Dallari sugere a parlamentares condicionar verba para Forças Armadas ao reconhecimento de violações na ditadura.

Coordenador da Comissão da Verdade afirmou que congressistas aprovam Orçamento, mas que militares não são recíprocos
Pedro Dallari, presidente da Comissão da Verdade (USP Imagens/Creative Commons)
EVANDRO ÉBOLI
BRASÍLIA – O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, sugeriu, mesmo sem ser explícito, que deputados e senadores pensem duas vezes antes de aprovar verbas orçamentárias para as Forças Armadas. Para ele, o Congresso Nacional aprova “substanciosas” verbas para projetos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, mas não há, por parte das forças, qualquer reciprocidade. A reciprocidade cobrada por Dallari é que os militares reconheçam as violações ocorridas durante a ditadura.
– Acho que o Parlamento tem importante papel porque vota o Orçamento desse país e as Forças Armadas têm recebido enorme apoio. Os maiores investimentos ou gastos públicos individuais são com as Forças Armadas. O maior investimento é o submarino de propulsão nuclear, da Marinha. O Parlamento aprovou orçamento substancioso para compra da frota de jatos da FAB, os aviões Grippen. Há investimento também substancioso de recursos para a Embraer desenvolver o cargueiro que irá substituir o avião Hércules. O Congresso vota o Orçamento, mas não há reciprocidade no entanto. O gesto de apoio não está sendo retribuído com o reconhecimento do que houve no passado. Não há contribuição no sentido da reconciliação, que só virá com esse reconhecimento – disse Dallari, que participou de audiência pública sobre o relatório da CNV no Senado, nesta quinta-feira.
Para o coordenador da comissão os senadores e deputados têm uma responsabilidade nisso.
– Há todo momento vemos comandantes militares e o ministro discutindo projetos para as Forças Armadas. É importante colocar na pauta do Senado e da Câmara esse diálogo do porquê as Forças Armadas não reconhecem que houve esse quadro (de violações).
Dallari disse que não está fomentando uma crise institucional.
– Não tenho essa vocação de atear fogo no circo. Sou de família mineira. Mas é importante que aja esse gesto (dos militares).
Ele disse ainda que esse silêncio das Forças Armadas sobre as conclusões da Comissão da Verdade vai ganhar uma “eloquência enorme” e foi além.
– Vai significar que não há por parte das Forças Armadas a convicção que não tenha sido correto fazer o que fizeram.E que pode vir a ser uma alternativa para o futuro na medida que Forças Armadas não entendem que isso não deveria ter acontecido e que não vai mais acontecer. Só assim (com o reconhecimento das violações) vai significar a superação desse período – disse Dallari.
O GLOBO/montedo.com

34 respostas

  1. Esse Pedro Dallari aproveitou ao máximo o tempo em que estava em evidência para se promover. Mais um a se aproveitar por conta da "ditadura". Interessante como essa "dita" impulsiona o bolso e a carreira de tanta gente…rsrsr.

  2. Esse é aquele sujeito que quando sua classe foi convocada para alistamento se encagaçou todo. Todavia, ser soldado era um grande desejo, uma fantasia que sua falta de coragem não permitiu ser realizada. A falta de hombridade foi tanta que não assumiu sua fraqueza e, repassou todo seu ódio àqueles que possuíam a coragem que lhe faltava. Sujeito medíocre!

  3. E eu pergunto:, o que eu tenho a ver com essa comissão da verdade e com a Ditadura. Sinto no meu pagamento o revanchismo desse governo. O meu salário de 3sargento é uma miséria. Me tiraram todos os direitos. Quase todo o funcionalismo público recebe gratificação por tempo de serviço. E o nosso? Estou de saco cheio dessa comissão, das forças armadas, do governo, de toda a politica e do Brasil!

  4. esse senhor é um "piada"…
    Agora que terminou a cagada insiste em "sentar em cima". A declaração desse verme reflete bem o que eles querem para o nosso Brasil.Deveria mandar ele e os nossos politicos com suas familias , amantes e agregados , ocupar o complexo da maré e o PEF lá da cabeça do cachorro no próximo ano. Bando de vermes.

  5. Alguém pode avisar a esse biltre que os generais de hoje eram, no máximo alunos do colégio militar em 1964. Alguém pode avisar a esse desentendido que exigir desculpas aos militares de hoje, na grande maioria nascidos pós 64 é uma imbecilidade. Alguém pode avisar a ele que culpar os militares de hoje por supostas irregularidades do passado, seria o mesmo que imputar a presidente dilma os feitos dos presidentes militares, afinal foram atos da presidência. Isso é como querer prender um neto por crimes atribuídos ao seu avô. Eu já encerrei minha carreira, estou na reserva, ingressei no EB em 1983 como soldado, nasci em 1964. Tenho que pedir desculpas ou ser penalizado pelos anos dos governos militares? E isso que já estou na reserva, imaginem os militares da ativa que ingressaram depois e tem menos idade ainda. Alguém por favor que possa se fazer ouvir, levante essa questão de que independente de ter havido irregularidades ou não, sem levar em conta o juízo de valor, os militares de hoje estão pagando um preço por atos que obviamente não praticaram. Agora querem condicionar as liberações de recursos a uma postura nossa? Será que um desses generais que enfeitaram essa reunião não tem voz para expor nossa condição?

  6. Chefes militares reconheçam!!!!
    Por que não reconhecem???
    Reconhecam que nao dá pra defender as fronteiras porque nao tem muniçap,
    que nao temos avioes decentes para defender o espaço aereo, nao temos navios, submarinos e blindados suficientes….
    nem combustivel para manter funcionado,
    Nao temos verbas para manter em condiçoes condizentes as tropas na Favela da MARE, não somos policia, nao somos empreiteira para construir pontes e estradas, os aeroportos vao parar pois nao tem verba para manter os radares……
    SIMPLES ASSIM….
    pelo menos para quem nao ta nem aí para cargos no governo e STM depois da reserva…..

  7. Caros Brasileiros, principalmente senhores(as), que tem mais experiencia de vidas ou seja viveram "os anos de chumbo" e que eram trabalhadores corretos, pergunto o regime militar foi esse horror todo que "matava e torturava a população toda". Nós militares fomos a pior espécie que habitou o Brasil nesses período, porem e os esquerdista, que matavam roubavam bancos sequestravam embaixadores o que eram, a sim eram "comunistas do bem".
    Agora a CNV se acha no direito, representado pelo seu coordenador de querer fazer com que as forças armadas se submetam a confições extremamente caluniosas e difamatorias, sob ameaças de não aprovar orçamento total para projetos das FA.
    Ora senhores(as) isso é uma piada pois um Pais, onde um cordendor de uma simples comissão, arquitetada desenvolvida, coordenada por maioria esquerdista, tem poderes de ameaçar as FA, tem muita coisa errada, quem sabe esta ai o começo do fim aniquilar as FA e criar uma "força armada" comunista.

  8. Eu não acredito no que acabo de ler. Esse marxista acha que aviões de caça, submarinos, armamentos modernos servem para os militares brincarem? Esse imbecil nunca ouviu o ensinamento: "Se queres a paz prepara-te para a guerra".
    Não Montedo, os vermes comunistas querem colocar as nossas FFAA de joelhos. Ainda não estão contentes com todas afrontas que já fizeram
    Canalhas vingativos, aproveitem, a porteira está aberta.

  9. Não tem jeito, não… Vou morrer e não verei de tudo… Esse sujeitinho trata as FA como se fossem garotinhos que vão ficar sem o presente de natal se não se comportarem direitinho… Ele só esquece, assim como a maioria dos esquerdinhas, que quem perde mais com a falta destes projetos e o Brasil! Ah, esqueci que essas pragas são internacionalistas e estão se lixando pra Nação Brasileira… Eles julgam os outros pelo seu próprio nipe, acham que podem comprar a tudo e a todos… POIS QUE VENHAM ENTÃO, POR AQUI NÃO PASSARÃO!!!!!!

  10. Num post anterior eu comentei minha idade (67). Com meus cabelos brancos, netos e netas com futuros poucos definidos em nossa Pátria, fico a pensar: Para onde caminha nosso velho e sofrido Brasil???
    Que saudades de quando me alistei, anos 60. Como me orgulhava num desfile de 7 de Setembro; a multidão empolgada assistindo e aplaudindo nossas gloriosas FFAA; 5ºA bem engomado; cobertura bem desenhada; sapatos bem engraxados; cabelos e barbas irretocáveis. Era uma festa bonita para os militares e o povo que assistia – Assim permaneci nas fileiras por longos 31 anos. Hoje, com certeza não teria o mesmo orgulho e entusiasmo como outrora.

  11. Chantagem? Isso é uma gritante falta de caráter do ser humano! Eu tenho 38 anos e nao participei da ditadura. Por que eu e os meus filhos temos que pagar por isso?

  12. "Os maiores investimentos ou gastos públicos individuais são com as Forças Armadas". Esse cidadão vive em qual planeta. Não esqueça Senhor Dallari, que estes "investimentos" não são para as Forças Armadas, são para o Brasil!

    Seria muito bom se o mundo não precisasse de Policia, Forças Armadas. Entretanto é utópico achar que o mundo não precisa. Enquanto a pobre humanidade for movida por certos sentimentos, tais como GANÂNCIA, INVEJA, COBIÇA, ORGULHO Etc…Etc.. Não vejo outra alternativa que não seja empregar as Forças Armadas para cuidar das riquezas que o nosso país ainda tem (do jeito que as coisas vão, acho que vai acabar em pouco tempo) Não existe amizade entre nações/países. Existe interesses, acordos e contratos de negócios. Esta é minha opinião

  13. Este cara é um imbecil que não pensa no Brasil e sim em revanchismo ! As Forças Armadas deveria ser mais dura com estes idiotas ! Verbas que entram são usadas para o Brasil e não por ideologias ! Está mais que na hora de mostrar a outra face da moeda a estes canalhas ! Investiguem o outro lado e não deixem que estes abutres se banqueteiem com as carniças Castrenses ! Onde estão os nossos comandantes que não falam nada ?

  14. Alguém tem dúvidas que os generais que aí estão colocarão os rabinhos entre as pernas e como cãezinhos amestrados farão tudoo que Dilma mandar. Está tudo acabado senhores. É sentar e esperar o fim. Nossos chefes não tem vergonha na cara, são capachos de um governo vermelho.

  15. Vejam o que ele falou:
    "- Não tenho essa vocação de atear fogo no circo. Sou de família mineira." Esse Sr. quer transferir a responsabilidade de suas palavras injuriosas para a família mineira.E para piorar, ainda, pede que parlamentares não aprovem verbas para as três Forças,justamente, os militares que estão de "pires na mão" e com os piores salários.sua visão não enxerga o circo em chamas.A suas palavras se traduzem numa fixação mórbida em "colocar de joelhos as Forças Armadas".até quando? Lamentável.

  16. Apesar de você PT, amanha será outro dia. Esse governo apesar de afirmar que não há revanchismo, na prática não é bem isso que acontece. Eles buscam constantemente meios de humilhar e desacreditar as forças armadas, tudo isso, em prol de um reconhecimento que não existe, ou seja, querem que as forças armadas se declarem culpadas por combater os seus atos terroristas e que as atitudes que tomaram foram em prol da "democracia".
    A pergunta é: se esses atos tivessem sido praticados nos Estados Unidos, será que teriam sido reconhecidos como heróis ou seriam punidos exemplarmente?

  17. Não consegui nem continuar lendo essa asneira. Que homem idiota, capacho e laranja do PT. As FA não deram reciprocidades? E, agora, senhores comandantes, o que vão retrucar? Não basta o que as FA fizeram e continuarão a fazer, como serviços do IBAMA, DNIT, FUNAI, FUNASA e polícia? Os que foram citados na CNV estão quase todos de pijamas. E o que a tropa de hoje tem a ver com isso. Uma atitude correta seria processar esse elemento por tentar promover atos contra os militares. Será que vamos ter movimentos de vagabundos tentando invadir áreas militares para distribuição aos bandos? Ele está se achando muito poderoso agora, mas vai passar e será lembrado como um grande idiota. E o vol II da CNV não vai sair? Faltam os nomes dos executados e das ações das esquerdas.

  18. Com a "eficiência" desses investigadores da CNV que estão ressuscitando defuntos e laudos precisos querendo comprovar coisas improváveis, que tal eles irem para o Egito e determinar a causa mortis de Tutancâmon e outras múmias de lá? E, ou, o paradeiro dos Incas ou a procedência dos OVNIS. Para dar emprego, inventam qualquer atividade para despistar o foco principal das falcatruas.

  19. Aê, Montedo, dê uma olhada na notícia do link abaixo que versa ,dentre outras coisas, sobre a possibilidade de extinção da pensão para filhas de militares como um dos cortes do governo a ser proposto pelo novo Ministro Joaquim Levy.
    Até que enfim alguém conseguiu enxergar a IMORALIDADE da tal pensão para filhas de militares, notadamente nos dias de hoje em que as mulheres já ocupam altos cargos no mercado de trabalho e inclusive no Governo.

    http://oglobo.globo.com/economia/medidas-de-ajuste-fiscal-devem-ser-anunciadas-nesta-semana-14843571

  20. Não se preocupem companheiros. Logo logo o povo brasileiro, de bem é claro, e que não recebe esmolas deste governo desgovernado, vai virar o ano cheio de dívidas e contas a pagar e vai ver que acabaram-se as festas e o bicho vai pegar pro lado deles, irão levar um choque de 220 volts, acordarão e concluirão que… se não houver manifestos, suas vidas irão continuar a mesma porcaria de sempre. 2015 será o fim de Dilma como presidente e a aniquilação total dos PTralhas, PaTifes, PilanTras e Traidores da Pátria. Escrevam aí que eu sonhei com isso várias vezes.
    Só acontecendo isso para que as coisas comecem a ter um novo rumo.
    A S S I M N ÃO D Á M A I S!
    SE A SITUAÇÃO DO PAÍS NÃO MELHORAR, VOU EMBORA PARA A BOLÍVIA E NÃO QUERO MAIS SABER DE NOTÍCIAS DE NADA REFERENTE AO ESSE PAÍS SEM RUMO, SEM DESTINO E SEM FUTURO. La Paz (BOLÍVIA) me aguardem, que provavelmente vocês terão mais um cidadão foragido de um país onde nada funciona…. só a corrupção desenfreada e a incompetência das autoridades.

  21. O que me salta aos olhos é sobre o entendimento que esse idiota tem sobre Forças Armadas. Ele não sabe que as FA estão servindo nesse exato momento para proteger, nem que seja por meio de disuasão, a ele mesmo e toda sua família. A imbecilidade dos que estão atualmente no poder já excedeu ao aceitável.

  22. Esses Comandantes (Enzo, Sito e Moura Neto, vão sair em janeiro de 2015 segundo as informações deixando as suas respectivas FA de quatro para o governo e as forças de esquerda.

    Eu como sendo um militar da ATIVA posso afirmar para os INATIVOS os e DEMAIS cidadãos vivemos uma era de extremo abandono no Exército, não temos ninguém internamente com autoridade moral sobre a tropa.

    No Exército hoje se for realizada uma pesquisa interna sobre satisfação serão obitidos indices piores que os da Camara e do Senado, militares de todos os postos e graduações descontentes e loucas para irem embora pos não aguentam mais ser comandados por gente sem compromisso com o país e com os seus subordinados, só importa fazer nome para voltar como PTTC ou conseguir um cargo para ganhar um extra na reserva ocupando cargos publicos ou privados.

  23. O problema não são a CNV e nem o Senhor Pedro Dallari, o problema são os Senhores Oficiais Generais que só sabem maltratar e crescer sobre oficiais e praças principalmente.

    Oficial General é cargo politico, portanto Enzo, Saito e Moura Neto agem para impor nas FFAA a visão do Governo Dilma, o erro é acreditarmos que eles são nossos representantes, são sim representantes do Executivo a fim de controlar e manter no cabresto os militares.

    Para esses senhores não passamos de gados fardados e os quarteis uma fazendo onde se divertem.

    Devemos ficar de olho a fim de ver quais serão os cargos esses senhores ganharão como presente após pularem do barco como ratos que são.

  24. ESSE CIDADÃO COM CERTEZA TEM DOIS NEURÔNIOS, E NA HORA DA ENTREVISTA , UM ESTAVA "TORANDO" E O OUTRO "EMBRIAGADO"!!!!! PODEMOS DEFINÍ-LO COM APENAS UMA PALAVRA: MONGOLÓIDE!!!

  25. Por acaso você já viu Bandidos (Assassinos, Ladrões, Traficantes…) criarem um Tribunal para julgar Policiais? Eis a Comissão da 'Verdade', é assim que agem.

  26. Senhores, não culpo esse "rapaz" por essas sugestões revanchistas contra as Forças Armadas.

    Esse "rapaz" pode ser "idiota" e "ridículo", porém está demonstrando essa "coragem" toda de apontar o dedo para os militares porque não tem nenhum LÍDER (?) das Forças Armadas que o conteste, que o peite. Tivesse ao menos um general DA ATIVA (reserva não conta) que o retrucasse com energia e o mandasse de volta de onde saiu, tenho certeza absoluta que ele pensaria duas vezes antes de atacar os militares brasileiros.

    Simples assim.

    P.S.: o leão é o que é, não em virtude de sua juba ou seu porte, mas porque todos os animais sabem que se "mexer" com ele não terão uma segunda chance. Do contrário, até mesmo um coelho o "enquadraria".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo