Copa das Confederações: 7,4 mil homens das Forças Armadas ficarão de prontidão no RJ

Forças Armadas ficarão de prontidão durante Copa das Confederações
RIO DE JANEIRO – Cerca de 7,4 mil homens das Forças Armadas ficarão de prontidão para garantir a segurança da Copa das Confederações, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o coordenador do Centro de Coordenação de Defesa de Área do Rio, general José Alberto Abreu, os militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica não serão vistos patrulhando as ruas da cidade, como aconteceu em grandes eventos anteriores, e serão acionados apenas se os órgãos policiais requisitarem.
Abreu afirmou que os militares ficarão nos quartéis, de prontidão, e também em instalações consideradas estratégicas, como subestações de energia, estações de tratamento de água, centrais de telecomunicações, portos, aeroportos e usinas de produção de energia elétrica. A única participação visível das Forças Armadas serão os navios da Marinha, que patrulharão a orla da cidade durante a competição.
“Chegou-se à conclusão de que colocar as tropas nas ruas em um evento como esse seria inócuo. Vamos ficar no Palácio Duque de Caxias, no centro do Rio, com o Centro de Coordenação de Defesa de Área, acompanhando tudo o que possa acontecer. Vamos ficar na reserva porque, na área do Maracanã, a primeira atuação será da segurança privada. Caso aconteça alguma coisa que extrapole a capacidade da segurança privada, a Polícia Militar será acionada. Em último caso, serão acionadas as Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem”, disse o general.
Segundo ele, o modelo de segurança – com militares atuando apenas como força de reserva, será usado nas outras cinco cidades-sede da Copa das Confederações, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho. A expectativa é que esse modelo se repita também durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
No Rio de Janeiro, especificamente, as Forças Armadas estarão de prontidão até o dia 4 de agosto, já que no final de julho a cidade também sedia a Jornada Mundial da Juventude, principal evento da juventude católica no mundo, que terá a participação do papa Francisco. Para esse evento, serão mobilizados 9 mil militares que, além de ficarem de prontidão nos quartéis, também farão patrulhamento da área de Guaratiba, onde haverá a missa final da jornada.
Agência Brasil/montedo.com

8 respostas

  1. OOlha a vingança dos Generais de Brasília pela afronta dos QEs em não terem aceitado a esmola da PL 4373/2012

    terça-feira, 28 de maio de 2013

    O Ministério da Defesa solicitou a retirada de pauta do PL 4373/2012 – Projeto QE da Câmara dos Deputados

    SEORI – A Secretaria de Coordenação e Organização Institucional do Ministério da Defesa, em 16 de abril de 2013 pede a retirada da PL 4373/2012 – Projeto QE, da Câmara dos Deputados, argumentando que as emendas terão repercussões negativas, alcançando também a Aeronáutica e a Marinha juntamente com o pessoal da reserva, todos a subtenentes e suboficiais, contrariando o Estatuto dos Militares e aumentando o Orçamento da União.

    O Ministério da Defesa teme que o Projeto siga logo para a aprovação das emendas em plenário da Câmara dos Deputados, não podendo fazer mais nada pede urgência a retirada do projeto.

    Tudo agora depende do CREDEN, pois o Ministério da Defesa não tem poder para retirar o projeto a não ser que o presidente do Creden acate a solicitação.

    Lembrando que o pedido foi encaminhado diretamente à Presidenta da República Dilma Rousseff. Este projeto vem se arrastando deste o governo do ex-Presidente Lula.

  2. Montedo, desculpe-me por usar os comentários para falar de assunto diverso ao do post. Mas, hoje cedo tenho certeza que vi uma certa matéria sobre o Amado Batista no seu site, e deixei pra lê-la mais tarde quando tivesse tempo. Para surpresa minha, ao retorna ao seu blog, não havia nem sinal dela. Gostaria de saber o motivo da retirada. Tenho certeza de que não sou o único a tê-la visto… Um abç, Ricardo

  3. é isso aí. enquanto a AUTORIDADE OLIMPICA (VER PORTAL DE TRANSPARENCIA) tá entupido de funções e cargos com vencimentos absurdos os severinos ficam de bucha – mao-de-obra barata – É merecido. Braço Forte, Mão Amiga e…Cabeça Fraca.

  4. Ok, Montedo, pode ter acontecido isso mesmo. Ou entao, vi em outro site com teor critico parecido com o seu… Um abc, do amigo Ricardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo