Escolha uma Página
O capacete do soldado do futuro
capacete, exército, rússia, soldados, novas tecnologias, proteção, forças armadas
Foto: RIA Novosti
Os cientistas russos criaram um novo capacete para os militares. Ele ajudará não só a proteger de estilhaços, mas também a orientar-se no campo de combate.
Atualmente, as tropas russas estão equipadas com capacetes metálicos. Os estilhaços de uma granada que rebenta perto podem furá-lo de um lado ao outro. Porém, o novo capacete recentemente criado é capaz de aguentar todo o tipo de estilhaços. Isso ficou demonstrado com testes num manequim laboratorial com cabeça de plástico. Foram disparados contra esse capacete bolas metálicas que imitavam estilhaços de granada, declara o engenheiro Vladimir Mashkovtsev:
“Segundo os nossos dados técnicos, o capacete deve aguentar o impacto de um estilhaço que voa a uma velocidade de 630 metros por segundo. Nos testes, nós fizemos subir a velocidade acima dos 700 metros por segundo.”
Isso é quase duas vezes superior à velocidade de estilhaços provocados por uma granada normal. Mas a bola metálica não conseguiu furar o capacete. Ficou na carcaça. Isto porque o capacete é feito de várias camadas de polímeros, de carbono, sublinha Oleg Faustov, chefe do Centro de Testes e Certificação:
“Este é o único capacete no mundo que têm uma camada tripla de defesa. As partes de cima e de baixo desse capacete são parecidas com cortiça dura. No interior existem camadas de tecido balístico. Elas não estão impregnadas de componentes aglutinantes.”
A nova tecnologia de fabrico do capacete de defesa permitiu conseguir mais uma vantagem: uma massa relativamente pequena da construção. O peso de um capacete desses é inferior a um quilo. Por isso, ele poderá transportar muitos outros instrumentos. Por exemplo, uma lanterna, dispositivo de visão noturna, auscultadores, monitor de pontaria ótica para disparar de detrás de uma esquina e uma máscara especial para defender a parte de baixo do rosto.
Atualmente, os engenheiros russos criam um material para fabricar uma blindagem transparente. Isso permitirá defender completamente os olhos. Dentro de apenas dois anos, os especialistas prometem lançar o fabrico em série de uma nova geração de capacetes de defesa para militares.
rádio VOZ DA RÚSSIA/montedo.com
Skip to content