Cachorro recebe medalha póstuma como herói de guerra no Afeganistão

Em foto sem data, Liam e o cachorro Theo trabalham juntos no Afeganistão. Foto: AP
Em foto sem data, Liam e o cachorro Theo trabalham juntos no Afeganistão
Foto: AP
Um cachorro rastreador de explosivos recebeu nesta quinta-feira uma medalha póstuma como herói de guerra após morrer no ano passado junto com um soldado britânico em uma operação no Afeganistão.
Theo, como se chamava o cão, recebeu hoje no quartel de Wellington de Londres a medalha PDSA Dickin, o máximo reconhecimento no Reino Unido à “dedicação” de qualquer animal na tarefa de salvar vidas humanas durante conflitos bélicos.
O cachorro morreu horas depois que o militar junto com quem patrulhava, Liam Tasker, de 26 anos, falecesse por disparos de insurgentes no dia 1º de março do ano passado na província de Helmand (Afeganistão). A dupla, considerada “inseparável”, conseguiu localizar o número recorde de 14 bombas dos talibãs em um período de cinco meses.
O reconhecimento a Theo chega depois que Tasker, que servia como cabo no regimento veterinário da Marinha britânica, recebesse de maneira póstuma a Ordem do Império Britânico em setembro de 2011.
A mãe do militar falecido, Jane Duffy, descreveu o cachorro como o melhor amigo de seu filho e disse que trabalhavam juntos 24 horas por dia no Afeganistão.
“Liam já tinha sido reconhecido, por isso é muito lindo que Theo receba sua medalha e que seu valor também seja reconhecido”, disse Jane.
Por sua parte, o coronel Neal Smith declarou que era “uma honra para o corpo veterinário do Exercito britânico” e que este prêmio “não só reconhece um cachorro muito especial, mas também a contribuição de todos os animais que trabalham em nossa equipe na localização de bombas e explosivos”.
Theo é o 28º cachorro que recebe a medalha Dickin, entregue desde 1943 pela Associação Beneficente de Veterinários, fundada por Maria Dickin.
Terra (EFE)/montedo.com

4 respostas

  1. Enquanto isso, no Brasil, já vi sargento que salvou oficial em helicóptero acidentado ter medalha preterida por "não estar cumprindo nada mais que sua obrigação".

  2. Pais de primeiro mundo é isso ai.
    Vida longa e muita proteção à todos os militares e animais que lutam naquelas e em outras terras com a intenção de levarem a civilização e democracia àqueles povos que infelizmente ainda vivem na idade das trevas.
    os bravos Lian Tasker e seu inseparável companheiro e irmão Theo com certeza estão no céu na companhia de Deus. deus os abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo