Escolha uma Página
Submarino e navios da Marinha chamam atenção no Porto de Santos
Navio-patrulha ‘Amazonas’ e navio-veleiro Cisne Branco abrem para visitas.
Submarino ‘Tikuna’ também está em Santos.
Submarino Tikuna em Santos (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
Submarino Tikuna chegou em Santos após patrulhamento no mar (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
Dois navios e um submarino da Marinha do Brasil ficarão durante o fim de semana no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Dois deles estão no cais da Marinha, entre os armazéns 27 e 29, e estão abertos para a visitação do público.
O navio-patrulha oceânico “Amazonas” chegou nesta sexta-feira (16) e ficará atracado até segunda-feira (19) no cais da Marinha. Já o submarino “Tikuna” chegou na quinta-feira (15) no Porto de Santos e também ficará até segunda-feira. O submarino recebe esse nome em homenagem ao povo indígena Tikuna, que estão instalados na região oeste do Amazonas. A embarcação visita a cidade após exercícios de adestramento e patrulhamento no mar. Ele é subordinado à Força de Submarinos e sua sede é na Ilha de Mocangê, em Niterói, no Rio de Janeiro. O submarino mede 62 metros de comprimento. A tripulação reúne 36 militares.
Movimentação no Navio Cisne Branco, em Santos, SP (Foto: Cristiane Amaral/TV Tribuna)
Movimentação no Navio Cisne Branco, em Santos,
SP (Foto: Cristiane Amaral/TV Tribuna)
As duas embarcações fazem parte da Operação “Atlântico III”, em que a Marinha do Brasil, o Exército e a Aeronáutica, sob a coordenação do Ministério da Defesa, atuam em atividades operacionais que fazem parte do cronograma de treinamentos elaborado pelo Ministério da Defesa. A operação envolve cerca de 10 mil militares e serve para preparar para a defesa dos recursos do mar e das estruturas estratégicas do País.
O navio-veleiro Cisne Branco tem a missão de representar o Brasil nos eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais. O navio está em Santos para participar da premiação dos alunos classificados no concurso de redação elaborado durante a Operação “Cisne Branco”, atividade dirigida pela Marinha do Brasil com o propósito de despertar nos jovens e professores o interesse pelos assuntos ligados à área naval do Brasil.
A visitação pública no navio-patrulha oceânico “Amazonas” e no navio-veleiro Cisne Branco acontece neste sábado (17) e domingo (18), das 14h ás 17h. A entrada é de graça. Já o submarino “Tikuna” não recebe visitantes.

G1 Santos/montedo.com

Skip to content