`Protestos: Exército reforça efetivo para proteger autoridades políticas

ELIANE CANTANHÊDE
País em protesto

O Exército reforçou o efetivo destacado para proteger quatro prédios públicos classificados como “alvos sensíveis” na capital da República, principalmente o Palácio do Planalto, sede do governo, onde a presidente Dilma Rousseff passou toda a tarde.

Os outros três são residências oficiais: os palácios da Alvorada, da presidente, e do Jaburu, de Michel Temer, além da Granja do Torto, originalmente casa de campo.
O objetivo é garantir a vida e a integridade das autoridades e dos servidores e também impedir a depredação desses prédios públicos.
A operação está sob a responsabilidade do Comando Militar do Planalto, em contato com o Comando do Exército e com as forças regulares de segurança, aí incluídas a PM e a Força Nacional, responsáveis por monitorar de perto as manifestações.
Apesar de as autoridades não confirmarem oficialmente, a Folha apurou que é natural que as tropas estejam de prontidão não apenas em Brasília, mas em todos os Estados em que haja protestos.
Assim como em Brasília, as Forças Armadas têm um mapeamento detalhado de “alvos sensíveis” de todo o país.
Os cerca de 20 mil militares que já receberam treinamento em campo e participaram de ações no Haiti foram recrutados para aquele país de todas as regiões brasileiras e, ao voltarem, foram novamente dispersos por vários Estados.
Esses militares são considerados os mais habilitados para agir, no caso de a situação se tornar incontrolável e o Exército for acionado.
Essa hipótese, porém, é tida como improvável, pois acarretaria um enorme desgaste político para a presidente, ex-militante de esquerda durante o regime militar.
Além das ações objetivas de segurança e prevenção, o Exército atua na área de inteligência.
Há um trabalho para identificar quem são os manifestantes radicais, de onde vêm, se agem espontaneamente ou se “estão a serviço de interesses contrários ao Brasil”, como ouviu a Folha. Chama a atenção o “modus operandi” comum às diversas manifestações.
Folha/montedo.com

10 respostas

  1. AGORA SIM ERA HORA DOS MILITARES CRUZAREM OS BRAÇOS, E DEIXAREM OS MANIFESTANTES CONVERSAREM "OLHO NO OLHO" COM NOSSA DIGNÍSSIMA "PRESIDENTA"!!!!!

  2. DEIXA INVADIR… O GOVERNO FEDERAL NÃO APOIOU A INVASÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA PELOS ÍNDIOS ?! POIS ENTÃO DEU O EXEMPLO; AGORA É A VEZ DELA.

  3. No comentário acima das 18:08…Para isto tem que ter culhões! Fala-se de oficiais que não batem contra a presidenta, mas somos todos um bando de covardes que ficamos atrás da " cortina " dos cara pintados , e de mascaras(os desordeiros) sem levantar as nossas vozes! Nós somos o reflexo desta sociedade! Os nossos políticos são um reflexo de nossa população que da um braço para poder tirar alguma vantagem! O que é bom a gente mostra, e o que é ruim…. Bom, aí a gente bota embaixo do tapete!!! Sabe quando mudamos algo? Na próxima eleição! Mas a nossa população tem memoria curta! E acabam votando nas mesmas figuras carimbadas e corruptas! Falo de PT que é, igual a PSDB, que é igual a PDT e tantos outros, quando chegam lá querem mais é aproveitar e tirar a usa lasquinha!Rogo a Deus que nossa gente aprenda a diferenciar o joio do trigo, e não votar nestes corruptos que fazem nossas leis e estes desmandos! Torçamos que estas manifestações possam trazer algum beneficio a todos nós…Assinado: mais um "covarde" por trás do comentário anonimo, pois também quero sair promovido 2º TEN QAO…..

  4. O Brasil acordou, e essa mudança já começou, JOAQUIM BARBOSA do STF é o preferido dos manifestantes, como os movimentos são apartidário, na minha opinião é a melhor opção para ser o Presidente deste Pais.

  5. Proteger autoridades políticas??? não foi esse o juramento que fizemos. Nosso dever é proteger a população, principalmente contra esses políticos que desde 1985 só pensam em se enriquecer.

  6. O EB só irá melhorar para os graduados quando for extinta a promoção ao oficialato para os mesmos (vem daí a criação em série de covardes), ou quando esta promoção somente se efetivar através de um concurso sério, onde irá ser aprovado aquele que realmente estiver minimamente preparado (padrão EB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo