Israel revê investimentos militares para modernizar Exército

AFP – Agence France-Presse
O Exército israelense vai reorientar suas despesas militares para garantir seu “avanço tecnológico” em relação aos demais Exércitos da região, anunciou nesta quinta-feira o ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon.
“Temos diante de nós um plano revolucionário e plurianual, ao fim do qual vocês verão, em alguns anos, um novo Tsahal (como é chamado o Exército israelense)”, declarou o ministro em sua página no Facebook.
Para responder às “mudanças na região e às capacidades desenvolvidas pelo Exército”, Moshe Yaalon anunciou uma “reforma significativa”, que inclui “investimentos no arsenal e nos sistemas, o que ajudará o Tsahal a manter um avanço espetacular no plano tecnológico em comparação aos Estados e organizações que nos rodeiam”.
“Os campos de batalha atuais e do futuro são totalmente diferentes do que conhecemos no passado”, escreveu o ministro, comprometendo-se a manter “investimentos adequados em munições, serviços de inteligência, telegestão, defesa ativa e em ciberdefesa”.
Como pontos da reforma, a imprensa israelense mencionou a redução do número de tanques, navios e aviões militares, além da baixa por tempo de serviço de milhares de militares de carreira no próximo ano. Ainda segundo a imprensa local, essas medidas devem ser submetidas ao governo para que sejam confirmadas.
Moshe Yaalon destacou as “restrições orçamentárias de 2013-2014”, que levaram o Exército israelense a reduzir o treinamento e o serviço de reservistas.
EM/montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo