RJ: Exército deve permanecer na Maré em 2015.

Estado pede de novo que Exército continue na Maré
Prazo para permanência dos militares no conjunto de favelas acaba 31 de dezembro

VANIA CUNHA
Rio – Pela terceira vez, o governo do Rio pediu ao Executivo federal a prorrogação da permanência das tropas do Exército no Complexo da Maré. A nova solicitação foi feita semana passada pelo governador Luiz Fernando Pezão, já que o prazo estabelecido para que a Força de Pacificação fique no conjunto de favelas expira em 31 de dezembro. Quinta-feira à noite, outra pessoa morreu na favela, onde ainda há constantes tiroteios com a resistência de bandidos pelo controle da venda de drogas. Segundo fontes ligadas ao governo do estado, Pezão pretende adiar a saída do Exército até junho. No dia 5 de abril, a ocupação da Maré vai completar um ano.
O primeiro pedido de socorro ao governo federal feito pelo então governador Sérgio Cabral, em março, se justificava pela proximidade da Copa do Mundo. A Polícia Militar não tinha na época efetivo suficiente para ocupar a Maré, que fica na rota de passagem das delegações entre vários hotéis e o aeroporto internacional.
No entanto, quase um ano depois da intervenção federal sob regime de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a prorrogação do prazo de permanência da Força de Pacificação se dará com a mesma justificativa: apesar das formaturas de novos soldados, ainda não há efetivo suficiente para a substituição do Exército e instalação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) na região.
Pelo plano da Secretaria de Segurança Pública, serão quatro sedes com 1.500 policiais. Apesar da presença dos quase dois mil homens do Exército, Fuzileiros Navais e PMs que apoiam a Força de Pacificação, os moradores ainda vivem sob clima de medo causado pela disputa do território entre facções rivais e da ousadia dos criminosos que não aceitam a presença dos militares.
Por volta das 19h40 de quinta-feira, um homem não identificado morreu ao dar entrada no Hospital Estadual Getulio Vargas, na Penha, depois de ser socorrido por soldados da Força de Pacificação. Segundo militares do Exército, moradores da região conhecida como Faixa de Gaza, entre as favelas da Nova Holanda e Maré, acionaram uma patrulha que passava pelo local para socorrer a vítima, que foi alvo de vários tiros. O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso) e a Divisão de Homicídios (DH) da Capital vai investigar o crime.
O Dia/montedo.com

4 respostas

  1. A tropa está desmoralizada no Alemão…traficantes zombam da tropa o tempo todo e instigam os moradores a fazerem o mesmo sob forte ameaça. E o maior absurdo são as ordens do comando da operação de ignorar as provocações ao invés de prender quem está desacatando a tropa. Enfim, é uma ocupação de "festim" que só está servindo para desmoralizar a tropa perante a comunidade. FAs não foram criadas para ocupar favela. Alguém por acaso sabe informar qual o destino da Força Nacional de Segurança onde foram gastos alguns bilhões para criar e equipar essa "tropa fantasma"? ela sim deveria estar lá. E as polícias do
    RJ, por onde será que andam?

  2. Cumprindo missão que deveria ser cumprida pela Força nacional com certeza, recebendo 2% ao dia( que o imposto de renda leva seu percentual automaticamente), e tendo que ignorar as provocações, FESTIM, E O ESTADO QUE DEVERIA FAZER SEU PAPEL E LEVAR PRA FAVELA O QUE O POVO PRECISA, "NEM AI" !!!!! DEVOLVAM O PAÍS AOS ÍNDIOS E PEÇAM DESCULPAS!

  3. Isto é um absurdo! O EB virar polícia do Pezão, ajudando Cabral a elegê-lo! E os traficantes estão forçando a barra para criar um incidente de graves proporções, arrumando um cadáver, de preferência de uma criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo