Agora é com Dilma. Senado aprova isonomia para os militares do QESA

Atualização 14h 30m

Ação política: lideranças da família militar no Senado
O Senado Federal aprovou ontem (28) emenda que concede isonomia aos integrantes do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica (QESA), concedendo à categoria os direitos já garantidos aos integrantes do Quadro Feminino da Aeronáutica, bem como ao Quadro de Taifeiros da Aeronáutica.
A emenda, que depende da sanção presidencial para entregar em vigor,  garante a promoção até Suboficial, com direitos e prerrogativas inerentes à graduação. O benefício abrange os militares transferidos para a reserva após 21 de fevereiro de 1984 e as pensionistas dos que faleceram após 31 de julho de 2000.

Leia também:

Câmara aprova isonomia para os militares do QESACongresso instala Frente Parlamentar da Causa QESA

Vale lembrar que a medida é fruto da ação política dos representantes de diversos segmentos militares que, em julho passado, articularam a criação da Frente Parlamentar da Causa QESA.


Confira a íntegra da Emenda 72 à MP 632



29 respostas

  1. Parabéns a todos. Pois conheço muitos cabos e sargentos que mais que merecem essa promoção.Agora também espero que promovam a capitão os suboficiais que se formaram até 1983 na eear.

  2. Olá pessoal,

    Se o pessoal da FAB pode sair até Sub, vamos correr atrás tbém…

    Existe apenas um Ministério que é o da Defesa.

    Porque a disparidade dentro do mesmo Ministério?

    Somos apenas uma Força Armada.

    QE FELIZ!

  3. E a MP 2215/01 como fica?Vai ser votada quando?Esta sim beneficiaria a todos e não só em nichos da força!A tropa está muito desunida mesmo cada um só faz e pensa em sí próprio!

  4. parabens ja foi o exercito,e a fab,agora faltam a marinha pis seus cabos do quadro especial estao mais de 20 anos de casa e nada de promoçao,vamos correr atras agora para mb.

  5. A 2215 ficou para ser apreciado na data de hoje! Vamos aguardar!!!!

    Está previsto para hoje (28/05), no Senado Federal, apreciação e VOTAÇÃO dessas duas propostas de extrema importância para a família militar

    *MP 2215/01 – Alterou a lei da Pensão Militar, o Estatuto dos Militares, e revogou a lei de Remuneração dos Militares (LRM). A APROVAÇÃO é para RESGATAR direitos, dentre esses destacamos: – o chamado “posto acima”, licença especial, gratificação de tempo de serviço, entre outros.

    *EMENDA 72 – Faz justiça aos integrantes do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica que há anos buscavam legitimamente os mesmos direitos já garantidos aos integrantes do Quadro Feminino da Aeronáutica, bem como ao Quadro de Taifeiros da Aeronáutica, de irem a Suboficial da ativa, com direitos e prerrogativas inerentes à graduação.

    *NOSSA 'TROPA DE REPRESENTANTES' ESTARÃO PRESENTES E ACOMPANHARÃO DE PERTO MAIS ESSA CONQUISTA. ACOMPANHEM PELA TV SENADO, ÀS 16:30H (HORÁRIO BSB).

    Com informações da página pessoal no facebook de IVONE LUZARDO

  6. Boa tarde.Parabens a vcs qe e quesa.vcs merecem.Como fazer para ajudar o pessoal do quadro especial da MARINHA também.A marinha promoveu os militares a 3 sargento já quase indo pra casa e nós queremos também que façam justiça a essa classe .Obrigada.

  7. Existem situações que só são resolvidas, numa democracia, através da justiça, portanto companheiros, façam grupos de dez militares e ingressem na justiça solicitando tratamento igual aos iguais, jurisprudência, e encham a justiça desse País de processo, somente assim esses crápulas vão obedecer a LEI.

  8. mais que justo a essa classe tão sofrida QE, QESA, e ainda segue sofrendo pelo preconceitos, não generalizando por alguns companheiros de escola, tenho muito apreço por muitos companheiros de escola, mas um certo dia um ST me disse que nunca os QEs iriam sair 2 Sgt, pena que esse camarada eu não tenho idéia de onde possa estar, ainda bem que esta bem longe, só falta os QE da reserva ser beneficiado com a isonomia, passei 13 anos de 3 Sgt QE, mereço receber isonomia de 2 Sgt, pra frente brasil.

  9. Sou da aeronáutica e fui promovido a cabo em 1986. Em 1991, já estabilizado, fui reformado(como cabo) por incapacidade física e sem meios de prover subsistência. Tinha 12 anos de casa. Agora serei promovido a 3s? Alguém poderia me dizer? Obrigado

  10. Me digam qual é a diferença entre os QESA para os QEs, porque esta discriminação. Que luta é esta que deixam fora integrantes irmão e não beneficiam os Inativos que tanto lutaram por estas Instituições. Gostaria que alguém me falasse alguma coisa sobre isto.

  11. Pois é cada força age de um jeito!uns vão até segundo outros até sub,a FAB sempre tratou melhor seus integrantes visto que lá tem concurso interno para os praças acenderem ao oficialato,esses Qesa ficaram esperando é a promoção cair de graça no colo deles!As outras forças não contam com essas perspectivas que seriam as mais corretas ,pois valoriza o mérito,e não jeitinhos brasileiros ,isso é um retrocesso e um desestimulo para todos os que estudam e tem seriedade na vida!

  12. e o tão falado plano de carreira pros cabos da ativa? Isso vai interferir? Sou cb de 2012, já passei em dois concursos e já desejo minha estabilidade… a qual estou tendo de correr atrás em um terceiro concurso… qual seria a postura com relação a isso?

  13. Pelo visto os cabos reformados ficaram fora das promoções.Caso a presidente aprove a lei (coisa que acho muito difícil) pois o PT é contra qualquer melhoria dos militares.E caso os cabos reformados não sejam contemplados com as promoções será uma tremenda injustiça.Meu pai é um dos milhares de cabos reformados da FAB que só sobrevive devido a ajuda dos filhos

  14. Bem disse o anônimo acima, concurso interno; ou seja, não vale como concurso, consulte a Lei. Falando nisso, como foi o concurso dos Taifeiros e das mulheres da FA??? e os da MB, como ficarão? e a isonomia, pois apesar de forças diferentes, todos entraram pela mesma Lei…pertencem ao mesmo Ministério e ao mesmo País; e os da reserva do EB? uns ganham outros são e outros ainda não são; como explicar isso??? como se explica um aumento escalonado, se os postos e graduações já escalonam o salário? como entender que um homem tão estudado, entrou para as FFAA com pensamento tão mesquinho. Certas coisas só a vida e o tempo explicam…

  15. E QUEM ERA CABO , E HOJE ATRAVÉS DE CONCURSO PASSOU A SGT ,ALMEJANDO MELHORAR A CARREIRA ,FICANDO 2 ANOS NA EEAR ,POIS SE NÃO ERA MANDADO EMBORA,SE FORMOU 3S HOJE 1S ESPERANDO AINDA 3 A 4 ANOS PARA IR A SOB SE PASSAR NA PROVA DO CAS,OU SEJA TEM ALGUM DIRETO DE SER PROMOVIDO ANTES DE IR PARA A RESERVA A SOB.

  16. Boa tarde, gostaria de uma informação a respeito dessa causa, fiquei 14 anos como cabo da aeroanutica, depois passei na prova pra saregento especialista, fiquei 2 anos na escola, e agora estou com 1 ano e meio como 3s, queria saber se me enquadro categoria. pelo tempo de serviço como cabo. Já estou com 43 anos de idade. Desde já agradeço .

  17. Casso amigo, os senhores que por ventura ja tenham passado para a EEAR, não tem direito a promoção, tendo em vista que essa promoção é relativa ao quadro especial de sargentos criado em salvo engano por lei de 1964, e depois deixado de ser aplicada, assim como a dos taifeiros, gostaria que informar ainda que essa lei vem a ser uma correção de muitos anos de injustiça, quem não lembra quantos anos ficamos sem concurso para a EEar, eu mesmo tenho 27 anos de serviço, sou praça de 87, cfc em 88, promovido a cabo em 94, nao foi por falta de vontade, trabalhando em uma escala de 24 por 24, missão, prontidão e ainda com família para sustentar. acredito que uma união Nacional dos quadros de Cabos, Qe"s e Qesa, possam mudar esse prognostico que esta por vir e melhorar para todos.UM SO MINISTÉRIO UMA SÓ FORÇA. BRASIL ACIMA DE TUDO!!!!!!

  18. Boa tarde, gostaria de uma informação, fiquei como cabo por 14 anos, até que passei na prova e hoje estou 3s, com 20 anos de FAB hoje. Também serei promovido? Desde já agradeço a todos.

  19. OLA A TODOS ,SOU SG DA MARINHA E FAÇO A SEGUINTE PERGUNTA AOS SENHORES:ESSA RESOLUÇAO SERA ESTENDIDA A NOS DA MARINHA?AGUARDO UMA RESPOSTA DE VOCES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo