    Dizer que entende da situação difícil não é liderança, qualquer um vê que está difícil.
    Comer pão com mortadela, falar piada com soldados, sentar no rancho com sargentos…
    Meu amigo, qualquer sindicalista ou político faz isso.
    Jânio Quadros não fazia isso? O que o Lula fez até agora? Não foi isso?
    E você ainda diz que mostra ao subordinado que é igual…
    Ahh sim que são iguais, são mesmo..

    É Cada iludido que vejo neste fórum.

  7. Estou cansado de ver gente elogiando esse general porque almoça com subordinados, porque sorri, porque senta no chão. Por favor. É disso que precisamos? Queremos um comandante que tenha voz ativa para defender sua tropa que está morrendo de fome. Será que não existe um único general capaz de abrir a boca e falar claramente, com todas as letras que sua tropa está massacrada?

  8. Nada de mais isso, afinal ele faz parte da tropa. O que me chama a atenção é a "contaminação" desse "zap-zap". Logo, logo, a presidente vai fazer discurso através dele.

  9. Pronto só porque o Cmt EB sentou no degrau da escada já considerado por muitos aqui como um Cmt diferenciado. Fala sério, como tem gente que se ilude fácil…fácil. Pessoal vamos acordar pra nossa realidade, militares endividados, direitos que foram perdidos e nem um Cmt voltou a tocar no assunto para te-los de volta, pois não querem se indispor com o governo. O verdadeiro líder é aquele que luta pelos direitos dos seus liderados…mostra que comandar e mandar junto…e não ficar por ganhando diárias sem se preocupar com a realidade da tropa! Acordem minha gente! Deixem de se iludir com aparências!

  10. Pode-se dizer que os militares de baixo é que procuram "sarna para se coçar". A partir do momento que cobram postura do Cmt. por ele se sentar na escada, imagina o que o Cmt. pode, então, cobrar dos seus subordinados? Ele poderá exigir até que o subordinado durma de pé. Nos EUA, militares podem até usar guarda-chuva, aqui ficam com a besteira de que “MILITAR É SUPERIOR AO TEMPO”. Já vi um cabo fuzileiro dizer que foi a um açougue comprar filé para um almirante, porque a carne que serviriam no rancho era de segunda e o almirante já era muito idoso e seus dentes já não eram fortes para mastigar carne dura. Pasme, o cabo em questão também já tinha uma certa idade. Parece até piada!!!

  11. Está na hora da Bga PQD parar de embuste e começar a mostrar profissionalismo verdadeiro. Isso começa pelo uso do capacete balístico. Ou será que paraquedista não leva tiro?

  12. Anônimo de 13 SETEMBRO 15 – 17:47h….

    Caro colega, você está certíssimo no que escreveu, mas quando usei essa expressão foi para enaltecer a postura e a demonstração de igualdade do Comandante……Tenho certeza que você nunca viu um Gen Ex se portar dessa forma…..contudo, baseado na sua intervenção, Comandante de verdade deve ser o ENZO.
    Você tem suas razões para criticar……Forte abraço!!!

  13. Crise? Quê crise, alguns não param de viajar. Se existisse crise não estariam viajando tanto. A impressão que temos e que as viajens este ano estão mais frequentes que o ano passado. Xô crise.

  14. Para com isso…..
    Lógico que não é o General….
    Caso fosse no mínimo estaria com ele outros generais, os ordenanças e o próprio cmt da OM.
    Mandou mal…. fake total…..

  15. gente, muita e quanta boboseira.

    o gen em questao pode ser bem intencionado, nao duvido isto.

    ele esta tentando tirar o marasmo que o antigo e ausente comandante tinha.

    é louvavel que va aos quarteis e vale como gente, para gente. porque o antigo nem de cabeça erguida ele andava. tive o desprazer de ve-lo em 4 situações frente e a frente, em anos diferentes e em situacoes diferente. e foi sempre o mesmo omisso de cabeca baixa.

    o gen em questao pode ter bos intencoes, repito.

    mas é preciso muito mais que sentar numa varanda qualquer, almocar num rancho qualquer.

    é preciso acoes concretas.

    voltar nossos direitos surrupiados, pagar a diferenca dos 28%, melhorar e ofertar mais PNR. e por ai vai. precisamos de acao concreta.

    sei que vai aparecer um comentarista engracadinho pra dizer que nao depende so dele, concordo.

    nao depende so dele, mas depende dele principalmente a tomada de iniciativa e dar a cara a tapa, mostrando CONCRETAMENTE o que esta sendo feito em prol da tropa.

    caso contrario ira sair mudo e omisso como seu antecessor.

  16. O caos chegou na Brigada PQDt, estão sem cadeiras por estarem todas quebradas e sem dinheiro para compra de novas é a osteridade das OMs que estão sofrendo com o DES governo…

  17. Ao comentarista de 14 de setembro de 2015 09:58

    Porque ? Tá tudo bem prá vc ? Tá sobrando grana ?

    Vc deve ganhar muitas diarias e completar o seu salario no final do mês, já 99% da tropa se vira nos 30. Fila de PNR por 4 … 5 … 7 anos ou mais … aluguel carissimos, morando no fim do mundo….

    Vc é um grande fingidor.

  18. Ao comentarista de 13 de setembro de 2015 20:01

    SOBRE DIARIAS ..

    Acesse ..

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6907.htm

    DECRETO Nº 6.907, DE 21 DE JULHO DE 2009.

    “Art. 3o ………………………………….

    Parágrafo único. O servidor que acompanhar Ministro de Estado, na qualidade de assessor, fará jus a diária correspondente à de titular de cargo de natureza especial, ainda que na hipótese de que trata a alínea “e” do inciso I do § 1o do art. 2o.” (NR)
    ::::::::::::::::::::::::

    => Oras, se um Cap acompanha o seu Cel Cmt ou um Gen, e não se hospedam e nem se alimentam em quarteis e comem e dormem no mesmo lugar, a diária é a do maior posto. Ou o preço da comida é diferenciada para um e para o outro ?

    1. Bom, vamos lá, didaticamente:
      1) O artigo que vc cita alterou o Decreto 5.992, mais voltado para os servidores civis (tanto que só traz tabela para civis).
      2) Cmt EB não é Ministro de Estado, muito menos oficiais generais.
      3) A diária é diferenciada por círculo hierárquico, e visa ao custeio de alimentação e hospedagem fora de sede quando o Estado não fornece. E, sim, um Major que acompanhe um General vai ter de se hospedar e se alimentar de forma mais modesta. A única previsão é que se o maior posto viajar de avião, o de menor posto/graduação poderá seguir junto, mesmo se para o deslocamento não fizesse jus.

  19. Tá na cara que esse ae não é Comandante do Exército. Fala sério! Existe moral de cueca no EB, mas não me parece o perfil deste Cmt. O cara serviu no tempo da ditadura, uma época bem mais rígida. Isso está enraizado de um jeito na cabeça do militar, que acho quase impossível um general sentar no degrau de uma escada na frente do subordinado. Esse cara ae tá parecendo uma praça velha ou um daqueles coronéis manga lisa. E outra, vamos parar de falar que isso é liderança, que não é não senhor! Em combate é válido esse tipo de atitude, mas em uma visita oficial não combina uma autoridade como ele sair sentando no chão. Pra mim é fake total! Alguém jogou no zap zap que era ele e um monte de gente acreditou!

  20. No 37º BIL ele desceu do palanque acompanhado de sua comitiva, ficou no chão e no sol do meio dia com os demais integrantes do batalhão e falou com a tropa. Ocorre que todos os sargentos foram orientados para esperar a presença do general no cassino, durante o almoço. Ele foi até o cassino, não dirigiu qualquer palavra para os sargentos e deve ter ficado ali uns 30 segundos. Particularmente, isso não não me deu má impressão. Na verdade, não foi uma visita de inspeção, o general só foi até o batalhão porque tinha um compromisso pessoal nas proximidades e ficou claro que ele tinha pouco tempo na agenda.

  21. Quero vee agora o tal Cmt EB Lider…
    diferente dos outros. ….Bla bla bla bla….
    falar no can l " fala Comandante".
    Nos dar a noticia que não haverá aumento em 2016.

  22. Se o cara senta na escada, se banca o simples, todo mundo reclama.
    Se banca o príncipe, reclamam tb.
    Tem uns milicos que, por preconceito, não enxergam que o Cmt seja dado à simplicidade.
    O problema é a falta de crença nos Cmt, em geral. Logo o Cmt EB entra nessa conta.

  23. Ao comentarista de 14 de setembro de 2015 18:38

    => Didaticamente, fim esclarecer aos leitores o assunto diárias ..

    ==> Acesse o mesmo site anterior …
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6907.htm#art8

    Vc já leu ? ==> TABELA DE DIÁRIAS DOS MILITARES ACESSE …
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4307.htm#anexoiii

    Vc já leu ? ==> Leia sobre dárias no dec 4307 ( dos militares )
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4307.htm

    :::::::::::::
    Em tempo: Não seria suprpresa se no meio militar, o acompanhante de posto/grad inferior não estiver ganhando o mesmo valor do último posto. Militar sempre adorou prejudicar-se ou se auto prejudicar, enquanto o civil faz tudo para não se prejudicar, pois são unidos.

    O assessor do Ministro ganha diarias igual a do Ministro. Captou inteligente !

  24. Cara, vc me faz acreditar que os militares realmente não devam receber aumento. Não leu o texto inicial do tópico? Outra coisa: esqueça esse papo de assessor de Ministro, isto é só no MD. Vc deveria ter citado o art. 22 do Dec. 4307, porém há a necessidade de JUSTIFICATIVA para o acompanhante de menor posto/graduação ficar hospedado no mesmo local da autoridade, e isto é raro de ocorrer, salvo quando o acompanhante está fazendo a segurança da autoridade ou quando a cidade seja tão chinfrim que só tenha um hotel. No caso deste tópico, no Rio de Janeiro, pq um oficial superior receberia a mesma diária do Cmt EB? Ele fica alojado no Forte de Copacabana ou qualquer outro que sua diária banque, o oficial superior em qualquer outro dos milhares de hotéis do Rio que a sua diária banque, salvo se JUSTIFICADO que precisa se hospedar no mesmo hotel do Cmt EB (e falando sério todo mundo sabe que milico descola é alojamento num quartel qualquer para economizar as diárias). Entendeu, inteligente?

  25. Esse cmt me convencerá que é um líder quando lutar por salários dignos para os militares, principalmente praças, o resto é papo furado de quem está com o boi na sombra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo