Comandante da Marinha: Comissão da Verdade ‘cumpriu o papel dela’.

Almirante Moura Neto afirma que assunto não foi tratado com a presidente durante inauguração em Itaguaí
Comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, ao lado de Dilma – Gabriel de Paiva / Agência O Globo
HENRIQUE GOMES BATISTA
ITAGUAÍ (RJ) – No primeiro evento a reunir a presidente Dilma Rousseff e os ministros militares depois da divulgação do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, disse que a CNV “cumpriu o papel dela”, mas destacou que nem ele nem o governo se debruçaram sobre seu conteúdo ainda. O documento responsabiliza uma série de militares pelos crimes cometidos durante a ditadura.
— A Comissão Nacional da Verdade cumpriu o papel dela. Fez o relatório sobre o qual nós não tivemos a oportunidade de nos debruçar. Então não podemos analisar o que foi escrito — disse o almirante, na terceira vez em que foi perguntado sobre as conclusões da CNV. — A presidente disse que ia ser debruçar sobre o relatório, e estamos esperando isso.
Dilma e os ministros militares foram nesta sexta-feira a Itaguaí para inaugurar o prédio principal do estaleiro de submarinos convencionais e nucleares que a Marinha e a Odebrecht constroem no Rio de Janeiro.
No local, a presidente se encontrou com o ministro da Defesa, Celso Amorim, com os comandantes das três Forças Armadas, com o governador Luiz Fernando Pezão e com Marcelo Odebrecht, presidente da empresa que leva seu sobrenome e que é investigada pela Polícia Federal na Operação Lava-Jato.
Em seu discurso, Dilma não fez qualquer menção à Comissão da Verdade. Elogiou o prédio e afirmou que cada centavo dos R$ 28 bilhões investidos no programa de submarinos é fundamental para soberania do país e a luta por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
— Em um futuro cada vez mais próximo, a força naval brasileira poderá escrever mais um feito em sua história: ter contribuído decididamente para que nosso país integre um seleto grupo de cinco países integrantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas que dominam a tecnologia de construção de submarinos com propulsão nuclear — destacou a presidente, reafirmando seu compromisso com este programa para os próximos quatro anos.
O projeto de submarinos do Brasil prevê a construção de equipamentos convencionais e com propulsão nuclear. Os primeiros submarinos convencionais estão previstos para 2017. Os nucleares, para 2023.
Leia mais.
O Globo/montedo.com

20 respostas

  1. Tem que adular, bajular a mamãezona senão… fishhhhh, a foice corta o dinheiro dos projetos da Marinha. Não é assim que o governo trata as empresas que desjam manter negócios com ele, conforme as investigações do petrolão? Será que ele teria coragem de perguntar quando vai sair o volumeII da CNV? O vol.II teria que constar só os "delitos" das esquerdas.

  2. Comandante da marinha.. .Odebretch… Dilma… A corrupção rola solta e os militares a ver navios! Triste ver um homem ser o representante de uma força tão desmoralizada! To nem ai pra comissão da verdade…tudo articulado. Nem ai tb para as palavras da Dilma, tudo mentira!

  3. O país do "melhor futebol do mundo", do "melhor carnaval do mundo", em resumo, o melhor país do mundo, em todos os setores, hoje processado até por tribunais internacionais por CORRUPÇÃO E ROUBALHEIRA. Um país mentiroso, sem ética, eivado de desonestos, com a metade da população cega, enlevada por promessas vãs de bolsa isto, bolsa aquilo. Uma terra que não consegue construir uma pequena ponte sem enriquecer uma centena de ladrões sem a mínima noção de honradez e caráter. Um país levado a falência por um enorme bando de celerados e malfeitores sem limites que roubam além de muito, muito dinheiro, por anos e anos a fio, sem devolução e sem punição, a dignidade de uma nação. Tudo sob os olhos de um executivo podre, fétido, de um legislativo pusilânime, com raras exceções, e de uma justiça que condena, prende hoje e liberta amanhã, ou porque a lei não presta e é inócua ou porque na maioria das vezes os nossos magistrados são políticos a serviço de um partido abjeto e não juízes. Atualmente, considerando apenas a Petrobrás e sem começar a análise de Eletrobrás, Correios, BNDES entre outras, batemos de longe todas as republiquetas de bananas da América que nosso governo apoia e ajuda incondicionalmente, usando o nosso dinheiro, países comunistas do mundo, ditaduras da África e enfim, um mar de lama que começa a chegar até as Forças Armadas Brasileiras que deveriam ser o último guardião da honra e da dignidade de nosso país. Teremos de fazer um novo país para os nossos filhos e netos. Ou não teremos mais Pátria, Nação, Território e Soberania que já estamos perdendo minuto a minuto a olhos vistos. O TÍTULO AGORA É NOSSO E NÃO NOS TIRARÃO POR MUITO TEMPO: A MELHOR CORRUPÇÃO, O MELHOR CORRUPTO , SEM DÚVIDA, O PAÍS MAIS CORRUPTO DO MUNDO. QUANDO MEDIREM A CORRUPÇÃO NO PLANETA NÃO MINTAM TAMBÉM PARA NÓS. COLOQUEM NOSSO BRASIL NO PRIMEIRO LUGAR, PORQUE OS DEMAIS SÃO CAMPEÕES DE HONESTIDADE PERTO DO NOSSO PAÍS. NÃO SOBRA NEM A DIGNIDADE DE DIZER: AINDA EXISTEM POUCOS MAS COM CERTEZA ALGUNS HONESTOS DENTRO DE NOSSAS FRONTEIRAS. OS DEMAIS ROUBARAM TUDO, LEVARAM TUDO E ESTÃO GOZANDO DA LIBERDADE PARA LEVAREM UMA VIDA NABABESCA, SEM CONHECER AS GARRAS DA LEI, COM O DINHEIRO FURTADO AO POVO E AO BRASIL.

  4. A Comissão Nacional da Verdade cumpriu o seu papel e nós esperamos, almirante, que o MPF-DF cumpra o papel dele, na apuração dos supostos cometimentos de infrações penais e das supostas improbidades administrativas, cometidos por vossa excelência.

  5. A Marinha do Brasil é merecedora de todas as honras e homenagens, mas um militar que ostenta 9 andares de medalhas no peito e nunca esteve numa guerra, não merece meu respeito.

  6. QUANDO OS TRIBUNAIS SUPERIORES SE DIGLADIAM O PRÓXIMO PASSO É AS ARMAS, CLARO? O Superior Tribunal Militar (STM) divulgou nota na qual rebate os “equívocos” e “inverdades” do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV). No texto, a corte militar afirma ter agido com independência e respeito aos direitos humanos durante a ditadura.
    O comunicado do tribunal é a primeira reação crítica de um órgão público às conclusões da Comissão da Verdade. “Se a Comissão pretendia, no tocante à Justiça Militar da União, elucidar fatos daquela época, não cumpriu o seu mister”, diz a nota.
    O relatório da CNV, divulgado na quarta-feira, acusa o STM de agir como “retaguarda judicial para repressão” e de ser “conivente ou omissa às denúncias de graves violações dos direitos humanos”. Diz ainda que os casos de tortura eram omitidos: "Era comum que os juízes proibissem que a tortura fosse mencionada pelos réus, ou, ainda, que a menção indicada por estes fosse transcrita em ata".
    Mas a corte afirma que, na época, a Justiça Militar agiu de forma independente e “assegurou os princípios garantistas e os direitos humanos”. "A Justiça Militar sempre edificou exemplos de independência, coragem, imparcialidade e isenção ao julgar, conforme espelham decisões memoráveis, como a que reformulou a sentença condenatória proferida em desfavor de Luis Carlos Prestes", afirma o comunicado do STM.
    Na nota, o STM também critica a sugestão da CNV de que apenas militares sejam julgados pela corte. Diz que isso “ofende a base principiológica” do tribunal, e argumenta ser “competente para o processo e o julgamento de crimes em razão de sua especialidade, e não em face do agente”. O texto divulgado pelo tribunal usa expressões duras para se contrapôr à CNV: “Entende-se, como inverídicos, injustos e equivocados, os conceitos contidos no relatório da Comissão Nacional da Verdade a respeito da Justiça Militar da União”.
    Veja/montedo.com

  7. Ao anônimo 12:44, dentro da sua idéia, nossa Constituição poderia ser trocada pela Lei de Gerson. É o que a maioria dos brasileiros querem. Diria que uns 3/4 da sociedade a segue. Se tu foi ou é milico, já deve ter visto alguns.

  8. Credo, gente. Eu era pequeno quando ouví falar nessse SUB, o SUBMARINO "ATÔMICO", com apoio da Alemanha. Será que ele vai navegar antes dos homens se mudarem para Marte? Esquiso é, que a Alemanha está fechando todas as suas usinas nucleares . Acho que descobriram algo aterrador ou estão dominando outra fonte mais poderosa.Dizem que desde a época do "bigodinho" da segunda guerra, eles tiveram um "namoro", um encontro com artefatos de outro mundo, aí a disparidade de tecnologia da época.

  9. Ultima perguntinha: Ele é o mais antigo dos três, então, será ele que vai pedir um novo aumento para os militares? Vão mandar ele quebrar coquinho. Não tem dinheiro nem para pagar os bolsas, imaginem para dar aos "herdeiros" dos "torturadores". Mais quatro anos de mizerê e depois lá vem o Lula!

  10. A declaração do Comandante da Marinha de que a comissão nacional da verdade(?) "cumpriu o seu papel" foi de uma infelicidade completa. Primeiro porque a comissão descumpriu a lei que a criou em todos os trabalhos que realizou. Ouviu apenas um dos lados, não apurou todos os fatos, omitiu o tempo da ditadura Vargas, fixando-se apenas no período 1964/1985 e ao final ainda produziu um relatório absurdo. Fez recomendações que não lhe foram solicitadas, "esqueceu-se" de mais de 120 vítimas e enlameou 377 nomes sem qualquer fundamentação. Enfim, ao invés de buscar a reconciliação trouxe a desarmonia. Caberia ao Comandante da Marinha, assim como os seus colegas do Exército e da Aeronáutica vir a público, de imediato, para repudiar a inclusão de nomes de ilustres e ilibados chefes militares do passado. Caso não o façam perdem a credibilidade de líderes perante os seus superiores, pares e subordinados. Poderão até mandar, mas comandar, jamais!

  11. Meu pai certa vez me disse uma frase que nunca mais esqueci:
    -Tu sabes, guri, um homem quando perde a vergonha na cara, perde tudo!

    Se fosse um guri, tudo bem… Mas depois dessa idade, um homem velho, se prestar para desempenhar o papel de sabujo dessa corja lesa-pátria?

    Pelo amor de Deus…

  12. general hoje nas FA é mais um… nem tem prestígio pra nada, quando falam, só defendem seu umbigo ou da família, como foi o caso do Ch do DGP…

    A dignidade dos integrantes das FA estão muito abaladas, e cabe cada um defender a sua… art. 37 do Estatuto dos militares "…a subordinação não afeta de modo nenhum a dignidade pessoal do militar.."

  13. Vejo esta cena e fico triste ao ver um homem se vender por tão pouco, fico mais triste ainda é em saber q ele comanda milhares de subordinados e não dá a minima a eles, se importa mais com seu bens pessoais (materiais), acho q ele esqueceu do que aprendeu no colégio naval e na escola naval!

    A la chasse

  14. E ele não deixa de estar certo… A CNV cumpriu bem o seu papel… O alguém ainda e inocente o suficiente para duvidar dos objetivos para os quais esta foi criada???

  15. Fico meio assustado com a inocência de alguns colaboradores do blog. Acreditaram piamente nas informações da matéria: "Os primeiros submarinos convencionais estão previstos para 2017. Os nucleares, para 2023." Haja visto a estorinha dos caças, e cruzando com o histórico dos investimentos de infraestrutura aqui no Brasil (300% do preço de obras equivalentes la fora, com 30% da qualidade..) da até medo de imaginar o resultado desta aventura nuclear brasileira…

  16. Acho que nenhum oficial general está querendo ser indicado para assumir o lugar de nenhum dos três.Primeiro,vai ter que pedir a "benção" da presidentA e dançar de acordo com a musica que ela determinar mas, acredito, que ainda exista algum macho nas FA que diga e exija da comandante o fiel cumprimento da Constituição e respeito para os componentes das FA. Os que estão lá viraram "anjos de presépio"(aqueles anjinhos na igreja que balançavam a cabeça afirmativamente quando se colocava moedas neles)

  17. Triste ver esse almirante, repleto de medalhas no peito falar isso ao invés de defender pessoas de reputação ilibada como os que já foram ministros Karan e Maximiano. mais triste ainda e ver que não houve nenhuma mobilização da Marinha para defendê-los. Atitude totalmente diferente ao ocorrido em suposta irregularidade amplamente divulgada na mídia por ocasião da compra de seu apartamento de luxo no Rio de Janeiro onde até a própria Marinha emitiu nota em defesa do próprio chefe. vergonha! Excessivo apego ao cargo, da nisso.

  18. Bem senhores, aqui vai a minha contribuição para o salutar debate, além de ser o meu desabafo:

    1. "(…) nosso país integre um seleto grupo de cinco países integrantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (…)": sou apenas uma praça do EB e por isso mesmo não tenho muito conhecimento sobre esse Conselho de Segurança da ONU, mas me corrijam se eu estiver enganado. Todos os cinco integrantes atuais possuem Forças Armadas bem equipadas, capacitadas e adestradas para enfrentar batalhas de verdade nos quatro quadrantes do globo. E o Brasil? Esse pessoalzinho ideólogo de gibi do PT acredita mesmo que poderíamos participar desse conselho com essas Forças Armadas que possuímos atualmente? Isso é ingenuidade ou o quê?

    2. Corria-se o ano de 1985, quando se aproximava a data em que este milico completaria 8 anos de idade, ao ver e ouvir a primeira vez na TV sobre o projeto dos tais submarinos nucleares da marinha;

    3. Independente da coragem que teve para dizer o que disse, e se foi em defesa da própria família, a verdade é que general, chefe de Departamento, não é general que assuste ninguém, pois é general sem tropa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo