Rússia anuncia reativação de Frota Militar no Mediterrâneo

Russias-BSF-Ships-Head-Home-from-East-Mediterranean-1024x733
A Rússia disporá de uma formação naval permanente no mar Mediterrâneo sob o mandato da Frota do Mar Negro, conforme os planos anunciados pelo alto governo, disse nesta segunda-feira (1) o comandante da Armada, almirante Victor Chirkov.
Em declarações ao canal Estrella, Chirkov precisou que a esquadra estará integrada por cinco ou seis embarcações, entre fragatas e navios cruzeiros, que cumprirão funções operativas permanentes na região.
Antes disso, o ministro da Defesa Serguei Shoigu havia adiantado, em uma reunião de alto nível, há uma semana, a possibilidade de retorno da Frota Militar ao Mediterrâneo, com base permanente de navios de guerra, pela primeira vez desde a desintegração da União Soviética, em 1991.
Shoigu disse que a Armada está em condições de criar e assegurar o funcionamento dessas agrupações, o que sem dúvida mostra uma dinâmica positiva no desenvolvimento da Frota Militar, sublinhou.
O ministro afirmou que as possibilidades para cumprir tarefas em zonas marítimas distantes foram demonstradas durante as manobras navais conjuntas de três frotas, efetuadas no final de janeiro, nos mares Negro e Mediterrâneo.
Chirkov assegurou que a Frota iniciou os passos correspondentes para dar cumprimento à conformação das unidades operativas navais que estarão baseadas no Mediterrâneo, em data próxima.
O almirante manifestou ainda a proposta, como ideia futura, de acordo com as circunstâncias, de que as autoridades do país criem outras agrupações permanentes da Armada russa nos oceanos Índico e Pacífico, tal como existiram no passado.
A respeito disso se pronunciou recentemente o titular do Comitê de Defesa do Conselho da Federação (Senado) Victor Ozerov, que celebrou a possibilidade de restituir a presença da Frota Militar da Rússia em regiões estratégicas do oceano mundial, “como linha estratégica.”
Fonte: Prensa Latina
Vermelho/montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo