Ivone Luzardo sobre os quartéis: “O clima é tenso pela falta de incentivo financeiro”

Militares pedem socorro em Brasília
Manifestantes exigiram pagamento da reposição salarial de 28,86%
Depois de esgotar as tentativas de diálogo com o governo federal, manifestantes ligados a entidades representativas dos militares se reuniram ontem, em Brasília, no Dia da Batalha do Riachuelo, para reivindicar a reposição salarial de 28,86% que se arrasta desde 1993. Além de exigir melhores soldos, criticaram o que intitulam de esforço para o sucateamento das Forças no Brasil.
As reivindicações salariais ganham força na base da carreira. Cabos, soldados, sargentos e capitães, segundo as entidades, recebem soldos incompatíveis com a função, o que gera desconforto dentro das corporações. “Os salários são horríveis. Por isso, muitos passam dificuldades e abandonam a carreira”, alerta Genivaldo da Silva, presidente da Associação dos Militares da Ativa, da Reserva e Pensionistas.
Outro assunto de destaque foi a Comissão da Verdade que, segundo Marcelo Machado, presidente da Associação Nacional dos Militares do Brasil (ANMB), é uma discussão unilateral. “O governo usa a Comissão da Verdade para desmoralizar as Forças Armadas. Não somos contra a apuração dos fatos, mas queremos, por exemplo, que seja mostrada a realidade da esquerda armada na época da ditadura”, explica.
5 MINUTOS COM IVONE LUZARDO, presidente da UNEMFA
Presidente da União Nacional das Esposas de Militares das Forças Armadas (Unemfa), Ivone Luzardo vive de perto as dificuldades enfrentadas pelas Forças Armadas no Brasil, em especial, a luta pela reposição das perdas salariais. Ontem, em Brasília, participou com outros militantes da manifestação que exige, do governo federal, a recuperação dos soldos.
1. Por que o aumento de 30% não é suficiente?
— Isso não foi um aumento. Foi a tentativa fracassada do governo de repor a inflação, mas sem sucesso. Em 2015, quando as tropas receberem a última parcela do reajuste, as perdas do poder de compra dos soldos dos nossos maridos chegarão a 135%.
2. Qual é a real situação dos praças nas corporações?
— Muitos enfrentam dificuldades financeiras devido aos baixos vencimentos e se atolam em dívidas e empréstimos, devido à facilidade do consignado. A maioria, pais de família, não enxerga futuro dentro das Forças Armadas.
3. Como está a situação dentro dos quartéis?
— O clima é tenso pela falta de incentivo financeiro. Além disso, o anúncio do corte para a Defesa gera insegurança. A reclamação fica por conta dos aparelhos e equipamentos obsoletos que colocam a vida de muitos militares em risco. No fim de maio, por exemplo, a turbina de um avião, com cem homens que estão em missão no Haiti, explodiu e poderia ter causado uma grande tragédia.
O Dia /montedo.com

20 respostas

  1. PARABÉNS DONA IVONE LUZARDO PELA LUTA EM FAVOR DA NOSSA CLASSE, MAS NOS DESCULPE POR NOSSA FALTA DE APOIO. TEMOS MUITO MEDO EM APOIÁ-LA OU ESTAMOS NO COMODISMO ESPERANDO QUE ALGO INOPINADAMENTE ACONTEÇA EM NOSSO FAVOR. DESCULPE DONA IVONE LUZARDO, NÓS SOMOS OS MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

  2. bom dia ávidos leitores do Montedo. O sucateamento das forças armadas e a desmoralização dos militares (o salário tem maior visibilidade) não é algo feito por meros amadores, isso foi planejado por décadas, por pessoas muito bem instruídas e está sendo posto em prática através se utilizando um conjunto enorme de instituições oficiais e privadas (mídias em geral); e por este motivo, vocês acham que discursos inflamados e choramingas de socorro e misericórdia vão surtir algum efeito? Todas estas reações já foram previstas desde à época que o plano de desmoralização das forças armadas era abertamente discutido no foro de São Paulo. Meus queridos, nós precisamos entender que problemas controlados levam a soluções controladas… As praças precisam se unir, criar estratégias, ter um planejamento passo-a-passo, gerar lideranças fortes; mas olhem como nós estamos espalhados por todo este imenso território, esta tarefa não pode ser realizada a curto e médio prazo. Mas podemos começar a criar problemas para os oficiais, eles estão numa tranquila zona de conforto(diárias, PTTC na reserva, gratificações, etc); toda mudança precisa de algum gasto de energia.

  3. Parabenizo a Senhora Ivone pelo empenho. Porém não acredito no pagamento dos 28,86% que alguns militares fazem jus. Aqueles que não entraram na justiça nunca irão receber.
    Também não acredito em algum tipo de reposição salarial ou retorno do auxílio moradia, muito menos da gratificação de 1% no soldo por ano trabalhado. Simplesmente por que houve uma diferenciação muito grande com a nova LRM entre oficiais superiores e os demais graus hierárquicos inferiores. Deixando, assim, o problema financeiro somente para praças, oficiais subalternos e oficiais intermediários.
    Se prestarmos atenção nos Boletins do Exército, notamos um grande número de oficiais do IME, QCO e médicos pedindo demissão por serem aprovados em diversos concursos públicos.Com isso, confirmando a falta de esperança da tropa de uma possível melhora nos soldos e uma falta de confiança dos militares de "baixa patente" com seus comandantes.
    Mais uma vez parabenizo a Senhora Ivone e faço votos que ela, com sua atitude, consiga motivar mais militares a continuar cobrando do governo federal mais dignidade para os militares.

  4. Lista de Vôos de Rosemary com LULA. Quem disse q galinha não voa.

    SE QUEREM CRISE APURE O EMAIL ABAIXO QUE É VERGONHA NACIONAL:

    QUEM DISSE QUE GALINHA NÃO VOA?
    Viagens que pagamos para Rosemary Noronha, a Rose do Lula

    Data – País –
    Evento
    Dez.2005 Uruguai (Montevidéu) Cúpula do Mercosul
    Jul.2006 Argentina (Córdoba) Cúpula do Mercosul
    Jun.2007 Portugal (Lisboa) Cimeira União
    Europeia-Brasil
    Jul.2007 Bélgica (Bruxelas) Conferência
    Internacional de Biocombustíveis
    Nov.2007 Chile (Santiago) Cúpula
    Ibero-americana
    Dez.2007 Argentina (B. Aires) Posse de Cristina
    Kirchner
    Dez.2007 Venezuela (Caracas) Visita de trabalho
    Dez.2007 Bolívia (La Paz) Declaração
    sobre o Corredor Bioceânico
    Dez.2007 Uruguai (Montevidéu) Cúpula do Mercosul
    Abr.2008 Gana (Acra) Conferência das
    Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento
    Mai.2008 Peru (Lima) Cúpula da
    Alcue (Conferência de Ciência e Tecnologia)
    Jul.2008 Portugal (Lisboa) Cimeira da
    Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
    Out.2008 Espanha (Madri) Visita oficial
    Out.2008 El Salvador Cúpula
    Ibero-americana
    Out.2008 Cuba (Havana) Visita oficial
    Mar.2009 Qatar (Doha) Cúpula América do
    Sul-Países Árabes
    Mar.2009 França (Paris) Encontro
    bilateral
    Abr.2009 Reino Unido (Londres) Cúpula do G20
    Mai.2009 El Salvador Posse
    presidencial
    Mai.2009 Guatemala Encontro
    bilateral
    Mai.2009 Costa Rica (San José) Encontro bilateral
    Ago.2009 Paraguai (Assunção) Cúpula do Mercosul
    Nov.2009 Venezuela (Caracas) Encontro bilateral
    Dez.2009 Ucrânia (Kiev) Visita de Estado
    Dez.2009 Portugal (Estoril) Cúpula
    Ibero-americana
    Dez.2009 Alemanha (Berlim) Visita de Estado
    Dez.2009 Alemanha (Hamburgo) Encontro empresarial
    Mar.2010 México (Cancún) Calc (Cúpula da
    América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento) e Cúpula G-Rio
    Mar.2010 Cuba (Havana) Visita oficial
    Mar.2010 El Salvador (S.Salvador) Visita oficial
    Mai.2010 Rússia (Moscou) Visita oficial
    Mai.2010 Portugal (Lisboa) Cimeira
    Brasil-Portugal
    Nov.2010 Moçambique (Maputo) Encontro bilateral
    Nov.2010 Coreia do Sul (Seul) Cúpula do G20

    Fonte: Blog do Políbio Braga (jornalista e escritor)

    Nota do editor
    A lista corre nas redes sociais.
    O editor checou e divulga porque é pública e verdadeira.
    São as viagens de Rosemary Noronha – a afamada Rose do Lula – uma mulher
    ambiciosa, pistoleira profissional, companheira de cama e mesa do
    ex-presidente Lula 51, de cuja relação na horizontal extraía seu poder, mas
    que acabou apanhada de calcinha na mão fazendo malfeitorias públicas graças
    ao suado exercício de deitar e rolar com o cachaceiro no privado.
    A vagaba de carteirinha só viajou porque o Pinguço decidiu que nós
    pagaríamos a conta da putaria.
    O avião presidencial, o AeroLula, que custou o olho cara, virou motel
    aéreo!
    O vagabundo andou com ela pelo mundo, enquanto no Brasil nós trabalhamos
    pra manter essa quadrilha de sindicalista do PT !

    Políbio Braga, jornalista e escritor

    REPASSE. AJUDE, POR FAVOR, A SALVAR O BRASIL

  5. Até o BE nº 23/2013, já picaram a mula, 78 (setenta e oito) oficiais do EB, para a reserva NÃO REMUNERADA, entre eles: 01 Cel Med, 01 TC Inf, 02 Cap Art, 02 Eng, 03 Cap Inf, 01 Cap Com, 01 Cap QMB, dois 1º Ten Inf, um 1º Ten QMB, um 1º Ten Art, um 1º Ten Int, ode demais QCO e do IME.

    E na Marinha e na FAB ?

    E a quantidade de praças ?

  6. Amigos a Sra Ivone Luzardo é presidente do Diretório Estadual dp PMB no Distrito Federal
    Email: [email protected]
    Fones:
    (61) 8566-4498 OI
    (61) 8107-3620 TIM
    Caixa Postal 8546
    CEP: 70312-970
    Brasília – DF

    AJUDEM! O PMB está precisando de apoio para sua criação. Ainda estão faltando cerca de 200 mil fichas de apoiamento para chegar a quantidade mínima exigida para que o registro de criação do partido seja homologado pelo STE. Até agora só coletaram 250 mil fichas assinadas. Lembro que assinar uma ficha de apoiamento não significa se filiar ao partido, logo qualquer militar da ativa poderá fazê-lo. Acessem o site do PMB: http://www.pmbnacional.com.br imprimam uma ficha de apoiamento, peçam aos parentes para assinarem também. Depois enviem pelo correio para o diretório do PMB mais próximo. Temos até meados de setembro deste ano para conseguir as assinaturas restantes, caso contrário não poderemos concorrer em 2014. Além disso o PMB está solicitando contribuição em dinheiro para ajudar a custear o processamento das fichas. Acessem o site e dêem uma olhada. Isso é o que podemos fazer por agora. Garantir que o partido seja criado ainda este ano para que já possa concorrer em 2014!!!
    Um grande abraço
    Infa Brasil!!

  7. Espero que ao menos a senhora Ivone Luzardo se candidate a Deputada Federal agora em 2014 e seja eleita, pois ela certamente irá fazer mais por nós do que quem deveria fazer e nada faz!

    Deputados Federal em 2014
    Montedo e Sra Ivone Luzardo, se concorrerem será barbada!

  8. aqueles que acompanham as notícias do Brasil…agora entenderam o "porque" do governo estar tentando proibir a criação de novos partidos????
    PMB já!!!!vamos lá pessoal…parar de só reclamar e agir!!!vamos criar o nosso partido!!!

    PMB já!!!!!!!!!!!!!!

  9. COPA DAS CONFEDERAÇÕES=GORDAS DIÁRIAS PARA GENERAIS, enquanto isso as praças estão lá trabalhando apenas pela comida(ou nem isso) como se fossem seus escravos. Bem que a comissão da verdade e a comissão de direitos humanos da câmara podiam apurar esse tipo de abuso criminoso cometido por nossos queridos líderes.

  10. Ao comentarista das 10:17. eu concordo que algumas estratégias estejam sendo utilizadas para desmoralizar as forças armadas. porém, o desestímulo com a carreira não é só por causa dos salário, muitas babaquices que existem nos quartéis também são motivo de desestímulo com a a carreira, quem é milico sabe do que eu estou falando. São problemas internos que não são criados pelo PT e nem foram objeto de apreciação no Foro de São Paulo.
    A babaquice mais recente foi a provocação da Marinha – parabéns aos idiotas golas brancas que além de darem tiro no próprio pé, ainda acertaram a FAB e o EB – para a implantação do BILHETE ÚNICO para os militares e servidores civis do RJ e SP. Isso não é coisa do PT, é criação de almas sebosas que estão dentro da instituição e vestindo farda. Moral da história neste caso, os militares e servidores civis do Ministério da Defesa que servem no RJ e SP ganharão menos auxílio transporte do que o restante dos servidores públicos federais e menos que os militares e servidores civis que servem em outros Estados. Sábia Marinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. E o povo de SP E RJ parece estar acordando, nesse momento as ruas estão tomadas de manifestantes contra a aumento das passagens de ônibus e de forma pacífica, a violência por enquanto só partiu da PM de SP. Acordem políticos.

  12. se os altos coturnos de pantufa nao fizer nada sera o fim das FFAA sargentos meia volta vó ver rumo a vida civil cabelo grande e sem parada diaria

  13. SE NÃO BASTASSE MAIS NADA, AGORA A PRÓPRIA FORÇA INVESTE, COVARDEMENTE, CONTRA O SEU PESSOAL ATIVO, INATIVO , PENSIONISTAS ETC QUANDO AMEAÇA DE CORTE, EXCLUSÃO OS DEPENDENTES DO FUSEX QUE JÁ ESTAVAM CADASTRADOS, MUITOS HÁ ANOS. A MAIORIA DE IDOSOS, OS QUAIS, SE DESLIGADOS DO FUSEX FICARÃO À MERCÊ DE SEU PRÓPRIO INFORTÚNIO JÁ QUE OS PLANOS DE SAÚDE REGULARES NÃO ADMITEM IDOSOS. E ALGUM QUE ADMITA COBRA VALORES EXTORSIVOS, DEFINITIVAMENTE PROIBITIVOS PARA A FAMÍLIA MILITAR. LEMBREMOS QUE O FUSEX PARA OS DEPENDENTES NÃO É GRATUITO. É PAGO, HÁ CONTRIBUIÇÃO MENSAL E INDENIZAÇÃO NO ATO DA UTILIZAÇÃO. E COMO CONTRIBUIÇÃO, NÃO É MENSALIDADE, PODERÁ VIR A SER QUESTIONADA JUDICIALMENTE E SOLICITADA A DEVOLUÇÃO DA QUANTIA PAGA COM AS DEVIDAS CORREÇÕES, JÁ QUE O FUSEX NÃO FUNCIONA COMO UMA EMPRESA MAS COMO UMA "CAIXINHA" CONTRIBUTIVA DO PESSOAL DEPOSITANTE; SEM PERSONALIDADE JURÍDICA. QUAL A DISPOSIÇÃO DESSA "NAVALHA" CORTAR A PRÓPRIA CARNE? INCAPACIDADE ADMINISTRATIVA DO FUNDO, DESVIOS, PENALIZAÇÃO DOS NÃO GENERALADOS ?

  14. Não sei se dará tempo: o objetivo dos corruptoscomunasterrorista, é de banir as FFAA desse país, levando-a, ao mais baixo patamar de desmoralização financeira, familiar,profissional ao ponto da nação esquecer-se totalmente que um dia o Brasil teve uma FFAA respeitada e honrada em todo o mundo. Esse plano já estar em andamento só não vê quem não quer vê.E assim realizar o sonho da corja que governa, transformar esse país continente em uma colônia comunoterrorista de um regime totalitário ditatorial tornando-se donos do país, como acontece em cuba,coréia do norte, china etc. Não sei se dará tempo salvar o Brasil pelo voto. só sei que se ainda existir militares honestos íntegros, militares que não perderam, não esqueçeram e não venderam o real valor do sentimento de patriotismo e que sobre tudo amem a família e a esta nação, façam algo antes que seja tarde.
    Parabens pela luta "isolada" Dona Ivone Luzardo, pena que a Senhora não tenha o apoio merecido da classe, que poderia fazer muito mais.

  15. O brasileiro já está acordando. Já não aguenta mais altas cargas de impostos, e agora, DONA DILMA PERDULÁRIA RUSSELFF "TRAZ A INFLAÇÃO DE VOLTA", AJUDADA PELA INCOMPETÊNCIA DO BOÇAL GUIDO MANTEGA.
    O PT no desespero de manter a Dilma no poder, sai criando BOLSAS DE TODOS OS TIPOS. O que eles deveriam fazer é DAR CONDIÇÕES DAS FAMILIAS OBTEREM SEUS PRÓPRIOS SUSTENTOS, POR MEIO DO TRABALHO, OU SEJA, INVESTIR EM ESCOLAS E CENTROS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS ADULTOS.
    Os covardes aceitaram essa tal COMISSÃO DA VERDADE, agora estão sendo execrados por pessoas revanchistas. Não há isenção no ato. Como uma pessoa que roubou, assaltou, matou, colocou bomba , sequestrou (sabem de quem estou falando) é A MENTORA DA TAL COMISSÃO? Ela deveria sentar-se em primeiro plano e responder pelos crimes que cometeu, para dar exemplo ao país.
    Quanto à Sra Ivone, O FATOR PREPONDERANTE PARA DESESTÍMULO DENTRO DOS QUARTÉIS É O MINGUADO SALÁRIO MESMO. ACRESCENTO OUTTRAS COISAS MAIS, TIPO SOMO REGIDOS POR UMA MP QUE NOS TIROU OS PARCOS DIREITOS QUE TÍNHAMOS, NOS DEIXANDO MAIS DEFASADOS E À MERCÊ DO CONGRESSO, QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA NÓS MILITARES. SÓ EM UM PAÍS COMO O BRASIL QUE A MAIOR INSTITUIÇÃO, AS FORÇAS ARMADAS, SÃO REGIDAS HÁ QUASE TREZE ANOS POR MEIO DE UMA MEDIDA PROVISÓRIA (ATENTE PARA O NOME "PROVISÓRIO).
    Ninguém sonha mais em entrar para as FFAA, como um dia sonhei.
    Os civis não querem mais prestar concurso nem servir, uma vez que sabem dos baixos salários, da dedicação extrema à instituição, do rigoroso controle pessoal, DA DESMORALIZAÇÃO PÚBLICA DAS FFAA(ninguém respeita mais militar das FFAA, principalmente os policiais), das sessões longas e diárias de faxinas, da mal alimentação, da falta de pagamento de diárias etc. Em suma, para os jovens é perda de tempo.
    Para terminar, vamos fazer nascer o Partido Militar, tendo na vanguarda a Sra Luzardo e o Montedo.
    Abraços a todos.

  16. Também temos inimigos internos. E você sabem do que estou falando.

    Por que o Cmt EB não melhora o plano de carreiras dos graduados, por exemplo? Ele não depende de lei e nem nada. É tudo portaria. Mas será que há interesse? Mais fácil sair mais uma nova portaria aumentando os já longos interstícios.

    Abraços!

  17. A coisa está insuportável. 3a feira dia 11 de junho de 2013, um Sub Tenente lá de Santa Catarina em situação de desespero com as condições salariais entre outras coisas foi até a vila militar e munido de um machado tentou invadir a casa do comandante.. Foi detido pela guarnição de serviço…

  18. Olá a todos os leitores deste BLOG.
    Sou 2 Sgt do exército e venho confirmar a nossa situação financeira como bastante difícil. Para tentar melhorar um pouco minha renda, estou vendendo produtos de beleza dentro da caserna, ou seja, estou sempre com revistas embaixo do braço oferecendo aos companheiros. Um grande abraço a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo