Peça que se soltou de carreta do Exército causou acidente que matou servidor da Prefeitura de Santiago
Santiago (RS) – O acidente de trânsito que causou a morte do servidor público municipal de Santiago Edgar Dal Osto, 53 anos, foi causado por uma anilha de ancoragem, peça de metal semelhante a um engate de reboque, que se soltou de uma carreta de transporte de blindados do Exército Brasileiro, conforme mostram as fotos acima cedidas pela Polícia Rodoviária Federal.
O veículo do 9º Batalhão Logístico de Santiago se deslocava de Santiago para Santa Maria, sentido contrário ao caminhão da Prefeitura que recolhia lixo no interior. Fatalmente, a anilha se soltou, bateu no asfalto e posteriormente atingiu o vidro do caminhão da Prefeitura e a cabeça do motorista, que perdeu o controle do veículo e bateu em um paredão de pedras. Edgar não usava cinto de segurança e com o impacto foi jogado para fora do veículo. A anilha foi localizada na cabine do caminhão da Prefeitura de Santiago.
O caminhão da Prefeitura e a carreta do Exército foram periciados ontem por peritos do Instituto Médico Legal de Santa Maria. No caminhão do Exército, estavam os soldados Rafael Turchiello de Oliveira, que dirigia o veículo, e Pedro Jardel Ben Rosto. Eles perceberam a falta da peça somente em Santa Maria e informaram que não viram o acidente devido a extensão do caminhão. A viagem tinha o objetivo de buscar um blindado para a unidade militar de Santiago.
No caminhão da Prefeitura, além de Edgar, estavam os servidores Jorge Alessandro Santos da Silva e Francisco Cortelini. Eles sofreram ferimentos leves, foram atendidos no Hospital de Santiago e liberados.
A Delegacia de Delitos de Trânsito, sob responsabilidade do delegado João Carlos Brum Vaz, vai investigar as circustâncias do acidente.
Rafael Nemitz/montedo.com
9 respostas
Montedo, sem levar em consideração o profissionalismo dos soldados, mas, o fato de uma carreta, transportando um blindado (conforme reportagem)não haver alguém mais experiente? Que unidade é esta que não tem Sgt e Of? Quem é responsável por este acidente é o Cmt da Unidade,S/4, e o responsável pela garagem. É claro que para incompetência sempre existe uma disculpa…
Não deveria haver um grampo de segurança nessa anilha?
É triste ler comentário de um militar que não sabe que toda vtr para sair de uma unidade tem que ter um graduado como chefe de VTR. Com certeza o Segundo militar é um SGT!!!!!!!
Para criticar são uns leões!!!
Essas missões tem que ter Sgt QE. Fui em varias no RS. Os caras são cascudos demais. Nunca vi carreta viajando só com soldado.
A reportagem fala que tinha dois militares, um Soldado e outro o qual nao especifica a graduaçao. Mas eu pergunto, se tivesse um Sgt ou Oficial a anilha nao teria se desprendido? hehe. De qualquer maneira, que fatalidade.
Sobre o comentário de 8 de maio de 2013 14:17, no QCP de qualquer OM motoristas são Cb/Sd (QM 10-55). Os Sgt QE ocupam vagas de Cb. Fui (e ainda vou) em diversas missões com o pessoal do RS e PR no Trnp de Bld, e já é comum Cb ou Sd dirigindo, pois muitos Sgt QE estão indo para a reserva. Os motoristas Cb/Sd EP nunca vão ter mais que 4, no máx 5 anos (se tirar a CNH C com 19 anos e E com 21) de experiência, pois demora para ter a CNH E.Uma solução na 5ª RM foi contratar Sgt motorista carreteiro temporário com experiência comprovada, mas eles entram sem experiência em Trnp de Bld, normalmente com excesso lateral. De qualquer forma foi uma fatalidade, poderia ter acontecido com qualquer motorista de carreta.
QE BLINDADEIRO (ESTE BICHO CASCUDO COM PELOS NAS ORELHAS QUE VC DESIGNOU DE "Q"E" ESTAO ACABANDO NAS UNIDADES ALIAS ONDE ESTAVA A VTR DO BATEDOR NESTE MOMENTO DO ACIDENTE AÇO
esse bicho cascudo com pelos nas orellhas e todos muito calejados ja estao sumindo das unidades ninguem deu vaor a eles quero ver quando acabar de vez
Neste trnp não precisa de escolta/batedor
, pois esta prancha não tem mais de 3,20m (modelo 3 eixos da librelato), conforme prevê instrução normaTiva do dprf.