General quer mais recursos para a segurança da informação

E-mail nacional não resolverá questão de espionagem
O general José Carlos dos Santos, chefe do Centro de Defesa Cibernética do Comando do Exército, afirmou nesta quarta-feira, 02/10, aos parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional que as vulnerabilidades verificadas hoje nos sistemas cibernéticos brasileiros têm como causa principal a dependência da tecnologia estrangeira – e não serão superadas de imediato.
Disse ainda que a atuação colaborativa do governo com universidades e empresas, entre outros, já mostra resultados, como a elaboração de um simulador de defesa cibernético e um antivírus. Mas o general defendeu a criação de uma agência nacional de segurança cibernética para regular e coordenar o setor. O general José Carlos dos Santos defendeu ainda, enfaticamente, a aprovação do Marco Civil da Internet, em tramitação na Câmara. Ele disse também que a sociedade brasileira, de maneira geral, não se preocupa com a proteção dados sensíveis, pessoais ou não. [montedo]
Por sua vez, o diretor da Safernet Brasil, Thiago de Oliveira, disse que a criação de um sistema de e-mails na Empresa Brasileira de Correios para aumentar a segurança da comunicação dos brasileiros não resolve o problema da espionagem. Ele lembrou que existem outras brechas, como a instalação de softwares espiões que interceptam a mensagem assim que ela é escrita.
Segundo ele, também não há como proteger os dados de remetente, destinatário e assunto. A criação do e-mail foi anunciada pelo governo após as denúncias de espionagem de autoridades brasileiras pelo governo americano, que motivaram a audiência pública de hoje. Thiago de Oliveira lembrou que já existe um software italiano que, uma vez instalado em smartphones e computadores em geral, toma o controle dos aparelhos. No caso dos celulares, pode transformá-los em terminais de escuta em tempo real.
General José Carlos dos Santos aponta falta de recursos e pessoal
O diretor da Safernet, organização não governamental dedicada ao combate a crimes na internet, defendeu a existência de rubricas específicas no Plano Plurianual para a defesa cibernética. Ele comentou que apenas o orçamento secreto da área de inteligência do governo dos Estados Unidos é de 52,6 bilhões de dólares, com 107 mil pessoas trabalhando. Fonte: Agência Câmara
Convergência Digital/montedo.com

3 respostas

  1. Nós somos totalmente dependentes da tecnologia americana. E se num eventual conflito eles manipulassem o sinal dos satélites e nos deixassem de forma permanente sem acesso a internet e sem celular? Nada mais por aqui funcionaria. Pensem em qual setor da vida moderna funciona sem isso? Nem as pessoas são capazes de trabalhar de outra maneira. Acho que temos que admitir que temos essa dependência e tomar uma atitude: Ou desenvolvemos tecnologia nacional ou paramos de querer segurança total, porque da maneira que estamos hoje é impossível.

  2. Esse barulho todo não é para proteger o Estado… É para obter a benevolência da sociedade para incremento da vigilância sobre o cidadão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo