Escolha uma Página
GSI
Dilma mantém equipe do Gabinete de Segurança Institucional

Agência Brasil
General Elito (Imagem: GSI)
À frente do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff, o general-de-exército José Elito Carvalho Siqueira será mantido no cargo. Com 68 anos, dois filhos e quatro netos, o ministro vai continuar chefiando o setor que cuida do assessoramento pessoal da presidente da República em assuntos militares e de segurança.
Ao GSI cabe a segurança pessoal do chefe de Estado, do vice-presidente e de seus familiares, além da guarda dos palácios presidenciais e ações de inteligência federal e segurança da informação. Antes de assumir o cargo, José Elito foi chefe de Preparo e Emprego do Ministério da Defesa. Também comandou a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) em 2006 e 2007, em substituição ao general Urano Bacellar.
O general também foi diretor de Recursos Humanos do Exército, de 2002 a 2004, comandante da Aviação do Exército, de 2000 a 2002, e da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, de 1999 a 2000. Nascido em Aracaju, em 1946, ingressou nas Forças Armadas aos 20 anos e graduou-se mestre e doutor em ciências militares.
Skip to content