Tupii: novo veículo militar é apresentado pela Avibras

Avibras apresenta novo veículo militar em Jacareí, SP
‘TUPI’ PASSARÁ POR POR TESTES DO EXÉRCITO E DEVE PARTICIPAR DE UMA LICITAÇÃO. EMPRESA DIZ QUE PROJETO PODE GERAR CERCA DE MIL EMPREGOS NA REGIÃO.
Do G1 Vale do Paraíba e Região
A Avibras, empresa do setor de defesa instalada em Jacareí (SP), apresentou nesta quinta-feira (10), o novo veículo militar ‘Tupi 4×4′. O modelo fabricado em parceria com a empresa francesa Renault foi construído para concorrer na licitação para a renovação da frota do Exército brasileiro. A empresa estima que mil vagas de emprego poderão ser geradas.
O veículo blindado, que pesa 8 toneladas, ainda passará por testes do Exército. O governo federal pretende comprar 30 veículos para missões de paz no Haiti, no Líbano e em àreas urbanas do país, como na pacificação das favelas no Rio de Janeiro. O Tupi pode ser carregado com armas ou pequenas tropas.
Os testes serão feitos até junho. O gerente de negócios da Avibras, Marcos Agmar de Lima, disse que se aprovado, a fabricação do novo veículo pode gerar cerca de mil empregos na região. “A previsão é que gere cerca de 250 empregos diretos e de 750 a 800 indiretos”, disse.
A Avibras preferiu não revelar o valor investido no projeto, que demorou quatro meses para ser concluído. “Acreditamos ter produzido o melhor veículo entre os concorrentes e estamos bem confiantes”, afirmou Lima.
O auge da produção da Avibras foi na década de 80. Nos últimos cinco anos a empresa passou por problemas financeiros e por três vezes houve demissão em massa. Em 2013, a empresa anunciou a assinatura de um contrato de fornecimento de lançadores de foguetes para a Indonésia, um acordo de mais de R$ 900 milhões.
G1/montedo.com

7 respostas

  1. Sei que devemos ser nacionalistas mas esses nomes indígenas em viaturas e aeronaves já não tem o mesmo impacto comercial que já tiveram(Guarani,T-26 "Xavante",EMB 121 "Xingu")deviam diversificar mais os nomes.Os Estados unidos aniquilaram os índios apaches com seu exército e depois colocaram o nome dessa etnia em um helicóptero de guerra.Acho hipocrisia.

  2. que venha o melhor montedo porque as marruas ja provaram que sao apenas jipes,o pessoal tiramram tudo pintatam de verde e falam em militarizaçao, e alguem que enche os bolsos pois cada uma delas custou para o povo brasileiro 180.000 mil mais cara que a Land Rover Range Rover Evoque pure

  3. Não são viaturas militares, nem versoes militarizadas. São, somente, carros pintados de verde ou de camuflagem.

    Essas pretensas industrias auto-intituladas de "Industria de Defesa"
    e depósitos de militares recém passados para a Rserva estão ganhando rios de dinheiro com a vendas desses "MEM" de araque.

    Leiam os "ROB" publicados nos últimos BE e morram de rir.

    Procurem informações a respeito do desempenho do "FAMOSO" Fuzil IMBEL IA2, se é que algum militar saiba que fuzil é esse.

  4. Alguém sabe pq não compramos os hammer do exercito americano na época da licitação para adquirir uma nova viatura decente ao invés desses jipes de aventureiro que temos. Pq a maioria das FFAA ao redor do mundo utiliza esses veículos então deve ser muito bom ou sei lá.

  5. Essa idiotice de dar nome indígena faz parecer aos gringos que o Brasil é terra de índio, gente nua e macacos pulando de árvore em árvore.
    Já passou da hora de os "velhinhos" do comando reavaliarem os seus conceitos de nacionalismo.
    Até parece que esses nomes indígenas fazem parte do cotidiano da grande massa de brasileiros.
    E por falar em viaturas, acho que alguns já devem ter percebido o absurdo que está acontecendo com viaturas 1418 recém reformadas (repotencializadas) há pouco mais de 2 anos que já estão sendo descarregadas e vendidas em leilões "faz de conta" e adquiridas por militares integrantes de panelinhas de OM logísticas.

  6. Acredito – rsrsrsrsrsrsrs – que em 4 meses da pra fazer um veículo de combate – rsrsrsrsrsrsrsrs.
    Para o Exército Brasileiro sim.
    Concordo com o anonimo (12 de abril de 2014 17:50) sou da fronteira e sei que em SMA tem um ex-comandante do meu regimento, vampirando e ganhando um grana preta com os "Guarani"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo