Caminhões-pipa são usados para abastecer residência de coronel do Exército em Teresina

Denúncia: caminhões-pipa são usados para abastecer residência de Coronel do Exército
Moradores do Centro de Teresina fizeram a denúncia de que um Coronel do exército identificado como Figueiredo estaria utilizando caminhões-pipa para abastecer a própria residência.
A equipe de reportagem flagrou dois caminhões-pipa na frente da casa do Coronel que fica localizada no cruzamento das ruas Magalhães Filho e Coelho Rodrigues abastecendo a residência, procedimento que deve ser investigado, já que muitos bairros e periferias de Teresina se encontram sem água.
A reportagem entrou em contato com o Coronel Figueiredo e fomos informados que por questão de manutenção ele estava utilizando os veículos para manter a água na piscina que se encontra com problema. E não se pronunciaria porque ia embora em janeiro.
meionorte/montedo.com

21 respostas

  1. Os caminhões pipa sempre abastecem os PNR quando há falta de água e não são só coronéis, mas também, sargentos e demais oficiais… quem sentiu na pele a falta d´água sabe como isso quebra um galhão… essa matéria é coisa de IVO…

  2. pode não ser ilegal, porém é imoral. usar mão de obra pública, em prol de benesse própria, sem resultado util a uniao é passivel sim de denuncia e apuração. por esse tipo de pensamento que nada muda nesse circo.

  3. Pior do que a má intenção da denuncia, é a resposta. Se a casa do oficial está sem água e o EB tem o caminhão pipa, não acredito que seja contra lei usá-lo.Existe formas mais cordiais para se dar uma resposta para uma denuncia maliciosa. Se está faltando água na cidade, a culpa nem a responsabilidade é do EB. Existe prefeitura e órgãos Estaduais para resolverem isso, que por sinal os senhores vereadores e deputados ganham muito bem para trabalharem pela população. Ser SEVERINOS dá nisso.

  4. O fato de tratar-se de um PNR não implica em admitir que recursos do Exército devam ser dispendidos para resolver problema de ordem particular do citado Coronel.
    Se ele está sem água, que CONTRATE um serviço de carro-pipa ou acione a empresa que abastece a região, como qualquer cidadão comum faz.
    Se tal linha de raciocínio for aceita – tudo em prol do PNR – teríamos justificativas para colocar soldados como seguranças nas residência, teríamos soldados como porteiros dos prédios PNR, teríamos soldados como faxineiros nos PNR, etc, etc.
    No caso citado na matéria, seria o mesmo que em havendo falta de luz no PNR o Coronel se utilizasse de um gerador e óleo diesel do quartel para fornecer energia para a sua casa. A diferença é que o bem utilizado privadamente pelo Coronel foram os carros-pipas e a água que certamente não foi paga por ele.
    Depois querem criticar o Soldadinho que adiciona legitimamente mais uma condução na declaração de AUXÍLIO-TRANSPORTE para não ter que andar à pé de madrugada até o ponto de ônibus distante 2Km da sua casa.

  5. Anônimo 1 de dezembro de 2014 18:09,
    Por que não averia problema em se tratar de PNR???
    Por uma acaso os militares residentes em PNR recebem o abastecimento gratuitamente?

  6. O problema é que a água vem de dentro do quartel e é custeada com dinheiro da união, nossos impostos, e para manter uma piscina!!! tem que ser investigado e, no mínimo ele pagar aos cofres públicos pelo enorme consumo, pois cada caminhão pipa leva até 8mil litros de água e já era a quarta ou quinta vez que foi os dois caminhões, faça os cálculos!!!!!

  7. Se trata do PNR do comandante do batalhão, ou seja: Não há irregularidade alguma. As pipas assim como a água também são do Exército que apenas estava manutenindo uma residência funcional.

  8. É impressionante como reportagens veiculadas aqui – em q pese haver mais q informam do q denigrem – vêm com o intuito barato de manchar mais e mais a imagem da Força. Pelo jornal paisano é compreensível pois quer vender, por isso a reportagem. Mas postagem em um espaço q deveria preservar, não compreendo.
    Não defendo esconder mazelas, problemas ou ações desonestas, mas não veo vantagens veicular notícias q não sejam melhor filtradas.
    Maomé já dizia q grupo dividido é grupo dominado, e qdo vejo postagens assim só vejo nosso grupo mais ainda dividido.
    Até creio – não conheço o Montedo pessoalmente – q tal veiculação não seja deliberada, mas não vejo juízo de valor, e, uma vez postadas aqui – espaço público -, vêm os arautos da justiça engrossar a lista de descontentes e divisão do grupo.
    Diferentemente do q o colega acima afirmou, não há, smj, ilegalidade e imoralidade algumas na questão. O PNR pode, sim, receber água oriunda de caminhões-pipa, pois se trata de residência oficial, funcional. A imoralidade, se há alguma, é abastecer a piscina, haja vista a falta de água existente na cidade, mas, ainda q seja, não seria ilegal. Conheci mts PNRs em vilas militares – oficiais e praças – q eram abastecidos por caminhões-pipa, e nunca vi ng reclamar por isso. Como se trata de oficial, mais ainda, de um comandante de OM, aí a reportagem tendenciosa.
    Maj QCO Leonardo

  9. Suposto Maj Leonardo,
    A água da qual o Cel ou qualquer outro militar tem direito a utilizar em PNR é a fornecida pela companhia de água.
    Se a água que enche o caminhão pipa é do quartel, cuja conta é paga com dinheiro da população com o intuito de manter o quartel.
    O PNR, apesar de ser da União, não pode ter sua despesa de água, luz e telefone pagas com a receita dos quartéis, pois seria o mesmo que o quartel fazer uma "gato" no encanamento ou na luz para fornecer ao militar morador do PNR. A diferença é que a água neste caso está sendo desviada através do uso de carro-pipa, o meio é diferente, mas o resultado final é o mesmo do se tivesse feito um "gato".
    Todo PNR, é, lato senso, funcional, pois todo aquele que o ocupa – em condições legais – o faz em função de ser militar ou servidor público civil. Então o fato de ser o PNR do Cmt em nada muda a figura do USO DE ÁGUA PAGA COM RECURSO PÚBLICO PARA FINS PRIVADOS. Pois o PNR é funcional, mas a água que o abastece serve ao cidadão militar que ali reside e sua família, a água que deve servir ao Coronel é a do seu Batalhão, quando em expediente.

  10. Não importa se é PNR, quem pagou o combustível que foi gasto, o motorista, ele está usufruindo do patrimônio público é errado, pede a ele para colocar um pipa na sua casa, caso resida em PNR tambem para ver a resposta. Vamos deixar de hipocrisia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo