Tropa da Minustah usa gás lacrimogêneo contra manifestantes no Haiti.

Porto Príncipe – Forças de paz das Organização das Nações Unidas (ONU) atiraram contra uma multidão de manifestantes nesta sexta-feira (12) que exigia uma nova liderança. Há poucos dias, uma comissão nomeada pelo governo recomendou que o primeiro-ministro do país renunciasse ao cargo.
Milhares de manifestantes marcharam pela capital, Porto Príncipe, queimaram pneus e entraram em confronto com soldados e policiais da ONU, que dispararam gás lacrimogêneo. Não há relatos de feridos ou de mortos.
O protesto ocorreu horas antes de um discurso programado do presidente haitiano Michel Martelly, em que seria anunciado o pedido da comissão, que exige um novo governo. O líder deveria ter convocado eleições em 2011 para a maioria dos assentos do Senado, da Câmara dos Deputados e escritórios locais. Em vez disso, Martelly preencheu vários cargos por nomeação.
Em 2013, a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que autorizaria as eleições, mas seis senadores da oposição rejeitaram a medida, alegando que era inconstitucional e que favorecia injustamente o governo.
Funcionários do governo têm reiterado o desejo de realizar as eleições. Os mandatos de dez senadores se encerram em meados de janeiro e o Parlamento será dissolvido, o que significa que Martelly governaria por decreto. 
Associated Press/montedo.com

Uma resposta

  1. (Reenviando, porque o texto anterior saiu com incorreções)

    Ora, se esse governo realmente quisesse fazer um trabalho sério, contar a verdade dos fatos, esclarecer o que realmente aconteceu e por quê aconteceu, para deles tirarmos ensinamentos, então, que buscasse a verdade dos acontecimentos de ambos os lados, com isenção. Que as atrocidades cometidas pelos terroristas e pelos órgãos do Estado fossem igualmente esclarecidas.

    Aí sim, mereceria o nosso aplauso. Fora disso é disseminar o ódio e querer “limpar a barra” dessa cambada de lesa-pátria.

    E a história do outro lado? E as famílias do outro lado? E os 126 brasileiros mortos do outro lado? Essas almas não entram na estatística? Por quê?
    Quer dizer, então, que de um lado só havia demônios e do outro só seres angelicais?

    Por exemplo:

    -Será que o que restou do corpo do soldado Mário Kozel Filho, dilacerado num atentado a bomba em 26/6/68, pelo grupo terrorista ao qual Dilma fazia parte, repousará em paz?

    -E será que a cabeça do jovem tenente da Polícia Militar, Alberto Mendes Júnior, barbaramente dilacerada a coronhadas por terroristas do grupo do Lamarca, em 10/5/70, descansará em paz?

    É UM DESRESPEITO, INACEITÁVEL, AOS MORTOS E AO SOFRIMENTO DOS FAMILIARES DO LADO ESQUECIDO DESSA TENDENCIOSA INVESTIGAÇÃO.

    Reconciliar o país, é esclarecer a verdade de ambas as partes envolvidas nesse triste episódio e não armar esse vergonhoso circo, sustentado pelos esteios da farsa, para promoverem esse maldito socialismo bolivariano disseminador de ódio e cumprirem o que reza o Foro de São Paulo.

    Esse governo, canta democracia aos quatro ventos, mas vive abraçado com a ditadura cubana, com Dilma e Lula lambendo as botas do sanguinário ditador Fidel Castro e seu mano.

    É muito simples: que se relatasse a verdade dos acontecimentos de AMBOS OS LADOS, para, aí sim, serem canonizados como FATOS HISTÓRICOS e não essa farsa sorrateiramente montada, esse vergonhoso circo onde o grande espetáculo é a mentira e os palhaços somos nós.

    É mais uma descarada farsa. Uma mentira monumental, nojenta e vergonhosa, criada, exclusivamente, para semear ódio, dividir a Nação e “limpar a barra” daqueles que, financiados pela então União Soviética, cometeram os mais bárbaros crimes, assassinando cerca de 126 brasileiros a mando de nações estrangeiras, a maioria deles, executados com extrema covardia, tudo para que aqui fosse instalada uma ditadura comunista. Isso é um fato que ninguém pode negar! Sem falar nas execuções sumárias protagonizadas pelos tribunais revolucionários contra seus próprios companheiros de terrorismo, e que hoje figuram como “vítimas do Estado”.

    Está lá escrito em TODOS os documentos apreendidos com os terroristas: O objetivo era instalar uma ditadura comunista no Brasil, o resto é conversa fiada. E mais, além disso, está cheio de depoimentos de ex-integrantes que não deixam nenhuma dúvida a respeito do sinistro objetivo dessa luta armada, felizmente, dizimada pelas Forças Armadas, porque caso contrário, hoje estaríamos prestando eterna adoração ao Comandante Zé Dirceu, o grande astro do governo mais corrupto do planeta Terra.

    O tempo, Senhor da Razão, se encarregará de sepultar essa vergonhosa pajelança nas catacumbas da história.

    Os covardes que se calam, não merecem democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo