Escolha uma Página
Comentarista presta homenagem a Marechal Rondon, patrono das comunicações no Brasil
Nascido em 5 de maio de 1865, o Marechal Cândido Rondon foi lembrado pelo jornalista Ethevaldo Siqueira. Em seu comentário desta segunda-feira, 5, para o ‘Jornal da CBN’, o colunista lembrou que hoje comemora-se o Dia Nacional das Comunicações. “Esta data é consagrada ao patrono das comunicações brasileiras, o Marechal Rondon”, citou o comunicador especializado em tecnologia, ao conversar com o apresentador Milton Jung.
Em teor de homenagem-póstuma ao oficial do exército que faleceu em 1958, aos 92 anos, Ethevaldo afirmou que Rondon foi o grande responsável pela construção de mais de 6 mil quilômetros de linhas telegráficas que interligaram o Rio de Janeiro (então capital do país) à região amazônica. O trabalho dedurou 22 anos, de 1890 a 1912, e fez com que o governo da época o definisse como patrono das comunicações. “É uma das figuras mais admiráveis da nossa história”, disse o comentarista da CBN.
O colaborador da CBN, porém, demonstrou-se desanimado com a falta de atos oficiais em memória do Marechal Rondon, que, conforme lembrou em seu comentário, inspirou o nome do estado de Rondônia. “Gostaria que todas as escolas, estimuladas pelos ministérios da Educação, da Cultura e das Comunicações, relembrassem, sempre, pelo menos em um dia, neste 5 de maio, quem foi o Marechal Rondon, um dos maiores brasileiros que conheço”.
Portal Comunique-se/montedo.com
Skip to content