Monte Castelo: maior vitória da FEB na Itália deu até samba

Extrato da matéria “Tomada de Monte Castelo: em uma das mais estratégicas e renhidas batalhas da 2ª Guerra Mundial, um ex-aluno se destacou, publicada no site do Colégio Militar de Porto Alegre:


O Velho Casarão da Várzea na Batalha de Monte Castelo

Do Velho Casarão da Várzea, onde estava sediada a Escola Preparatória de Porto Alegre, seguiu na FEB o então Capitão (depois General) Yeddo Jacob Blauth, herói de guerra que foi gravemente ferido na famosa Batalha de Monte Castelo. Yeddo Blauth dá nome ao Largo onde se encontra o Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha.
O Capitão Yeddo era o o Comandante da 3ª Companhia, do 1º Batalhão do Regimento Sampaio. Durante o ataque vitorioso ao Monte Castello, em 21 de fevereiro de 1945, sua companhia foi atingida por um bombardeio alemão, sendo ele gravemente ferido e o Tenente Godofredo Cerqueira Leite morto, este após recusar por três vezes ser evacuado. 

Fatos como esse eram corriqueiros, mas o que fez a diferença nesse episódio foi a constituição da 3ª Companhia: nela estavam vários Praças — instrumentistas e compositores talentosos — que mais tarde compuseram o samba “Capitão Yedo Comandou”, de autoria do Cabo Seraphim José de Oliveira. A música, bem humorada, conta a epopéia da Companhia na tomada do Monte Castello, além de fazer uma homenagem ao seu Comandante ferido.


Com informações do site do CMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo