Seca no nordeste: Exército vai perfurar 200 poços no Ceará

Exército vai perfurar mais 200 poços no Ceará 

O Exército Brasileiro vai perfurar mais 200 poços profundos em 20 municípios cearenses. A perfuração dos poços faz parte da Operação Pipa, executada pelo Exército, nos Estados do Ceará e Piauí. No Ceará serão perfurados 200 poços profundos em 20 municípios. O investimento será de R$ 8,8 milhões, segundo o coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí, Coronel Claudemir Rangel. “A quantidade de municípios foi definida pelo Grupo de Trabalho (GT) de abastecimento d’água que temos aqui no Comitê da Seca para acompanhar essas demandas”, informou o secretário do Desenvolvimento Agrário e Coordenador do Colegiado, Nelson Martins. O GT é formado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).
Os municípios beneficiados são Crateús, Nova Russas, Quiterianópolis, Catunda, Ipaporanga, Alcântaras, Morrinhos, Irauçuba, Pereiro, Potiretama, Miraíma, Canindé, Palmácia, Piquet Carneiro, Pacoti, Mulungu, Aratuba, Pedra Branca, Itatira e Ererê. O Exército Brasileiro já perfurou 61 poços profundos no Estado do Ceará desde 2012.
Além do Exército, a Defesa Civil do Estado vai instalar mais 346 poços em 58 municípios, com 56 dessalinizadores e 290 chafarizes. Segundo o major Wagner Maia, Chefe da divisão de Engenharia do órgão, as Prefeituras Municipais devem encaminhar o Plano de Trabalho para que as obras sejam iniciadas.
De fevereiro a novembro de 2013, a Defesa Civil Estadual já limpou, bombeou e instalou 317 poços profundos, com 60 dessalinizadores e 257 chafarizes, tendo investido R$ 13,34 milhões. O secretário do Desenvolvimento Agrário e coordenador estadual do Comitê, Nelson Martins, agradeceu a contribuição do Exército Brasileiro, tanto na perfuração de poços profundos como na Operação Carro-Pipa. “Estamos contando com a importante colaboração do Exército Brasileiro nessas operações que são fundamentais para o atendimento emergencial das famílias que mais precisam”.
O secretário destacou ainda que o Programa Água para Todos e o projeto São José III são os programas que vão universalizar o abastecimento no Ceará até o final de 2014, atendendo a meta definida pelo Governo do Estado. 
AsCom SDA/montedo.com

5 respostas

  1. Até que enfim uma atitude sensata, vamos ver se agora acaba com esse comércio covarde e nojento dos carros pipas. Parabéns a Instituição pela atitude.

  2. Essa é uma decisão que deveria ocorrer durante o ano todo e não próximo de eleições. Sertanejo é um povo sofrido, pobre até com a famigerada bolsa faMINTA, não querem deixar sua terra e são vítimas de prefeitos inescrupulosos que abandonam e não fazem manutenção dos poços já existentes para pegar mais dinheiro do governo.Não se iludam com imagens atuais. Basta uma pequena chuva para tudo ficar verde mas a terra está seca, as plantações não germinam o suficiente. É a chamada seca verde.Nao podemos aguentar é ver crianças e adultos tomando água com lama e salobra. Tinha que prender esses políticos que tratam essa gente como se fossem bichos.Isso, sim, é crime hediondo. Nem os cachorros deles são tão maltratados assim.

  3. Amigo das 19:29 lê seu comentário e vi que vc pensa igual a min até um tempo atrás! Eu odeio os políticos também, mas depois que abriram meus olhos vi que estava em parte com uma opinião equivocada sobre os políticos atenção não estou defendendo esta classe repito não estou defendendo essa classe de quadrilha de bandidos de colarinho branco, Mas não se esqueça que o povo a sociedade brasileira com amnésia de natureza os elegeu democraticamente previsto na constituição brasileira! então senhores lembrem-se que os políticos não nasceram ou brotaram lá no seus cargos e muito menos estão obrigados sob alguma pena a ser politico! Mais uma vez lembrem-se o povo os elegeu então não adianta ficar lamentando a safadeza da politica e sim em instruir o e-leitorada ignorante e burro brasileiro que não se interessa pela coisa mais importante de sua vida que a sua vida e sua nação e sim estão mais preocupados em fazer festa e carnaval,futebol, que olha para os senhores verem a situação da sociedade brasileira preferem brigar por carnaval escola de samba e time de futebol e ainda não ganham nd por isso!do que a brigar por seus direitos e por uma vida e pais melhor.Como diz a musica dos Guns n house em outras palavras:(Bem vindo ao Brasil)

  4. Ao comentarista das 08:17,imagine a seguinte situação: Você com um monte de filhos, com sua lavoura perdida devido a seca,água barrenta para beber e apenas um pouco de feijão para comer durante o mês e nenhum tostão no bolso.De repente aparece a "grande autoridade" da cidade e oferece alguns "benefícios", alimento e outras besteiras qualquer.Quem está na miséria e analfabeto não resta outra solução senão topar qualquer oferecimento para salvar a família e conseguir mandar as crianças para a escola(??). Se não topar, vem mais desgraça e retaliação.É morte certa ou abandonar tudo e tentar viver nas favelas das cidades. Se as pessoas que vivem nas grandes cidades e tem estudos,emprego, como nos morros do Rio de Janeiro, fazem o que os bandidos determinam, imagine os miseráveis perdidos no imenso nordeste brasileiro.A situação é totalmente diferente entre capitais,grandes cidades e o sertão brabo.Eles podem até se rebelar e não votar nesses salafrários, mas sem ajuda para isso é suicídio.

  5. Realmente entendo essa situação e escrevi um comentário sobre um post recente: A FAB na Amazônia.É isso mesmo que vc falou, e em como eu também postei em meu comentário no post acima,lugares afastados dos grandes centros urbanos que concentram mais os capitais financeiros são mais interessantes para o políticos pois tem como eles roubarem e desviarem nossos impostos e aonde eles possuem votos.Agora o que resta as comunidades mais afastadas como na amazônia e no nordeste que na minha opinião não possui tanta concentração de capitais como as grandes cidades e centros,só resta a nós das FFAA auxiliarem estes povos pois como vc vê se em grandes centros e cidades os políticos já mal ajudam agora imagine nessas regiões afastadas, a eles só resta a nós,pq lá não tem como essa quadrilha de bandidos no poder roubar pois não possui grande concentração de impostos então para eles é desinteressante ajudar essas regiões. Companheiro das 10:53 sou o comentarista das 08:17 acho que vc me interpretou mal pois não sou contra nós das FFAA realizarem esta missão ao este povo tão desassistidos pelos governantes o que diz dizer é que a maior culpa de a sociedade se encontrar neste estado seja de qualquer região da nossa nação é a propiá sociedade pois ela os deu o poder ou seja os elegeu essa quadrilha de bandidos que estão no poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo