Escolha uma Página
Robô militar quadrúpede feito nos EUA anda até 32 km sem reabastecerCapaz de andar cerca de 32 quilómetros sem reabastecer e carregar até 180 quilos, o robô LS3 (sigla em inglês para Sistema com Pernas de Apoio a Esquadrões) foi desenvolvido nos Estados Unidos com fins militares. Segundo a fabricante Boston Dynamics, a máquina quadrúpede é capaz de seguir soldados em terrenos acidentados e agora terá uma versão a diesel.
Um protótipo do robô foi apresentado esta semana na Modern Day Marine, feira militar patrocinada pela Marinha norte-americana na cidade de Quantico. Os primeiros modelos do LS3 haviam sido apresentados no ano passado e ganharam este ano 10 milhões de dólares de investimento.
De acordo com o Huffington Post, o LS3 é mais largo que modelos anteriores e movimenta-se silenciosamente, além de ser abastecido com diesel, combustível vulgarmente usado noutros veículos militares. Através de sensores, ele segue os fuzileiros navais, como um animal treinado faria, sem precisar de ser pilotado.
O robô tem blindagem a tiros de armas de fogo de pequeno porte e, segundo a fabricante, é discreto o suficiente para auxiliar em operações tácticas. Ele também pode recarregar rádios e dispositivos portáteis, funcionando durante 24 horas ininterruptas.
Diário Digital (sapo.pt)/montedo.com
Skip to content