Escolha uma Página
Rosalba nomeia general para Sesed
General Monteiro é cearense
A governadora Rosalba Ciarlini anunciou, nesta segunda-feira (10), o nome do general da reserva do Exército Eliéser Girão Monteiro Filho para assumir a pasta da Segurança Pública do Estado. A nomeação sairá na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado e a posse acontecerá na próxima sexta-feira (14). Até lá, o General Monteiro fará um trabalho de transição na Sesed ao lado do atual secretário, o delegado da Polícia Federal Aldair da Rocha.
Natural de Fortaleza (CE), o General Monteiro, de 59 anos, que ingressou no Exército Brasileiro em 1973, terá a missão de resolver alguns entraves da pasta. Entre os desafios estão a nomeação de agentes da polícia civil, que inclusive bloqueia recursos do Programa ‘Brasil Mais Seguro’ do Governo Federal, e a desestruturação das Delegacias de Polícia do Rio Grande do Norte.
Além disso, metas como a criação da Divisão de Homicídios e o reaparelhamento do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) ainda não foram cumpridas pela Sesed. Estas medidas estão presentes no acordo firmado entre o Goverdo do Estado e o Governo Federal, para que o programa nacional fosse viabilizado.
A situação da Segurança Pública do Estado é problemática. O Governo do RN foi um dos que mais devolveu verbas federais que deveriam ter sido aplicadas em melhorias na área. O montante repassado excedeu a casa dos R$ 10 milhões. Formado em Ciências Militares, Estratégia, Política e Alta Administração, general Monteiro foi adjunto e chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo de Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.
Ao passar para a Reserva, em 2009, assumiu a Secretaria de Segurança Pública de Roraima, onde exerceu funções junto ao Colégio Nacional dos Secretários de Segurança (CONSESP), idealizando a criação de Câmaras Temáticas para o estudo e apresentação de propostas ao Ministério da Justiça que dessem mais flexibilidade, eficiência e eficácia às ações de segurança pública. Em fevereiro de 2012, assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania em Roraima, sendo o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. Liderou esforços públicos e privados no tratamento da dependência química, criando campanhas de prevenção. (R.A)
TRIBUNA DO NORTE/montedo.com
Skip to content