Um sonho petista: “Exército deve ser leal ao partido […] e não ao Estado”, afirma presidente da China

China reafirma controle do Partido Comunista sobre o exército
Exército chinês: lealdade ao Partido Comunista (AP)
O exército chinês deve ser leal ao Partido Comunista e não ao Estado, afirmou de maneira direta o presidente Xi Jinping, ao recordar que o “partido manda sobre as armas”.
Nos últimos anos foi abordada a questão da lealdade do exército à nação e não ao partido único (o que no país é chamado de ‘nacionalização’), mas Xi deixou claro que o tema está fora da agenda, em uma reunião de dois dias na província de Fujian (sul).
“Devemos reconhecer profundamente o importante papel do trabalho político na construção do exército e apontar para as próximas gerações as grandes tradições forjadas com sangue por nossos ancestrais”, declarou Xi Jinping, segundo a agência oficial Xinhua.
A imprensa estatal criticou a ideia de que o Estado controle o exército com um editorial no jornal das Forças Armadas.
O presidente prometeu ainda manter a campanha contra a corrupção nas Forças Armadas, poucos dias depois de Xu Caihou, ex-número dois do Exército de Libertação Popular, com 2,3 milhões de soldados, ter confessado aos promotores que recebeu subornos para conceder promoções.
Para Xi Jinping, chefe de Estado, das Forças Armadas e do Partido Comunista Chinês, ainda falta disciplina no exército e a supervisão dos oficiais é muito ‘leve’. O presidente considera que o sistema de vigilância dos comandantes militares tem falhas.
AFP/montedo.com

7 respostas

  1. Eu seria leal ao partido se me pagassem bem. Daqui de baixo, só observando, posso ver os exemplos de cima. São bem remunerados e, por isso, leais ao partid… ops… Estado.

  2. E tem coisa pior.Em documentário na TV paga,assistí sobre casos de sequestros de crianças e jovens do Japão e Coréia do Sul, pela Coréia do Norte.A finalidade principal era fazer a lavagem cerebral à favor do norte e mandá-las de volta, quando adultas, como espiãs, sem trazer desconfiança das pessoas e governo.Um norte coreano que conseguiu fugir de lá, declarou que o jovem quando entra para as forças armadas, a vida dele não lhe pertence mais.O Estado é o dono dele, da vida dele. Imaginem as centenas de jovens, que dizem que só comem bem nas fileiras militares, dominados mentalmente, robotizados por um louco no comando.Lembra o Hitler. O Japão, tem em museu, um exemplar de um navio norte-coreano capturado com todas as características de pesqueiro, mas na verdae, dentro dele havia uma lancha rápida, em compartimento secreto na popa, que saia por uma porta para executar os sequestros "relâmpagos". Foi assim que o Japão descobriu porque não conseguia prender e nem ter rastros dos sequestradores. O partido central chinês, assim como os de esquerda daqui, temem perder o poder, a boquinha milionária, principalmente se esbaldando em grana com o capitalismo que tanto se diziam contra. Ficam com essas idéias de serem o TODO PODEROSO, representante de DEUS na terra e outras baboseiras. Utilizam a máquina estatal para promover violência, espalhar mentiras e o terror, mas não passam de uns frouxos e imbecís com poder nas mãos conseguido de maneira fraudulenta ou na marra. Como podemos ver, a mente para praticar o mal é fértil e é por isso que não devemos relaxar na fiscalização e manter as organizações de combate sempre atualizadas.

  3. Se vender a um partido de bandidos é ser um bandido. Não conseguiria chegar em casa e olhar nos olhos do meu filho com uma atitude como a do companheiro aí de cima.

  4. Mesmo que me pagassem cinco vezes o valor do meu salário "bruto" atual, não seria leal a nenhum partido que almeja o poder total. O sonho dourado (ou vermelho) do PT é o totalitarismo. E num regime totalitário eu não teria liberdade nenhuma para usar o meu super salário!

    Aliás, o totalitarismo não "motiva" o povo através de benefícios materiais. A motivação é o medo, o terror; a possibilidade de receber um tiro na nuca ou ser levado para a câmara de gás é o que "motiva" o povo a obedecer cegamente, num regime totalitário, a tiranos, sejam eles de direita ou de esquerda.

    Acordem para a vida. Não se iludam com o canto da sereia!

  5. Ler nas entrelinhas não é o forte dos comentaristas de seu blog, heim Montedo? Não entenderam o caráter irônico e crítico do primeiro comentário.

    FACEPALM!

  6. E por acaso no Brasil é diferente? A quantos anos os comandantes das FA estão servindo ao partido e não ao estado? Quanto a tropa, esta apenas cumpre as determinações do comando, na verdade servem aos comandantes e estes servem claramente ao partido. Nosso sistema é ainda pior que o chinês, porque é velado. Vale a reflexão.

  7. Concordo com o amigo das 21:43, a tempos nossos comandantes estão servindo ao partido e não ao estado! Até os comandantes das forças auxiliares: PM e BM embarcaram neste barco de cor vermelha. Eu só queria saber até onde vai esta historia ou melhor até onde este barco vai? se vai a pique ou vai continuar a navegar por um longo tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo