Senadores visitarão quartel do Exército que vetou inspeção da comissão da (in) verdade do RJ

Subcomissão visitará unidade do Exército em que presos políticos foram torturados e mortos na ditadura
Gorette Brandão e Iara Guimarães Altafin
Apontada como local onde foram torturados e mortos opositores da ditadura militar, unidade do Exército localizada na rua Barão de Mesquita, no Rio de Janeiro, deverá ser visitada por senadores da Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça. No local, teriam sido mortos o deputado cassado Rubens Paiva e o líder comunista Mário Lima.
A proposta sobre a inspeção, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), foi aprovada em audiência realizada pelo colegiado nesta segunda-feira (26), para tratar dos abusos cometidos por agentes do Estado durante a ditadura militar. A intenção é que a visita seja feita em conjunto com membros da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, que recentemente foi impedida de ter acesso ao local.
A iniciativa será um ato de apoio à comissão fluminense depois da negativa de acesso ao local. Os militares que comandam a unidade do Exército justificaram que a instalação pertence à jurisdição federal, não sendo pertinente o pedido feito por uma comissão de atuação estadual.

Leia também:
Em busca de um factoide: com base em lei estadual, Comissão da (in) Verdade do RJ tenta visitar quartel do Exército

Espaços de memória
A proibição foi mencionada quando os convidados tratavam da importância de que espaços usados para prática de abusos sejam transformados em museus e arquivos públicos. Ex-coordenador da Comissão Nacional da Verdade, que pediu afastamento do colegiado, o ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles sugeriu que proposta sobre o aproveitamento desses espaços faça parte das recomendações do relatório final da comissão. O objetivo é que sirvam às novas gerações como referência sobre a a repressão política e para que a sociedade nunca permita a volta de um regime ditatorial.
Fonteles também relatou sua experiência de pesquisa de documentos no Arquivo Nacional e disse ser preciso quebrar o preconceito de que mandar um documento para o arquivo seja o mesmo que jogá-lo no lixo. Para Fonteles, um arquivo nacional é fonte inesgotável de conhecimento.
No entanto, ele lamentou a situação do atual Arquivo Nacional em Brasília, restrito a um pequeno depósito nos fundos de um órgão público.
Ainda em relação ao prédio da Barão de Mesquita, Aurélio Rios, procurador Federal dos Direitos do Cidadão, disse que foi um dos subscritores de documento dirigido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para que o prédio seja tombado. Defendeu que também se transforme em museu uma casa situada em Petrópolis (RJ), que ficou conhecida como a “Casa da Morte”. De todos os presos políticos levados ao local, apenas um conseguiu sobreviver, depois de escapar à vigilância dos torturadores.
A subcomissão da Verdade, Memória e Justiça é presidida pelo senador João Capiberibe (PSB-AP). É vinculada Comissão de Direitos Humanos e Comissão Participativa (CDH).
Agência Senado-montedo.com

Respostas de 3

  1. Quem assiste esses telejornais comprado pelos bandidos de colarinho branco sabe muito bem a situação do Brasil atual fala pra esses senhores irem a hospitais nas capitais lá no norte em são Paulo,Rio e BH para ver o que realmente precisar ser feito e de urgência no rio médicos que batem ponto e não trabalham mas ganham o seu salário sem trabalhar no hospital outra se eles não quiserem ir vão ali do lado no prédio do TCU para ver o que tem de errado pelos os estados do Brasil a fora se eles quiserem dar uma passada aki no rio quero que eles subam com uma patamo da PMRJ em um morro aonde não tem presença do estado pra ver como é quer vou pedir a eles uma coisa mais leve vão dar aulas em escolas publicas já que os senhores e senhoras são todos formados nas melhores faculdades do pais mesmo vai dar aula em uma escola publica para ver o que os professores tem que passar para ganhar aquela mixaria aprovada em 2011 ai sim os senhores vão ver o que é terrorismo vossas excelências.Agora querer entrar em uma OM pra ver o que aconteceu a 1970 a 1980 tá de brincadeira como diria o capitão nascimento meus senhores tem-se coisa muita mais importante para fazer com mais urgência tem pessoas morrendo em hospitais por falta de leito tem pessoas com síndrome do pânico e depressão por causa da violência atual nos grandes centros e os senhores preocupados com o passado a na moral vai $#@% vai $#@& $#@%& pede pra sair seus vampiros vocês não nos enganam não vocês só querem dinheiro seus @#$%& pra mandar pro filhinho banca o play boy e viver no mundo fantástico do bob lá em outro pais ou aki no Brasil nas faculdades federais coisa que os senhores não tem condição de pagar uma faculdade particular pro filhinho somos nós que podemos pagar por causa deste revanchismo ignorante e ainda dizem ter diploma superior quem tem diploma superior não ignorante ou sou eu que vivo no mundo fantástico bob e não to sabendo vai ver é por que a alimentação da minha família ficou mais encarecida por falta de alguns nutrientes e vitaminas também ganhando o soldo que ganho não podia ser diferente senhores uma proposta vamos trocar nossos salários por dois meses?

  2. Os bons comigo, vamos comemorar 50 anos do "passado ditador" no ano que vem, tenham coragem e não aceitem essas atitudes destes covardes e sem espirito de pátria. Como dizia um grande patrono "ame ou deixe-o", passagem somente de ida para Síria, Coreia do Norte, Cuba e outros para esses comunas já em 2014. Sou brasileiro de alma e coração, quem voltou do exílio é um cagão, porque fugiu, não amava este país, grandes covardes……..
    Estarei em pé para assistir a grande comemoração dos 50 anos de 64. As bases destes covardes já está tremendo, aguardem sua hora vai chegar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *