General nega que homenagem a Jango seja retratação histórica. “A presidente manda e ele obedece”, diz senador.

General nega que homenagem a Jango seja retratação histórica
Comandante militar do sul, general Carlos Bolivar Goellner, afirmou que não há nenhum erro histórico no caso do ex-presidente João Goulart
General nega que homenagem a Jango seja retratação histórica Tadeu Vilani/Agencia RBS
General Carlos Bolivar Goellner é o comandante militar do SulFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Carlos Rollsing | São Borja
O comandante militar do sul, general Carlos Bolivar Goellner, autoridade que está representando o Exército Brasileiro em São Borja, negou na manhã desta sexta-feira que a recepção ao restos mortais do ex-presidente João Goulart, o Jango, com honras militares seja uma retratação histórica com Jango, deposto pelo golpe militar em 1964.
— Nenhum erro histórico. A história não comete erro. A história é a história — afirmou o comandante.
Ele também foi questionado a respeito do enterro de Jango em dezembro de 1976, feito às pressas, sem as honras de chefe de Estado.
— Ele não foi enterrado como cidadão comum. Ele nunca deixou de ser presidente. Estamos prestando as honras regulamentares, nada mais do que isso. Não tem nenhuma outra ilação além disso, nem a favor nem contra — declarou.
O militar ainda negou que o fato de o Exército receber Jango — que foi deposto no golpe de 1964 — com honras abra um novo período na instituição.
— Nenhuma modificação para a instituição Exército brasileiro. As instituições não mudam na história. Não há nenhuma modificação em relação ao Exército — garantiu Goellner.
Políticos reagem com ironia às declarações de general sobre Jango
Políticos reagem com ironia às declarações de general sobre Jango  Tadeu Vilani/Agencia RBS
Ex-deputado Ibsen Pinheiro comentou declarações do comandante militar do SulFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Foi com uma pitada de ironia que lideranças políticas responderam, na manhã desta sexta-feira, às declarações do general Carlos Bolivar Goellner, comandante militar do sul, representante maior do Exército na recepção dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, o Jango.
Em três declarações, Goellner afirmou que o recebimento dos restos mortais de Jango com honras de Estado, deferência que será prestada pelo Exército, não representa a correção de um erro histórico.
Goellner ainda disse que estão sendo prestadas apenas as honras regulamentares, e disse que a instituição não tem “nenhuma ilação, nem contra nem a favor” de Jango.
“Faz bem o comandante em dizer isso. 
Ele acerta em citar o regulamento. 
A presidente manda e ele obedece.”
Senador Pedro Simon (PMDB/RS)
— Faz bem o comandante em dizer isso. Ele acerta em citar o regulamento. A presidente manda e ele obedece — disse o senador Pedro Simon (PMDB), que esteve com Jango nos momentos que antecederam o golpe e, depois, no enterro dele, em 1976.
— Eu acho muito bom quando os militares falam só sobre regimento. Fez muito bem o comandante cujo nome eu não sei. Militar é para falar sobre regulamento, regimento, essas coisas. Política é para o povo falar e para os líderes políticos. É isso. Do ponto de vista do regimento, é um ato formal. Do ponto de vista do Brasil, é um grande acontecimento, cívico e emotivo — comentou o ex-deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB), outro que acompanhou o sepultamento de Jango em 76.
— Foi um enterro quase clandestino. O carro teve de vir por Uruguaiana, não podia ter velocidade de cortejo. Coisas que as ditaduras fazem. A população violou a ordem de velocidade acelerada de enterro. A população tomou o caixão do carro, colocou nos ombros, e caminhamos lentamente até o cemitério Jardim da Paz, onde Jango foi colocado pelas mãos do seu povo — recordou Ibsen.
Outro a comentar as declarações de Goellner foi o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que chegou ao aeroporto de São Borja perto das 11h, assim como Simon e Ibsen.
— João Goulart foi o único presidente da República que morreu no exílio e não teve direito a honras. O que se faz aqui é a correção de um grave erro histórico — afirmou Randolfe, que emendou fazendo a citação de um verso de Chico Buarque:
— A historia é um trem alegre que atropela todo aquele que a negue.
Recentemente, por iniciativa de Randolfe e Simon, foi anulada a sessão do Congresso do dia 2 de abril de 1964, quando foi declarada a vacância do cargo de presidente da República, consolidando o golpe militar.
ZERO HORA/montedo.com

21 respostas

  1. Se foi retratação ou não foi eu não sei e não to nem um pouco incomodado com isso, triste é saber que se depender desses politicos meu salario vai continuar uma miséria e vou continuar trabalhando pra pagar contas e papirando pra abandonar o barco!!!!

  2. Engraçado, esses políticos babaquinhas tratam os militares brasileiros como se estes fossem alienígenas, como se não fizessem parte da sociedade brasileira, ou pior, como se fossem lacaios da Presidente da República e dos políticos.
    Já tardou a hora do Alto Comando mandar um recado à classe política no tocante a fazer como que essa cambada de bundões não confundam subordinação administrativa com subserviência!
    O recado poderia ser dado com o simples aquartelamento do militares, sem aviões da FAB voando em missões administrativas, sem militar na segurança do planalto, sem militares controlando aviões civis no tráfego aéreo, sem embarcações da Marinha cumprindo missões de interesse político, etc…
    Bastaria uns dois ou três dias de aquartelamento – eu participaria mesmo que eu tivesse que comprar quentinha para comer no quartel – e uma nota oficial explicando o(s) motivos da ação. Não seria uma greve, não deixaríamos as missões de Defesa, apenas através de uma mudança de rotina administrativa nós mandaríamos um recado a esses políticos idiotas. Não seria uma ameaça, apenas uma demonstração de poder de mobilização. Deixar claro que os políticos tem o poder da caneta, mas quem tem o poder da "borduna" são as Forças de Segurança e, que discursinho idiota e dedinho levantado e voz grossa – exceto a voz de criança do Senador Randolfe do PSOL – não tem o condão de provocar constrangimento à classe militar.
    Eu vibraria em participar de algum tipo de revolução branca fomentada pelos nossos comandantes. Não temos nada a perder, já estamos na merda mesmo.
    Políticos do meu Brasil, vcs são mestres em artimanhas da retórica, são mestres em embustes, porém não se esqueçam que inexoravelmente qualquer homem respeita o poder da força física, até mesmo um presidente de uma grande empresa não ousa humilhar o seu empregado mais próximo (motorista, copeiro, empregado doméstico, secretária etc) pois sabe que a proximidade física favorece em muito uma possível agressão por parte do empregado que foi insultado ou humilhado. Não importa que se o empregado tomar uma reação ilegal ele será penalizado, o que importa é que "porrada dada ninguém retira" e certamente aquele que tomar a porrada se lembrará do episódio pelo resto da vida.
    Portanto, senhores Senadores e DePUTAdos, abram bem os olhos, pois apesar de homo sapiens, ainda assim somos animais (racionais) que ainda mantemos alguns instintos, e o da sobrevivência é o que mais tem potencial de causar estragos ao oponente quando é posto à prova.
    Políticos, vcs querem ser oponentes dos militares? Querem testar o extinto de sobrevivência da classe? Acham que poderão ser defender com suas canetas, telefones celulares e blogs ? Então… não experimentem acuar um animal a tal ponto de não deixar nenhuma alternativa de fuga.

    Celso

  3. Uma sucessão de erros de declaração. O General falou que as instituições não mudam na história. Mas é claro que mudam. O Exército era feito por Homens, na maior acepção da palavra. Um atributo que distinguia o militar era a CORAGEM.
    Quanto aos políticos se manifestando, fazem os seus cantos de sereia. O Ibsen Pinheiro, grande moralista é o mesmo ex presidente da câmara envolvido em falcatruas que ele insiste em negar até hoje. Além do mais dizer que militar é para falar em regulamento, regimento e que política é para o povo e para os líderes políticos. Por acaso militar também não é cidadão? A constituição não diz que somos todos iguais perante a lei? Somos então cidadãos de segunda classe? Eles não querem apenas que o militar se cale, querem que o militar fale exatamente aquilo que eles querem ouvir. O erro histórico é justamente estarmos vivendo esse momento. O Brasil ainda vai pagar um altíssimo preço por esse tempo de baderna institucionalizada.

  4. Há um equívoco do senador ao afirmar que militar: "fala só sobre regulamento e regimento e … e que política é para o povo falar e lideres políticos".
    É necessário dizer ao senador que: 1.militares não são biônicos pois,raciocinam muito bem e sabem falar;2.Fazem parte integrante do povo brasileiro;3.Seus filhos,netos,genros.sogro enfim sua família é o povo brasileiro;4.Muitos estão no senado, na câmara, na Presidência, na carpintaria, pedreiro enfim na lida do povo brasileiro;5.Amam e defendem a pátria;6.Se o povo pode falar não calem àqueles que fazem parte da soma que define a Nação brasileira.

  5. Quem gosta de osso é cachorro, mas merecemos isso, pois somos bundões e não fazemos nada, esses senhores que se auto intitulam corretos, são sanguessugas e canceres da Nação, estão na política desde aquela época e nunca fizeram nada pelo povo, quanto nós somos o retrato do descaso, fico pensando, estes Generais são verdadeiras vacas de presépio, aceitam tudo, senhores tenham honra, mandem esses bostas para o inferno e vão para reserva com honra e vergonha na cara.

  6. Boa Noite.

    Dilma: ‘Mandela é símbolo para todos que lutam pela justiça’

    Esses esquerdistas, PT e Cia, deveriam seguir o exemplo e os ensinamentos do Grande Mandela, que saiu da prisão sem pregar o revanchismo …., pois esse sim lutou pelo direito do seu povo.

    Vivemos presos ao passado. Esses políticos velhacos, pediram que as FFAA assumissem em 64 e hoje em dia, ficam jogando o povo contra e perseguindo os militares.

    Meu amigo, você já imaginou se essa corja tivessem passado 25 anos na cadeia !!!

    Estaríamos lascados.

    Vamos viver o presente e planejarmos o futuro para que todos os brasileiros tenham uma vida melhor e com mais justiça.

    JUNTOS E UNIDOS SOMOS MAIS FORTES.

  7. Que moral tem este senhor Ibsen para tecer críticas as palavras do ilustre General Bolivar. Político apeado e com mandato cassado pelos seus pares. Deve se recolher a sua insignificância e tentar defender seu time que por sinal anda muito mal das pernas.

  8. Jango já morreu! O que eles querem? Reviver o passado? Só porque houve essa exumação a 'esquerdalha' fica toda ourissadinha? Mesmo não concordando com o lobão em alguns aspectos, tenho que concordar com essa que ele mandou: "A esquerda é campeã no quesito de 'punheta de pau mole'" Vê se podemos com isso?

  9. Excelente as respostas do Gen Bolivar. Respostas firmes para perguntas maliciosas. O certo é que o EB de hoje é o mesmo que o de ontem e sempre será o Exército de Caxias. Os homens de bem sabem que o passado não evolui, que foi feito o que tinha de ser feito e ponto.

  10. Esses políticos falam como se a casa que eles trabalham não tivesse um regimento interno. O problema é que eles próprios não cumprem os regimentos internos de lá. Eles sabem que nas Forças Armadas os regulamentos internos são cumpridos à risca. É muito fácil ser político e ficar criando projetos para autorizar o uso do topless nas praias cariocas, como o de um vereador do PT lá do RJ, como o de uma senadora que sugere acabar com a família tradicional no Brasil, extinguindo os termos pai e mãe nos documentos, mudança de sexo pelo SUS ainda na adolescência…! Isso pode ser chamado de projeto? Será que esse autor do projeto do topless permitiria que uma filha dele ficasse tão à vontade numa praia carioca? Outro senador agora foi autor do projeto que anula a sessão do Congresso de 2 de abril de 1964 que declarou vaga a Presidência da República no mandato do presidente João Goulart. Agora, de que vai adiantar isso? Porque que não pensa num projeto para amenizar o sofrimento dos Nordestinos com a seca? E tem mais: o que eles chamam de Golpe Militar de 1964, se realmente foi um golpe, não foi só por parte dos militares! Nada daquilo teria acontecido se o Presidente do Congresso Nacional naquela época, senador Moura Andrade, tivesse tido peito e segurado a barra, não teria declarado vaga a Presidência da República.Alegou que Jango teria viajado para o exterior sem autorização dos senadores, quando na verdade ele ainda estava em território brasileiro, no RS!!! Mais uma pergunta: será que Jango dessa vez morreu para sempre?

  11. Militar é bom em seguir o regulamento, diferente dos políticos que usam a constituição e as leis como papel higiênico. Eles podem falar o que quiserem já que tem imunidade parlamentar, diferente do Gen Bolivar que pode ser penalizado pelo menor deslize verbal. A única dúvida que tenho é onde estavam o sinistro da defesa e o comandante cenográfico do exército que não puderam comparecer em um evento eminentemente político? O Gen Bolivar foi deixado à própria sorte ao melhor estilo "te vira aspira".

  12. As instituições não mudam…kkkkk essa é boa, vejam o estado que estão as Forças Armadas, perdendo um oficial por dia útil. Só não mudou na cabeça dele e de outros que não passam pelo que a tropa passa. Não preciso falar mais nada. "A PALAVRA TROPA"

  13. E se encontrarem algum vestígio de veneno nos restos mortais do Jango? Vão culpar quem? Os militares? Os possíveis herdeiros? Alguma amante? A própria mulher? Algum inimigo político? Algum desafeto? Poderiam haver milhares de possibilidades, mas certamente essa comissão da invenção da verdade irá atribuir aos militares mais essa culpa.

  14. Mas até político cassado querendo dar lição de moral! Daqui a pouco vai aparecer o maníaco do parque para querer dizer o que os militares devem ou não devem fazer. Como dizia Charles De Gaule, o Brasil não é um país sério.

  15. Bom dia ao blogueiros

    Não sou militar mas acompanho o assunto Forças Armadas Brasileiras há muito tempo.
    Não sou especialista somente um interessado no assunto.
    Na minha avaliação, as Forças Armadas encontram-se numa espécie de limbo, abandonadas pelo governo e pelo próprio comando.
    Não existe caminho para quem não sabe onde ir…
    Sobre o Exército, penso que, definitivamente não é mais o Exército de Caxias!!!
    Torço muito para que os discursos falaciosos do comando tornem-se realidade….
    Penso que ainda há tempo para resgatar os valores de Caxias e impedir a que as Forças Armadas tornem-se o braço armado de quem está no poder e não o braço armado da nação brasileira.
    Que DEUS ilumine a todos de bom coração.

  16. Pensei que já havia, visto e ouvido tudo, mas com o passar dos tempos percebo que cada vez mais, se prolifera as orquestradas manobras da imprestável classe política, "papagaios de piratas" que querem aparecer, criando situações atípicas para falar mal dos militares.
    Partindo dessa corja tudo pode se esperar, até mesmo a ressuscitação do Ibsen Pinheiro, que esteve envolvido em falcatruas quando presidente da Câmara, sem falar nos depósitos bancários que fez em bancos Uruguaios, dois dias antes do Collor confiscar o dinheiro do povo brasileiro. Que moral tem esse Ibsen para falar dos militares. No mesmo sentido, esse Senador fala fina, PSol, metido, está precisando levantar principalmente a origem patrimonial dele que ele se acalma.
    Vítor – Advogado.

  17. Se os quadros das nossas FFAA fossem compostos de homens mais profissionais e menos embusteiros, que se preocupam menos em encher o peito de medalha e trabalhassem com a ideia de evolução para produzir mudanças necessárias para adaptar as nossas FFAA ao Estado Democrático de Direito por certo não havia esses episódios lamentáveis e nem os militares estariam em frangalhos. Imagina se desse um pouco mais de poder a esse cara, ele provavelmente tentaria um golpe de estado, mesmo sabendo que na conjuntura atual os riscos do tiro sair pela culatra seriam de 100%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo